Cinco ex-vascaínos que brilharam na Europa



Boas atuações levaram Philippe Coutinho à Seleção (Foto: Bruno Domingos/Divulgação)

Boas atuações levaram Philippe Coutinho à Seleção (Foto: Bruno Domingos/Divulgação)

Os principais campeonatos nacionais da Europa vão chegando ao seu final e com alguns brasileiros em alta por lá. Como nosso assunto aqui é Vasco, selecionei cinco jogadores que passaram por São Januário recentemente e que se destacaram nesta temporada no futebol europeu.

Da Inglaterra à Ucrânia, passando por Portugal, os ex-cruz-maltinos conseguiram se sobressair atuando por suas equipes, mesmo não tendo conquistado títulos. Veja como foi o desempenho dos atletas:

– PHILIPPE COUTINHO – LIVERPOOL – INGLATERRA

Talvez o maior destaque brasileiro na Europa nesta temporada, ao lado de Neymar. Coutinho não conseguiu levar o Liverpool à Champions League, mas foi o toque de qualidade e criação no meio-campo dos Reds na campanha que conseguiu, ao menos, colocar a equipe na Liga Europa do ano que vem. Não à toa foi eleito o jogador do ano do Liverpool. Em 60 jogos, marcou 9 gols pelo clube.

Coutinho brilhou no Liverpool (Foto: AFP)

Coutinho brilhou no Liverpool (Foto: AFP)

– ALEX TEIXEIRA – SHAKHTAR DONETSK – UCRÂNIA

Após cinco títulos consecutivos, o Shakhtar viu sua sequência de conquistas interrompida pelo Dínamo de Kiev. Apesar disso, Alex Teixeira teve seu ano de artilheiro no clube. Restando apenas uma partida para o fim do ‘Ucranianão’, o jogador é o artilheiro da competição com 16 gols marcados. Na temporada, foram 21 tentos – três na Champions – em apenas 36 partidas disputadas.

Alex Teixeira luta pela artilharia do Ucraniano (Foto: AFP)

Alex Teixeira luta pela artilharia do Ucraniano (Foto: AFP)

– DOUGLAS – DNIPRO – UCRÂNIA

Surpresa na final da Europa League, vencida pelo Sevilla, novamente, o Dnipro contou com o zagueiro Douglas para ter uma defesa sólida na competição. Revelado pelo Juventude, o jogador chegou ao Vasco com apenas 20 anos, chegou a formar dupla ao lado de Dedé, mas quando se firmava acabou sendo vendido para o clube ucraniano. Titular durante toda a temporada, o defensor foi um dos destaques da equipe na excelente campanha realizada.

Douglas levou o Dnipro até a final da Europa League (Foto: UEFA)

Douglas levou o Dnipro até a final da Europa League (Foto: UEFA)

DANILO – BRAGA – PORTUGAL

Uma das últimas promessas vascaínas vendidas para o exterior, Danilo, de apenas 19 anos de idade, chegou ao Braga em julho de 2014 e logo ganhou a posição de titular. Em menos de um ano em Portugal, disputou 30 jogos, marcou 2 gols e ajudou o clube a terminar o Campeonato Português na 4ª posição, garantindo uma vaga para a próxima Europa League.

Danilo foi bem no Braga (Foto: AFP)

Danilo foi bem no Braga (Foto: AFP)

MARCELO – RIO AVE – PORTUGAL

Criado nas divisões de base do Vasco, Marcelo deixou São Januário tendo disputado somente uma partida pelo clube, num amistoso na Coréia do Sul em 2009. Em sua sexta temporada em Portugal, Marcelo vinha sendo fundamental no bom início de campanha do Rio Ave na competição nacional, chegando inclusive a liderar por algumas rodadas. Porém, uma grave lesão sofrida em março tirou o zagueiro do restante da temporada. Em 25 jogos, o defensor balançou as redes em duas oportunidades.

Marcelo foi bem também na Europa League (Foto: AFP)

Marcelo foi bem também na Europa League (Foto: AFP)



  • Reginaldo Rabelo

    Vc se esqueceu daquele que não aparece muito – aconteceu isto no Vasco, também – mas é importantíssimo e titularíssimo em seu time(a Udinese da Itália), que é o volante ALAN.
    Comenta-se sobre sua ida para um grande italiano na próxima temporada.

    • André Schmidt

      Alan quase foi rebaixado com a Udinese, chegou a perder a titularidade, por isso não está aí.

      • Reginaldo Rabelo

        Não sei dizer quantas foram, mas é fácil pesquisar, em todas as partidas da Udinese transmitidas pela Fox ou ESPN, nesta temporadas, o Alan lá estava em campo os 90 minutos com sua camisa nº 6, e eu as assisti(quem quase nunca jogava era o Armero, que veio para o Flamengo, depois de atuar parte do campeonato pelo time de Udine e parte pelo Milan).
        Aliás, foram 3 os brasileiros titulares da Udinese, na temporada Danilo(zagueiro ex-Palmeiras, Alan e Guilherme volante ex-Portuguesa e Corinthians.
        Hoje mesmo se comenta sobre a possibilidade de sua ida para a Juventus, que também se mostra interessada no Danilo, hoje no Braga.

      • samuel

        Mas a matéria diz, jogadores que se destacaram, e o Allan se destacou sim, foi o motor do time, se ficou fora de alguns jogos foi no inicio, até porque ele foi o único jogador a disputar todos os jogos da udinese na temporada passada, e esse ano esta cogitado para substituir Pogba, sendo elogiado pelo tecnico da juventus após o jogo, dizendo que ele era o segundo melhor volante da italia,

        http://www.lancenet.com.br/vasco/Juventus-ex-jogadores-Vasco-substituir-Pogba_0_1300670065.html

        Então ele foi destaque sim, e assim como o marcelo a udinese teve um comeco de ano muito bom ficando entre os primeiros colocados, tendo uma queda de rendimento

        • André Schmidt

          Isso é a sua opinião, amigo, na minha ele não entra entre os 5, paciência. Abraço! SV /+/

          • Reginaldo Rabelo

            Cuidado, André Garone, conforme dizia Tancredo Neves, é perigoso quando a “teimosia engole o teimoso”.
            Uma coisa é opinar, outra bem diferente é distorcer – de propósito ou por desconhecimento – a verdade de fatos: Alan, de cujo futebol vc certamente não gosta, nunca foi barrado na Udinese desde que lá chegou na temporada 2012/2013.
            Menos, meu amigo, menos.

          • André Schmidt

            Caro, Reginaldo, não trabalho com disse me disse, mas sim como fatos e neles baseio minha opinião, não pretendo basear a sua. Então vou esclarecer: Allan foi titular, por grande parte do ano, do time que terminou o Italiano na 16ª posição, duas acima da zona de rebaixamento e com 45 pontos a menos que a campeã Juventus. Isso já dá para ter uma ideia que o futebol apresentado pelo time – não só por ele -, esteve longe de ser BRILHANTE, como é a ideia do post.
            Nesse time, Allan começou no banco de reservas contra o Parma e Genoa, na 24ª e 29ª rodadas. Allan foi ainda substituído nos jogos contra Fiorentina, Genoa, Inter de Milão e Atalanta. Ou seja, mesmo num time que brigou para não cair, tinha seus altos e baixos. Allan também ficou de fora de outros dois jogos por cumprir suspensão.
            Não é achismo, são os números dele na temporada e o desempenho de seu clube. Acho ele um excelente jogador, gostaria de tê-lo novamente no Vasco, mas NA MINHA OPINIÃO – que não precisa ser a sua -, ele não entra nos CINCO – para ele entrar outro tem que sair – que mais se destacaram na temporada. Talvez seja o sexto, mas não o quinto.
            Me acusar de distorcer dados é no mínimo leviano e irresponsável, até por que, é uma matéria opinativa, é a minha visão, e não há visões distorcidas, mas sim diferentes.

  • danilo chegou titular lá, no vasco fez uma ou outra partida apenas, e o doriva insiste com marcinho bernardo tem que da chance pra molecada correr

    • Reginaldo Rabelo

      Mas, o Doriva não tem nada com isto. O Danilo, então com 17 anos, atuou umas cinco partidas da Série B ano passado, sob o comando do Adilson Batista. Tão logo completou 18 anos, se apresentou ao Sporting Braga, para onde já estava vendido desde o início de 2014. Está completando, agora, 19 anos.
      É jogador fora dos padrões normais e, por isto, obteve a titularidade no time de Braga que está no setor intermediário do futebol português e que ano passado chegou a disputar a Liga Europa.

  • Pedro Felipe fos Reis

    Pois é, O Vasco sempre foi uma fabrica de craques porque não continua, ´procurando uma maneira de prender os meninos das garras dos mercenários procuradores.

  • Pedro Felipe fos Reis

    No estava falando, sobre saídas dos meninos do Vasco, quero dizer mercenários empresários.

  • jorge luiz

    ter um meio campo que nao cria nada,ver o coutinho arrebentando la fora da muita saudade!

  • Marco Antonio Paes

    Tá na hora do Doriva começar a botar para jogar, jogadores como o Andrey, Evander, Matheus Índio, Renato Kaiser, entre outros.

  • gerson

    o GARONE PARA DE VIVER O PASSADO,VIVA O PRESENTE COM ESSE TIME FRACO QUE TEMOS.

    • Fernando

      E qual é o time forte??

  • Jackson Valdo

    A base não é valorizada… Algumas contratações são assombrosas, temos garotos que precisam de oportunidades, se não servirem que mande embora. Mais trazer Vitor Bolt, Erick Daltro, Erik Luís, Sandro Silva, Nei, Bruno Ferreira, Montoya… Não dá!!

  • JC

    O Vasco virou um supermercado de compra e venda de jovens atletas em início de carreira e muitos nem chegaram a aparecer e foram logo vendidos porque eram promessas reais e foram negociados com ágio, para o exterior. É nessa compra e venda que está o “segredo” do apego de certos dirigentes a “lutar” pelo Vasco. Enquanto os bons são negociados ficamos com as eternas promessas sendo engambelados pelas propaganda da Diretoria que dias melhores virão. O CRVG e os demais deveriam sofrer uma fiscalização ( o conselho fiscal do nosso é formado por vassalos do presidente e não fiscaliza nada) rigorosa como está acontecendo agora em órgãos administrativos do futebol com várias autoridades já detidas para inquérito e outras já defenestradas. É urgente a LEI que está sendo votada no Congresso para estancar essa enxurrada de fraudes. É UMA VERGONHA PARA O FUTEBOL MUNDIAL O QUE ACONTECEU NA SUIÇA FLAGRANDO VÁRIOS DIRIGENTES DO FUTEBOL SUL AMERICANO.

  • Alexandre Sales

    Já passou da hr d botar a molecada pra jogar. Índio, Mosquito e Marquinhos eram pra estar tendo mais oportunidades, ao invés de ficar insistindo com Bernardo, Marcinho e cia., e na enorme contratação de “reforços” (Erick, Biancucchi…). Não estão dando chances a base, que é muito boa por sinal.

  • Puxa André , agora ficará melhor ! Temos controle da base , com investimentos , escola , gente do Vasco , não empresários , cuidando da formação . Avante Vascão !
    Vamos ganhar Vasco , do futebol empresa e seus enganadores ! Não existe melhor incentivo !
    A CARAVANA PASSA …….!

  • O time é fraquissímooooooooooooooooooooooooo……

    moderador filha da puta

  • Reginaldo Rabelo

    E hoje, o Douglas trazido para o Vasco em 2010 – a custo zero(o Vasco ficou com 50% dos direitos dele) pelo PCGusmão, o último técnico no Vasco que lançou jovens e garotos(só para citar: Dedé, Rômulo, Douglas, Alan), pois bem, o Douglas que aqui chamavam “caneleiro” foi eleito para a Seleção da Liga Europa(seu Dnipro foi o vice-campeão).
    Naquela loucura de vender o almoço para comprar o jantar – que foram os 6 anos e meio de Dinamite, Rocha, Mandarino, etc) – Douglas foi vendido assim que começou a ser escalado como titular(salvo engano, no início de 2013).

  • marco aurelio

    ta na hora de mudar a mentalidade e colocar os garotos vc esqueceu do romulo que esse ano chegou a seleçao.

  • Marco

    Uma coisa e aparecer na base e outra jogar no profissional. Apesar disso, e verdade que muitos dos que tem sido contratados estao aquem ate de muitos dos garotos da base, apenas com mais experiencia.

  • ODILON C SILVA = RJ

    Garoto COUTINHO joga muito, esse é fera, está brilhando no duro, no frio futebol Inglês.

  • Se não fosse as pessimas administração que o gigante teve teriamos hj Helton ,Allan ,romulo, Dede,Danilo, Fhilip Coutinho,Souza, Alan Kardec sem prcisar desses empresarios corruptos que imperam no futebol brasileiro

MaisRecentes

Vasco contrata zagueiro para o sub-20



Continue Lendo

Paulinho ganha onze posições no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

O nascer de Paulinho



Continue Lendo