É oficial: Vasco perdeu seu coletivo



Guiñazu também não foi bem no jogo (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

Guiñazu também não foi bem no jogo (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

Rodrigo tenta o lançamento (chutão), a bola bate em Renato Cajá, Julio dos Santos não coloca no chão e prefere a cabeçada. A bola sobra para Diguinho, na posição que era para estar um meia de criação. Ele cai no chão, cava a falta e a jogada segue. Madson, como de costume, está lançado à frente da bola, como um ponta, não lateral. A Ponte ataca, Luan é driblado, Christianno chega atrasado, Rodrigo não trava e sai o primeiro gol.

Tudo isso reflete bem o que tem sido o Vasco. E aconteceu em apenas 50 segundos de jogo. Um resumão vascaíno em menos de um minuto: chutão, falta de domínio de bola, inversão de papéis, simulações excessivas e espaço nas laterais.

O que se viu depois disso, foi apenas consequência. Um time que não dá combate – exceção de Guiñazu -, que deixa seu adversário trocar passes na intermediária, afobado na hora de atacar, psicologicamente fraco…

Desde o início do ano, quem olha para o elenco, de forma individual, torce o rosto. E com total razão. Porém, coletivamente, o Cruz-Maltino vinha sendo efetivo. Se não era fantástico, ao menos era consistente, principalmente na defesa. Mas era o Carioca, e parece que Doriva ainda não entendeu a diferença. Não dá para repetir as atuações do Estadual, pelo simples fato de que não é a mesma competição, com os mesmos adversários.

Quer entender a dificuldade que o Vasco vem enfrentando? Pegue os números e compare as vezes em que Luan pegou na bola e quantas Dagoberto fez o mesmo. A teimosa linha de três – Julio, Dagoberto e Rafael Silva – simplesmente não participa do jogo. E o problema não é apenas a falta de um 10, porque até mesmo Messi precisaria tocar na bola para fazer algo. Falta também uma saída eficiente, mas é preciso que os laterais joguem atrás da linha da bola, não à frente.

Contra a Ponte, o time repetiu a formação que já não vinha funcionando e se limitou a ver Luan, Rodrigo, Guiñazu e Diguinho – depois Caucaia -, trocando passes na defesa e fazendo lançamentos longos. Mais nada. Isso é o Vasco hoje de Doriva. E não é por um erro ocasional, a equipe treina assim.

Para o treinador, a grande arma são os laterais, que em seis meses jogando ainda não acertaram um cruzamento para gol, como eu já havia alertado após a partida contra o Atlético-MG. Eles sobem, não ajudam na transição – apenas com passes para trás – e ainda expõem os flancos. Não se portam como laterais e nem produzem como pontas.

O Vasco se perdeu depois do Estadual. E isso é inegável. Opções de mudanças existem várias, eu tenho minhas sugestões, você tem as suas, até minha mulher tem a dela. Agora está na hora de Doriva mostrar a dele, do jeito que está não pode ficar. Chega de trocar seis por meia dúzia. Basta de dar murro em ponta de faca.

O Vasco precisa se reencontrar coletivamente, porque individualmente será muito difícil se destacar. E é bom que seja rápido. O Brasileiro é mais curto do que parece. A paciência também.



  • FERNANDO BASTOS

    Ganhou o estadual porque a FERJ é só sacanagem e o Eurico manda em tudo. Desde arbitragem até o Tribunal. No Brasileiro a coisa é diferente. Não tem tanto pênalti a favor. Vão ser rebaixados.

    • Alexandre F.G.

      Mais um urubu comentando e falando besteira… vai pra página do teu time, que sempre foi ajudado por arbitragem… ñ tem moral pra falar dos outros

  • André

    Complicado ver meu time cair em casa para a Ponte Preta. Com todo respeito ao adversário, que surpreende neste início de campeonato, mas a Ponte não é melhor que o Vasco. Temos acertos a fazer, pois o Carioca nunca foi parâmetro para o que viria pela frente, mas a principal diferença para mim está na postura da equipe. Vi o time nervoso, desorganizado e ignorando a coletividade do esporte. Concordo com as palavras do Eurico quando diz que nosso time entra em campeonato para vencer, mas as conquistas não surgem do acaso. Se não houver planejamento e consciência de nossa posição, é melhor acatar calado as palavras do Dagoberto (nossa realidade não é disputa pela ponta) e lutar para garantir um lugar entre a sexta e a décima segunda posição, pois os três pontos que perdemos hoje têm o mesmo peso dos três pontos que disputamos com o Atlético Mineiro no Independência. Não podemos aceitar a crise que estão tentando implantar em São Januário, mas é hora de uma boa conversa olho no olho, de a equipe dar as mãos e comprometer-se a resgatar a auto-estima, mas com os pés no chão, o comprometimento e a humildade que nos levaram a conquistar, com méritos, o Carioca deste ano.
    Vamos nos unir, galera vascaína. E se algum de nossos jogadores ou o próprio Doriva vier a ler este texto, que saiba que atrás deles há uma nação que chora, canta e grita com orgulho o nome do clube cuja marca carregam em seu uniforme de jogo. Reflitamos todos, pois estamos na mesma caravela.

  • Leonardo

    Já que está ruim, pq não mudar meio time ? Pq não colocar 2 volantes que tenham mais velocidades e melhor toque de bola. Já que o Guinazu está suspenso na próxima rodada, eu arriscaria uma dupla com Lucas e Jackson Caucaia. Tiraria esses pontas que não jogam nada (Rafael Silva e Dagoberto), e povoava mais o meio de campo, para que se criam mais jogadas de gol pelo meio, e evitem os lançamentos chutões para o ataque. O emu time para esse jogo de sábado seria:
    Charles
    Madson
    Luan
    Rodrigo
    Julio Cesar (vamos testar ele como titular tbm)
    Lucas
    Caucaia
    Montoya (daria mais oportunidades para ele, jogando como meia armador, não pelas pontas)
    Emmanuel Biancucchi (vamos ve-lo jogar né)
    Bernardo
    Thales

    • Marcos Lima

      Leonardo estou de acordo com sua opinião e sua escalação, mas colocaria o Riascos no lugar do Bernardo.

  • André

    Não sou técnico, daí porque gostaria de saber porque o Diguinho recebeu a vaga do Lucas. Respeita o moleque que nos ajudou no Carioca e mostra vontade quando entra em campo. O Diguinho, mesmo que possua mais credenciais, ainda não está pronto para assumir vaga e isto ficou claro nas duas derrotas que tivemos, pois estamos perdendo o jogo coletivo que marcou nossa conquista estadual.

    • Alexandre F.G.

      Diguinho tem credenciais? Ele ficou 6 meses parado no Fluminense! Com todo respeito, mas só se forem credencias do empresário!
      O Lucas tem + qualidade e entrava bem… tá ai o resultado!

  • Rafael

    “Opções de mudanças existem várias”…. sério que você disse isso?

    O vasco não possui opções nem no time titular. No banco então.

    O Doriva tem a missão de jogar fechado e tentar um pontinho ou outro pra que o vasco não seja rebaixado. Essa é a aspiração do vasco no campeonato.

    • André Schmidt

      Sim, tem a opção de jogar com três zagueiros. Tem a opção de jogar dois volantes que saem mais para o jogo. Tem a opção de fazer um 4-4-2 tradicional. Tem a opção de tirar os laterais e usar pontas de verdade… Tem várias opções TÁTICAS.

  • Fred

    Sinceramente, estou começando a achar que o time enganou no Carioca. Convenhamos que até a final, praticamente só saía gol de bola parada, o Gilberto fazia quase todos os gols de pênalti… E quem nós enfrentamos ? Um time que também está na zona de rebaixamento e outro que está na Série B. E tivemos enormes dificuldades contra vários pequenos.

    Brasileiro é outro parâmetro. 2003 serve como exemplo. 2014 também foi uma beleza no Carioca, que não levamos por causa da arbitragem, e na Série B foi aquele sofrimento.

    Enfim, ou se abre o cofre e contrata pelo menos 2 jogadores acima da média, um deles o camisa 10, ou vai ser complicado. Só não me venham com Bruno Gallo, Esquerdinha…

  • ODILON SILVA = RJ

    SEM OVOS NÃO SE FAZ OMELETE…………precisa de jogador,precisa pagar bons salários, precisa investir,precisa de dim,dim, precisa meter a mão no bolso, precisa gerar recursos.

  • Messi FJV

    “Vasco de Eurico caminha devagar, mas pra frente”

    Parabéns Garone, vc é um gênio!

    • André Schmidt

      Pois é, falei de clube, não de time, são coisas MUITO distintas. Tá bem explicado no texto, nem precisa ser gênio para entender.

  • ODILON SILVA = RJ

    TÁ FODA BACANA.

  • jorge ferreira

    O vasco ainda estava comemorando o titulo carioca 2015 e eu já dizia continuo dizendo:nada,ninguém vai impedir este timeco de cair novamente para a serie B do brasileirão
    Este ano a queda será mais gostosa porque tem na sua direção um falastrão,ditador,ameba
    que só os portugueses da colina conseguem eleger como presidente.O RESPEITO VOLTANDO PARA A SEGUNDA DIVISÃO.Só ganhou do Botafogo ( serie B )por azar deste,não por mérito próprio.Enquanto o futebol requer mais correria o vasco quer lbola parada.Vamos começar a preparar um time melhor para enfrentar a série B 2016 ,senão poderemos visitar a série C.
    Sem ovos não faz omelete.Também precisamos de azeite,panela,fogão,sal que são necessários para se fazer omelete.

  • eu ate zoaria o vascu , mais infelizmente o meu Flamengo está quase que pior … que ambos contratem se não caem os dois abraçados.

  • marco aurelio

    otime nao e o ideal agora defender o doriva ta de brincadeira.so faz as mesmas mechidas ensisti com rafael silva,nao coloca o lucas que foi o melhor da pre temporada teve oportunidade de testar o primo do messi quando o vasco teve jogos facil pela copa do brasil queimou o mntoya que se vcs pararem pra ver os 4 primeros jogos do vasco no estadual os gols e as melhores jogadas do time sairam dos seus pes mesmo sendo mau escalado hoje nao treina nem no time reserva porque so pode jogar 22.tem mas de quarenta e ele tem seus preferidos .o vasco nao ta jogando nada a muito tempo se classificou na copa do brasil contra um time de terceira e nao conseguiu ganhar vcs tao de brincadeira falar que doriva nao tem culpa qual time e bom aqui no brasil so tem time limitado se tiver um treinador que escale os melhores fica dificil.eu tive oportunidade de ver o vasco jogar com.acacio, p.roberto,donato,fernando e mazinho.dunga, geovani e tita.mauricinho,roberto e romario.1988.em quanto o vasco nao tiver um treinador que usa a base nao vamos ganhar mas nada.garone ,pega esses anos de jejum que tivemos e ver se nesse periodo quantos jogadores feito em casa nos tinhamos.quando quanhamos do flu naquela final tinhamos.leo lima souza etc.a base do time era feita em casa.doriva nao da isso e vasco.

  • ademilson

    ta difícil…..se não melhora vai cair de novo…..se for contratar que velha jogador acima da media…não traga um riasco,diguinho,yago. da vida. ja estamos cheio disso…..

  • Alexandre F.G.

    Esse jogo serviu para mostrar uma coisa que falava a tempo… pq o Vasco ñ trouxe o Renato Cajá? Ele estraçalhou, participou de todos os gols!
    Enqto isso, temos que nos contentar com Diguinho, Marcinho, Cristiano, etc
    E outra… Gilberto ñ pode + ser batedor de penaltis… que coloquem o Rodrigo, o Guina, ou até o goleiro q for… vai lá e marca!

    • Tiburcio

      Gilberto sempre foi caneleiro.. a merda so joga no VASCO.

    • Tiburcio

      Esse time tem q ir para puta que pariu!!

  • Tiburcio

    Ate quando esse treinador meia boca do Doriva ficara a frente do Vasco.

  • ivo lopes

    Bota o Eurico Miranda, para bater os penalts, ele fala muiiiiiiiito.vai cair.

  • Felipão

    Me preocupa muito o nosso técnico. Doriva é um cara trabalhador e correto, mas taticamente é treinador de um esquema só. Na hora em que as coisas não andam, ele não consegue mudar o time taticamente.
    O elenco é fraco? Sim, sem dúvidas, mas com um técnico que não sabe usar o pouco que tem fica pior ainda. Não sei se a troca de técnico seria uma boa opção para este momento, mas talvez dar uma chance ao Petkovic, que pode ser uma opção mais “cabeça aberta” que o Doriva, me parece um possibilidade. Os nomes que estão no mercado (Abel, Muricy, Ney Franco) são caros e não me parecem a solução para o Vasco atual.
    Concordo com o colega que disse que o Lucas devia ter chance antes de colocar o Diguinho. Pelo menos ele sempre demonstrou raça e ainda fez gol neste campeonato desastroso do Vasco.
    Me lembra o brasileiro de 1970, quando o Vascão ganhou o carioca, manteve a base (só contratou o Dé) e virou saco de pancada no Robertão. Até a situação do goleiro era parecida: o Andrada se machucou e no lugar dele entrou um garoto, o Élcio, que tinha fechado o gol contra o Botafogo no carioca. Resultado: a inexperiência do moleque ajudou a afundar ainda mais o time. Qualquer semelhança entre Martín Silva e Jordi não é mera coincidência…
    Espero estar enganado, mas com esse elenco e esse técnico, a série B está parecendo cada vez mais próxima, infelizmente.
    SDV

  • gerson

    Garone agora vc viu que nao da pra confiar nesse time horrivel,eu desde o inicio do ano ja esperava que isso foce acontecer pelo tecnico que foi contratado e jogadores que ninguem quis e o Vasco foi la e buscou.Acharam que ganhando o Carioca o Vasco era um forte canditato a brigar no topo da tabela,vai brigar sim mas debaixo pra cima porque vai brigar infelixmente pelo rebaixamento.Eu tenho vergonha de ser vascaino vendo esse time horrorozo em campo,estao acabando com Vasco de novo como fizeram outras vezes.Se tivessem se unido o Eurico nao tinha conseguido voltar mas a ganancia do canditado Roberto Monteiro falou mais alto e deu no que deu,tivesse ele se unido ao Julio Brandt eles tinham conseguido derrotar o Eurico.E agora teremos que aguentam mais 2 anos e meio esse cara.

  • Telmo

    Eu havia dito que a diretoria ficou iludida com o campeonato de 2015.
    Agora tenho certeza que o treinador e os atletas também acreditaram em papai noel.
    É um dos piores elencos que o Vasco já teve.
    E para piorar , por exemplo , trouxeram da base o Yago que é um péssimo jogador e me faz lembrar dos tempos de Marlone (o pior jogador que a imprensa carioca exaltou).
    Ele foi esquecido no Cruzeiro e agora no Fluminense.
    Nossa categoria de base quando revela um jogador , o mesmo é vendido imediatamente para o exterior.
    O jogo de ontem é para ser esquecido….igual contra Galo , era para tomarmos de 7 igual a Alemanha fez conosco.
    Contra o Atlético PR deve ser ainda pior…eles estão lider e vão nos humilhar novamente.
    Se não mudar o elenco , vamos com certeza para a série B…e a torcida vai diminuir ainda mais nos estádios.
    Ontem foram aprox. 3000 corajosos em São januário.
    A torcida vaiou o tempo todo ontem com razão.
    Eu a partir de ontem , não vou assistir mais jogos do Vasco se não houver mudanças radicais.
    Eurico ainda dá tempo…quantidade não significa qualidade…
    Mande todos embora e fique apenas com o Martin.

  • Jorge

    Garone… Por que contrataram Diguinho? Pelo amor de Deus… O Vasco tem que se desfazer de Bernardo, Marcinho, Anderson Salles (zagueiro baixo demais), Nei, Yago, Jonh Clei, Yago, Thalles

  • Esses merdas que torcem para o Flamengo ,como sempre estão se preocupando demais com o nosso VASCO e se esquecem de que o Flamengo ainda não ganhou de n inguém.

  • ninguém

  • Cláudio Dias

    Garone, Pensei que só eu conseguia ver que esses laterais não tem a menor condição de serem reservas do Vasco, Titulares então nem pensar, Para quem já teve Filipe, Mazinho…, pela esquerda, e Paulo Roberto, Luiz Carlos Winc…, Pela Direita é difícil ter que aturar, esses caras, Já está virando Trauma depois de Diego e Marcio Careca na esquerda, e Ney pela direita, volta a passar um filme de terror, e para quem está com o orçamento apertado contratar Diguinho, é o mesmo que rasgar dinheiro, e ai eu digo “Cadê o Respeito?”

  • Horlando Rocha

    Tira tudo nessa porraaaaa.olha cristiano nao acerta um cruzamento,madson tem velocidade mas nao acerta um cruzamento.Diguinho nao gostei . Rafael Silva nao chega mais na área.Dagoberto ainda nao estreou.julio dos santos muito lento.Guinazu marca bem mas é pesado.luan ra ficando atabalhoado depois daquela jogada de ontem com a ponte preta . Então o tume do Vasco ta todo acabado e o q podia salvar seria a coletividade mas nem isso ta tendo mais . Então acaba com esse time e arruma outro.e olha q sou Vascaino mas to sendo realista pq eu passei muita raiva assistindo aquele jogo contra a ponte preta . saudações Vascainas.

MaisRecentes

Memórias do Morumbi



Continue Lendo

Rescisão de Julio dos Santos com o Vasco é publicada no BID



Continue Lendo

O silêncio dos inocentes



Continue Lendo