‘Lembra dele no Vasco?’ – Sonny Anderson



Sonny Anderson foi revelado no Vasco (Foto: Reuters)

Sonny Anderson foi revelado no Vasco (Foto: Reuters)

Seguindo a linha de postagens no ‘Lembra dele no Vasco?’ com jogadores vascaínos que venceram o Sul-Americano Sub-20 pela Seleção Brasileira, o personagem da vez é Sonny Anderson.

Não é fácil se destacar em um ataque que conta com Dinamite, Bebeto, Tita, Bismarck, Geovani e Sorato, entre outros. E até para Sonny Anderson foi complicado. Na verdade, apenas Anderson, até então.

Revelado pelo XV de Jaú, chegou ao Vasco muito jovem e começou a atuar pela equipe profissional quando havia acabado de completar 18 anos. Apesar do sucesso posterior alcançado fora do Brasil – principalmente na França – o atacante nunca foi uma unanimidade na Colina.

Foram apenas 13 gols em quatro temporadas com a camisa cruzmaltina. Parte desse “insucesso”, é claro, se deve a grande concorrência no ataque vascaíno. Atuou pelo Cruz-Maltino de 1988 à 1991, fazendo parte do elenco campeão brasileiro em 1989.

Depois que deixou São Januário, passou dois anos no Guarani. De lá, foi defender o Servette, da Suíça. Em 94 acertou com o Olympique de Marseille e começou sua carreira vitoriosa na França. Brilhou por três temporadas no Monaco antes de acertar com o Barcelona, em 97.

Na época, foi contratado para ser reserva no ataque que tinha, nada mais, nada menos, do que Ronaldo. Vestindo a camisa do Barça, chegou até a Seleção mas não conseguiu se firmar.

Retornou a França onde fez parte do vitorioso time do Lyon no início dos anos 2000, onde, ao lado de Juninho Pernambucano, ganhou diversos títulos nacionais. Em 2003, voltou à Espanha, dessa vez vestindo a camisa do Villarreal.

Em 2006 encerrou a sua carreira atuando no futebol árabe, mas ainda teve tempo para realizar um jogo festivo, na França, para um público de mais de 30 mil espectadores. Atualmente é treinador.

Ficha do Jogador
Anderson da Silva Nilmar
atacante, 19/ 09/ 1970, Goiatuba-GO

Pelo Vasco
1988 – 3 jogos e 0 gols
1989 – 28 jogos e 5 gols
1990 – 19 jogos e 4 gols
1991 – 14 jogos e 4 gols
Total – 64 jogos e 13 gols

Estreia de Ânderson pelo Vasco:

Vasco Da Gama 1 x 0 Seleção Da Dinamarca (DIN)
Data: 25/11/1988
Amistoso Internacional
Local : Estádio Do Maracanã (Rio De Janeiro – RJ)
Arbitro : Luís Carlos Félix
Público : 14.104
Gols : Zé do Carmo

Vasco – Acácio, Paulo Roberto (Cocada), Pedro Diniz, Leonardo Siqueira, Mazinho, Zé do Carmo, Geovani, França (Ernâni), Vivinho (Tiba), Sorato (Anderson) e Bismarck (William) Técnico : Carlos Alberto Zanata

Seleção Da Dinamarca – Schmeichel, Lars Oslo, Jonnei Larsen, Kristersen, Freemann (Mosseby), Molby, Steffeson (Helf), Henry Larsen, Nilfort, Brian Laudrup (Orensen) e Strudel (Jorgessen)Técnico : Sepp Piontek

Primeiro gol de Ânderson pelo Vasco:

Vasco Da Gama 3 x 0 Bangu (RJ)
Data: 08/04/1989
Campeonato Estadual
Local : Estádio De Moça Bonita (Rio De Janeiro – RJ)
Arbitro : Pedro Carlos Bregalda
Público : 2.333
Gols : Roberto Dinamite (Vasco 18/1ºT), Roberto Dinamite (Vasco 29/1ºT) e Ânderson (Vasco 42/2ºT)

Vasco – Acácio, Paulo Roberto, Célio Silva, Marco Aurélio, Lira, Zé do Carmo, França, Bismarck, Vivinho, Roberto Dinamite (Sorato) e Ânderson Técnico : Sérgio Cosme

Bangu – Palmieri, Xande, Márcio Rossini, Oliveira, Vagner, Toby, Edson Souza, Arthurzinho, Gilson, Serrano (Reinaldo Xavier) e Helinho (Macula) Técnico : Pinheiro

Facebook – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
Twitter – https://twitter.com/BlogDoGarone



MaisRecentes

Vasco acerta o retorno de atacante revelado na base do clube



Continue Lendo

O óbvio e o imprevisível



Continue Lendo

O clássico Evander



Continue Lendo