Gringos do Vasco podem fazer história no clube



Trio pode alcançar feito inédito pelo Vasco (Fotos: Arquivo LANCE!)

Trio pode alcançar feito inédito pelo Vasco (Fotos: Arquivo LANCE!)

Martín Silva, Guiñazu e Julio dos Santos podem entrar para a história do Vasco. Pela primeira vez, desde a profissionalização do futebol, em 1933, o Cruz-Maltino pode se sagrar campeão com três estrangeiros em seu time titular.

Entre as décadas de 30 e 40, vários jogadores argentinos e uruguaios passaram por São Januário, como Villadoniga, Dacunto, Gandulla, Emeal e Figliola. Porém, os primeiros títulos desta nova era no esporte, vieram através de pés brasileiros, com pouca participação estrangeira.

D’Alessandro, em 34, Calocero, em 36, Rafagnelli, em 45 e 47, e Berascochea, em 47, foram os únicos gringos a alcançarem o posto de titulares nas conquistas. Depois deste período, o número de estrangeiros em São Januário reduziu de forma considerável, com apenas algumas contratações pontuais, vindas de fora, aportando na Colina. Casos do atacante paraguaio Silvio Parodi, na década de 50, o goleiro argentino Andrada, campeão brasileiro em 74, e o zagueiro equatoriano Quiñonez, vencedor do nacional em 89.

Nas últimas décadas, o mercado sul-americano voltou a ser atraente para o Vasco, porém, os títulos se tornaram mais escassos. Nomes como Dario Conca, Emiliano Dudar, Tenório e Pinilla, por exemplo, passaram pelo Cruz-Maltino sem conseguirem levantar uma taça sequer.

Tabu que pode ser quebrado neste domingo, contra o Botafogo.

FACEBOOK – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
TWITTER – https://twitter.com/BlogDoGarone



MaisRecentes

Presente de grego



Continue Lendo

Especial 120 anos: o maior Vasco de todos os tempos



Continue Lendo

Jorginho teve um dos piores aproveitamentos de um técnico do Vasco nesta década



Continue Lendo