Dez ex-vascaínos que atuaram por Real Madrid e Barcelona



Romário em ação pelo Barça (Foto: Site do Barcelona)

Romário em ação pelo Barça (Foto: Site do Barcelona)

Neste sábado, Real Madrid e Barcelona fazem o primeiro grande clássico espanhol da temporada. E o Vasco com isso?! Além dos históricos confrontos contra as equipes espanholas, principalmente durante as décadas de 40, 50 e 60, o Cruz-Maltino compartilhou também com madridistas e catalães alguns grandes craques – e outros nem tanto – durante sua história.

Ao total, dez jogadores com passagem por São Januário defenderam Real ou Barça em suas carreiras. Uns, mais prestigiados, casos de Romário e Sonny Anderson, outros nem tanto, como César Prates.

Confira a lista:

– Jaguaré – Primeiro e único goleiro brasileiro a defender o Barcelona, Jaguaré inciou sua carreira no Vasco em 1928 e se transferiu para o time espanhol em 1931. Era um dos pilares do Camisas Negras, time que fez história em São Januário.

– Fausto – O Maravilha Negra, chegou ao Vasco no mesmo ano que Jaguaré surgiu e, junto com o goleiro, três anos depois, também partiu para Barcelona. O volante disputou também uma Copa do Mundo pelo Brasil em 1930.

– Silva – Grande artilheiro do Vasco na década de 70, antes do surgimento de Roberto Dinamite, Silva, o ‘Batuta’, defendeu a camisa catalã, antes de chegar à Colina, durante a temporada 1966/1967.

– Roberto Dinamite – Maior artilheiro da história do Vasco, Roberto teve passagem discreta pelo Barcelona em 1979/80.

– Ricardo Rocha – Capitão no tricampeonato carioca do Vasco em 94 – mesmo ano em que fez parte do grupo tetracampeão mundial do Brasil -, o zagueiro defendeu o Real Madrid entre 1991 e 1993.

– Vítor – Chegou à Madrid no mesmo ano em que Ricardo Rocha retornou ao Brasil. Ficou por lá apenas uma temporada. Em 98, conquistou a Libertadores pelo Vasco.

– Romário – Revelado pelo Vasco em 85, foi para a Europa em 88. Em 93, deixou o PSV e acertou com o Barcelona. O Baixinho precisou apenas de duas temporadas para se tornar uma dos maiores atacantes da história do clube.

– Sonny Anderson – Surgiu no Vasco com apenas 17 anos, mas brilhou mesmo no futebol europeu. É ídolo do Monaco e do Lyon, ambos da França, e entre 97 e 99, defendeu o Barça ao lado de craques como Ronaldo e Rivaldo.

– César Prates – Campeão Brasileiro pelo Vasco em 97, o lateral teve uma rápida passagem pelo Real Madrid B antes de chegar à São Januário.

– Petkovic – Poucos sabem mas o sérvio atuou ao lado de Eto’o no Real Madrid B e em algumas poucas partidas do time principal madridista, entre 95 e 97. Pelo Vasco, conquistou o Carioca de 2003.



  • Joel Melo dos Santos

    Veja onde acredita que cada clube vá terminar no Brasilerão

MaisRecentes

Escudero é regularizado pelo Vasco



Continue Lendo

Vasco empresta meia para time potiguar



Continue Lendo

Vasco contrata mais dois reforços para o sub-20



Continue Lendo