‘Lembra dele no Vasco?’ – Cássio



Cássio, ao lado de Luisinho e o equatoriano Tenório, em 1996 (Foto: Reprodução)

Cássio, ao lado de Luisinho e o equatoriano Tenório, em 1996 (Foto: Reprodução)

E o ‘Lembra dele no Vasco?‘ segue o seu especial com os vascaínos campeões do Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Brasileira. O personagem da vez é o lateral-esquerdo Cássio.

Revelado no Vasco em 89, numa equipe que contava com Mazinho na lateral esquerda titular e Lira como seu reserva imediato, conquistou a competição continental pelo Brasil um ano antes de sua estreia nos profissionais.

Apesar da forte concorrência, aos poucos ganhou o seu espaço no time cruz-maltino e já em sua primeira temporada na equipe principal se sagrou campeão brasileiro, participando de alguns jogos da campanha.

Defendeu o time até o início de 97, quando se transferiu para o Santos logo após o fim do Torneio Rio-São Paulo daquele ano, o que abriu um lugar para o jovem Felipe assumir a titularidade e brilhar com a camisa 6 vascaína.

Cássio conquistou pelo Vasco, além do Brasileiro de 89, os Cariocas de 92, 93 e 94, todos eles atuando como titular da equipe. Também teve breve passagem pela Seleção Brasileira principal, mas com pouco destaque.

Foi treinador da equipe juvenil do Vasco, durante a gestão de Roberto Dinamite, até o fim de dezembro de 2014, quando deixou o clube.

FICHA DO JOGADOR
Cássio Alves de Barros
Lateral esquerdo, 17/01/1970, Rio de Janeiro-RJ

Pelo Vasco
1989 – 13 jogos e 1 gol
1990 – 39 jogos e 1 gol
1991 – 47 jogos e 1 gol
1992 – 42 jogos e 3 gols
1993 – 54 jogos e 1 gol
1994 – 21 jogos e 0 gols
1995 – 24 jogos e 1 gol
1996 – 32 jogos e 2 gols
1997 – 2 jogos e 0 gols
Total – 274 jogos e 10 gols

ESTREIA DE CÁSSIO PELO VASCO:

Vasco Da Gama 0 x 1 Sporting De Lisboa (POR)
Data: 16/08/1989
Amistoso Internacional
Local : José De Alvalade (Lisboa – POR)
Arbitro : Não Conhecido Público : Não Conhecido
Gols : ? (Sporting ?/?ºT)

Vasco – Régis, Cocada (Leonardo Siqueira), Célio Silva, Marco Aurélio, Cássio, Zé do Carmo, Andrade (Tornado), Boiadeiro, Vivinho, Sorato e Tato (Anderson)Técnico : Alcir Portela

Sporting De Lisboa – DESCONHECIDO
Técnico : DESCONHECIDO

PRIMEIRO GOL DE CÁSSIO PELO VASCO:

Vasco Da Gama 4 x 2 Náutico (PE)
Data: 19/11/1989
Campeonato Brasileiro
Local : Estádio De São Januário (Rio De Janeiro – RJ)
Arbitro : Renato Marsíglia
Público : 8.102
Gols : Cássio (Vasco 13/1ºT), Bebeto (Vasco 5/2ºT), Bismarck (Vasco 7/2ºT), Ocimar (Náutico 13/2ºT), Bizú (Náutico 40/2ºT) e Bebeto (Vasco 45/2ºT)

Vasco – Acácio, Mazinho, Quiñónez, Marco Aurélio, Cássio, Zé do Carmo, França (Boiadeiro), Tita, Bismarck, Bebeto e Tato (Vivinho) Técnico : Nelsinho Rosa

Náutico – Mauri, Barros, Freitas (Levi), Vavá, Júnior, Gena, Erasmo, Léo, Nivaldo, Bizú e Ocimar (Cal) Técnico : Paulo César Carpegiani

Facebook – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
Twitter – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • Me lembro bem dele;era muito lutador ,mas seu futebol era regular;porem tinha a simpatia de toda a imprensa que o enaltecia sempre.De um modo geral,jogava sério ,não comprometia e nem deixava a defesa sobrecarregada.

    • Jean Lins

      Falou tudo /+/

      • André Assis

        Rumo a segundona de novo

  • Não era craque , porém jogava sério !

  • Marcos Vinícius

    Além do Vasco,jogou também no Fluminense,se não me engano. Estava em campo naquele jogo contra o São Paulo,no Morumbi,que decidiu o Brasileiro de 89. Era Cássio na esquerda e Luis Carlos Wink na direita,que,aliás,foi quem fez o cruzamento para o gol de Sorato.

    Rapaz,eu achava que conhecia todos os jogadores que tinham passado pelo Vasco.

    Mas quem é esse tal de Tornado que aparece na ficha do jogo conta o Sporting???

    • Julio

      Marcos,na verdade quem atuou naquele jogo contra o São Paulo foi o Mazinho mesmo,que fez uma grande partida,por sinal.

    • Alexandre F.G.

      SÃO PAULO 0x1 VASCO
      16/12/1989
      Local: Morumbi (São Paulo-SP);
      Público: 71.552;
      Árbitro: Wilson Carlos dos Santos (RJ);
      Gol: Sorato 5′ do 2º;
      Cartões Amarelos: Luiz Carlos Winck, Acácio e Zé do Carmo

      São Paulo: Gilmar, Netinho, Adílson Ricardo Rocha e Nelsinho; Flávio, Bobô e Raí; Mário Tilico, Ney e Edivaldo (Paulo César).
      Técnico: Carlos Alberto Silva.

      Vasco: Acácio, Luiz Carlos Winck, Quiñonez, Marco Aurélio e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro e Bismarck; Sorato, Bebeto e William.
      Técnico: Nelsinho Rosa.

      • Marcos Vinícius

        Corrigido o engado,agradeço.

    • André Schmidt

      Tornado era meia e, assim como o Cássio, treinou o time juvenil do Vasco.

  • Eu também não me lembro de ter ouvido falar sobre esse tal de TORNADO.

  • joacil

    Melhor certos laterais de hj na época muita concorrência só tinha laterais primeiro escalão

  • Bom dia, colegas vasicainos, sou rubro-negro, mas venho através deste Blog parabenizar o presidente de vocês, achei muito legal essa do Eurico acabar com esse negócio de numeração fixa, realmente é horrível este negócio de jogador, com camisas de número 29, 33, 48, 77, 83…….. enfim, isso não é futebol americano, gostaria que todos os clubes seguissem o mesmo exemplo, tomara que pelo menos o presidente do Flamengo siga o exemplo de seu colega vascaino, não é questão somente de saudosismo, é questõa de lógica, temos só 11 jogadores em campo e não 300.

    • Marcos Vinícius

      Rapaz,apesar do blog não ser meu e eu,assim como você,ser mero visitante,flamenguistas como você sempre serão bem vindos em espaços de vascaínos.

      • Obrigado Marcos, pelas boas vindas, acho que a gene tá aqui prá falar de futebol e não prá tá agredindo uns aos outros, já basta a violência que a gente vê no dia a dia, um abraço.

  • G.de Souza;fico contente em ver que ainda existem torcedores como você que usa o BLOG para escrever coisas sérias e não para ficar tentando ofender ou denegrir a imagem desse ou daquele clube.Sou Vascaino e acho horrível quando vejo críticas ofensivas feitas por torcedores sejam eles do Vasco,Flamengo,Fluminense,Botafogo,Corinthians,etc,tentando denegrir e/ou mesmo ofender outros clubes e outras torcidas.Todos tem o direito de fazer suas escolhas que devem ser respeitadas por todos.Você,pelo que escreveu,nota-se claramente que é uma pessoa do bem e merece todo nosso respeito e admiração.

    • Valeu Roberto, obrigado pelos seus comentário a respeito da minha pessoa, com certeza sou isso que você falou, gosto muito de falar sobre futebol, aliás eu sei tanto da história do Vasco, do Fluminense, do Botafogo, quanto do meu Flamengo, clubes com história magnificas, e que merecem todo respeito, outra coisa eu não tinha notado prá esse campo de resposta e acabei agradecendo as suas palavras fazendo outro comentário.

  • pimentel

    CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA =
    Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competencia. Nos acreditamos em Dinamite, em Bomba, e agora em contos de Fadas. Por isso Volta VASCO Volta Eurico. Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competencia. Como o Vasco e o Clube que sabe inovar como o primeiro Clube a aceitar jogadores Negros. Gostaria que os mandatos de Presidente fossem de 05 (cinco) anos. Com a condição de que a torcida tenha o direito a voto e a veto em caso de discordar de alguma atitude. Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competencia. esperamos que com a experiencia, o Senhor já tenha aprendido. Acho que pela estrutura que temos não podemos mais fazer testes, tanto quanto a profissionais quanto a jogadores e treinadores, hoje no futebol não vivemos mais de nomes mais sim de um trabalho organizado para poder sempre ter um elenco eficiente e buscar peças de qualidade no mercado. Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competencia. Gostariamos de ver trabalhando no VASCO o capacitado EMERSON LEÃO OU ABEL BRAGA. Treinadores estes que sabem trabalhar com jogadores maduros e aproveitar muito bem a base (garotada). É também os jogadores RONALDINHO GAUCHO meia atacante craque. É o ALLANKARDECK atacante seria o nosso goleador. Mais tudo bem vamos deixar o DORIVA trabalhar, vai ter a responsabilidade de ser o diferencial dentro e fora de campo. O cara tem muito que mostrar porque veio + O VASCO tem que fazer um contrato para estes profissionais de pelo menos de 02 há 04 anos. Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competencia. ELENCO PARA 2015/2018. A BASE DO VASCO +
    MARTINS SILVA 01
    MADSON 02 LUAN 03 DOUGLAS SILVA 04 CRISTIANO 06
    GUIANSU 05 SERGINHO 08
    MARCINHO 07 JULIO DOS SANTOS 10 BERNARDO 11
    THALLES 09

    JORDY 12
    JEAN PATRICK 14 RODRIGO 13 AISLAN 18 ERICK 21
    VICTOR BOLT 20 SANDRO SILVA 15 LUKAS 22
    MONTOYA 16 DANIEL ROZEN 19
    RAFHAEL SILVA 17

    RAFHAEL COPPETI 24
    HENRIQUE 31 ANDERSON SALLES 25 JOMAR 26 LORRAN 30
    GUILHERME COSTA 27 JONATAS PAULISTA 29 JONH KLEY 23 MATHEUS INDIO 28
    ERICK LUIZ 22 YAGO 32 ROMARIO 33 MARQUINHOS DO SUL 34 CHARLES 35
    Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competencia. Sabemos que o senhor tem conhecimento e forças para voltar os jogos decisivos para São Januario onde a nossa torcida faz a diferença, não entendemos porque o Santos não abre mão da vila belmiro, e agora o Atletico mineiro no estadio independente, e outros clubes agem da mesma forma. Somente o VASCO e punido de não poder jogar em sua casa, seu Estadio, seu campo. Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competencia. Deveriamos ter somente duas torcidas organizadas e todos torcedores tem que ser SOCIOS do Clube. É os clubes cobrariam uma taxa para cada membro e os proprios torcedores criariam uma diretoria para representa-los junto ao clube. É levaria esta diretoria composta de torcedores para associar os torcedores de outros estados. É todos torcedores associados terião o direito a produtos originais do seu Clube e descontos em todos os jogos do seu clube. Só pois assim em caso de brigas ou qualquer dano causado durante os jogos dentro dos estadios e ao redor seria mais facil identificar as pessoas para respónder como crime ao patrimonio publico junto a justiça. Não cabe mais aos clubes serem punidos por causa de pessoas que simplismente vestem uma camisa dizendo que esta representando um Clube. Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competencia. TODO TORCEDOR TEM SEU LUGAR GARANTIDO SIM. MAIS CADA UM FAZENDO A SUA PARTE, TANTO NOS DIREITOS QUANTO NOS DEVERES E CUMPRI-LOS. VASCO. SEMPRE VASCO.

  • Obrigado Roberto, a recíproca é verdadeira, acho que nós torcedores não podemos deixar que nossa paixão pelo clube pelo qual torcemos transforme isso em ódio ao torcedor adversário, temos que respeitar sempre as diferenças, adversário sim, inimigos nunca, até mesmo que os dirigentes e principalemte os jogadores não tão nem aí, o negócio deles é grana, pois só quem sofre pelo clube é o torcedor esse sim, ama incondicionalmente, espero que os estádio sejam locais de festa e de alegria, e não de brigas e tragédias, temos que pensar no seguinte, antes de sermos torcedores, somos seres humanos, que teem pais, irmãos e muitas vezes filhos, então temos que valorizar acima de tudo a vida. Um abraço a todos os torcedores, independente da agremiação.

    Saudações Rubro-Negras

  • G.de Souza;parabéns por sua lucidez e correção em seus comentários,porque são comentários que merecem ser observados e seguidos por quem realmente gosta do esporte,especialmente o futebol.

  • Carlos Ramos

    Gente o Presidente do Grêmio é maluco, está com uma idéia absurda de que o Campeonato Brasileiro volte a ser disputado na fórmula do mata-mata, ele não está se importando com os clubes que sairão logo na primeira fase e que não terão nehum campeonato para disputar até o final do ano, tendo que pagar salários e décimo terceiro à seus jogadores. Vamos protestar contra isso nos Sites dos clubes que disputarão o Campeonato, bem como nos sites das federações destes clubes e CBF.

  • sergio Romiro

    Amigo Vascaino Garone,
    Sem entrar em nenhuma polêmica com quem quer que seja, principalmente com aqueles que fazem parte do seu Blog, onde emitem opiniões e sugestões educadas e dignas de se ler, gostaria de saber do prezado vascaino o que se segue:
    1. PORQUE O VASCO NÃO CONSEGUE UM ANUNCIANTE MASTER, PARA A FRENTE DA CAMISA;
    2. PORQUE O VASCO ESTÁ CONTRATANDO JOGADORES SEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE VESTIR A GLORIOSA CAMISA VASCAINA.O TIME DO VASCO ESTÁ IGUAL AOS OUTROS, TEM QUE SER MELHOR.
    3.PORQUE O VASCO SE ENCONTRA HÁ NOVE PARTIDAS SEM VENCER O flamengo. ABSURDO !!
    4.PORQUE A VITTON , QUE É A NOVA PATROCINADORA DO FLUMINENSE, SE NEGOU EM PATROCINAR O VASCO ALEGANDO QUE NÃO TINHA MAIS RECURSOS, E UMA SEMANA DEPOIS ASSINA UM PATROCINIO COM O VOLTA REDONDA,
    5. SERÁ QUE AINDA EXISTE DESCONFIANÇA E RANÇO CONTRA ATUAL DIRETORIA DO VASCO.
    6. PORQUE A TORCIDA DO VASCO ESTÁ MUITO CALADA.
    7. QUE A PRESENÇA DO FLAMENGUISTA SIRVA DE LIÇÃO,
    8. O VASCO SEMPRE FOI GIGANTE, NÃO VAMOS NOS APEQUENAR, ISTO FICA PARA OS FRACOS.
    9. ESPERO SER BEM RECEBIDO PELOS BONS VASCAINOS, SOMENTE ASSIM PODEREMOS RETORNAR.
    um abraço,
    SERGIO ROMIRO

  • O que o presidente do GRÊMIO fala ou escreve,não merece atenção porque só fala e escreve besteira como essa de campeonato MATA MATA;fico triste porque o GRÊMIO é um grande clube,tem uma torcida brilhante e merecia um presidente à altura do clube e de sua torcida e não um bobão como o atual mandatário do clube.Tenho certeza de que aqueles que votaram a favor de sua eleição ja estão arrependidos.

  • Ola Cassio! seus avos são Joana Geralda de souza ,e Samuel Alves de Barros? eu sou neto desses dois ….Filho de um pernambucano de casa amarela..caso não desconsidere ok..valeu..06592447705 Cba.mt

  • Joana geralda alves de souza

MaisRecentes

Vasco contrata mais dois reforços para o sub-20



Continue Lendo

Vasco empresta jovem meia para clube paulista



Continue Lendo

Eder Luis e Nenê pontuam no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo