“Lembra dele no Vasco?” – Donizete, o ‘Pantera’



Vasco-Libertadores-Foto-Arquivo-LANCE_LANIMA20130825_0185_51
Iniciando hoje o nosso quadro ‘Lembra dele no Vasco?’. Todos os dias tentarei trazer para vocês a história de um ex-jogador com passagem por São Januário, seja ele famoso ou não.

E o primeiro personagem, apesar do nome do quadro, é um dos inesquecíveis do clube: Donizete, o ‘Pantera’. Nesta sexta-feira, o ex-atacante completa 46 anos, e  nada melhor do que relembrar seus números pelo Cruz-Maltino.

Donizete é, sem dúvida alguma, um dos atacantes mais importantes da história do Vasco. O ‘Pantera’ chegou à São Januário em 98, logo após o clube conquistar o tricampeonato brasileiro. Com a saída do craque Edmundo, para a Fiorentina-ITA, e de Evair, para a Portuguesa, Donizete e Luizão foram contratados para formar a dupla de ataque vascaína para aquela temporada. E deu certo.

Os dois, que nunca haviam jogado juntos, pareciam criados no mesmo bairro. O oportunismo do camisa 9 e a raça do número 7 conquistaram a torcida e a Libertadores. Logo em sua estreia, contra o Bangu, fez o gol da vitória vascaína, já mostrando ao que vinha.

O gol de Juninho Pernambucano, contra o River Plate, ficou eternizado naquela campanha, porém, foi o gol de Donizete, no primeiro jogo, na Colina Sagrada, que garantiu a vantagem do empate contra os argentinos. Nas finais, contra o Barcelona-EQU, mais dois gols, um em cada partida. Mais que o suficiente para entrar no hall de ídolos cruz-maltinos.

O jogador ficou por pouco mais de dois anos no clube, deixando-o logo após o Mundial FIFA de 2000 e voltando ao Botafogo, onde havia conquistado o Brasileiro de 95 formando dupla de ataque com Túlio Maravilha.

O atacante ainda teria mais duas passagens pelo Gigante, porém, sem o mesmo brilho.

FICHA DO JOGADOR
Osmar Donizete Candido
atacante,24/10/1968,Prados-MG

Pelo Vasco
1998 – 45 jogos – 14 gols
1999 – 61 jogos – 18 gols
2000 – 4 jogos – 2 gols
2002 – 4 jogos – 0 gols
2003 – 17 jogos – 3 gols
2004 – 5 jogos – 0 gols
Total- 136 jogos e 37 gols



MaisRecentes

Saída de Martín Silva do Vasco impede recorde do goleiro pelo clube



Continue Lendo

Bruno César não é Maxi López



Continue Lendo

Sub-20 do Vasco poderá superar o desempenho do time de 2010, que revelou Allan e Luan



Continue Lendo