Distância



Torcida do Vasco lotou São Januário (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Torcida do Vasco lotou São Januário (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

São duas da madrugada e Fábio já está acordado. Chegou o dia que sonhou por anos. Após muito relutar, finalmente havia decidido pegar o carro, reunir os amigos e partir de Curitiba para o Rio de Janeiro.

A decisão veio após o título carioca do Vasco. Na verdade, uma aposta impulsionou a viagem. Se o título viesse, ele e seus parceiros encarariam 13 horas de estrada para finalmente conhecer a Colina Sagrada.

A distância é grande, mas o atraso talvez seja maior do que esperava. Fábio e seus parceiros chegam 15 anos atrasados para ver o Vasco que tanto lhes encantou na infância. Aquele, que não exigia respeito, impunha, não está mais por lá.

O gol do Palmeiras com três minutos não tira sua esperança.

‘- Já vi esse jogo, pode fazer três que a gente vira’, brada o bravo vascaíno paranaense. Também pudera, afinal, após tantas horas dirigindo e tantos anos sonhando, perder a fé após 180 segundos seria algo incompreensível.

Porém, sua profecia dos três gols se concretiza, e a fé, que parecia justa, torna-se utópica. Os velhos companheiros se entreolham no intervalo como se buscassem uma razão para estarem ali ou talvez uma resposta para a pergunta que pairava em suas cabeças: ‘Por que logo hoje?’.

Desolado, começa a me contar sua saga. Fala que sempre quis vir a São Januário, mas sempre faltou tempo e dinheiro.

‘- Se esses caras soubessem o que a gente faz para acompanhar o nosso clube de coração, eles não perderiam assim. Vim ver o Vasco e saio daqui com a sensação de que ainda não o conheço. Isso aí não é.’, diz emocionado.

A torcida na etapa final já era para que a humilhação não fosse ainda maior. Por isso, comemorou a primeira defesa de Jordi como se fosse um título. Aplaudiu efusivamente a entrada de Riascos, assim como vaiou quando o sistema de som falou o nome de Aislan.

Fábio tinha mais 45 minutos para buscar algo parecido com o que o fez encarar mais de meio dia sentado dentro de um carro. Mas isso também lhe foi privado.

‘- Meio dia? Mais, ainda tem a volta. Vamos voltar hoje, precisamos trabalhar amanhã. Folga vão ter os jogadores, eu não. Meu dia de folga era hoje e vim pra cá. Nunca mais eu volto!’, esbraveja o torcedor.

Em meio ao caos que era o time em campo, o gol do colombiano ao menos arranca o primeiro sorriso do curitibano após o apito inicial. E abastece até aquela fé perdida.

‘- Se fizer o segundo já melhora, hein? De repente um empatezinho…’, diz. E eu concordo com a cabeça, sem jeito de lhe dizer que é melhor torcer para não sofrer o quinto. O tempo corre, e o discurso vai voltando à realidade.

‘- Se fizer o segundo pelo menos fica menos feio’. Agora sim concordo de verdade, mas sigo torcendo pelo apito final.

O jogo termina e o frustrado cruz-maltino já não tem nem mais forças para reclamar dos jogadores que deixam o gramado.

‘- Nem sinto mais raiva, só decepção. Não vale a pena se aborrecer’, desabafa para si mesmo.

Antes de ir, pede para eu bater uma foto dele com os amigos. Mas sem o placar no fundo. Quer o registro do lugar, da aventura, dos parceiros, do dia, mas não do jogo. Puxa do fundo um sorriso, mais pelas companhias do que pelo Vasco que não viu.

‘- Valeu, a gente se esbarra por aí.’, diz enquanto desce as arquibancadas.

‘- Ué? Não falou que não vinha mais?’, eu pergunto.

‘- Ainda quero vir ver o Vasco, esses aí ficaram me devendo. Pelo menos aprendi o caminho, espero que o clube também ache o seu’, diz Fábio.

E parte para mais 13 horas de estrada de volta… Tão distante quanto o Vasco de si mesmo.



  • claudinei

    Time patético!

    • ivo lopes

      time patético,presidente babaca

  • Daniel Mendes Fernandes

    Não sei mesmo mais o que falar sobre o Vasco.
    A gente pode recorrer a ideologias de profissionalismo no futebol, a de repente entrar na bravataria do Eurico alimentado o jogo que ele faz ou até ressuscitar os jargões sintetizados no jargão maior de “o sentimento não pode parar”.
    Mas tudo isso não passará breves suspiros.
    A torcida segue de mãos atadas e o Vasco depende – se é que isso ainda existe lá – dos mesmos vascaínos de sempre, os velhos beneméritos, que não sabemos se estão dispostos e têm condições reais (poder, dinheiro, influência) para fazer algo.
    O que me resta é pedir: caros velhos anciãos, por favor, pelo amor que tem a Deus e a mãe de cada um de vocês, se juntem, anulem as diferenças e tirem o Vasco da lama.
    Pelo amor de Deus!!!!!!!!!!

    • PALMERENSE

      Sou Palmeirense e compartilho da dor de vcs,passamos muito por isso e se não fosse um Palmeirense fanático e honesto nosso presidente estaríamos brigando no Z4 também ,e olha que a máfia italiana de conselheiros tentaram derrubá-lo de todas as maneiras.Desejo a vcs a mesma sorte que tivemos,que um presidente fanático e honesto assuma e escurrasse essa corja de parasitas de São Januário e devolva o Vasco ao seu lugar.

      • Daniel Mendes Fernandes

        Fanático, honesto e com poder. Se for um fraco só piora.

  • Giovani Crvg

    Jogadores pateticos. Entram a 110 enquanto os adversarios entram a 220. Jogam com medinho. Não tem a pele vascaina. Não conseguem se impor em Casa. Tipo, AQUI E´MINHA CASA, QUEM MANDA SOU EU. Por isso, vivemos pagando micos com 5x 0 Avai, 4×0, etc….4×1…

  • José Amorim

    Infelizmente o sr. eumerda está conseguindo ser pior que o estalinho. Também pudera. Contratar Andrezinho, Herrera, Julio Cesar, Diguinho, Marcinho, Riascos, Dagoberto, Chistiano, todos encostados, só podia dar no que está dando, ou seja, vergonha ao torcedor. Até o Martin Silva resolveu parar de jogar bola. Está na hora de mandar embora o técnico, Talles, Martin Silva, Jordi, Charles…, melhor manda todo time embora. Em seguida essa diretoria de “bosta” pede demissão, convoca-se novas eleições e enquanto isso, coloca o time juvenil para jogar e ganhar experiência, pois a 3ª queda é bem proválvel pelo futebol apresentado até o momento.

  • carlos

    presidente,sem vergonha,time,sem vergonha,pessoas q estão querendo afundar o vasco mais uma vez,sem vergonha,o meu pensamento no momento é muita tristeza,o vacilão e falastrão, fala q o respeito voltou,esse rapaz tem q calar a boca,colocar um treinador,e um time decente,para honrar a camisa e a história do vasco,essa cambada de pilantra,mequetrefe,até quando vamos aturar isso,e ainda tem gente q gosta disso tudo q esta acontecendo,onde vamos parar

  • Carlos

    Você, blogueiro ou jornalista sei lá, deveria falar para esses “pobres torcedores paranaenses” que apoiou a volta do Sr. Eurico Miranda e sua nefasta diretoria e portanto é tb responsável por essa MERDA de time, responsável por essa administração retrograda que alugou o Vasco para empresários VAGABUNDOS por seus “jogadores” do Olaria na vitrine para depois revende-los pra quem quer que seja!!!! A conta chegou e agora é muito fácil por texto bonitinho na net pedindo o “Vasco de Volta” quando na verdade teria de usar esse espaço para no minimo pedir desculpa pela merda que fez.

  • Alexandre F.G.

    E “o respeito voltou, ponto”! Mas aonde?
    Vou continuar afirmando… se o elenco é ruim, a culpa é de quem?
    Enquanto o ‘rei’ estiver lá vai ser isso, humilhações e se contentando com migalhas (como o campeonato estadual do RJ)… infelizmente é a realidade!

  • marco

    Boa Segunda amigos Vascaídos,

    primeiramente e com todo o Respeito gostaria de dizer o quanto o anão da colina é medíocre, o quanto é um time ridículo, horroroso, bisonho. Mas digo isso sem é claro perder o respeito que voltou…kkkk

    Vocês tem que ter calma, vão vir reforços, segundo Eumico o Messi tá 90% já e o Neymar 80%..kkkkkkkk

    O técnico de vocês é bom demais. O cara tá revolucionando o futebol, os jogadores que não entendem o novo esquema tático “Zebra” que consiste em uma formação diferente no campo: Ataque, buraco gigante, meio de campo, buraco imenso e defesa. kkkkkkk

    E a torcida, o que falar da torcida, uma festa tão bonita, o “caldeirão” kkkkk lotado, pagaram para ir ver o Vascaído x Palmeiras e ficaram, quer dizer muitos ficaram até o final, quando nem Eumico presidente do clube aguentou ver aquela porcaria em campo, na metade do segundo tempo já se mandou. E a cara da torcida após o terceiro gol? impagável!!! Já tinham visceinas chorando antes do intervalo..kkkkk

    Espero que o Eumico continue no comando do Vascaído por muitos anos, fazendo este bom serviço que vem fazendo, assim, este ano cai novamente e já fica na segunda de vez..kkkk

    Grande hoje em dia na colina só a Piada!!!!

    Abraços para todas os Vascaídos e visceinas

    PS: Mais uma pergunta.. De quanto vocês acham que o Vascaído vai apanhar no próximo jogo? kkkkkk

    • Kadu Mascarenhas

      E vc vai tomar no olho do teu cú, seu safado de merda…escroto…

      • marco

        Você acha que o Corinthians vai meter 4 ou mais em vocês? Olha eu aposto em 5…

        • Percy Santos

          taś apostando quem? teu pai ou tua mãe? até pq mulambo só tem isso pra apostar, seu cretino

    • Daniel Mendes Fernandes

      O interessante seria se vc fosse macho o suficiente para falar isso face-to-face.

    • Percy Santos

      de ti que não vai ser marco, pq vc é um cavalo manco e bichado, e portanto não bate em ninguém

  • Bruno

    Sou palmeirense, mas gosto muito do Vasco (não por causa dessa união das TO’s), por causa dos grandes duelos que tivemos contra eles. Infelizmente Palmeiras e Vasco tem deslizado muito esses anos, mas espero que o Gigante da Colina se reerga, assim como o Palmeiras possa retornar as grandes fases.

    • Kadu Mascarenhas

      Obrigado cara, está foda de aturar a provocação desses idiotas, não conhecem a história desses grandes times. Espero que se recuperem logo.

      • marco

        Conhecemos sim, ambos são bi-rebaixados..kkk

        Mas o VasCÚ vai ser tri primeiro..kkkkk

        • Percy Santos

          conhecemos tbm o chiqueiro da tua casa, marco idiota

  • Giovani Crvg

    NÃO ACREDITO QUE JOINVILLE, CORITIBA, GOIAS, AVAI E FIGUEIRENSE FAÇAM MAIS PONTOS QUE O VASCO NESSE BR.

    • marco

      Pode acreditar que vai acontecer. Vascaido na segundona 2016!!!

      O bom é que como já foram rebaixados 2x a torcida já esta até acostumada.

      Time pequeno é assim mesmo, sobe um ano, cai no ano seguinte..

      Time do vascaído = Golfinho Sobe faz uma graça mas logo cai de novo..kkkk

      Chupem visceinas e vascaidas

      • Adriano Mzt

        vai tomar no seu cu marco, seu viadinho! vaza daqui

        • marco

          Não fique nervoso Vascaído.

          Eu não tenho culpa de você torcer para um time pequeno, com um elenco medíocre, com um técnico ridículo e com um presidente que não vale nada e só envergonha os torcedores, promete R10 e trás Andrezinho. kkkk

          Não tenho culpa de vocês frequentarem a segundona 2x indo para a terceira.

          Não tenho culpa se você insiste em acreditar neste teu timinho que já virou chacota.

          Mas não quero ofender, como falo em todos os meus posts em relação as VasCÚ, todos os meus comentários aqui são feitos no maior RESPEITO, que o Eumico trouxe de volta..kkkkk

          Enfim grande na colina só a piada mesmo!!! kkkkkk

          E se você sentir que seu dia hoje está inútil, se console lembrando que o time do Vascú treina todo dia…kkkkkkkkkkkk

          Quanto a ir tomar no cú não vou não, mas sei que o Vasco vai tomar no cú mesmo caindo de novo para a segunda divisão. kkkk

          • Percy Santos

            marco imbecil, cretino

      • Kadu Mascarenhas

        Pequeno é o teu pau, que não satisfaz nem tua mulher, que por sinal está doida pra dar pra mim de novo. Vai se fuder seu arrombado.

        • marco

          Ficou nervoso de novo?

          Já vi que vocês é um daqueles que acha que o Vascaído mesmo sendo bi-rebaixado, tendo um elenco medíocre, um presidente bisonho e não ganhado nada além de um carioca uma vez na vida e outra na morte se ilude achando que seu time é grande.

          Mas tudo bem entendo seu nervoso, a verdade doi mesmo.

          Boa segunda

          • Percy Santos

            marco monte de bosta… é por isso que o Brasil não vai pra frente, com esses vagabundos = a vc!

  • Thiago

    Texto memorável, jogo pra ser esquecido.

  • nao

    Belo texto

  • Carlos Alberto Moutinho

    O que aconteceu ! ? Não jogamos e assistimos os adversários jogarem ! Aonde estava o nosso meio campo , os espaços estavam a mercê dos adversários . Andresinho , Sales , Aislan , escorregam em sequência e o Martin , sem ritmo ,
    falham . Assim foi do primeiro ao quarto gol ! Todos perdidos em campo ! Herrera , ” não é di conforça ” é um leve toque !.

    • marco

      O que aconteceu? Fácil responder. Vascaindo sendo o Vascaindo..rsrs

      • Percy Santos

        Mas esse tal de marco é um imbecil mesmo, sai fora sobre urubu canalha!

MaisRecentes

Caio Monteiro marca seus primeiros pontos no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

A zona vascaína



Continue Lendo

O ‘novo’ Nenê



Continue Lendo