Éder Luís no Vasco



Éder Luís está de volta ao Vasco (Foto: Vasco.com.br)

Éder Luís está de volta ao Vasco (Foto: Vasco.com.br)

Autor do gol do último título nacional do Vasco – a Copa do Brasil, em 2011 -, Éder Luís está de volta a Colina. Em fase final de recuperação de uma grave lesão no joelho, que o tirou dos gramados há mais de um ano, o atacante já treina em São Januário e deve ser uma das opções de Doriva durante o Campeonato Brasileiro.

Mas qual Éder Luís teremos no Cruz-Maltino em 2015?

Um pergunta difícil de ser respondida, não só em razão do período afastado dos gramados, mas também pelas oscilações em suas outras quatro temporadas com a camisa vascaína. De 2010 à 2013, o ‘Chico Bento da Colina’, como é carinhosamente chamado pelos torcedores, viveu momentos distintos no clube.

A CHEGADA

Éder Luís estreou pelo Vasco em agosto de 2010, num clássico contra o Flamengo que terminou empatado em 0 a 0. Mesmo atuando apenas quatro meses, foi a sua temporada mais produtiva quando analisamos os seus números. Foram 9 gols marcados e 4 assistências em somente 27 partidas disputadas, sua melhor média de gols em um ano pelo Gigante.

Éder Luís viveu uma fase de artilheiro em 2010 (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)

Éder Luís viveu uma fase de artilheiro em 2010 (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)

A CONSAGRAÇÃO

Em seu segundo ano atuando pelo Vasco, Éder gravou seu nome na história do clube. Fazendo uma excelente dupla ofensiva pelo lado direito com Fágner, o atacante foi um dos destaques do time campeão da Copa do Brasil, título até então inédito para os vascaínos, e ainda marcou o gol na final que garantiu a taça.

Ao contrário do que viveu em 2010, o ‘Neto do Vento’ foi mais um garçom do que um artilheiro. Em 2011, marcou os mesmos 9 gols que no ano anterior, porém, tendo atuado a temporada inteira. Em contrapartida, serviu seus companheiros em 16 oportunidades para balançarem as redes. Em números gerais, seu melhor desempenho.

Éder comemora o gol do título sobre o Coritiba (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)

Éder comemora o gol do título sobre o Coritiba (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)

A CONTESTAÇÃO

O ano de 2012 começou com a expectativa de voltar a disputar a Libertadores, mas terminou sem título e com uma equipe completamente desmontada. Com Diego Souza, Allan e Fágner deixando o clube no meio do ano, Éder caiu de rendimento e passou a ser bastante contestado pela torcida, assim como outros atletas. Em baixa, estufou as redes apenas sete vezes e deu somente cinco passes para gols.

QUEDA DE RENDIMENTO E A SAÍDA

Apesar da debandada da maioria dos atletas campeões da Copa do Brasil, Éder permaneceu no Vasco para o início da temporada 2013. Porém, mais uma vez não conseguiu repetir as boas atuações de seus primeiros anos e acabou deixando o clube em agosto, tendo marcado somente duas vezes.

ÉDER LUÍS NO VASCO

2010 – 27 jogos – 9 gols – 4 assistências
2011 – 61 jogos – 9 gols – 16 assistências
2012 – 43 jogos – 7 gols – 5 assistências
2013 – 28 jogos – 2 gols – 5 assistências
Total – 159 jogos – 27 gols – 30 assistências

FACEBOOK – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
TWITTER – https://twitter.com/BlogDoGarone



MaisRecentes

Ex-Barcelona é uma das novidades do time sub-20 do Vasco



Continue Lendo

De volta ao Vasco, Martin Silva se aproxima de recorde pelo clube



Continue Lendo

Vasco prorroga os contratos de dois jogadores do sub-20



Continue Lendo