‘Lembra dele no Vasco?’ – Válber



Válber completa 49 anos nesta terça (Foto: Agência Estado)

Válber completa 49 anos nesta terça (Foto: Agência Estado)

Um dos jogadores mais vitoriosos do futebol brasileiro, Válber fez parte de algumas das equipes que mais títulos levantaram na década 90: o São Paulo de Telê Santana e o Vasco de Antônio Lopes. Revelado no modesto São Cristóvão – o mesmo de Ronaldo – no final dos anos 80, iniciou sua carreira atuando como zagueiro mas se destacou pela polivalência ao longo de sua trajetória no futebol.

Passou por Fluminense e Botafogo antes de se firmar como um dos grandes defensores do país defendendo as cores do Tricolor Paulista. Sob o comando de Mestre Telê, viveu sua melhor fase e fez parte do elenco que conquistou o bicampeonato Mundial em 92/93.

Após passar por Flamengo e novamente o São Paulo, se transferiu para o Vasco no segundo semestre de 1997, junto com Mauro Galvão e Evair. O trio chegou a Colina para dar experiência ao jovem time que contava com Odvan, Felipe, Maricá e Pedrinho, entre outros jovens que buscavam uma chance no cenário nacional.

Em São Januário, Válber foi um dos coringas de Antônio Lopes, atuando como zagueiro, lateral-direito (função que mais exerceu no clube) e volante. Nunca se firmou como titular da equipe, mas foi uma espécie de 12º jogador do treinador. Com Lopes, conquistou o Brasileiro e a Libertadores, deixando o time em 1999, rumo ao Botafogo.

Em 2000, às vésperas do Mundial de Clubes, retornou ao Vasco para sua última passagem. Porém, com o fracasso no primeiro semestre, perdendo a final do Mundial, do Rio-São Paulo e do Carioca, o jogador acabou se transferindo para o Coritiba, ficando de fora das vitoriosas campanhas do time no Brasileiro e na Mercosul.

Válber encerrou sua carreira em 2008, vestindo a camisa do América.

Ficha do Jogador
Válber Roel de Oliveira
Zagueiro/volante/lateral, 31/05/1967, Rio de Janeiro-RJ

Pelo Vasco
1997 – 29 jogos e 1 gol
1998 – 30 jogos e 0 gols
2000 – 9 jogos e 0 gols
Total – 68 jogos e 1 gol

Estreia de Válber pelo Vasco:

Vasco Da Gama 1 x 2 Corinthians
Data: 16/07/1997
Campeonato Brasileiro
Local: Pacaembu
Arbitro : Carlos Eugênio Simon
Público : 6.101
Gols : Romeu (Corinthians 12/1ºT), Edmundo (Vasco 27/2ºT) e Donizete (Corinthians 36/2ºT)
Expulsão : Edmundo (Vasco)

Vasco – Caetano, Cafezinho (Maricá), Mauro Galvão, Alex, Válber, Luisinho, Nasa, Ramón (Fabrício Eduardo), Pedrinho, Edmundo e Evair (Sorato) Técnico : Antônio Lopes

Corinthians – Ronaldo, Fábio Augusto, Antônio Carlos, Henrique, Silvinho, Gilmar, Romeu, Souza, Donizete, Agnaldo (Fernando Diniz) e Mirandinha Técnico : Nelsinho Batista

Primeiro gol de Válber pelo Vasco:

Vasco Da Gama 3 x 0 Bragantino
Data: 17/08/1997
Campeonato Brasileiro
Local : São Januário
Arbitro : José Marcelino Tavares de Moraes
Público : 4.315
Gols : Ramón (Vasco 8/1ºT), Edmundo (Vasco 44/1ºT) e Válber (Vasco 8/2ºT)

Vasco – Márcio, Maricá, Odvan, Mauro Galvão, César Prates (Felipe), Luisinho (Fabrício Eduardo), Válber, Ramón, Mauricinho (Fabrício Carvalho), Evair e Edmundo Técnico : Antônio Lopes

Bragantino – Wendell, Pereira, Nei, Marcão, Índio, Norberto, Édson Baiano, Geraldo, Charles (Ivan), Carlos Zara e Sandro (Genílson (Daniel)) Técnico : Cassiá



  • lee

    há pouco vivia bebendo em tudo que é bar aqui em jacarepaguá..pé de cana..de buteco..kk

  • Marcos Vinícius

    Curiosidades sobre Válber: Jogou duas vezes nos quatro grandes do Rio. Era zagueiro,lateral,volante e meia. Não gosto do Galvão Bueno,mas certa vez ele definiu muito bem Válber: Um dos maiores desperdícios do futebol brasileiro. estava coberto de razão. Se não fosse a bebida e sua vida desregrada,certamente teria chegado à seleção brasileira. Era um jogadoraço!

  • Romulo Pimenta

    Jogava muuuuito… era craque. O que naquela época, era comum de se ver. Hoje, seria titular absoluto em qualquer time do brasil… e vaga em vááários times europeus, fácil. Pena que não teve lá muito foco na carreira, não teve cabeça… Desperdício!!!

  • Victor Figueiredo

    Tinha uma técnica apuradíssima e msm com seus problemas hj seria titular da seleção

MaisRecentes

Luis Fabiano é regularizado pelo Vasco e está livre para atuar contra o Flamengo



Continue Lendo

A classificação do Vasco e a torcida única



Continue Lendo

Garçom, Escudero ganha três posições no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo