De Leão a Edmundo: confira uma seleção de jogadores que atuaram por Vasco e Palmeiras



Edmundo é ídolo dos dois clubes (Foto: Arquivo LANCE!)

Edmundo é ídolo dos dois clubes (Foto: Arquivo LANCE!)

Ídolos, ídolos, clubes à parte. Ou não?

Na história das duas equipes, é bem comum encontrarmos atletas que defenderam os dois times durante suas carreiras. Por conta disso, montei uma seleção com alguns jogadores que se destacaram:

1 – Leão – Um dos maiores goleiros da história do Palmeiras, Emerson Leão venceu três campeonatos nacionais pelo clube (69/72/73) antes de se transferir para o Vasco, em 78, onde atuou por três temporadas.

2 – Zé Maria – Exímio cobrador de faltas, Zé Maria foi campeão do Rio-São Paulo com o Vasco em 99. Em seguida se transferiu para o Palmeiras, onde também teve curta passagem.

3 – Júnior Baiano – Sempre questionado por onde passou, Baiano é inquestionável no que diz respeito a títulos conquistados. Pelo Verdão, uma Libertadores e a Mercosul. Pelo Cruz-Maltino, outra Mercosul e um Campeonato Brasileiro.

4 – Rafagnelli – Campeão sul-americano invicto pelo Vasco em 48, o defensor argentino teve rápida passagem pelo Palmeiras em 1954.

5 – Amaral – Uma das figuras mais carismáticas do futebol nos últimos anos, Amaral foi outro a cair nas graças das torcidas de Palmeiras e Vasco. No Palestra, venceu dois Brasileiros e três Paulistas.

6 – Mazinho – Peça fundamental no título brasileiro de 89 do Vasco, Mazinho repetiu o feito pelo Palmeiras em 93.

7 – Jorge Mendonça – Habilidoso e temperamental, viveu sua melhor fase da carreira com a camisa do Palmeiras, no fim da década de 70, quando chegou até a Seleção Brasileira. Em 80, atuou pelo Vasco por seis meses.

8 – Jair Rosa Pinto – O ‘Jajá de Barra Mansa’ formou o trio de ataque do Vasco na década de 40 ao lado de Lelé e Isaías, seus antigos companheiros de Madureira, que ficou conhecido como os ‘Três Patetas’. Em 51, ajudou o Palmeiras na conquista da Copa Rio.

9 – Evair – Um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, conquistou dois brasileiros e uma Libertadores pelo clube. No Cruz-Maltino, em seis meses, venceu um Brasileiro reeditando dupla ao lado de Edmundo.

10 – Edmundo – Ao lado de Evair, um dos maiores ídolos recentes dos dois clubes. Bicampeão brasileiro pelo Palmeiras e uma vez pelo Cruz-Maltino, teve sua carreira marcada pelas atuações destacadas nas duas equipes.

11 – Vavá – Um dos maiores artilheiros da história do Vasco, o atacante foi campeão do mundo com a Seleção em 58 e 62, e do Torneio de Paris pelo Cruz-Maltino, em 57. Entre 61 e 64 defendeu as cores palmeirenses.

Outros: Fernando Prass, Léo Moura, Pimentel, Juninho Paulista, Felipe, Pedrinho, Sorato, Mauricinho, Dodô, Luizão, Edílson Capetinha, Diego Souza, Alan Kardec, Válber, Ranielli, Baiano, Paulo Baier, Euller, Pedrinho Vicençote, Nílson Pirulito, Jorginho Paulista, Alecsandro, Viola, Léo Lima, Bernardo…

Lembra de mais alguém? Comenta aí!



  • pedro luiz

    Outros jogadores: Rosemiro, Pires, Leandro Ávila, Paulinho ( um centroavante que fez o caminho XV de Piracicaba, Vasco e Palmeiras e era filho do Idiarte, um beque que marcou época no XV), Nestor ( ponta direita dos anos 50), Mexicano ( zagueiro dos anos 50), Nenê Santana, Leonardo ( um atacante que veio do Sport, nos anos 90) , enfim , muitos jogadores jogaram nos dois grandes times.

  • Daniel Ribeiro

    Vavá, o Peito de Aço!

  • Fernando Garcia

    Élder Granja, lateral-direito que teve passagem em 2010, no Vasco, jogou no Palmeiras, em 2008. Élder perdeu chances depois da chegada do Irrazábal e da promoção do Max, indo para o Atlético-PR, em setembro.

  • Mauricio

    Rosemiro

  • Claudinei

    Esqueceram do Pires, Rosemiro, Cesar-atacante

  • dinho

    faltou kleber gladiador

  • Clavirro nascimento

    Eh,mais a realidade agora eh:Mouche,Tobio,Mendieta,Cristaldo,Allione,Eguren Victorino.Meu Deus. Kkkkkkkk

    • Leandro

      Parou no tempo?

      • Clavirro nascimento

        Parei não!! Essa lixaiada eh todas de vcs..só estão apenas emprestado… Logo mais estão TDs reunidos de novo…..

  • JORGE JOAQUIM SOBRAL

    ESQUECERAM: BARBOSA – BELINI – ROMÁRIO

    • Tales Amaral de Oliveira

      Mano é só os que jogaram pelos dois clubes…

  • fabio

    Onde se lê “Copa Rio”, leia-se “Mundial de Clubes”.

  • Clavirro nascimento

    Os caras , falam que foram campeão do mundo kkk só acredito no que meus olhos vêem.falam da existência de Dinossauros duvido nunca vi….kkkkkkkk campeão mundial interclubes.. Eh aquele jogo no final do ano..num domingo de manhã contra o campeão europeu.. Kkkkk

  • ODILON SILVA = RJ

    Apaga esse jogo…………..abafa o caso, dá um chá de amnésia na história do futebol, esquece isso.

MaisRecentes

Vasco ainda procura o substituto de Douglas Luiz



Continue Lendo

Próximos seis jogos podem definir o destino do Vasco no Brasileiro



Continue Lendo

As mãos invisíveis



Continue Lendo