Madson x Pikachu



Madson e Pikachu devem brigar pela posição em 2016 (Foto: Divulgação)

Madson e Pikachu devem brigar pela posição em 2016 (Foto: Divulgação)

A grande discussão entre os vascaínos esta semana é: Madson ou Pikachu como titular em 2016? Há quem peça os dois juntos, com Yago fazendo a função de meia. Escrevi sobre isso nesta quinta-feira e mostrei minha posição contrária sobre utilizar o ex-Papão no meio-campo (leia aqui).

Para ilustrar melhor o porquê da minha ‘escolha’, usei o site Footstats para fazer um – na verdade dois – comparativos entre os dois. A ideia não é mostrar que eles não podem atuar juntos, pois isso seria querer antever o futuro, já que os dois nunca estiveram na mesma equipe, mas sim mostrar como a qualidade ofensiva de Madson é superestimada quando comprado a um lateral que realmente produz no ataque.

É inegável que o atual camisa 2 vascaíno é veloz. Mas os números também são incontestáveis quanto ao seu baixo potencial com a bola nos pés. Dos 28 quesitos utilizados na comparação, Pikachu leva a melhor em 18. Dos dez ‘vencidos’ por Madson, a maioria se dá por tentar pouco, logo, erra menos. Na média entre acertos e erros, o jogador ex-Paysandu acaba levando vantagem também nestas estatísticas.

O rápido lateral errou menos cruzamentos, lançamentos, viradas de jogo e dribles. Porém, acertou menos também, pois arriscou pouco. Inversões de bola, por exemplo, não tentou nenhuma durante o Brasileirão 2015.

Pikachu chutou mais, fez mais gols, deu mais assistências, errou menos passes, acertou mais cruzamentos, roubou mais bolas, driblou mais, tentou mais, criou mais… Nas principais estatísticas, o novo reforço cruz-maltino provou ser mais efetivo. Não um pouco, muito.

Madson corre, mas não define as jogadas. Chuta pouco, cruza pouco, erra muitos passes e dribla menos ainda. Quando tenta uma das opções, erra mais do que acerta. Entre finalizações, assistências e cruzamentos, Pikachu criou 175 oportunidades de gol . Madson, apenas 65.

Comparativo feito no site Footstats

Comparativo feito no site Footstats

Para deixar a ‘disputa’ mais justa, comparei também as estatísticas de Pikachu na Série B de 2015 com as de Madson na Série B 2014, quando vestiu a camisa do ABC. E, adivinhem? Nova ‘vitória’ da revelação paraense por 18 a 10, com números bem parecidos.

madson ABC x piakchu



MaisRecentes

Ríos se torna o 2º estrangeiro com mais gols pelo Vasco na história do Brasileiro



Continue Lendo

As duas faces de um empate



Continue Lendo

Artilheiro do Vasco, Pikachu vem tendo sua maior média de gols da carreira



Continue Lendo