Dois times brasileiros já venceram o Barcelona por mais de três gols de diferença



Messi fez dois na vitória sobre o Bayern (Foto: AFP)

Messi fez dois na vitória sobre o Bayern (Foto: AFP)

Na próxima semana, o Bayern de Munique terá a difícil missão de vencer o Barcelona por mais de três gols de diferença para avançar na Liga dos Campeões sem a necessidade de prorrogação. Curiosamente, a última vez que os catalães foram derrotados por um placar tão elástico, foi exatamente contra os alemães.

Tarefa complicada, mas não impossível. Aliás, dois clubes brasileiros já alcançaram tal feito na história. Vasco e Santos são as equipes do Brasil responsáveis por vencerem o Barça com uma diferença de quatro ou mais gols. Nem mesmo a Seleção Brasileira, que já enfrentou os espanhóis em duas oportunidades, conseguiu uma vitória tão expressiva. Pelo contrário, empatou os dois jogos, em 34 e 99.

Time do Vasco de 57 que venceu o Barcelona por 7 a 2 (Foto: Divulgação/Site Oficial do Vasco)

Time do Vasco de 57 que venceu o Barcelona por 7 a 2 (Foto: Divulgação/Site Oficial do Vasco)

Em 1957, os vascaínos aplicaram uma das maiores goleadas da história dos culés. O 7 a 2 no placar foi construído com três gols de Laerte, Vavá, duas vezes, Válter Marciano e Wilson Moreira. Villaverde e Martínez descontaram.

Dois anos após o massacre cruz-maltino, o Santos de Pelé foi até o Camp Nou – recém construído – e ‘presentou’ a torcida com outro atropelo: 5 a 1, com dois do Rei, dois de Dorval e um de Coutinho. Evaristo de Macedo, que também estava em campo na goleada do time de São Januário, descontou para os donos da casa.

Pelé marcou duas vezes em goleada do Santos sobre o Barcelona (Foto: Reprodução/Acervo Santista)

Pelé marcou duas vezes em goleada do Santos sobre o Barcelona (Foto: Reprodução/Acervo Santista)

Em 92, o São Paulo também goleou o Barcelona, porém, com um placar que atualmente não interessa ao Bayern: 4 a 1, em partida válida pelo Torneio Tereza Herrera, da Espanha. Três dias depois, pelo Torneio de Sevilla, nova derrota para o Vasco: 3 a 1, com gols do atacante Júnior, do lateral Luís Carlos Winck e do ídolo Edmundo.

Em 53 confrontos contra clubes brasileiros, o Barça saiu derrotado em 21, venceu 20 e empatou 12 vezes. Corinthians, Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Internacional – esse na decisão do Mundial de Clubes -, foram as outras equipes a triunfarem sobre a ‘máquina espanhola’.

FICHA DA GOLEADA DO VASCO:

BARCELONA 2 X 7 VASCO
Data: 23/06/1957
Estádio: Les Corts – Barcelona (ESP)
Árbitro: Gómez Contreras (ESP)
Gols: Laerte 3/1ºT (VAS), Vavá 6/1ºT (VAS), Laerte 11/1ºT (VAS), Vavá 6/2ºT (VAS), Villaverde 10/2ºT (BAR), Laerte 27/2ºT (VAS), Válter 35/2ºT (VAS), Martínez 36/2ºT (BAR) e Wilson Moreira 2ºT (VAS)

BARCELONA-ESP: Ramallets, Olivella, Brugué (Rodri), Segarra, Vergés (Gracia), Flotats, Basora (Tejada), Villaverde, Martínez, Evaristo e Hermes González. Técnico: Doménec Balmanya.

VASCO: Carlos Alberto, Dario, Viana, Laerte, Orlando, Ortunho, Sabará, Livinho, Vavá (Wilson Moreira), Válter e Pinga. Técnico: Martim Francisco.

FICHA DA GOLEADA DO SANTOS:

BARCELONA 1 x 5 Santos
Data: 28/06/1959
Local: Camp Nou – Barcelona (ESP)
Gols: Pelé 56′ e 71′, Dorval 4′ e 74′ e Coutinho 10′; Evaristo de Macedo 15′.

Barcelona: Larraz; Rife e Bartoli; Pinto (Martínez), Verges e Recaman; Villaverde (Hermes), Kocsis, Evaristo, Ribelles e Czibor.

Santos: Lalá; Pavão (Formiga) e Mourão; Getúlio, Ramiro e Zito; Dorval (Alfredinho), Jair Rosa Pinto (Álvaro), Coutinho, Pelé (Afonsinho) e Pepe.

FACEBOOK – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
TWITTER – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • O São Paulo em 1992 ganhou do Barcelona por 4×0 , não me lembro se no torneio Tereza Herrera ou Ramon de Caranza … e que antecedeu o titulo mundial no mesmo ano contra o mesmo Barcelona.

    • André Schmidt

      Venceu por 4 a 1, na verdade, está no penúltimo parágrafo. Abraço!

      • Fabio

        Em 2016 vai ser a vez do Mengão golear o grande Barça! Quem viver, verá !!!

        • só se for no fifa e jogando ainda com um criança.kkkk

          • Patrick Castro

            HUhasuhauhshuashuahusahusauhashuasuhasuhasuhsauhsauhahusauhasuhasuhasuhashusa
            risos eternos

  • Aldair

    Barcelona só passou a meter medo depois que (infelizmente) nosso craques começaram a ir para o exterior.Nessa época eram pouquissimos que se aventuram fora do país,pois os jogadores amavam jogar aqui.Hoje o moleque marrento nem bem chega ao profissional e já está com o pensamento na Europa.Aqueles “meninos” de antigamente infelizmente não existe mais e sim um bando de gananciosos de pais loucos por dinheiro fácil,empresários como Wagner Ribeiro que não tem ética nem dignidade para com o clube formador e “meninos” sem amor a pátria,cada vez menos comprometidos com o país de origem,alienação total e só se importando com loiras e carrões importados.Muitas das vezes dá errado e não é mais novidades,Milleres,Josimares,Adrianos,Perivaldos,Marinhos e muitos outros “chorando” e dizendo que não soube guardar grana.Sinceramente? Eu não tô nem aí quando vejo um cara desses ferrados,pois na hora que estão por cima nem liga pra ninguem,até familia eles esquecem.Sou santista roxo e por incrivel que pareça ainda vejo no meu clube um carinho especial dos jogadores pelo SAntos e pelos ex jogadores,coisa que em outros clubes acabou.

    • Thiago Torres

      otimo comentario, é exatamente o que penso, se o brasileiro se importasse mais pelo amor ao futebol e nao o amor ao dinheiro e a fama, com certeza o Brasil continuaria sendo uma potencia do futebol como foi antes da decada de 80, porem, é do brasileiro sempre se rebaixar, e rebaixar nosso país, não somos nem um pouco patriotas, mas se fossemos, ninguem seguraria os times brasileiros, pode ter certeza. Mas no momento, quando o jogador completa 17 anos, o mesmo ja esta vendido para algum time Europeu, sem nome, sem fama, mas que tenha dinheiro para molhar a mão da corja de empresarios.

  • sidnei

    e botafogo

  • Cosme

    O São Paulo já enfiou 4 x 0 no Barcelona, não me lembro se foi no Tereza Herrera, ou Ramon de Carranza,.. isso em 92 ou 93 se estou certo!

    • André Schmidt

      4 a 1, está no texto. Abraço!

      • S.PAULO VENCEU BARCELONA 4X1…E REAL MADRID POR 4X0….COM CERTEZA…. DEPOIS, VENCEU BARÇA NA DECISAO DO MUNDIAL POR 2X1………

  • Marco Ribeiro

    O Corinthians nunca perdeu do Barçelona. Foram 4 jogos, 4 vitórias do Timão, e todas no exterior……

    • Davi

      Vai la jogar agora então? vão tomar de 10 .
      vai mané fanático.

      • Thiago Torres

        o importante é a historia, ou voce acha que o barça se tornou barça de um dia para o outro?? e nessa historia do barça, o CORINTHIANS venceu eles, nao adianta chorar kkkk vai reclamar com a historia

  • e da lhe esse velho matos de titular nao tem jeito esse tem cadeira cativa mesmo com todos treinadores pqp viu!! time so piorou depois que ele voltou, mas nao o palestrante prefere um time que jogue 90 min dando chutao pra frente, sera q nao enxerga falta qualidade na saida de bola com zagueiros e volante fraco q temos. Tem que começar por pressao em cima desse cancer chamado marcelo matos joga nada e ganha muito! com salario dele dava pra trazer um felipe gabriel acordem

  • jonis

    Tamos querendo ver se algum time brasileiro goleiam agora,nesta decada.Passado eh passado

  • wladimir

    qual time brasileiro já ganhou um mundial de clubes do barcelona? hum o melhor, o soberano

  • Cristiano

    MENTIROSO …em junho de 1959. Jogando em pleno Estádio Camp Nou em Barcelona, o Corinthians goleou o time catalão por 5 x 3 (Ficha técnica abaixo)

    Data: quarta-feira24 de junho de 1959
    Local: Estádio Camp Nou (Barcelona- Espanha)
    Árbitro: Gomes Contreras (Espanha)
    Gols: Evaristo 27, Luizinho 28, Czibor 30, Bataglia 1, Índio 4, Tite 41, Evaristo (pênalti) 43 do 2º tempo.

    Corinthians : Gilmar, Oreco, Olavo, Walmir, Goiano, Roberto, Bataglia, Luizinho (Joãozinho), Índio, Rafael (Benedito). Técnico: Sylvio Pirillo
    Barcelona: Ramallets, Olivella, Rodri Gracia, Segarra, Gensana, Goicolea, Tejada, Kubala, Evaristo, Luis Suárez, Czibor.

    • André Schmidt

      Sim, mas 5 a 3 não é diferença de mais de 3 três gols, mas sim de dois. Abraço!

      • CJ

        Corintiano né… Difícil fazer continha de 5-3….

        • Marco Ribeiro

          Não generaliza…..

  • Kleber

    O São Paulo ganhou de 4×1, se não me engano em 1992. Tereza Herrera

  • Acho que não pesquisaram muito ;SÃO PAULO F.C. 4 X 1 F.C. BARCELONA – TEREZA HERRERA TOURNAMENT 1992

    SUPER SÃO PAULO DE TELE

    • luiz

      Mais que 3 é 4.. e 4 a 1 são 3 gols de diferença e não 4. Darrr

  • Acho que não pesquisaram muito ;SÃO PAULO F.C. 4 X 1 F.C. BARCELONA – TEREZA HERRERA TOURNAMENT 1992

    SUPER SÃO PAULO DE TELE

    • André Schmidt

      A vitória do São Paulo está no penúltimo parágrafo, só que não foi por mais de 3 gols de diferença. Abraço!

  • barony

    quando o barcelona era morto é fácil quero ver agora tira onda !

  • O CAVERNOSO

    Num torneio na Venezuela em 1953 o CORINTHIANS foi campeão, o torneio foi em dois turnos e o Timão levou a chamada pequena taça do mundo invicto, na verdade a taça tem o nome de um pres.do país, participaram, seleção da Venezuela, Barcelona e a Roma o Corinthians não perdeu pra ninguém e foi Campeão, o torneio foi na Venezuela.

  • O Santos, foi grande, ganhou! Mas agora é pequeno perto do Barcelona. Final Mundial de Clubes, Barça 4 x 0 e depois no Camp Nun, Barça 8 x 0. Então manda, estes times que foram citados, ir lá ou o barça vir aqui. Quero ver quem consegui ganhar? Vai sair igual ao Boatengue, dor nas costas!

    • LUCIANO

      Peixe é o maior e maior goleador brasileiro…. se ele for pequeno nem imagino seu time… tri libertadores 21 paulistas 8 brasileiros… etc

      • LUCIANO

        2 mundiais

  • Derli

    Vascao ta podendo

  • ODILON SILVA = RJ

    Isso que é um passado bonito, soberano, inabalável, simplismente incoparável, VASCÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

    • Fabio

      pronto pra mais 10 de escuridão e lanterna?

  • Que mania o VASCO tem de meter 7 gols em clubes pequenos. / + /

  • Paulo Jr

    Esse mesmo Vasco foi campeão Intercontinental vencendo outro time espanhol e considerado o melhor do mundo na época, o Real Madrid.

  • carlos Barroso

    O Botafogo também, Barcelona é freguês do Botafogo, já vencemos 2 torneios sobre eles. A ficha abaixo é da final da Pequena Copa do Mundo, realizada em Caracas:
    BOTAFOGO 3 x 2 BARCELONA

    Data: 31 / 01 / 1967

    Local: Estádio Olímpico (Caracas)

    Público: 25.000

    Árbitro: Rodolfo Isaia

    Gols: Aírton Beleza, aos 14’ (1° tempo); Gérson, aos 35’ e Paulo Cézar, aos 40’, Silva (2), aos 41’ e 44’ (este de pênalti)

    Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho e Gérson; Edinho (Rogério), Roberto, Aírton Beleza (Sicupira) e Paulo Cézar. Técnico: Admildo Chirol

    Barcelona: Reina, Benítez, Eladio, Müller e Olivella; Borrás e Fusté; Rife, Zaldúa (Pereda), Silva e Seminario (Zavalla). Técnico: Roque Olsen

  • afonso paradela

    Bd Nada a com essa notícia mas foi uma forma de me opinar sobre um jogador camisa ( 10 ) , para atuar no CR Vasco da Gama um camisa 10 nato 25 anos com passagem por outros Clubes , Bom , Bonito e Barato Raphael Luz do Cuiabá de ontem acabou com a festa do Club do Remo do Pará , Olho nele Dr Eurico Miranda , Saudações Vascainas !!! Blog do Garone .

MaisRecentes

O rejuvenescimento do Vasco



Continue Lendo

Vasco contrata zagueiro para o sub-20



Continue Lendo

Paulinho ganha onze posições no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo