Erros não tiram os méritos de Vasco e Botafogo



Gilberto marcou o gol que classificou o Vasco (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)

Gilberto marcou o gol que classificou o Vasco (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)

Por que é tão difícil falar de futebol? Por que é complicado analisar primeiro os méritos dos finalistas para então depois questionar os ‘ses’ e os ‘poréns’? Vasco e Botafogo chegam às finais do Carioca porque mereceram, mesmo não apresentando uma qualidade técnica digna de suas tradições. Mas tiveram mais coração que os rivais e em nada deixaram a desejar.

Bota e Flu fizeram uma disputa emocionante, decidida após 22 cobranças de pênalti. Qual a dificuldade em enaltecer a emoção desse momento? Será que foi a Federação que isolou a bola de Cavalieri? E todo o resto, todo o campeonato, resumido em um lance? Não dá.

Se é para botar em xeque a idoneidade da competição, como explicar partidas tão duras e iguais? Será que o ‘esquema’ foi tão mal montada que teve que contar com uma bicuda de um goleiro na 21ª cobrança para ir à frente? Aí já é forçar demais.

Eu também não daria o pênalti em Serginho, mas teria expulsado Jonas, Cirino e Wallace ainda no 1º tempo do primeiro jogo. O que faria o time da Gávea com sete na linha? Se existe esse tal complô, perderam uma excelente oportunidade de ver o Vasco golear, definir a vaga uma semana antes e tudo o que aconteceu neste domingo seria apenas história.

Erros? Vários! Para todos os lados. Podemos começar com o gol do Flamengo que a bola não entrou, contra o Madureira, cujo presidente é amigo de Eurico e de Rubens Lopes. ‘- Ué, os ‘aliados’ prejudicados?’. Sim, inúmeras vezes. Mas é só um ponto a ser discutido, assim como o pênalti do Vasco. Mas cada um conta a história do jeito que quer: uns pelo início, outros pelo fim.

Se acertarmos esse resultado, somado a vitória tirada do Vasco sobre o Barra Mansa, com um gol mal anulado aos 46 do segundo tempo, o Fluminense sequer avançaria para as semifinais, essa é a verdade. E quem teria a vantagem do empate seriam os vascaínos e não os rubro-negros. Então, que armação foi essa? Quem foram os beneficiados?

Vamos começar a moralizar então? Tem que ser agora? Então todo mundo começa a devolver os pontos com lances duvidosos e alguns até inquestionáveis. O Fluminense volta para a Série B e devolve o Carioca de 2002, que teve um gol mal anulado do goleiro do Bangu, no último minuto, o que pôs o time na final da Taça Rio. O Flamengo devolve os títulos que conquistou sobre o Botafogo ajudado pelos erros. Aproveita e manda o de 2014 para São Januário também.

Mas isso ninguém quer, a lei é boa para aplicar nos outros. ‘Aos amigos, tudo! Aos inimigos, a lei!’. É assim que funciona?

Pronto, já é um bom início para começarmos a mudar o todo e não apenas aproveitar a situação para desmerecer aos que chegaram a final agora. Não gostam do Estadual? Ok. Mas respeitem os clubes que foram até o fim e os torcedores que acompanham desde o início, fazendo uma bela festa no Maraca e no Engenhão neste fim de semana.

Se Flamengo e Fluminense tivessem passado, será que se recusariam a disputar a final? Ora, se é uma vergonha, uma aberração, não vale nada, para que jogar? Duvido muito que o fariam.

A verdade é que Fla e Flu estiveram muito aquém do que se esperava no início do ano e viram as duas zebras ganharem corpo durante a competição, até chegarem à finalíssima. O Bota, aliás, campeão da Taça Guanabara com a melhor campanha. Então por que o espanto?

O Vasco de Doriva jogou de igual para igual em todos os clássicos do Estadual, contra os três. Perdeu apenas um, quando traído por uma poça. Venceu dois e empatou outros dois. Não é mais fácil reconhecer o trabalho que vem sendo feito?

Oito pênaltis podem ser muito, mas não é crime. A penalidade faz parte do jogo, tá na regra. Aliás, o único clássico que foi derrotado, o gol saiu num pênalti para o adversário.

Destes, três são questionáveis, o que não quer dizer que seja unânime. Inquestionável é impedimento, saber se a bola entrou ou não… Tudo isso é simples, claro, óbvio, não é interpretação. Todo o resto é. E o Vasco não foi beneficiado em nenhum destes casos inquestionáveis. Mas foi prejudicado contra Barra Mansa e Friburguense, por exemplo, com lances que claramente foram mal marcados. A imagem não mente.

Fora isso, os toques na mão acontecem, assim como o contato nos jogadores. Se você acha que foi ou não pênalti, é simplesmente interpretação. Nesse caso, não há certo ou errado. Há a minha visão e a sua. Se fosse no meio campo seria falta, por que na área não? Aí é de cada um.

Aliás, três destes oito pênaltis saíram no único jogo que o Vasco perdeu para um chamado pequeno. Ou seja, não ajudaram em nada, não somaram um ponto sequer para o clube. Pelo contrário, o time ainda sofreu a derrota com um gol impedido e outro com falta em seu jogador. Mas isso ninguém analisa, só jogam os números a esmo sem qualquer responsabilidade. Inconsequentes.

Querem mais pênaltis para os outros times? Peçam para eles ficarem levantando bola na área assim como a equipe de Doriva faz. Pênalti só existe dentro da área, se você não entra, complica… Dos oito, quatro saíram após cruzamentos – inclusive em cobrança lateral – e um numa bola prensada. Mas isso só sabe quem analisa futebol, não números frios.

Três são toques de mão, algo que sempre será questionável: ‘Mão na bola ou bola na mão?’. Até hoje não definiram isso. A única vez que vi intenção em um toque foi o de Luiz Suárez na Copa, o resto, pra mim, tudo involuntário. Mas se marca contra, tem que marcar a favor. Voltamos a questão da interpretação. Quem abriu os braços dos zagueiros, a Federação?

Essa é apenas a segunda vez em 16 anos que a dupla Fla-Flu não terá um representante na final. Isso mesmo, nos últimos 16 anos, apenas em 2006 nenhum dos dois esteve presente na final e ninguém questionou os méritos dessa sequência dos dois. Por quê? Por que agora a ‘nova dupla’ Bota-Vasco tem que ser alvo de críticas? Por que acabou a polarização?! Por que as diretorias não são de seu agrado? Isso não é motivo.

Antes era erro e agora é manipulação? Isso é uma coisa muito séria para ser jogada ao vento sem nada de concreto. Ou os olhos que tanto falharam nas últimas decisões agora deixaram de ser passíveis de erros? Difícil aceitar.

É mais fácil colocarmos na cabeça de uma vez que há um enorme problema no Brasil – não só no Rio – em relação a arbitragem. O que Fla e Flu reclamam, até outro dia saía da boca de vascaínos e botafoguenses e muitas vezes foram tratadas como choro de perdedor. Por que mudou agora? Os erros estão aí desde Charles Miller, não começaram neste fim de semana.

O problema tá ali, nos caras com o apito na mão, nas regras que dão brechas absurdas para interpretações de inúmeras maneiras e na não utilização da tecnologia para auxilia-los. Enquanto a troca for de acusações e não dos meios de dar transparência ao espetáculo, passaremos por isso toda semana. Há quem goste.

Questionar os méritos de Vasco e Botafogo é uma covardia com seus torcedores e jogadores. Não tenho dúvidas de que farão uma excelente final, assim como fizeram na semi. E, por mais que queiram diminuir e até invalidar a conquista, de lá sairá o campeão real. Na bola.

Que seja um belo espetáculo!

Saudações vascaínas! /+/

FACEBOOK – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
TWITTER – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • mc

    Perfeito Garone! Os dois eliminados não deram liga e pedem uma liga como desculpas de fracassados. Engraçado que o flamengo e fluminense culpam a ferj por beneficiar os outros que estão na final…, mas a realidade é que a ferj não empatou em 0X0 com o ultimo colocado do carioca (perdida a taça Guanabara) e nem isolou uma bola pra lua…como diz o ditado, o choro é livre. Parabéns Botafogo e Vasco, o Rio é preto e branco, chega de vermelho pt e cores de arco-íris. Ah, que fla/flu vão pra liga que os pariu!!!!

    • Cariocão do RUBÃO

      TEM UM CHORÃO E OUTRO LADRÃO.

      Esse campeonato é digno desta final.

      • Otávio

        Não tem ladrão não irmão, teu time foi eliminado pelo Vascão!!!
        Aliás, também não tem chorão, pois quem tá choramingando é tu, mulambo!!!
        O RESPEITO VOLTOU!!!

  • Emil Pinheiro Neto

    O Rene está de parabéns ! Ontem tirou o Alisson e o Tomás q realmente sentiram a mudança p um time grande !!! Gostaria de ver um time mais competitivo no domingo e como precisamos eliminar a maior arma dentes q é a velocidade dos laterais …..Somente p domingo > Renan, Gilberto, R. Fonseca, Giaretta e Carleto
    M.Mattos, Aírton, Arão, Luis Ricardo e Tomás ; Bill e no segundo tempo Jobson no lugar de Luis Ricardo e Pimpão no Bill
    Sds Alvinegras

  • vinicius

    Perfeito.

  • Jorge Castro

    Putz !!!!! Me desculpe mas esperar oque de um vascaíno apaixonado e carente por títulos. O pior cego é aquele que não quer enxergar. Saudações Tricolores !!!!

    • Deco

      Pensei em dar uma resposta, mas rapidamente percebi que para certos posicionamentos, o silêncio é a melhor resposta.

    • CEGO É SEU GOLEIRO ,QUE CHUTA NA LUA…CHUPA TRICOLOR

    • pwagnerbr

      Paga a Série C e não reclama! Até pagar, não tem moral para falar de nada e nem de ninguém…

    • vicente

      Chora fluminense, chora mais chora com força vcs estão na seria A gracas ao tapetão, vcs não tem moral alguma para falar de quem quer que seja. Aproveite o espetaculo pela televisão.

  • Garone,
    No BR 2015 vcs serão rebaixados mais uma vez,porque lá não vai ter essa tática de CAI NA AREA que o juizão dá penalty!
    Vc esqueceu de dizer que houve um penalty a favor do Flamengo,em cima de Pará,no inicio do segundo tempo,nem disse que o Gilberto deveria tomar o segundo amarelo quando foi comemora com a torcida.Pra finalizar,vc perdeu uma grande oportunidade de ficar calado!

    • Fernando

      E voce tambem nao falou que a bola entrou na falha do goleiro do Flamengo e o Juiz nao deu. Alias, se alguem corre muito risco de ser rebaixado é o Flamengo, que só nao foi no ano passado devido aquelas velhas maracutaias que todo mundo conhece!

      • Eu bato no peito e digo que nunca disputei a serie B,o que vc não pode dizer.

        • A sua hora vai chegar seu babaca mulambo chora urubuzada dos infernosKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        • pwagnerbr

          Que mané! Devolve os títulos roubados que vocês ganharam nos últimos anos. A começar com o do ano passado! E não esquece o do Botafogo, quando o Dodô foi expulso por marcar um gol…

    • Gabriel Marinho

      wellington, quem perdeu a chance de ficar calado foi você. O texto foi perfeito e imparcial, agora o choro é livre e de graça, valeu! Respeite a opinião dos outros

  • Jorge Castro

    Na verdade é a final esperada/preparada pela FERJ e seus comparsas.

    • Fernando

      HOHOHO e o chororô nao pode parar!!

      • Deco

        Torcedor do Florminense é assim mesmo. Aposto que está enxugando lágrimas com lencinho cor de rosa e cheio de bordados.

  • Alexandre F.G.

    Excelente análise… ‘pimenta nos olhos dos outros’ é refresco, enquanto foram beneficiados, o ‘roubado era + gostoso’… e agora não é + ??? Em 2014 quando o Vasco foi prejudicado em 2 jogos contra o urubu, principalmente no jogo da T.Guanabara (que o Vasco vencendo teria a vantagem na grande final), ai não teve problema, e foram muito + explicitos que esse penalti agora tão chorado… Fla e Flu não podem reclamar, a Portuguesa que o diga né

    • pwagnerbr

      Só que no ano passado, como foi com o Vasco, foi chororô de perdedor e de freguês. Esse ano, mesmo beneficiado com a não expulsão de 2 jogadores no primeiro jogo da semifinal, a urubuzada ainda se acha injustiçada! Na boa, foi pênalti sim! Não há qualquer dúvida quanto a isso! Se fosse no meio do campo, a falta era marcada e ninguém ia falar nada! A melhor definição disso foi dada pelo Capitão de 70, Carlos Alberto, em um programa da TV a cabo: “Não foi pênalti no Pará e foi Pênalti no Serginho!”. Simples assim! Quando os outros “comentaristas” ficaram calados, rindo sem graça e olhando para ele meio sem jeito, ele foi se corrigindo: “É questão de interpretação….a meu ver, foi, mas tem que ver o que o juiz achou….cada um tem uma interpretação….”. Que raios aconteceu? Se ele for demitido, já saberemos o que houve. Mas para o Flamengo admitir que perdeu na bola, o mundo acaba antes!

  • Alexandre

    Parabéns André uma pena a maioria dos jornalistas fazer o que você acabou de fazer: esconder o sol com a peneira!!! Sensacional os “pseudo” argumentos para tirar o foco dos FATOS que ocorreram nesse campeonato – mas terei de concordar em alguns pontos com você: o Flamengo levou, pelo menos, 3 títulos com o favorecimento expresso dos “pseudo” árbitros ou juízes, deveria como instituição ter a dignidade de assumir que levou 2 campeonatos do Botafogo e 1 do Botafogo de forma ILEGAL e, portanto, no mínimo, imoral. Querer colocar tudo na mesma balança é uma afronta. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é uma coisa totalmente diferente da primeira. Mais verdade e mais fatos deste “pseudo” campeonato de 2014… Gostaria que autorizasse a publicação desta minha opinião, apesar de muito crítica, da mesma forma que explanou de forma detalhada argumentos e contextos que julgou relevantes.

    • Fernando

      Só por curiosidade: Quais sao os FATOS que ocorrream neste campeonato?

      • Alexandre

        Guinazu fez 3 faltas para, no mínimo, cartão amarelo; mas curiosamente ficou em campo por 90 minutos – isso foi apenas “pseudo” interpretação” porque a regra é clara e as imagens também – basta rever e ele estaria fora antes dos 30 minutos… Em que jogo foi? Qual era o árbitro?

        Os “pseudo” pênaltis (2) contra o Friburguense no mesmo jogo… Nunca vi tamanha coincidência em campeonato algum em lugar nenhum deste planeta…

        Tem muito mais… Assim como o lance de Flamengo e Madureira…

  • Daniel Mendes Fernandes

    Argumento na lata!
    Esse é o papel da torcida, defender o Vasco com sabedoria, sem titubear.

    /+/ SDV /+/

  • Geraldo

    Perfeita sua análise. Agora, cá entre nós, é a piada do ano ver flamenguista reclamar de juiz e tricolor reclamar de tapetão.
    E na final, que vença o melhor. Espero que seja o meu Fogão.
    Abrs

    • pwagnerbr

      Concordo plenamente em quase tudo…que vença o melhor, mas que seja o Vascão!

  • Marcos Lessa

    Parabéns Garone pela brilhante exposição.

  • André

    Comentário Perfeito. Isso mesmo !!!

  • Luiz Carlos

    Prefeito!!!!!!!

  • Luiz Carlos

    Caros colegas botafoguenses, ao chegar ontem do Niltão e mesmo lá procurei nada escrever para não me deixar levar pela emoção do jogo e para não ter minha visão comprometida por ela. Agora posso enumerar o que senti e o que acho nossa mídia jamais dirá:
    1 – Vi um time fazer sua 9 partida em 28 dias, media de 3.11 dias entre um jogo e outro;
    2 – Um time que já foi o que mais necessitou mudar os 11 jogadores de partida para partida em todo campeonato;
    3 – Que fez um primeiro tempo de sonhos, com uma velocidade que não vejo faz tempo;
    4 – Contra um time de garotos, mas ainda no segundo tempo;
    5 – Com jogadores que devido ao desgaste que os itens 1, 2 e 3 proporcionaram perderam pernas no segundo tempo e ter jogadores mortos fisicamente do meio para o fim da etapa final;
    6 – Mesmo assim segurar o resultado e levar o jogo para os pênaltis:
    7 – Vi um goleiro sem fama de pegador de pênaltis contra um com essa fama;
    8 – Jogadores mancando ou arrastando as pernas irem bater;
    9 – Um time que se falta técnica vez por outra tem raça e determinação de sobra;
    10 – Um Botafogo que lutou mesmo sem forças, com jogadores que hoje não devem estar podendo andar de dor na musculação;
    11 – Um Renan que esteve até para sair no final de 2014 virar herói e mostrar que temos no gol mais que o melhor goleiro do Brasil, que temos também um banco;
    12 – Que a garotada da base é boa sim e quando tem que entrar faz seu papel;
    13 – Que podemos até perder o titulo do carioca, mas mostramos que esse ano não vai ser como 2014.
    Nenhum clube chega na sua oitava final de estadual em dez anos por nada.
    Em fim quero dar parabéns para esse grupo que em pouco tempo de Botafogo já notou que esta em um clube diferente de todos os outros.
    Ser botafoguense é isso, tudo é sofrido, tudo é angustiante, se luta contra tudo e contra todos, da mídia a arbitragem e quando as coisa parecem ser fáceis não acontecem, mas quando esta mais complicado ai o Botafogo revive de suas próprias cinzas, como já falei só quem é botafoguense sabe, não tem como explicar, o motivo pelo qual ser botafoguense é tão bom.

    • pwagnerbr

      Realmente, vocês estão de parabéns! E ainda tem gente com a pachorra de falar que foi roubado! Que os dois times da “Federação” chegaram à final! Como roubado? Ganhar o título da Taça Guanabara como o Botafogo ganhou e dizer que foi roubado??? Eliminar o FluminenC nos pênaltis e foi roubado??? Vai roubar mal assim lá longe! Se foi roubado, da próxima vez rouba no início. Não deixa para os pênaltis não!

  • Thicardozo

    Perfeito!!!!

  • Jusatin Alves

    Até que em fim apareceu um BLOG, falando a verdade gostei desse cara.

  • Guilherme

    Sou botafoguense e me senti representado por este texto. Parabéns! mais uam vez, que postura patética da nossa imprensa esportiva! Durante anos e anos a dupla Fla-Flu pintando e bordando na cara de todo mundo, o Botafiogo de Bebeto de Freitas sendo sistematicamente prejudicado por tabelas desonestas e por erros crassos recorrentes de arbitragem em praticamente todos os jogos em todas as competições de 2006, 2007 e 2008 e estes mesmos babacas tão indignados hoje, bem como os torcedores adversários, divertindo-se em classificar tudo como “chororô”. É podre!

    • ESPERO Q DEPOIS DOS 2 JOGOS CONTRA O VICE ESTEJA COM A MESMA OPINIAOXMENINO..SRNEGRAS6

  • diego

    A sina do Vasco e ser sempre vice Vasco não conseguiria ser vice se a ajuda do juiz não vinhese na quele jogo não teria como o Vasco ser vice…..vice dinovo time de segunda divisão kkkkkkkk chupa vascainos ..

    • Manuela

      Vinhese…
      aprende a escrever.

    • pwagnerbr

      Vai estudar, filho! Deixa desse negócio de Flamengo… não vai te levar a nada.

  • fernando J.da Silva

    Vascaino e doente, como deixam um cara desses ter um blog? 8 pênaltis e 17 partidas, gol do botafogo impedido, suspenção ao fred, contra o friburguense 3 pênaltis tá ai uma analise de quem deve votar no PT..sem mais.

    • José Luis Soares

      Não deixa analfabeto aparecer aqui !!!!!! ” suspenção ao Fred ” . Vai estudar cara.

  • fernando J.da Silva

    12 anos sem chegar em uma final carioca, também foi o juiz o culpado? estavam jogando o paulista? por favor sejam coerentes vcs vascaínos tem censo de inferioridade, O respeito voltou? piada Vasco sempre foi um grande rival para o Fla, mais não se iludam Rouba Eurico vai afunda-los novamente, outra com esse time vai andar de rolo na seria A igual foi na B, reforcem pois e um serio candidato a rebaixamento. SRN!

    • José Luis Soares

      ” CENSO de inferioridade ” . Para com isso !!!!! É senso ( com s ) meu ignóbil flamenguista !!!! Censo com C é aquele feito pelo IBGE.

  • PAREI DE LER..QUANDO VI QUEM ESCREVIA…SE TA SATISFEITO COM O CARIOQUETA FIQUE COM ELE..SRNEGRAS6

  • DUDU

    A IMPRENSA ESPORTIVA TEM MUITA CULPA EM TUDO ISSO QUE ACONTECE,POIS ELA FOMENTA E POR SER EM SUA GRANDE MAIORIA TORCEDORES DO FLAMENGO,ACIRRAM MUITO OS ÂNIMOS DAS EQUIPES PROVOCANDO DURANTE O JOGO,UM CLIMA DE MUITA VIOLÊNCIA.

    • Alan

      O clima de guerra foi criado pelo Eurico Miranda meu amigo…

      • pwagnerbr

        Será mesmo?

  • Jorge Castro

    Como pode vasco e bota ficarem felizes com essa maracutaia da FERJ ? É gostar muito de ser enganados, pois com os respectivos timinhos um voltará a SEGUNDONA e outro permanecerá por décadas. ST4 !!!!!!!

  • paulorobertodufrayer

    BELÍSSIMO COMENTÁRIO…….. E MAIS… SOU ELEITOR DO PT E DA DILMA. AOS RAIVOSOS DERROTADOS… NÃO TEM 3º TURNO.

  • SOU BOTAFOGUENSE,E COMO OS VASCAÍNOS,SÓ NÓS SABEMOS O Q É SER ROUBADOS CONTRA ESSA DUPLA FLA & FLU,ESSAS 2 MAIORES VERGONHAS DO FUTEBOL BRASILEIRO…..O PRIMEIRA SEMPRE AJUDADO E O SEGUNDO CAI E NÃO PAGA!!!!!!! QUANDO NÓS FOMOS ROUBADOS ERA CHORORÔ E ELE“FLAMERDA´´ ERAM APOIADOS PELA MAIORIA DA IMPRENSA,POR CAUSA, DE AUDIÊNCIA…..AGORA,VEJO OS CANAIS D TV PUBLICANDO Q,FRA E FLOR FORAM ROUBADOS PELA ARBITRAGEM,POR QUE NÃO ERAM ALIADOS FERJ,ISSO É UMA VERGONHA!!!!!……ENTÃO,QUER DIZER Q O FLALIXÃO E OS FLORZINHAS SEMPRE FORAM ALIADOS DA FEDERAÇÃO,PQ,VAI SER DIFÍCIL ACHAR 1 TITULO DA DUPLA, SEM SEREM AJUDADOS PELA ARBITRAGEM….. OUVIR UM COMENTARISTA DA GLOBOSTA,FALANDO“ Q FOI PENALTI D RENAN,Q O JOGADOR DO FLOR FOI ESPERTO DEIXOU A PERNA PARA SER TOCADO E CRAVOU, PENALTI!!!!!!….AI COMENTANDO O JOGO DOMINGO , PRATICAMENTE O MSM LANCE,O MSM COMENTARISTA DISSE Q,“NÃO FOI PENAL´´ E COMENTA“O JOGADOR DO VASCO DEIXA A PERNA PARA SER TOCADO,PQ JÁ TINHA PERDIDO O TEMPO DA BOLA E CRAVA,NÃO FOI PENALTI!!!!!!! Q CAMBADA D COVARDES FLP!!!!!!!!!! ENTÃO,DEVOLVE OS TÍTULOS PARA O BOTAFOGO E PRO VASCO,Q ELES ROUBARAM NA CARA D PAU,Q NÓS DEIXAMOS O FRA IR NA FINAL,OLHA SE ELES QUEREM GARONE………FRA E FLOR CHORA E CHUPA!!!!!!!!!!!!!! PIMENTA NO OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO!!!!!!!!!!! É FOGÃO E VASCÃO NA FINAL!!!!!!!!!!!!!

  • Nuno Nunes

    Até que em fim um comentário lúcido dentre tudo que ando lendo e ouvindo. Chega ao ridículo as reclamações dos flamenguistas. Não olham para o próprio rastro (passado). Flamenguistas e Tricolores deixaram a desejar nas quatro linhas, e fragilizados fazem “barulho” politicamente, empurrando a própria incompetência para fatores alheios as suas responsabilidades. Em verdade, grande parte da imprensa dá amplitude para as exageradas reclamações do dupla flaxflu. Nessas horas, a parcialidade dos profissionais da impressa no meio esportivo fica exposta, justificando a ampliação da diferença em mídia, torcida e retorno para os clubes envolvido.

  • Marcus Vinicius

    Caro Garone,
    Já gostava do seu blog antes, mas agora, virei seu fã. Foi a declaração mais justa, ponderada e enfática que eu li a respeito do acontecido. Sou vascaíno e, sem clubismo, digo que na minha opinião foi pênalti, pois a partir do momento que há um contato em que se desloca o adversário, impedindo que ele prossiga com a jogada, existe a infração. Mas como você disse, é questão de interpretação. Se invertermos a situação e fosse um jogador do Flamengo caindo na área vascaína da mesma forma, será que os Flamenguistas não pediriam pênalti no lance? No ano passado, fomos obrigados a ouvir do goleiro adversário que ganhar roubado é mais gostoso, e muitas piadinhas dos torcedores. Esses mesmos torcedores hj choram por acharem que seu time foi prejudicado. Ou seja, o passado é esquecido, o que vale é o presente. Li uma reportagem de um jogador dizendo que o Flamengo merecia estar na final, pq se não tivesse este pênalti o jogo teria sido 0 x 0. Isso é de uma ignorância sem tamanho. Como pode ter certeza disso? Se não tivesse havido o pênalti, o jogo teria sido outro, as alterações seriam outras, a postura dos times seriam diferentes. Um recado aos flamenguistas: Vcs foram homens para ganhar no passado, então sejam homens para perder no presente.
    Parabéns Garone. Pela idoneidade, coragem, e acima de tudo, excelente poder de observação sobre os fatos.

    • Alan

      Parabéns ao Vasco e ao Botafogo.
      Teve sim um lance no mesmo jogo em cima do Pará. Que também não foi penalti.
      Graças a Deus, o goleiro citado não está mais no clube. Aliás, esta declaração citada contribuiu para que ele fosse mandado embora.
      A bronca é apenas pelo fato do lance não ser nem duvidoso. Sem essa de interpretação. Esse tipo de lance ocorre várias vezes perto da linha de fundo e nenhum juiz marca.
      Mas, o que vai ficar na história é que o Vasco está na final.
      Aproveitem e desfrutem…

  • Alan

    Parabéns aos finalistas.
    A única certeza que eu tinha neste campeonato era quando chegasse na hora boa, num Flamengo x Vasco, se um Quero-Quero caísse fora do estádio, o juiz marcaria penalty pro Vasco. Se o lance fosse ao menos duvidoso, mas não foi. A reclamação não é pelos méritos dos finalistas, ambos tem méritos sim.
    O lance de Jonas na primeira partida foi para encobrir o que viria depois. Interessante é que ninguém fala do lance do Cristiano no jogo de ontem quando chutou a bola pra fora e deixou o pé nas costas do Anderson Pico. A força pode ter sido menor, mas a interpretação deveria ser a mesma. Gilberto deveria ter sido expulso após comemorar o gol, e por aí vai… Assim como o gol irregular do Flamengo contra o Madureira…
    Sou Flamenguista e vou te confessar que ROUBADO NÃO È MAIS GOSTOSO. Gostoso é quando é inquestionável. Falo por mim e não por toda a torcida…
    A minha felicidade é apenas pelo fato do Flamengo ficar de fora e a realidade do time aparecer, ficar evidente, precisamos de reforços pra disputar o Brasileiro. Se tivéssemos passado para a final, tudo seria lindo e depois lutar forte pra não ser rebaixado…

  • DUDU

    AMIGO PAULO ROBERTO DUFRAYER,VOCÊ É UMA PESSOA MUITO DOENTE,ALÉM DE SER FLAMENGO É ELEITOR DESTA MERDA CHAMADA PT(LULA E DILMA).POBRE FUTEBOL CARIOCA,POBRE BRASIL,TERRA DE LADRÕES.

  • Pablo Siqueira

    hahahaha mulambada lixo não tem o que fazer vem aqui comentar… vaza!!! Aqui é Vascão!! E foi pênalti claro! O Roger Margarida comentando é uma vergonha… é a flapress como sempre querendo diminuir o Vascão!!! Maior e melhor de todos! O mula do zagueiro do fRa veio como um trator e tocou o pé esquerdo do Serginho quando ele iria apoiar para chutar. Já estava com o corpo posicionado para o chute e vinha em velocidade. Basta ver o vídeo com calma que é possível identificar nitidamente que ele tocou no pé do Serginho primeiro e depois ainda deu por cima… qualquer jogador que viesse em velocidade cairia naquele lance. E de certo não conseguiria concluir a jogada, chutando para o gol… Ou seja, pênalti claro!!! Pelo visto nunca jogaram bola na vida… Garone, admiro vc não achar que não foi pênalti… pode contrariar a Globo… a torcida do Vasco deixa. Quanto ao cartão do Gilberto, é norma do COAF… suas antas mulambentas!!! O CHORO É LIVRE!!! Vai até a DP e registra uma ocorrência… só cuidado para não ficar preso… kkkkkkkkk E-LI-MI-NA-DOOOOO!!!!!

  • Jorge Castro

    Eurico, Rubinho, Duba e FERJ… E até o idiota Pte. dos bostafoGAYnses aliados. Resultado a final prevista.. VERGONHA !!!!!!! ST4

  • Garone,

    Onde você acha que este seu time vai chegar? tenha paciência seja mais inteligente e caia na real esse time e para ficar brigando na tabela do brasileiro para não cair….

  • Geraldo

    Perfeito Garone, vc é o cara!

  • Ricardo

    Cara, vc é digno de pena. Voltar pra série C? Porque se nós ganhamos? Gol do Bangu em 2005?
    o gol polêmico foi em 2002, para de falar asneiras.
    Vc sabe que houve manipulação nos bastidores, senão nem estaria aqui tentando se justificar.
    Pode colecionar mais um vice, que é o que vc mais entende, porque eu vou pensar no Brasileiro.
    Só uma pergunta: Vc sabe o que seu amado presidente fez com a grana do Nations Bank?
    ST4

  • Ricardo

    Mudou o texto? Poderia me dar o crédito, né?
    Se precisar de ajuda, estamos aí.
    Só não pode ser ditador e não postar o meu comentário. ST4

  • Marcos brites

    Dois jogaços em SP enquanto no Rio jogos medíocres e arbitragem decidindo o resultado.
    Em 2016 serão 3 ou 4 cariocas na B. Virou tradição para os times do Rio.

  • ODILON SILVA – RJ

    Aqui é blog do VASCO e dos vascaínos, vão.baixar em outro lugar.

  • ODILON SILVA – RJ

    Foi só o Eurico Miranda deixar de baboseira de campeonato à parte, para de encher a bola do flamerda, duas semanas que ele não.fala , não se preocupa com flamerda, duas semanas que não perdemos pro flamerda.

  • Peter

    Sou botafoguense e não mudaria uma palavra do que foi escrito! Parabéns pelo texto, e espero que independente de quem for campeão, que tenhamos jogos com futebol mais redondo nessas finais!

  • ODILON SILVA = RJ

    Aqui é lugar de vascainos, aqui é lugar de papo ded Vasco, cai fora daqui seus abutres.

  • Luiz

    Perfeito!
    Apenas discordo quanto ao penalti. Não é questão de achar e sim a regra.
    Apenas uma historinha pra exemplificar.
    Eu jogava de zagueiro num time de pelada quando era jovem. Mas tinha juiz e bandeirinha. Eu era, digamos, “voluntarioso”… Num lance muito parecido com o do clássico do último domingo, no qual eu também disputei a bola com o atacante adversário (por onde andará o Mello?) o juiz também deu penalti.
    Reclamei que foi disputa de bola normal, no que o apitador retrucou:
    – Vi que foi disputa de bola, só que nisso você chutou o pé do adversário e isso é falta e como foi dentro da área é penalti.
    Pois é, foi a primeira coisa que lembrei quando vi o lance. Vejam novamente. O Walace chuta o pé do Gilberto. Chutar o adversário é falta…
    Um abração!

MaisRecentes

As gratas surpresas de Cristóvão no Vasco



Continue Lendo

Bicampeão, Nenê começa bem o Troféu Ademir Menezes 2017



Continue Lendo

Primeiras impressões sobre o Vasco 2017



Continue Lendo