Há 43 anos, Tostão marcava seu primeiro gol pelo Vasco



Tostão encerrou a carreira no Vasco (Foto: Acervo Estadão)

Tostão encerrou a carreira no Vasco (Foto: Acervo Estadão)

Um Tostão que valeu ‘mais de milhão’.

Tricampeão do mundo em 70 com a Seleção, Tostão chegou ao Vasco em abril de 72. Foi a maior transação entre clubes brasileiros na época, custando aos cofres do Cruz-Maltino cerca de R$ 17,5 milhões na moeda atual.

Porém, para decepção dos vascaínos, o Tostão comprado já não valia os milhões pagos. Com um problema grave de visão no olho esquerdo, o ex-cruzeirense não rendeu o esperado e frustrou tanto a torcida, quanto a diretoria que muito apostara – e pagara – em sua vinda.

“É como comprar uma joia e não poder usa-la”, disse uma vez Agathynor Gomes da Silva, presidente do clube de São Januário na época, em entrevista ao Sportv, sobre a precoce aposentadoria do meia-atacante em fevereiro de 73.

Após estrear num clássico contra o Flamengo – empate em 2 a 2, no dia 7 de maio, o Mineirinho de Ouro demoraria quase dois meses para estufar as redes com a camisa do seu novo time. E foi na data de hoje, 29 de julho, que o craque desencantou.

Contra o São Cristóvão, no Maracanã, Tostão marcou o gol único da partida, em cobrança de falta. Este seria o primeiro dos apenas sete gols que faria com a camisa vascaína nas 44 partidas em que esteve em campo.

Em fevereiro de 73, o jogador anunciaria sua saída do clube e o fim de sua carreira, com apenas 26 anos de idade. Para desespero dos dirigentes cruz-maltinos e tristeza dos amantes do bom futebol.

FICHA DO JOGO

Vasco Da Gama 1 x 0 São Cristóvão
Data: 29/07/1972
Campeonato Carioca
Local : Maracanã
Árbitro : José Aldo Pereira
Gols : Tostão (Vasco)

Vasco – Andrada, Paulo César, Miguel, Moisés, Eberval, Alcir, Buglê (Suíngue), Jorginho Carvoeiro, Silva (Tostão), Ademir e Jaílson Técnico : Mário Travaglini

São Cristóvão – Franz (Norival), Triel, Celso, Dias e Bruno; Maranhão, Ivo, Alexandre e Jorge; Mafra (Madeira) e Humberto) Técnico : ?

Matéria do Jornal O Globo sobre o primeiro gol de Tostão pelo Vasco (Foto: Reprodução/O Globo)

Matéria do Jornal O Globo sobre o primeiro gol de Tostão pelo Vasco (Foto: Reprodução/O Globo)



  • carlos braiter de oliveira

    _PORRA CADE A TORCIDA ?cade FORÇA JOVEM ? NINGUEM FALA NADA .? PRA MIM ACABOU o VASCO ja FOI TIME .

  • ODILON SILVA = RJ

    A maior festa já feita por uma torcida no BRASIL para recepcionar um jogador, foi uma loucura, foi demais, a festa que a torcida vascaína fez para receber o TOSTÃO……………….VASCÃOOOOOOOOOOOOOOOO

MaisRecentes

Comendo pelas beiradas



Continue Lendo

Em boa fase, Pikachu já entra na lista dos dez maiores artilheiros do Vasco na história da Libertadores



Continue Lendo

Vasco rescinde com mais um jogador do Expressinho



Continue Lendo