‘Lembra dele no Vasco?’ – Jardel



Jardel em seu início de carreira no Vasco (Foto: reprodução)

Jardel em seu início de carreira no Vasco (Foto: reprodução)

Centroavante típico, grandalhão, Jardel foi um dos atacantes mais perigosos da década de 90, chegando a ser o artilheiro do ano na Europa em duas oportunidades: uma pelo Porto e outra pelo Sporting. Além dele, o único brasileiro a conquistar o prêmio foi Ronaldo ‘Fenômeno’. Porém, ‘apenas’ uma vez.

O jogador surgiu no Vasco em 92, vindo do Ferroviário-CE ainda com idade de júnior, e fez parte da equipe que conquistou o tricampeonato Carioca (92/93/94), marcando inclusive os gols que selaram a última conquista, contra o Fluminense. Este acabou sendo o seu momento mais marcante com a camisa cruz-maltina.

Seu bom desempenho chamou a atenção do Grêmio, que o contratou em 95. Para o seu lugar, o Vasco trouxe Clóvis, que seria um dos artilheiros vascaínos no Estadual daquele ano ao lado de Valdir.

Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, formou uma excelente dupla de ataque com Paulo Nunes, conquistando o título da Libertadores logo em seu primeiro ano no clube. O bom desempenho o fez ser negociado com o Porto, de Portugal, onde também virou ídolo. No total, foram 130 gols em 125 jogos pela equipe portuguesa.

Jardel jogou ainda por Galatasaray-TUR, Sporting-POR, Ancona-ITA, Bolton-ING, Neweel’s Old Boys-ARG, Alavés-ESP, Goiás, Beira-Mar-POR, Anarthosis-CHI, Criciúma e outros clubes de menor expressão no Brasil.

Passou por diversos problemas na carreira, inclusive com drogas. Por conta disso, seus últimos anos de carreira em nada lembraram o atacante promissor que surgiu no início da década de 90.

Jardel foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul nas últimas eleições.

Ficha do Jogador
Mário Jardel Almeida Ribeiro
atacante, 18/09/1973, Fortaleza-CE

Pelo Vasco
1992 – 2 jogos e 1 gol
1993 – 23 jogos e 9 gols
1994 – 37 jogos e 12 gols
Total – 62 jogos e 22 gols

Primeiro jogo de Jardel:

Vasco Da Gama 0 x 0 Americano De Campos (RJ)
Data: 01/11/1992
Campeonato Estadual
Local : Estádio De São Januário (Rio De Janeiro – RJ)
Arbitro : Carlos Elias Pimentel
Público : 5.768
Gols :

Vasco – Carlos Germano, Luís Carlos Winck, Jorge Luís, Alexandre Torres, Cássio, Luisinho, Leandro (Eduardo), Bismarck, Carlos Alberto Dias, Edmundo e Valdir (Jardel) Técnico : Joel Santana

Americano De Campos – Joélson, Ronald, Vanderci, Nabor, Eraldo, Vianna, Vander Luís, Pelica, Cuia, Luisinho (Didi) e Denílson (Ziza) Técnico :

Primeiro gol de Jardel:

Vasco Da Gama 1 x 0 Olaria (RJ)
Data: 08/11/1992
Campeonato Estadual
Local : Estádio Da Rua Bariri (Rio De Janeiro – RJ)
Arbitro : Daniel Pomeroy
Público : 6.400
Gols : Jardel (Vasco 38/2ºT)

Vasco – Carlos Germano, Luís Carlos Winck, Jorge Luís, Alexandre Torres, Cássio, Luisinho, Leandro, Bismarck, William (Tinho), Valdir (Jardel) e Edmundo Técnico : Joel Santana

Olaria – Vágner, Vanderlei, Deninho, Advaldo, Renan (Samarone), Israel, Neto (Fabiano), Rubens, Fábio, Alcino e Igor

/BlogDoGarone
@BlogDoGarone



MaisRecentes

Um Vasco mais simples e uma vitória para a moral



Continue Lendo

Escudero é regularizado pelo Vasco



Continue Lendo

Vasco empresta meia para time potiguar



Continue Lendo