De Tostão a Edmundo: relembre jogadores que atuaram por Vasco e Cruzeiro



Edmundo perdeu pênalti contra o Vasco em 2001 (Foto: Eugênio Sávio)

Edmundo perdeu pênalti contra o Vasco em 2001 (Foto: Eugênio Sávio)

A camisa preta com faixa branca diagonal e Cruz de Malta no peito nem de longe se parece com o azul celeste do Cruzeiro. Porém, por diversas vezes as cores dos clubes vestiram os mesmos jogadores. Não ao mesmo tempo, mas com o mesmo suor.

A lista de atletas que atuaram pela Raposa e pelo Cruz-Maltino é extensa e conta com craques históricos do futebol brasileiro. De Tostão a Edmundo, passando por Palhinha e Donizete, grandes futebolistas tiveram a honra de vestir dois dos mais importantes mantos do esporte nacional.

No atual elenco cruzeirense, Fábio, Dedé e Alisson conhecem bem o clube carioca. Já no plantel vascaíno, Charles, Riascos e Dagol são os ‘vira-casacas’ do grupo.

Dedé é ídolo no Vasco e hoje atua no Cruzeiro (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

Dedé é ídolo no Vasco e hoje atua no Cruzeiro (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

Confira a seleção feita pelo blog só com jogadores que atuaram pelos dois times durante suas carreiras:

1 – Fábio – Com passagem pela base do Cruzeiro, o goleiro chegou em seu último ano de júnior ao Vasco, em 2000. Foi campeão carioca em 2003, chegou a Seleção Brasileira, e retornou a Raposa em 2005, em negociação que envolveu a ida de Alex Dias para o clube de São Januário.

2 – Paulo Roberto – Campeão da Supercopa da Libertadores, em 92, e da Copa do Brasil, em 93, pelo Cruzeiro, o lateral atuou no Vasco de 1986 à 1989, conquistando dois Cariocas.

3 – Dedé – Um dos maiores ídolos da história recente do Vasco, o zagueiro atualmente defende o Cruzeiro.

4 – Brito – Tricampeão do mundo pela Seleção em 1970, o defensor passou a maior parte de sua carreira em São Januário, onde venceu o Rio-São Paulo de 1966. Vestiu a camisa do Cruzeiro no ano da conquista histórica do Brasil na Copa do México.

5 – Marco Antônio Boiadeiro – Campeão por onde passou, o meia ergueu a taça do Brasileiro de 89 pelo Vasco e duas Supercopas da Libertadores – 91/92 – pela Raposa, além da Copa do Brasil de 93.

6 – Gilberto – Campeão da Recopa de 98 pelo Cruzeiro, o lateral – que depois virou meia -, conquistou também o Brasileiro e a Mercosul, ambas em 2000, pelo Vasco. Entre 2009 e 2011 voltou a defender a Raposa.

Donizete e Bebeto também atuaram nos dois clubes (Foto: Reprodução)

Donizete e Bebeto também atuaram nos dois clubes (Foto: Reprodução)

7 – Bebeto – Campeão brasileiro pelo Vasco em 89, o Baianinho teve curtíssima passagem pelo Cruzeiro em 97, quando foi contratado apenas para a final do Mundial de Clubes daquele ano, contra o Borussia Dortmund, assim como o zagueiro Gonçalves e o atacante Donizete.

8 – Ramón – Revelado no Cruzeiro, o meia viveu o ápice de sua carreira no fim da década de 90 pelo Vasco, conquistando um Brasileiro (97) e uma Libertadores (98) pelo clube.

9 – Tostão – Um dos grandes craques da Seleção de 70, Tostão é um imortal na galeria de ídolos do Cruzeiro. Porém, em São Januário, onde atuou entre 72 e 73, deixou uma grande frustração entre os torcedores ao encerrar precocemente sua carreira após poucas partidas pelo Cruz-Maltino.

10 – Edmundo – Um dos maiores ídolos da história do Vasco, Edmundo teve passagem rápida e conturbada pelo Cruzeiro em 2001. Vestindo a camisa da equipe mineira, o Animal perdeu um pênalti contra seu ex-clube e acabou tendo o contrato rescindido horas depois.

11 – Palhinha – Ídolo cruzeirense, o atacante foi artilheiro na conquista da Libertadores de 1976, com 13 gols, um recorde até hoje entre os jogadores brasileiros em uma única edição da competição. No Vasco, teve rápida passagem em 1982.

Tostão é o maior ídolo da história do Cruzeiro (Foto: Reprodução)

Tostão é o maior ídolo da história do Cruzeiro (Foto: Reprodução)



  • Jose Antonio

    Nação Rubro Negra 67 mil ingressos esgotados >Fico analisando a cabeça do torcedor arco-iris, aquele “ANTI” Meu Deus que torcida maravilhosa é essa em qualquer lugar do Brasil. Vamos fazer uma campanha para a construção do Estádio ARTUR ANTUNES COIMBRA-Arena ZICO . (150 mil torcedores )Façam que a nação rubro negra paga /banca e em dia . Saudações rubro negras.

  • Bruno faa

    que bobão !

  • Bruno faa

    Qual presídio vc se encontra..otário ?

  • teixeirinha

    Antonieta a louca

MaisRecentes

O vaivém do Vasco para 2018



Continue Lendo

Sub-23: Vasco acerta com mais dois jogadores do São Gonçalo



Continue Lendo

Desábato será o 34º estrangeiro a defender o Vasco neste século



Continue Lendo