Há 43 anos, Tostão marcava seu primeiro gol pelo Vasco



Tostão encerrou a carreira no Vasco (Foto: Acervo Estadão)

Tostão encerrou a carreira no Vasco (Foto: Acervo Estadão)

Um Tostão que valeu ‘mais de milhão’.

Tricampeão do mundo em 70 com a Seleção, Tostão chegou ao Vasco em abril de 72. Foi a maior transação entre clubes brasileiros na época, custando aos cofres do Cruz-Maltino cerca de R$ 17,5 milhões na moeda atual.

Porém, para decepção dos vascaínos, o Tostão comprado já não valia os milhões pagos. Com um problema grave de visão no olho esquerdo, o ex-cruzeirense não rendeu o esperado e frustrou tanto a torcida, quanto a diretoria que muito apostara – e pagara – em sua vinda.

“É como comprar uma joia e não poder usa-la”, disse uma vez Agathynor Gomes da Silva, presidente do clube de São Januário na época, em entrevista ao Sportv, sobre a precoce aposentadoria do meia-atacante em fevereiro de 73.

Após estrear num clássico contra o Flamengo – empate em 2 a 2, no dia 7 de maio, o Mineirinho de Ouro demoraria quase dois meses para estufar as redes com a camisa do seu novo time. E foi na data de hoje, 29 de julho, que o craque desencantou.

Contra o São Cristóvão, no Maracanã, Tostão marcou o gol único da partida, em cobrança de falta. Este seria o primeiro dos apenas sete gols que faria com a camisa vascaína nas 44 partidas em que esteve em campo.

Em fevereiro de 73, o jogador anunciaria sua saída do clube e o fim de sua carreira, com apenas 26 anos de idade. Para desespero dos dirigentes cruz-maltinos e tristeza dos amantes do bom futebol.

FICHA DO JOGO

Vasco Da Gama 1 x 0 São Cristóvão
Data: 29/07/1972
Campeonato Carioca
Local : Maracanã
Árbitro : José Aldo Pereira
Gols : Tostão (Vasco)

Vasco – Andrada, Paulo César, Miguel, Moisés, Eberval, Alcir, Buglê (Suíngue), Jorginho Carvoeiro, Silva (Tostão), Ademir e Jaílson Técnico : Mário Travaglini

São Cristóvão – Franz (Norival), Triel, Celso, Dias e Bruno; Maranhão, Ivo, Alexandre e Jorge; Mafra (Madeira) e Humberto) Técnico : ?

Matéria do Jornal O Globo sobre o primeiro gol de Tostão pelo Vasco (Foto: Reprodução/O Globo)

Matéria do Jornal O Globo sobre o primeiro gol de Tostão pelo Vasco (Foto: Reprodução/O Globo)



  • carlos braiter de oliveira

    _PORRA CADE A TORCIDA ?cade FORÇA JOVEM ? NINGUEM FALA NADA .? PRA MIM ACABOU o VASCO ja FOI TIME .

  • ODILON SILVA = RJ

    A maior festa já feita por uma torcida no BRASIL para recepcionar um jogador, foi uma loucura, foi demais, a festa que a torcida vascaína fez para receber o TOSTÃO……………….VASCÃOOOOOOOOOOOOOOOO

MaisRecentes

O rejuvenescimento do Vasco



Continue Lendo

Vasco contrata zagueiro para o sub-20



Continue Lendo

Paulinho ganha onze posições no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo