Edmundo, o gênio genioso



Edmundo e Pai Santana, mitos do Vasco (Foto: Márcio Rodrigues/LANCE!Press)

Edmundo e Pai Santana, mitos do Vasco (Foto: Márcio Rodrigues/LANCE!Press)

O dia 2 de abril deveria ser feriado no Vasco. Nesta data, nasceu Edmundo, um dos maiores ídolos da história do Club de Regatas Vasco da Gama.

Gênio genioso, ‘ídolo-vilão’, ganhou o apelido de Animal pela gana com a bola nos pés e pelo sangue nos olhos. Edmundo em campo era a personificação do anti-herói. Anti para os ‘antis’ e herói para os vascaínos.

Edmundo nasceu Vasco, nasceu brigador. Sem saber que era, já começava a ser o que foi. Ser vascaíno é um estado de espírito, não uma escolha. Ver Edmundo jogar era se sentir representado em campo. O camisa 10 era um ‘jogador-torcedor’.

Em cada drible, arrancada, bate-boca com o zagueiro, dividida e gol, Edmundo se tornava mais Vasco. Era algo de dentro pra fora, talvez nem ele percebesse.

Assim como o clube, se impôs na marra contra os que o odiavam. E fez, com gols e dribles, com que cada um se rendesse pouco a pouco. Vasco e Edmundo, histórias que se fundem e se confundem.

O futebol é dramático. Com Edmundo, mais ainda. Mas esse é um toque que somente os apaixonados, e apaixonantes, podem dar ao espetáculo. De todos os defeitos que o craque possa ter tido, ser ‘morno’, medíocre, nunca foi um deles. E é aí que está a graça do futebol, nos extremos.

O grito de ‘Ah, é Edmundo’ ecoará pela Colina por mais muitos anos. E arrepiará sempre que entoado. Quem viveu a era Edmundo, jamais esquecerá de ti. E o sentimento volta, como se você fosse entrar novamente em campo com a 10 às costas, cada vez que seu nome é gritado.

No mundo real, o seu retorno não acontece, mas na memória é algo imediato. Eternizado!

O futebol com Edmundo era mágico, imprevisível, à flor da pele. E foi nesse turbilhão de emoções que o menino virou ídolo e o homem virou gênio, genioso que só ele. Se entregou ao Vasco e viu o torcedor fazer mesmo.

Edmundo virou verbo, sinônimo de ação. E, consequentemente, de emoção.

Pelo título brasileiro de 97, Edmundo, muito obrigado!
Por cada um dos 29 gols naquele Brasileiro, Ed, muito obrigado!
Por cada um dos 249 jogos que defendeu o manto cruz-maltino, muito obrigado!
Pelas 137 vezes que estufou as redes adversárias pelo Vasco, muito obrigado!
Pelos gols contra o Flamengo, o recorde, a entortada em Júnior Baiano, a rebolada em frente ao Gonçalves, as voltas à pedido da torcida, os dribles, arrancadas, golaços, pinturas, lágrimas, sorrisos, carrinhos, cotoveladas – faz parte – e entrega em todos estes anos, o meu muito obrigado!
Por continuar levando o nome do Vasco aonde vai, representado e atendendo a nossa torcida com muito carinho, muito obrigado!

Não há presente que a torcida possa lhe dar que retribua as alegrias que nos deu. Por isso, no dia do seu aniversário, deixo apenas o meu agradecimento.

Parabéns, Edmundo! E muito obrigado (nunca será demais agradecer)!

Saudações vascaínas! /+/

FACEBOOK – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
TWITTER –  https://twitter.com/BlogDoGarone



  • Jadson

    PARABÉNS EDMUNDO, QUE DEUS TE ABENÇOE CADA DIA, MAIS E MAIS, SINTO MUITAS SAUDADES DE VOÇE MEU AMIGO, VESTINDO NOSSA CAMISA DO VASCÃO, ESTUFANDO AS REDES ADVERSÁRIAS, PRINCIPALMENTE A DO URUBU, LEMBRO-ME DAQUELE 4 A 1, QUE VOCE SAIU REBOLANDO, QUE APAREÇAM OUTROS EDMUNDOS, POIS O VASCO ESTÁ PRECISANDO, SENTIMOS SAUDADES DOS TÍTULOS, ENFIM DA TUA RAÇA COM A CAMISA VASCAINA, TUDO DE BOM NOSSO ETERNO ÍDOLO………………………………….

  • ODILON SILVA – RJ

    GRANDE ÍDOLO, GRANDE VASCAÍNO, GRANDE JOGADOR.

  • dido – rezende

    esse merecia uma estatua ….

    • FLAPENTATRIHEXATRI

      Só se for estatua de bandido, o que ele é, sempre foi! matador de 3 pessoas! assassino!

  • Douglas

    Muito obrigado Edmundo por deixar os dias dos vascainos mais felizes!!

  • Homero

    No jogo de despedida do Edmundo em São Januário contra o Barcelona (Quaiaquil). emocionado, após sair de campo, ele disse a seguinte frase: “Se fosse agora, vendo esta festa maravilhosa da torcida vascaína eu nunca teria saído para jogar em outro clube”, realmente não sei, seria um sonho quase impossível de realizar, mas o que vale são suas palavras que, isso eu tenho certeza, vieram do fundo do seu coração vascaíno. Parabéns ao nosso futuro presidente deste clube simplesmente apaixonante.

  • ferreira rodrigues

    Esse atual elenco do Vasco precisa assistir repetidas vezes aos vídeos do Vasco na éra de Edmundo, pra ver se pelo menos serve de inspiração, porque não vejo isso nesse time, salvo alguns jogadores, que sabem tocar bola, não vão na onda dos adversários, jogam com garra, como vencedores, precisam ver Guina jogar, Fumaça, Pedrinho, Paulo Roberto, Pires, Geovane,em fim, o VASCO precisa voltar a ser o time da virada e pra isso precisa jogar bola.

  • Hugo Augustinho

    Au,au,au,parabéns meu animal ja chorei e sorrir contigo e sempre vou me lembra do seus gols e dribles que ficaram eternizados na memória de cada vascainos deixo aqui o meu muito obrigado Edmundo pra sempre Animal.

  • Leo

    Meu ídolo e por mts e mts vezes meu herói !
    esse sim é VASCO de corpo e alma ! Deveriam tirar a estátua do safado de braços abertos esperando o dinheiro do clube cair td mês na sua conta e colocar a do Animal esse sim é Vascaíno e qlq homenagem a ele é pouco.
    Obrigado Edmundo por representar em td jogo o torcedor Vascaíno em campo com sua raça, gana, entrega e força !
    se Deus quiser ainda te verei Presidente do NOSSO VASCÃO !
    Abraços e SV /+/

    • Fred

      Aquela estátua foi em homenagem ao milésimo gol de um jogador criado pelo Vasco e que fez esse gol vestindo essa camisa em São Januário. Se for fazer estátua só porque A ou B é vascaíno, vai ter uma dúzia.

      Ao invés do torcedor se orgulhar por ter tantos ídolos e os maiores artilheiros do Brasileiro, fica nessa besteira de comparações entre Edmundo e Romário, diminuindo um e aumentando o outro.

  • Carlos dos Santos Feitoza

    Não conheci um jogador igual ao nosso Animal, meu muito obrigado por tudo que fez e faz pelo Vascão, precisamos de mais Edmundos.

  • Charles

    Parabéns animal !!!

  • eduardo santos

    parabens edmundo por mas uma primavera sentimos a sua falta no vascao pena que nao esta jogando mas se estivesse jogando tinha vaga certa no nosso vascao.saudaçoes vascaina

MaisRecentes

Um Vasco mais simples e uma vitória para a moral



Continue Lendo

Escudero é regularizado pelo Vasco



Continue Lendo

Vasco empresta meia para time potiguar



Continue Lendo