Casa vascaína



São Januário Veja-Especial-Januario-Foto-Arquivo_LANIMA20120421_0014_1
Com um tamanco velho, uma camisa preta furada, uma calça maior que a cintura e carregando uma cruz que lhe foi dada ao nascer, o garoto parte para seu primeiro dia de aula na escola particular LMDT*.

Tímido, senta-se numa carteira num canto, para não chamar muita atenção.

É a primeira vez que o garoto se aventura por aquelas bandas. Negro e pobre, se sente deslocado em meio àqueles jovens de classe média alta da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Apesar da timidez inicial, cumpre com galhardia tudo que lhe é imposto. Nas 14 provas a que é submetido, tira nota 10 em onze delas e termina o semestre como melhor aluno de sua turma, para espanto de todos.

Incomodados com o feito alcançado por aquele garoto de periferia, alegam que sua conduta não era a ideal para aquele ambiente e que lhe faltavam pré-requisitos básicos, como uma casa, por exemplo. Alguns membros de sua família também não eram bem quistos, por serem estivadores, analfabetos e caminhoneiros, entre outros.

Indignados, os meninos da zona sul decidiram abandonar o colégio e deixar o pobre garoto junto com os outros renegados. Porém, após mais um ano brilhante, foram obrigados a abrir as portas novamente para ele.

Com um par de sapatos meia boca e uma calça um pouco mais ajustada, mas a mesma camisa preta , ele volta disposto a calar todos e mostrar que ali é seu lugar. Todo lugar é.

Se o que faltava era uma casa, decidiu construir uma com as próprias mãos. Seus amigos e familiares, confiantes no potencial do garoto, decidem ajudar. Cada um dá o que pode. Cada um dá o que nem tem. Se falta dinheiro, sobra amor. Eles só querem o bem do menino.

Até ‘Seu Manel’ colaborou. Várias vezes. Joaquim ajuda no concreto, tia Leonor frita os bolinhos de bacalhau para a rapaziada. Tinoco e Fausto ajudam com as pedras e Mário acerta a grama.

‘- Cadê a Fátima com o suco?’, grita um.

São Cristóvão é o lugar escolhido. O terreno é bom, a vizinhança melhor ainda. Gente trabalhadora, diversificada e acolhedora, assim como ele.

As ruas são estreitas, mas o coração é grande. No quintal dá para brincar, se divertir, jogar bola e ainda ajudar os outros. Afinal, tudo o que aprendeu deve ser compartilhado.

E a cervejinha com churrasco na esquina? Ahh, aquela gelada… O garoto achou o lugar perfeito!

Após muito suor e luta, consegue erguer seu tão sonhado espaço. Tão grande quanto seus sonhos. Tão imponente quanto sua presença.

Apesar do desprezo recebido, tem a ombridade de receber todos aqueles que lhe excluíram quando achavam ser apenas mais um. Cordial, algumas vezes até cedeu o novo espaço para festas destes velhos ‘amigos’.

Aprendeu a ser um bom anfitrião vendo os erros dos outros.

Até presidente o menino já recebeu em sua moradia. Que moral! Quem iria imaginar isso lá atrás?

Para quem o visita, o menino pede que chame apenas de São Januário. Para os mais chegados, Colina Histórica. Aos que o temem, nomeou de Caldeirão.

Para aquele garoto chamado Vasco, é somente lar. O seu lar.

FACEBOOK – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
TWITTER – https://twitter.com/BlogDoGarone

Obs 1: LMDT é a sigla para Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, que cuidava da 1ª divisão do futebol do Rio na época.
Obs 2: Neste dia 21 de abril de 2015, São Januário completa 88 anos de sua inauguração.



  • Rafael Matheus

    Parabéns, que texto lindo, emocionante, totalmente alinhado com a nossa história. Estou aos prantos, lendo para minha esposa, ex mulamba, graças a Deus e para minha filha, vascaína como todos na família. Lembro da minha bisavó, mulher guerreira e trabalhadora, abandonada por um flamenguista e teve que criar minha avó, vascaína de corpo e alma, vendendo café na beira da linha férrea. Minha avó, com 10 filhos, com um botafoguense, onde 8 eram e são da cruz de malta de nascimento. Meu pai o mais velho, me ensinou a ser VASCO, tenho o gigante da colina como meu primeiro amigo, desde que nasci, assim como a maioria dos netos. Pude influenciar meus primos e irmãos neste amor incondicional. Aprendi a história e a defender a mesma, contra tudo e contra todos. Agora passo adiante o meu amor por este time. Obrigado VASCO, obrigado São Januário. Mesmo sendo do interior do RJ, amos vocês. Parabéns!!! Ao Vasco tudo!!!

  • paulo cesar soares

    sou vascaino desde pequeno segui meu pai ja falecido quando eu era pequeno e infelizmente ele não pode ver os varios titulos que o nosso vascão conquistou, e espero que conquiste muito mais apesar de ser um clube perseguido por muitos mesmo assim continua de pé por isto neste 21 de abril desejo muitos anos de vida,saude e titulos para o nosso gigante vascãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  • paulo cesar soares

    sou vascaino desde pequeno segui meu pai ja falecido quando eu era pequeno e infelizmente ele não pode ver os varios titulos que o nosso vascão conquistou, e espero que conquiste muito mais apesar de ser um clube perseguido por muitos mesmo assim continua de pé por isto neste 21 de abril desejo muitos anos de vida,saude e titulos para o nosso gigante vascão

  • ODILON SILVA = RJ

    PRA VARIAR, OUTRO BELO E LINDO TEXTO VASCAINO. Quando construido, São Januario era o maior estádio da America do Sul, palco onde a seleção brasleira já ganhou atê COPA AMERICA. O tempo passou, hoje São Januario não suporta a grandeza e o calor de sua imensa toircida.

  • Costumo dizer que a história do futebol brasileiro se confunde com a história do C.R.VASCO DA GAMA;porque?porque o Vasco foi o clube que teve a coragem de enfrentar a elite da época e fazer do futebol um esporte realmente popular com, inclusão de pessoas que nos idos de 1922 e 1923,etc;eram impedidos de praticar esse esporte porque naquela época somente aqueles que eram RICOS e BRANCOS,eram aceitos nos clubes existentes.O Estádio de São Januário,também foi determinante para que as pessoas mais humildes pudessem participar desse esporte.Aproveitando,acho que hoje a diretoria do Vasco deveria estudar uma maneira de aumentar a capacidade de São Januário para 45.000 ou 50.000 pessoas e modernizar nosso estádio que é lindo,mas precisa ter uma reforma e um aumento da capacidade para atender à realidade atual e podermos assistir jogos importantes em nossa casa.

  • pwagnerbr

    É a nossa casa! O lugar mais lindo e aconchegante do mundo! Precisamos aumentá-la e modernizá-la. Aquela reforma que de vez em quando todas as casas precisam. É só pedir que nós, vascaínos de coração, do mesmo jeito que a construímos, ajudaremos a reformar. Tá mais do que na hora!

  • CRVG

    Que texto maravilhoso e emocinante!!! Parabéns!!! Essa é a verdadeira história do Club de Regatas Vasco da Gama. Parabéns a nossa casa!!!!

  • Fiuza

    Mais um texto lindo do Garone, Parabéns Garone e Principalmente PARABÉNS AO TEMPLO DO GIGANTE DA COLINA.

    O mais triste de tudo e ver a mídia influenciar o povo com a história de que o menguinho é o clube do povo, das massas….Mas nem vou colocar aqui a história do vascão, nem toda a luta do gigante contra o preconceito desde o nascimento de sua história. Só vou colocar aqui uma observação:

    Sede dos mulambos=Gávea(zona Sul), sede do pó de arroz=Laranjeiras(Zona Sul), sede do Foguinho=Botafogo(zona Sul), sede do Vascão=São Cristóvão(Zona Norte)

    Não preciso falar mais nada, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS SEMPRE GIGANTE VASCOOOOOOOOOOOO

    Obs pra quem não é carioca e não conhece: Zona Sul Área Nobre do Rio, Zona Norte Área de Suburbio do Rio(considerado pela própria prefeitura, mas não menos importante para a sociedade)

  • Caçador de Mitos

    Prezado Garone, chamar de garoto pobre um clube oriundo de um dos segmentos da época mais abastados do RJ – a nobre colônia portuguesa soa como estelionato intelectual. Nobre colônia por se tratarem em sua quase totalidade de comerciantes, fazendeiros e empresários – esta era nata econômica do início do século 20 no RJ. Em outra oportunidade já comentei aqui que seria impossível construir em apenas 11 meses um estádio do porte de São Januário somente com recursos de torcedores menos favorecidos economicamente. É só verificar a história do clube nos fins do século 19, fundado por imigrantes portugueses para o remo – esporte praticado pela elite da época, que viria anos depois a ser popularizado.
    Da mesma forma que na década de 30 os abastados italianos (comerciantes, fazendeiros e empresários) colaboraram de forma quase totalitária para a construção do estádio Palestra Itália do Palmeiras, a idêntica história iniciaria no RJ, pela colônia portuguesa e pelo C. R. Vasco da Gama uma década antes.
    Abçs.

    • André Schmidt

      Pois é, só que clube rico e torcida rica são coisas bem distintas. O Vasco tinha uma sede pequena e simples, vinha da 2ª divisão do Carioca pois era um clube da periferia e começou de baixo. Após sete anos lutando nas divisões inferiores conseguiu subir e ser campeão logo de cara, perdendo apenas um jogo. E quando cito um garoto simples, de pais trabalhadores, estou me referindo aos jogadores que vestiam a camisa época. Estes sim, estivadores, caminhoneiros, taxistas e etc… Essa é a história contada aqui. Não é pq o clube foi abraçado pelos comerciantes portugueses que ele deixa de ser alguém que vem de baixo. Aliás, o único que começou na 2ª divisão e subiu, enquanto que os da Zona Sul já começaram na 1ª do Carioca. SV! Abraço!

      • Caçador de Mitos

        Novamente, vc Garone querendo justificar o injustificável…
        Clubes como Vasco, Botafogo e Flamengo começaram pelo remo, esporte da elite da época. Vc se prende a história do futebol para dar uma falsa veracidade à sua história. Mas qualquer professor mediano de História pode ratificar o que eu comentei aqui antes.
        O clube não foi abraçado por portugueses. O clube foi fundado por portugueses. Parece que vc tem pouco conhecimento sobre a história do clube pelo qual escolheu para torcer.
        E a escolha de sua sede de esportes terrestres foi escolhida não por questões econômicas, mas pelo fato do bairro de São Cristóvão ser desde o o século 19 principal reduto da colônia lusitana no RJ.
        Agora vc precisa pesquisar porque o Vasco no início do século 20 ser já uma potência no remo e ter começado humildemente no futebol. Talvez os diretores e sócios-fundadores do clube não acreditassem no futuro do futebol como esporte. Talvez acreditassem que o futebol fosse alguma febre passageira. Ou talvez quisessem eles a continuar dando prioridade (recursos) absoluta ao remo.
        Fica aqui lançado o desafio para vc meu grande bróder Garone!!!
        Abçs e bom feriado!!!

        • André Schmidt

          Na verdade você está distorcendo as coisas ou simplesmente tem dificuldades na interpretação de texto. O texto se baseia somente no futebol, não fala do remo. É sobre São Januário, ou seja, futebol, não remo. Quando falo que foi abraçado por portugueses, se refere a construção do estádio, que é, novamente, o assunto do texto. Sei tão bem a história do clube que torço e pesquiso há mais de 13 anos, que sei que o futebol nasceu de uma fusão com o Lusitânia, outro clube pobre formado por imigrantes e filhos de portugueses, tendo seu quadro cheio de estrangeiros. Porém, o futebol do clube só começou a ter resultados quando abriu seu quadro desportivo para negros, mulatos e trabalhadores. Na década de 20, o time do Vasco passava longe de ser um clube rico cheio de brancos portugueses jogando bola, muito pelo contrário. Daí a origem trabalhadora e simples do Vasco, que viu no ímpeto destes jovens, em sua grande maioria analfabetos, surgiram os primeiros títulos. O Bangu também tinha jogadores assim mas nunca havia sido campeão, por isso não ‘incomodava’. A partir do momento que o Vasco subiu e foi campeão em seu primeiro ano com um time formado por trabalhadores, negros e analfabetos, que a história passou a ser mudada. Enquanto eles não ganhavam, ok. Quando passaram a ser uma ameaça, fundaram a AMEA e excluíram o Vasco.
          Um clube rico sem campo de jogo? Um clube rico sem campo de treinamento? Um clube rico com uma sede pequena? Um clube rico na segunda divisão do campeonato carioca? Você está confundindo a riqueza dos portugueses com a do clube, como se todo português da época doassem seus ganhos ao clube, grande erro. O clube é o clube, os comerciantes portugueses são pessoas, não o clube.
          Não sei se lhe falta sensibilidade para ler um texto elogiado por todos, assim como lhe falta coragem para postar com seu nome, mas recomendo repensar estas duas falhas. Aliás, é possível debater sem querer menosprezar o trabalho dos outros, afinal, quem tá lendo o texto de quem aqui? Se não se interessa, discorda, acha um absurdo a história contada por todos e quer escrever a sua versão, lance um livro. Talvez eu compre.
          Abraço e bom feriado pra você, eu estou trabalhando.

        • André Schmidt

          Ah, e caso ainda não tenha entendido o texto acima, a coluna, a referência é ao time – formado por pobres e etc – não ao clube, por isso é tratado como um menino, por ser o início do FUTEBOL do Vasco. Clube e time são coisas distintas e a história relatada no texto é sobre o time e o estádio. É a história do início do futebol vascaíno, do seu primeiro ano campeão, a exclusão, o seu retorno e a criação de São Januário. Abraço!

          • Caçador de Mitos

            Garone, eu só estou lhe estendo o tapete vermelho do conhecimento através de sérias dúvidas quanto ao que alguns escrevem. Realmente não sou obrigado a concordar com seus argumentos, pois os meus são baseados em pesquisas e não em histórias bonitas contadas ao enredo da passionalidade. Anos e mais anos de estudo me tornaram um pouco cético em relação a histórias contadas por populares. Não é falta de humildade, pois venho de família humilde. Mas é a insatisfação de se contentar somente com pouco, quando se pode alcançar bastante em termos de conhecimento.
            Novamente, vc deveria pesquisar porque o Vasco da Gama potência esportiva do remo no início do século 20 teve origens tão modestas no futebol. O Botafogo e o Flamengo também começaram no remo mas suas origens não foram assim tão difíceis como a do Vasco. Vc deve se perguntar se o real motivo disto não era a questão da política interna do clube naquela época ao invés de culpar associações e clubes co-irmãos. Porque a zona de conforto que o culpismo nos coloca simplesmente nos impede de alcançarmos a verdade e a veracidade dos fatos.
            E para finalizar, não era minha intenção irritá-lo ou zangá-lo. Mas vivemos em um país democrático, onde pode-se discordar ou concordar com o que é escrito ou dito. Mas tudo dentro de um bom nível de debate. Se não aceitas réplicas e tréplicas sobre o que vc escreve, poderei dentro de um pedido seu não mais debater.
            Abçs e bom trabalho…

          • André Schmidt

            Mas em momento algum falei que o clube veio de baixo por culpa dos outros. Aliás, vir de baixo pra mim é o caminho natural, poucos nascem em berço de ouro. Em momento algum quis culpar os outros pelas dificuldades do clube em seu início no futebol. Mas o que aconteceu no ano de 1923, quando o Vasco foi campeão e uma nova liga foi criada, é inegável, provado através de cartas e documentos da época. Como por exemplo, a que ficou conhecida como “Resposta Histórica” do Vasco.
            Aceito sim réplicas e tréplicas, tanto são bem aceitas que sou eu mesmo que as aceito na moderação. O espaço é aberto, desde que não coloque em xeque a inteligência e a boa fé dos outros. Abraço!

          • André Schmidt

            Só esclarecendo outra dúvida: a torcida do Vasco, os portugueses, podiam ter dinheiro, mas não tinham berço. E isto, na época, valia mais que a conta bancária. O remo do Vasco treinava à noite pois todos trabalhavam de dia. Não eram descentes da burguesia, mas sim comerciários e comerciantes em sua grande maioria. O fato de terem dinheiro não o faziam ser da elite, por isso a Zona Oeste era seu reduto. Hoje, dinheiro é dinheiro. Naquela época, o nome, o status e o berço eram mais valiosos. Algo que os fundadores do Vasco, à exceção de um, não tinha. Este um que tinha foi convidado, inclusive, apenas por ser uma determinação para o clube ser aceito nas competições de remo da época. Para ter dinheiro, o clube dava aulas de remo também a noite afim de pagarem o barco alugado que haviam conseguido. Ou seja, a ‘potência’ no remo que você diz nada tem a ver com o status social do clube, fundado num sobrado da Rua da Saúde, mas com o esforço do trabalhadores, com dinheiro ou não, da época. Abraço!

          • Egberto Casazza

            Não gostou do texto, não gosta do estádio e nem do clube? Vai ler a bela história do seu time! O autor trata a Língua Portuguesa como matéria prima de uma belíssima obra, exalta uma história bela, VERDADEIRA e conhecida por todos e o senhor vem aqui querer desmerecer o belo trabalho do amigo Garone e questionar a história do Club de Regatas Vasco da Gama. Faz o seguinte favor: deixe o link do seu blog aí para conhecermos o seu trabalho. Tenha mais respeito e amor ao próximo. Não gostou da obra? Sem problemas. Mas não gaste tanto tempo tentando destruí-la com argumentos tão rasos e odiosos. Sds Vascaínas!

  • pimentel

    FENOMENAL! Parabens pelo texto. Maravolhoso.

  • pimentel

    CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA = – Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competência. Nos acreditamos em Dinamite, em Bomba, e agora em contos de Fadas. Por isso Volta VASCO Volta Eurico. – Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competência. Como o Vasco e o Clube que sabe inovar como o primeiro Clube a aceitar jogadores Negros. Gostaria que os mandatos de Presidente fossem de 05 (cinco) anos. Com a condição de que a torcida tenha o direito a voto e a veto em caso de discordar de alguma atitude. – Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competência. Sabemos que o senhor tem conhecimento e forças para voltar os jogos decisivos para São Januário onde a nossa torcida faz a diferença, não entendemos porque o Santos não abre mão da vila belmiro, e agora o Atlético mineiro no estádio independente, e outros clubes agem da mesma forma. Somente o VASCO e punido de não poder jogar em sua casa, seu Estádio, seu campo. – Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competência. Deveríamos ter somente duas torcidas organizadas e todos torcedores tem que ser SÓCIOS do Clube. É os clubes cobrariam uma taxa para cada membro e os próprios torcedores criariam uma diretoria para representa-los junto ao clube. É levaria esta diretoria composta de torcedores para associar os torcedores de outros estados. É todos torcedores associados teriam o direito a produtos originais do seu Clube e descontos em todos os jogos do seu clube. Só assim em caso de brigas ou qualquer dano causado durante os jogos dentro dos estádios e ao redor seria mais fácil identificar as pessoas para responder como crime ao patrimônio publico junto a justiça. Não cabe mais aos clubes serem punidos por causa de pessoas que simplesmente vestem uma camisa dizendo que esta representando um Clube. – Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competência. esperamos que com a experiência, o Senhor já tenha aprendido. Acho que pela estrutura que temos não podemos mais fazer testes, tanto quanto a profissionais quanto a jogadores e treinadores, hoje no futebol não vivemos mais de nomes mais sim de um trabalho organizado para poder sempre ter um elenco eficiente e buscar peças de qualidade no mercado. – Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competência. Gostaria de ver trabalhando no VASCO o capacitado CUCA, EMERSON LEÃO, ABEL BRAGA. Treinadores estes que sabem trabalhar com jogadores maduros e aproveitar muito bem a base (garotada). É também os jogadores. O ALLANKARDECK atacante seria o nosso goleador é já disse ser Vascaíno, muito bom atacante. é já falou que teria grande vontade de voltar a jogar no Vasco é assumiu que é torcedor Vascaino. O DIEGO SOUZA meia-atacante-craque, sua qualidade e seu potencial e sem ter o que descrever, é já falou que teria grande vontade de voltar a jogar no Vasco. O ANDERSON MARTINS sagueiro muito bom jogador é um futuro muito promissor. é já falou que teria grande vontade de voltar a jogar no Vasco. Mais tudo bem vamos deixar o DORIVA trabalhar, vai ter a responsabilidade de ser o diferencial dentro e fora de campo. O cara tem muito que mostrar porque veio. O VASCO tem que fazer um contrato para estes profissionais de pelo menos de 03 há 04 anos. – Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competência. ELENCO PARA 2015/2018. A BASE DO VASCO + MARTINS SILVA-01-goleiro- excelente contratação tem a responsabilidade de ser o diferencial dentro e fora de campo. + MADSON-02-lateral- muito bom jogador tem potencial tem qualidade e um futuro promissor. + RODRIGO-03-zagueiro- boa contratação ainda não é o ideal, vai ter a responsabilidade de ser o diferencial dentro e fora de campo + LUAN-04-zagueiro- excelente jogador tem um excelente potencial tem qualidade e um futuro muito promissor mas ainda é uma promessa. + GUINÃSU-05-volante- excelente contratação tem a responsabilidade de ser o diferencial dentro e fora de campo. + CRISTIANO-06-lateral- Ainda não conseguiu mostrar um futebol que o garanta no elenco. + LUCAS-07-volante- muito bom jogador tem um excelente potencial tem qualidade é versatil é tem um futuro muito promissor mas ainda é uma promessa. + SERGINHO-08-volante- bom jogador tem um bom potencial mas vai ter que mostrar a que veio. + GILBERTO-09-atacante- muito bom jogador tem um excelente potencial tem qualidade é versatil tem faro de gol é tem um futuro promissor. + MARCINHO-10-meio-atacante- bom jogador tem um bom potencial tem qualidade é versatil tem a responsabilidade de ser o diferencial dentro e fora de campo mas ainda não conseguiu mostrar um futebol que o garanta no time tem a responsabilidade de ser o cara tem muito que mostrar porque veio. + JULIO DOS SANTOS-11-meio-atacante- muito boa contratação tem a responsabilidade de ser o diferencial dentro e fora de campo é a responsabilidade de ser o cara tem muito que mostrar porque veio. + JORDY-12-goleiro- muito bom jogador tem um excelente potencial tem qualidade tem um futuro promissor mas ainda é uma promessa. + ANDERSON SALLES-13-zagueiro- bom jogador tem um bom potencial tem qualidade tem um futuro promissor. + JEAN PATRICK-14-lateral-volante- muito bom jogador tem um bom potencial tem qualidade é versatil tem um futuro muito promissor. JONH KLEY-15-meia-volante- bom jogador tem potencial tem qualidade é versatil tem um futuro promissor mais ainda é uma promessa. + BERNARDO-16-meio-atacante- bom jogador tem um bom potencial tem qualidade é versatil, mas ainda não conseguiu mostrar um futebol que o garanta no elenco. + THALLES-17-atacante- muito bom jogador tem um bom potencial tem qualidade é versatil tem um futuro muito promissor promissor mas ainda é uma promessa precisa desencantar. + DAGOBERTO-18-atacante- muito bom jogador já teve seu momento no futebol, mas tem potencial, tem talento e faro de gol, tem como ajudar o elenco pois se trata de um jogador experiente vai ter a responsabilidade de ser o diferencial dentro e fora de campo. + RAFHAEL SILVA-19-atacante- bom jogador tem um excelente potencial tem qualidade é versatil, mas vai ter que mostrar um futebol que o garanta no elenco. + EMANUEL BIANCUCCHI-20-meio-atacante- bom jogador tem um excelente potencial tem qualidade é versatil, mas vai ter que mostrar um futebol que o garanta no elenco. + DOUGLAS SILVA-21-zagueiro- tem qualidade, tomara que consiga repetir as atuações de 2014 sem muitas contusões, neste inicio de temporada ainda não conseguiu mostrar um futebol que o garanta no time. + LORRAN-22- lateral- muito bom jogador tem um bom potencial tem qualidade é versatil tem um futuro muito promissor mas ainda é uma promessa. + HENRIQUE-23-lateral- bom jogador tem um excelente potencial tem qualidade é versatil se contunde muito, mas ainda é uma promessa. + RAFHAEL COPPETI-24-goleiro- ainda não conseguiu mostrar um futebol que o garanta no elenco. + THIAGO MOSQUITO-25-meio-atacante- muito bom jogador tem um futuro muito promissor mas ainda é uma promessa precisa desencantar. + GUILHERME COSTA-26-meia- muito bom jogador tem um futuro muito promissor mas ainda é uma promessa precisa desencantar. + MATHEUS INDIO-27-meia-atacante- muito bom jogador tem um futuro muito promissor mas ainda é uma promessa precisa desencantar. + JOMAR-28-zagueiro- tem um bom potencial e um futuro muito promissor, ainda não conseguiu mostrar um futebol que o garanta no elenco. + AISLAN-29-zagueiro- bom jogador tem uma ótima altura, mas ainda não conseguiu mostrar um futebol que o garanta no elenco. + JONATAS PAULISTA-30-volante- bom jogador tem potencial tem qualidade é versatil, mas vai ter que mostrar um futebol que o garanta no elenco. + VICTOR BOLT-31-volante- bom jogador é versatil, mas vai ter que mostrar um futebol que o garanta no elenco. + ERICK-32-lateral- bom jogador, ainda não conseguiu mostrar um futebol que o garanta no elenco. + MONTOYA-33-meio-atacante- bom jogador tem um excelente potencial tem qualidade é versatil, mas vai ter que mostrar um futebol que o garanta no elenco mas ainda é uma promessa precisa desencantar. + ROMÁRIO-34-atacante- bom jogador é versatil, mas vai ter que mostrar um futebol que o garanta no elenco mas ainda é uma promessa precisa desencantar. + RAFAEL VAZ-35-zagueiro- bom jogador tem potencial é versatil, mas vai ter que mostrar um futebol que o garanta no elenco, longe de ser o jogador que veio do ceara. + CHARLES-36-goleiro- bom jogador tem um potencial tem qualidadel, mas vai ter que mostrar um futebol que o garanta no elenco mas ainda é uma promessa. + MAX-37-lateral- bom jogador tem potencial tem qualidade é versatil, mas vai ter que mostrar um futebol que o garanta no elenco mas ainda é uma promessa. + DANIEL ROZEN-38-meia- bom jogador tem potencial é versatil, mas vai ter que mostrar um futebol que o garanta no elenco mas ainda é uma promessa precisa desencantar. + FAVERO-39-zagueiro- bom jogador é versatil, mas vai ter que mostrar um futebol que o garanta no elenco mas ainda é uma promessa. + BRUNO FERREIRA-40-lateral- bom jogador tem potencial tem qualidade, mas vai ter que mostrar um futebol que o garanta no elenco. + ERICK LUIS-41-atacante- bom jogador tem potencial é versatil, mas vai ter que mostrar um futebol que o garanta no elenco. + NEY-42-lateral- sinceramente não sei o porque ainda esta fazendo parte do elenco já esta na hora de ir embora do Vasco, ainda não conseguiu mostrar um futebol que o garanta no elenco. SANDRO SILVA-43-volante- ainda não conseguiu mostrar um futebol que o garanta no elenco. – Atenção! Presidente Eurico Ângelo de Oliveira Miranda. Necessitamos de Competência. Nos Torcedor Temos Lugar Garantido. Mais Cada Um Fazendo A Sua Parte, Tanto os torcedores quanto a diretoria e também Nos Direitos e Nos Deveres E Cumpri-los. VASCO. Sempre VASCO. VASCO. VASCO. É CAMPEÃO……É CAMPEÃO……

MaisRecentes

Pikachu ganha quatro posições no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

O ‘chef’ Milton Mendes



Continue Lendo

Vasco rescinde com atacante do sub-20



Continue Lendo