“Lembra dele no Vasco?” – Donizete, o ‘Pantera’



Vasco-Libertadores-Foto-Arquivo-LANCE_LANIMA20130825_0185_51
Iniciando hoje o nosso quadro ‘Lembra dele no Vasco?’. Todos os dias tentarei trazer para vocês a história de um ex-jogador com passagem por São Januário, seja ele famoso ou não.

E o primeiro personagem, apesar do nome do quadro, é um dos inesquecíveis do clube: Donizete, o ‘Pantera’. Nesta sexta-feira, o ex-atacante completa 46 anos, e  nada melhor do que relembrar seus números pelo Cruz-Maltino.

Donizete é, sem dúvida alguma, um dos atacantes mais importantes da história do Vasco. O ‘Pantera’ chegou à São Januário em 98, logo após o clube conquistar o tricampeonato brasileiro. Com a saída do craque Edmundo, para a Fiorentina-ITA, e de Evair, para a Portuguesa, Donizete e Luizão foram contratados para formar a dupla de ataque vascaína para aquela temporada. E deu certo.

Os dois, que nunca haviam jogado juntos, pareciam criados no mesmo bairro. O oportunismo do camisa 9 e a raça do número 7 conquistaram a torcida e a Libertadores. Logo em sua estreia, contra o Bangu, fez o gol da vitória vascaína, já mostrando ao que vinha.

O gol de Juninho Pernambucano, contra o River Plate, ficou eternizado naquela campanha, porém, foi o gol de Donizete, no primeiro jogo, na Colina Sagrada, que garantiu a vantagem do empate contra os argentinos. Nas finais, contra o Barcelona-EQU, mais dois gols, um em cada partida. Mais que o suficiente para entrar no hall de ídolos cruz-maltinos.

O jogador ficou por pouco mais de dois anos no clube, deixando-o logo após o Mundial FIFA de 2000 e voltando ao Botafogo, onde havia conquistado o Brasileiro de 95 formando dupla de ataque com Túlio Maravilha.

O atacante ainda teria mais duas passagens pelo Gigante, porém, sem o mesmo brilho.

FICHA DO JOGADOR
Osmar Donizete Candido
atacante,24/10/1968,Prados-MG

Pelo Vasco
1998 – 45 jogos – 14 gols
1999 – 61 jogos – 18 gols
2000 – 4 jogos – 2 gols
2002 – 4 jogos – 0 gols
2003 – 17 jogos – 3 gols
2004 – 5 jogos – 0 gols
Total- 136 jogos e 37 gols



  • Que saudade deste timaco

  • Aguinaldo Barboza

    Tempos felizes e de muitas glorias, temos que formar um time como este rsrsrs VOLTA EURICO

  • HGOLIVEIRA

    VERDADE VOLTA EURICO SENTIMOS MUITO SUA FALTA.

  • joao carlos murta

    donizete merece muito carinho e respeito da torcida do vasco um cara que jogava comraça amor e dedicaçao grande atacante com certeza saudades desse cara felicidades donizete vc merece amigo saude e paz e amor para vc campeao

  • Pantera, tenha certeza que você está no coração da nação vascaína…tenho imagens vivas na minha memória dos jogos do Vasco na Libertadores de 98, quantas alegrias vocês nos proporcionaram…fico até emocionado lembrando da forma que vocês honravam a camisa do VASCO DA GAMA, sempre jogando com RAÇA, ORGANIZAÇÃO, AMOR PELO VASCO….Pantera, agradeço a você, ao Luizão, Juninho Pernanbucano, Mauro Galvão, Odvan, Ramon, Nasa, Luisinho, Felipe, Vitor, Maricá, Carlos Germano…e todos que participaram daquele elenco que levou o Vasco a ser respeitado pelos adversários….lembro-me que o Vasco em São Januária era imbatível…Obrigado, mais uma vez Pantera…que Deus te abençoe em mais um ano de vida!!!!

MaisRecentes

Pikachu ganha quatro posições no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

O ‘chef’ Milton Mendes



Continue Lendo

Vasco rescinde com atacante do sub-20



Continue Lendo