Há 16 anos, Edmundo reestreava pelo Vasco



Edmundo Vasco 99
Quase 75 mil pessoas no Maracanã reunidas para ver a volta dele. Pouco mais de um ano depois de levar o Vasco ao tricampeonato brasileiro de forma brilhante, Edmundo retornava ao clube. E nada melhor que o Maior do Mundo, palco onde por diversas vezes foi genial, para recebê-lo.

O placar eletrônico mostrava a escalação vascaína para a partida e a torcida sentia como se fosse uma contagem regressiva. Cada número que subia, era um a menos que faltava para o 10, número mágico que o ídolo carregava às costas com extrema maestria.

O 10 da perfeição. O 10 de Edmundo.

Carlos Germano, Zé Maria, Odvan, Mauro Galvão… Os nomes são cantados e ovacionados um por um, mas a ansiedade para gritar o do craque é palpável. Ninguém quer gastar a voz antes do momento que tanto esperou.

O último nome sobe: 9 – Guilherme, informa a Suderj. Pausa dramática antes do estouro enfurecido do Maraca lotado. Lentamente, surge o número e o nome, e a torcida vai à loucura: ‘Ahhhhhh é Edmundoooo!! Ahhhhh é Edmundoooooo”.

A euforia é tanta que Alex Oliveira, o 11, passa desapercebido tamanha a intensidade e empolgação dos cruz-maltinos. Mas ninguém se importa, é dia do Animal. A volta de onde nunca deveria ter saído.

Edmundo é em campo o que todo torcedor sonhou ser. A torcida é na arquibancada o que Edmundo sempre provou ser. Vascaínos.

FICHA DO JOGO

Vasco Da Gama 1 x 1 Botafogo
Data: 30/05/1999
Campeonato Carioca
Local : Maracanã
Público : 74.470 presentes
Gols : Chiquinho (Vasco 1/2ºT) e Zé Carlos (Botafogo 23/2ºT)

Vasco – Carlos Germano, Zé Maria, Odvan, Mauro Galvão (Alex) e Felipe; Nasa, Paulo Miranda, Alex Oliveira (Donizete), Chiquinho (Vágner), Edmundo e Guilherme Técnico : Antônio Lopes

Botafogo – Wagner, Paulo César, Jorge Luís, Bandoch e César Prates; Júnior, Fábio Augusto, Caio, Sérgio Manoel, Zé Carlos e Valdir Técnico : Gílson Nunes



  • Leo

    Meu maior ídolo !!! Não importa o que digam

  • Leonardo

    Eu vi o “animal” jogar em 98 pelo Vasco e vi um ser iluminado em 2000 no mundial, aquele gol em cima do Manchester eu estava no Maracanã! … Putz! Até hoje eu me arrepio lembrando daquele lance. Edmundo foi um jogador fantástico, e algo que o destacou mais ainda, era um vascaíno de corpo e alma. Só tenho que agradecer pelas alegrias e momentos inesquecíveis que ele me proporcionou. Ah! É Edmundo!!!!

  • Paulo Coelho

    Nós vascaínos tivemos a honra de ver vc….
    EDMUNDO…MUNDICO…..para nos vascaínos!!!!!
    Com vc onde estiver….

  • Rogério

    Na minha opinião sua única falha foi ter vestido aquela camisa ridícula do URUBU talvez influenciado por ROMÁRIO!

    • Fred

      Se você acha que falha é isso, então não sei o que é falha, porque não fiquei nem um pouco frustrado quando ele e outros craques formados no Vasco jogaram pelo Flamengo, afinal, acima de qualquer coisa, jogador é profissional. Mas fiquei muito triste quando ele perdeu pênaltis decisivos contra Corinthians, Sport e o próprio Flamengo, naquela semifinal de Taça Guanabara em 2008.

      E não podemos esquecer que apesar do desejo da torcida, essa volta custou muito ao Vasco, porque ele tinha sido vendido por US$ 9 milhões à Fiorentina e foi recomprado por US$ 15 milhões para só ficar 1 ano.

  • DOUGLAS SILVA – SANTA CRUZ – RJ

    Por favor , não pode deixar esse Flamerda ficar aparecendo aqui, vamos tirar essa merda daqui, vai procurar tua turma flalido , vai perturbar o cacete.

  • Homero Sanchez

    O MAIOR ÍDOLO DO VASCO DA GAMA EM TODOS OS TEMPOS, NOSSO FUTURO PRESIDENTE.

  • Me recordo bem desde lindo dia , ainda garoto com , porem , ja fanatico com meu pai ja falecido …

    Eternas saudades !!! 2245 3594

  • Me recordo bem desde lindo dia , ainda garoto , porem , ja fanatico com meu pai ja falecido …

    Eternas saudades !!!

  • Edmundo Eterno/+/

  • André

    Que saudades do Edmundo!!! Ninguém vibra como ele, ninguém leva para o campo o sentimento genuíno do torcedor como. Vê-lo jogar era como ver em campo os milhões de torcedores cruzmaltinos vestindo uma camisa única, fazendo o mesmo gol e defendendo o mesmo chute adversário. Era contagiante e traduzia o sentimento que todo torcedor quer levar a campo. Valeu, Animal. Não sou vascaíno por tua causa, mas me orgulho de ser vascaíno como você.

  • Quando vai ser que os comentaristas vão acordar e verem que o MARACANÃ,continua sendo um estádio muito importante no cenário nacional e mundial,mas à muito que não é mais o maior do mundo,porque hoje ja existem pelo menos três ou mais estádios com capacidade superior à noventa mil torcedores e o nosso querido MARACANÃ,não tem capacidade nem para oitenta mil pessoas .Com a reforma o nosso principal estádio encolheu e sua capacidade ficou muito inferior à original.

    • André Schmidt

      Maior do Mundo, assim, em letra maiúscula, como no texto, se refere à um nome próprio, apelido nesse caso. Ou seja, não necessariamente ele é o maior do mundo, assim, em letra minuscula. Exemplificando, Pelé é o Rei do Futebol, em letra maiúscula, mesmo não morando e nem usando uma coroa, deu para entender? Maior do Mundo, em letra maiúscula, é um apelido do Maracanã, não é difícil entender… Abraço!

  • gerson

    Garone porque vc gosta tanto de reviver o passado,nao adianta porque o passado nao volta mais.Comese a corneta o atual time que e fraquicimo ja que vc pelo jeito tem muito moral .Porque o negocio ta feio,temo muito no que possa acontecer no decorrer do campeonato com esse time.

    • André Schmidt

      Porque é o que eu faço há sete anos. Porque se eu não fizer, ninguém faz. Porque se eu não fizer, vão lembrar do Pet, do Rodrigo Mendes, do Zico, do Adriano, mas não vão lembrar do Cocada, do Edmundo, do Marquinho, do Romário… Revivo o passado porque o Vasco é o seu passado mais que o seu presente ou o seu futuro. Porque sem o seu passado qualquer clube não é nada. Escrevo sobre o passado do Vasco para que o torcedor que não viveu estes momentos possa saber o que foi e o que significou. Por fim, escrevo sobre o passado porque o hoje amanhã é passado e lembraremos para sempre. Simples assim. Abraço!

  • ODILON SILVA – RJ

    AU…..AU…….AU. ……AU. ……………COM EDMUNDO O ADVERSÁRIO FICAVA MAL.

MaisRecentes

Milton Mendes achou a posição de Pikachu



Continue Lendo

Pikachu assume a 3ª posição no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

Os celibatários da verdade



Continue Lendo