Cinco características do Vasco de Eurico Miranda



Romário foi a referência em campo durante um longo período (Foto: Ricardo Cassiano/LANCE!Press)

Romário foi a referência em campo durante um longo período (Foto: Ricardo Cassiano/LANCE!Press)

O vascaíno tem, nesse fim de ano, duas preocupações: a de lotar o Maracanã no sábado para garantir o acesso e saber como ficará a equipe do Vasco em 2015. Eurico Miranda, presidente eleito do clube, assumirá o cargo em dezembro e a partir daí começará a ser formado o time que disputará a próxima temporada com a camisa cruz-maltina.

Para podermos ter uma noção do que teremos para o ano que vem, analisei os últimos elencos montados por Eurico e selecionei cinco características que podem nos dar uma direção, ou algumas ‘pistas’, de como ficará o grupo.

1 – UTILIZAÇÃO DA BASE

Uma das principais características do Vasco sob o comando de Eurico Miranda, tanto como diretor de futebol quanto como presidente, foi a grande utilização de atletas da base. Entre 2001 e 2008, o clube usou diversos jogadores produzidos em São Januário, como Moraes, Ygor, Claudemir, Diego, Alan Kardec, Mateus, Alex Teixeira, Júnior, Coutinho, Anderson e tantos outros, não só para compôr elenco mas muitos deles fizeram parte da espinha dorsal da equipe por algumas temporadas.

2 – JOGADOR REFERÊNCIA

Durante os quase 8 anos em que esteve a frente da presidência do Vasco, Eurico sempre manteve em campo um jogador referência. Romário, Petkovic, Marcelinho Carioca, Ramón, Edílson, Valdir e Edmundo, praticamente se revezaram nessa posição.

3 – CARIOCÃO COMO FONTE DE REFORÇOS

Durante muitos anos, principalmente quando Eurico comandava o futebol do Vasco, o clube buscou reforços nas equipes menores do Rio de Janeiro. Odvan, Nasa, Rodrigo Souto, Abedi e Léo Lima, são alguns exemplos disso, além de outros com passagens mais discretas, como o ex-volante Marcão, lateral Wellington Monteiro e o atacante Muriqui, além de outros inúmeros jogadores.

4 – POUCOS GRINGOS

Durante os últimos anos, tem crescido o número de estrangeiros no futebol brasileiro e no Vasco não foi diferente do resto. É uma tendência dos últimos anos que, na época de Eurico como presidente, não era tão forte. Em quase oito anos na presidência, foram apenas nove gringos utilizados. Com Dinamite, foram 14 em somente seis temporadas.

5 – CONTRATAÇÃO DE PROMESSAS AINDA DESCONHECIDAS

Além de revelações do Carioca, outra características das administrações passadas de Eurico, foi o garimpo de promessas pelo Brasil. Valdiram, ex-Cianorte, Ernane e Elias, ex-Bahia, Leozinho, ex-Sport, Eduardo Santos, ex-CRB, e Marcelinho, ex-Confiança, foram alguns desses casos.

Facebook – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
T
witter – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • Miguel

    Para o Vasco ser novamente gigante, pouco me importa que seja com o Eurico, ou qualquer um que fosse eleito.

  • laercio rebelo

    Agora sim o Vasco vai montar um time de respeito e com certeza um time melhor que esse que esse merda de dinamite montou, dá raiva de ver o vasco jogar, pode jogar um ano contra qualquer time que não faz mal nenhum ao adversário. quando o grupo sente que não tem comando eles deitam em rolam. Mas daqui para frente o Vasco graças a Deus tem um comandante e vascaíno de coração EURICO MIRANDA.
    Laercio

    • Flamarion Tavares

      Quem será o 1º Patrocinador?
      a) – Habbib’s com os fantásticos R$ 300.000,00 )(Trezentos mil reais)/ano?

      b) – A empresa de Taxi do Taxista que é o vice de futebol?

      c) – Ou será patrocínio por jogo, com mais ou menos R$ 1.000,00/jogo?

      Grandes patrocinadores já não tinham confiança no Vasco – a Hyundai, por exemplo, graças ao show patético de violência da torcida do Vasco em 2013 no jogo contra o Atlético Paranaense tirou o patrocínio, pois não queria ver o seu nome vinculado a atos de violência e vandalismo.

      Qualquer outro patrocinador de porte, não vai querer seu nome vinculado a truculência e arrogância, marcas registradas de Eurico Miranda, que durante o seu tempo como presidente, fez efetivamente bons jogadores na base porém, todos praticamente vendidos para fora e, com times medíocres montados sempre namorando a 2ª divisão, essas quedas já estavam desenhadas há muito tempo.

      E vamos pra 2º em 2016 se tudo der certo

      • Julinho

        É NISSAN PORRA

      • Não era a hyundai q patrocinava o Vasco e sim a Nissan.Procure se informar primeiro antes de abrir a boca para falar merda.Tinha q ser flamenguista mesmo

        • Flamarion Tavares

          Nissan ou Hyundai, não interessa o que interessa é que quem quer que seja não vai botar seu nome numa coisa como essa. Roger, essa é pra vc. eu conheço o Vasco melhor do que vc. possa imaginar inclusive conheço a história do Eurico no Vasco; a primeira grande que ele mandou, ainda na década de 70, foi:” Já está na hora do Vasco se livrar dessa Portuguesada Burra” – disse isso dentro de um clube de colonia e coo resultado: Aghatirno Gomes, que iniciou essa série de catástrofes dentro do Vasco (Aghatirno, Eurico e Roberto) foi reeleito por esmagadora diferença de votos.

          Portanto, quando quiser falar de Vasco comigo, pense bem, Ok?

          • Lukeba

            Nissan é da Hyundai!

      • Marcio Almeida

        Chega de coisas negativas …. ja basta essa diretoria que nos mandou duas vezes pra segunda divisão, deixe as coisas acontecer depois tire suas conclusões… Eu acredito que vamos montar um time competitivo em 2015 !

      • falando serio

        Flamarion Tavares,foi a nissan que tirou o patrocinio!!!!!!!!

    • Alexandre Sales

      Que seja a Nissan! Isso não muda o que ele falou, que aliás foram só verdades. Habib’s pagava 300 mil, MRV com 1,250 mi e Reebok com 9 mi por 3 ANOS ,enquanto o São Paulo, só da mesma Reebok ganhava 14,5 milhões POR ANO!
      As promessas da base, tirando o Alex Teixeira que ele não vendeu, foram vendidas praticamente a preço de banana. Phillipe Coutinho era para ser vendido por mais de 40 milhões de reais fácil se não tivesse sido vendido a Inter, ainda na base, por 10 MILHÕES DE REAIS…

      • Charles

        Os tempos são outros, acredito que Eurico tenha aprendido com seus erros, e com o erro do Bananamite.
        Torço para que de certo dessa vez.

  • Para quem fala em time grande, com alguns nomes desses ai seria o maior de todos.

  • Lenoo

    Vejo anos sombrios para o vasco da gama… Patrocinadores que não vêm por causa desse bolha estourado chamado Eurico, brigas com a globo, ameaça a torcedores, seguranças truculentas, grana que não entra, antipatia dos outros times… Meu Deus, salve o meu vascão, preserve a nossa história que é a nossa glória!!!

    • Fabio Pessoa

      Bom dia! Eu sou Flamengo, mas respeito essa grande Instituição chamada Vasco da Gama, e não poderia ser diferente, afinal, ser adversário não é ser inimigo!! Mas quanto ao Eurico Miranda, sinceramente? Foi péssimo para o Vasco em todos os aspectos! Pra mim, a maior marca dele é o de causar antipatia nos demais times, principalmente com o Flamengo, o q não precisaria. Sua relação com o Fla deveria ser de parceria e de profissionalismo, não de esculhambar, ridicularizar e desrespeitar as demais Instituições que são igualmente grandes, como Flamengo, Fluminense e Botafogo, todas também centenárias. É isso!

  • ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • o nosso vasco é maior do que qualquer presidente!

  • Alex Giffoni

    O vasco com Euricão é um vasco completo,chega de presdidente banana. Se Euricão estivesse no vasco naquele jogo do atletico do parana, Eurico não deixaria o time entrar na pilha de antonio lopes e o time não voltaria a jogar e não cairia. Vasco so é vasco com Euricão Miranda !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • salve salve tricolores de todo O Brasil…
    miguel meu querido, quero te dizer que apesar de eu ser tricolr de coração,
    sei como muitos sabem , principalmente os cruz maltinos, ¨que o vasco da Gama
    Sempre Foi Grande, é por Meritos e não por Momentos…

  • Leo

    O certo é revezamento e não revesamento!

  • Pedro Mendes

    Tem que ter alguém q brigue pelo time, um comandante forte, chega de passividade, acredito que pior do que está não pode ficar. o melhor seria desmanchar o time e montar outro.

  • nelson

    O Vasco necessita realmente de pessoas que lutem para que volte a ser grande, essa luta não é brigando com outros clubes, emissoras de tv, federações e confederações. É lutar pelos seus direitos: Direito de não mais ser prejudicado pela arbitragem “(a mando de alguns)”, direito de jogar os clássicos cariocas em São Januário “(como Santos faz no paulistão)” afinal a culpa não é do Vasco se os outro clubes não possuem estádio)”, direito de ganhar um valor maior por transmissões de seus jogos, pois a clubes de menor expressão, com menor número de torcedores e títulos que recebem muito mais.
    Vamos voltar a ser grande mas pensando no futuro, sem pensar somente em gastar e que o próximo presidente de um jeito de pagar as dívidas. Temos o exemplo do Cruzeiro e Atlético/MG que passaram por um bom planejamento e hoje estão colhendo os frutos.
    Boa sorte Eurico e Vascão campeão.

  • Erick Soares

    Senhores…acalmen-se,mas desde que o Eurico saiu do comando por um mero golpe de estado de alguns diretores,que nunca tiveram e nem fizeram nada a não ser falar demais,mas nosso Vasco aos trancos e barrancos,NUNCA….volto a repetir…NUNCA CAIU!!!! E acho que nem voltará a cair.agora em correção ao amigo acima,o patrocínio que debandou sem pagar nenhuma multa,e que passou batido devido ao rebaixamento levado nas coxas….não era a hyundai amigo e sim a Nissan motors.mas vamos apoiando e enaltecendo que….aonde houver um coração Vascaino Infantil,Nosso Vasco Sera Imortal!!! Casaca amigos.

  • Alexandre Sales

    “Com ele o Vasco nunca caiu.” É pensar pequeno demais, ainda bem que vocês não administram o nosso Vasco. Não quero cair nunca mais, mas também não quero disputar campeonato pra não cair todo ano, não quero ficar sem ganhar título de expressão, não quero ter time ridículo todo ano, não quero um aumento da dívida, não quero negociação prematura das promessas da base, não quero ser vice pra mulambada em toda final, não quero um presidente que rache em três a maior organizada do clube, não quero “sumiço” de renda de jogo, não quero patrocínios de “Madureira”… Tudo isso, e um pouco mais que posso ter esquecido, aconteceu na última gestão Eurico Miranda (jan/01 – jul/08), e que também não quero e imagino que todos os vascaínos não queiram que aconteça nunca mais, se bem que ele mal entrou e uma delas já começou a acontecer… O Vasco é muito grande pra só falar que não quer cair mais, a obrigação do Vasco é unicamente entrar em todas as competições que participar pra ser CAMPEÃO, e não ser um mero coadjuvante como na “Era Eurico”. Que o Vasco volte a ser Vasco, um clube GIGANTE e TEMIDO pelos rivais, mas só um “novo” Eurico, bem diferente daquele que deixou o Vasco em 2008, poderá cumprir essa missão. Saudações Vascaínas!

    • Vinicius Villela

      Você por acaso conhece o Eurico nas décadas de 80 e 90?

  • Diogo

    “Espertão” p caramba ele… agora vai!
    Confesso que tento ser otimista com o Eurico e torcer p dar certo.. mas to vendo que vai ser difícil..

  • Agora não tem de ficar lamentando o passado;o negócio para o nosso querido CR VASCO DA GAMA é:VENCER,VENCER e VENCER,nada de lamentações,vamos à luta com garra e determinação porque só assim seremos temidos e respeitados,porque CAMISA temos,agora é vesti-la com orgulho e determinação.

  • Hugo

    Eurico não é um mau dirigente, ao contrário, ele é bom! O problema que a mídia e a imprensa fez dele um monstro, pelo fato dele ser sincero demais e peitar muitos metidos a poderosos, e no Brasil se você não dançar conforme a dança você é perseguido, mas para o Vasco ele é bom sim, forma grande time, disputa títulos, briga de igual para igual, tem pulso, tem voz ativa, tem coragem! E se não for a melhor opção, pelo menos melhor do que Dinamite eu tenho certeza que ele é.

  • Leandro

    O retardados, parem de falar em cifras de patrocinadores, pois como nós nos afirmamos gigantes da colina, um pouquinho de grana nossa (torcida) traria credibilidade. O descredito não esta vinculado ao nome do Eurico, afinal grandes lideres não precisam ser gente boa, mas sim competentes e brigadores pelo que se imagina ser a verdade!

    O principal descredito do Vasco e da maioria dos clubes Brasileiros se da ao endividamento, por conta desta politica retardada de jogadores custarem salários altíssimos mesmo para os de técnicas limitadas. Isso sim é o que não da, salario de 100.000 a quinhentos mil por alguém que nem findou o seu segundo grau no colégio! Sou pós graduado e ganho pouco mais que 5.000,00! Entendem a diferença? Minha empresa não se endivida por isso… Entenderam??? A conta é simples e fácil.

    No mais… entrem la e contribuam com o Vasco… Lancei 200,00 de contribuição. Isso sim é Vasco, Isso sim é ser Vascaíno… Conta simples, somos 20.000.000 de torcedores dando R$ 20,00 cada = R$ 400.000.000,00… Ou seja, já paguei o meu e de mais 9 de vocês que se afirmam Vasco.

    Pra frente e pra sempre Vasco.

  • Alex Kadosh

    Eu não votei no Eurico mas não acho que seja essa catastrofe toda para o Vasco não! Um amigo acima disse que ele vendeu o Philippe Coutinho cedo e barato. Mas naquela época o Vasco estava em asfixia financeira causada pela Globo por causa da final de 2000 que o próprio Eurico se arrepende.
    Falam de falta de patrocínio, falta de dinheiro, que nenhuma marca quer ficar associada a imagem fo Eurico…então peço pra quem puder: VIRE SÓCIO do Vasco. Nossa torcida é gigante e além da verba atrai investidores. Vc pode não querer sua imagem ligada ao Eurico mas com certeza quer sua marca ligada a 1 milhão (miseravelmente) de sócios.
    Tenho certeza que o Vasco vai voltar a ser gigante e teremos o temor e respeito dos adversários e não pena como fomos submetidos nos últimos anos.
    Prefiro um Vasco odiado pelos inimigos mas campeão do que um Vasco simpático na série B.

  • Leoni

    Eurico Miranda, Nelson Piquet todo vascaíno é chato

MaisRecentes

As gratas surpresas de Cristóvão no Vasco



Continue Lendo

Bicampeão, Nenê começa bem o Troféu Ademir Menezes 2017



Continue Lendo

Primeiras impressões sobre o Vasco 2017



Continue Lendo