‘Bragalhau’: a relação entre Vasco e Bragantino



Guilherme Costa foi emprestado ao Bragantino até o fim do ano (Foto: Divulgação)

Guilherme Costa foi emprestado ao Bragantino até o fim do ano (Foto: Divulgação)

Bruno Ferreira, Erick Luís e Guilherme Costa. Por enquanto, estes são os três nomes da versão 2015 do ‘Bragalhau’. Talvez os mais jovens não se lembrem, mas não é a primeira vez que o Vasco empresta jogadores em quantidade significativa ao Bragantino.

Em 2002, no meio do primeiro mandato de Eurico Miranda como presidente do clube, o Cruz-Maltino fechou uma parceria com a equipe de Bragança Paulista e enviou para lá diversos jogadores que não vinham sendo aproveitados no elenco principal, além de uma comissão técnica completa. Uma espécie de Expressinho Júnior ou um laboratório vascaíno.

No total, foram mais de 30 jogadores emprestados entre 2002 e 2003, com garotos formados na base, atletas em período de avaliação, e reforços contratados de equipes pequenas que não tinham espaço no elenco comandado por Antônio Lopes, na época.

Mas não deu certo, principalmente para o Braga, que acabou sendo rebaixado para a 3ª divisão naquela temporada. Apesar disso, o Bragantino seguiu recebendo alguns ‘refugos’ vascaínos no 1º semestre de 2003 .

Nomes como Tadic, Siston, Bruno Leite, Léo Macaé, Gomes, Marcelo Cordeiro e Ricardo Bóvio fizeram parte da primeira versão do ‘Bragalhau’.

Assim como em 2002, o Vasco hoje conta com um elenco inchado e tem emprestado algumas peças para reduzir os custos e dar rodagem aos jogadores mais jovens. Além disso, pesa o fato de que Eurico Miranda e Marquinhos Chedid, presidente do Bragantino, são amigos de longa data. Os dois foram companheiros na Câmara Federal entre 1995 e 1998, e partidários do PTB no início dos anos 2000.

Ao contrário do que aconteceu na primeira oportunidade, atualmente os clubes não possuem uma parceria formalizada – até agora -, apenas um bom relacionamento entre as duas partes e que tem resultado em negociações entre as equipes.

E, pela quantidade de jogadores que não vem sendo utilizados em 2015, é bem provável que Erick, Bruno e Guilherme reencontrem mais companheiros de Vasco em Bragança muito em breve.

FACEBOOK – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
TWITTER – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • Fred

    Eu acho muita falta de planejamento contratar esses jogadores do Bragantino para depois emprestá-los ao Bragantino, lanterna do seu grupo no Paulista com 2V 0E 8D.

    Não acredito que será uma boa para o Guilherme e acho que poderiam ter aproveitado ele no Carioca.

    Ele também encontrará o Muralha, que “escapuliu” do Vasco. Mas ele teve várias chances nos profissionais do Flamengo, ao contrário do Guilherme.

  • Velho esquema de Eurico, traz a sua bagulhada e depois vende as revelações a preço de banana,Ítalo já foi embora,depois vai o Bruno Cosendey ,Matheus etc….

  • Homero

    Concordo plenamente com o comentário do André Luiz Souza e Silva, vamos perder todas as nossas revelações, quem viver verá.

  • Fred

    Já eu tenho que discordar desse comentário, porque não foi o que vimos no passado. Muitos acusam o Eurico pela saída precoce do Philippe Coutinho, mas esquecem que ele tinha ido até a FIFA para denunciar o assédio do Real Madrid. O Coutinho provavelmente só assinou o primeiro contrato profissional com o Vasco em troca da venda para a Internazionale. Se o Vasco não aceitasse vendê-lo, em pouco tempo ele ficaria livre para assinar com outro clube. O Neymar quase saiu de graça para o Real. Ele passou um tempo em Madrid, não se adaptou e voltou para o Santos. Enfim, viva a Lei Pelé.

    Basta ver que se o Eurico tivesse essa vontade de sair negociando jogadores que subiam da base, Alan Kardec e Alex Teixeira teriam saído no começo de 2008, quando surgiram propostas superiores ao que o Vasco conseguiu depois. Na época, foi noticiado cerca de € 4 milhões por 50% dos direitos econômicos de cada um.

    E nada garante que Ítalo, Guilherme Costa ou qualquer outro que se destaque na base vá arrebentar nos profissionais. A enorme maioria desses jogadores acabam não vingando, por mais que se destaquem e tenham convocações para seleções de base. Matheus Índio e Thiago Mosquito também podem não dar em nada. Só o tempo dirá.

  • ODILON C SILVA – RJ

    Tudo isso é sinal que estamos pensando grande. Se venderam o garoto Coutinho com apenas 15 anos, podem ter certeza que também será o destino de qualquer boa revelação que venha aparecer em São Janu.

  • ODILON C SILVA – RJ

    Aproveitar para saudar o goleiro FÁBIO cria de São Januário que vai bater recorde jogando por um clube mineiro. O FÁBIO está.para bater o recorde dos poucos atletas que mais tempo.vestiram a camisa do mesmo clube. Lamentavente esse feito era para ser com a camisa vascaína, mais infelizmente na época o FÁBIO se desentendeu com Eurico Miranda, já que Eurico Miranda não queria pagar um salário decente, acabou que o grande Fábio foi embora, uma grande perda para os vascaínos. O FÁBIO é disparado o melhor goleiro brasileiro, sua não convocação é uma grande injustiça.

  • AS PESSOAS NÃO SABEM A VERDADE,E ACABAM COMETENDO ACUSAÇÕES DE DESCASO DO EURICO MIRANDA,NÃO SOU FÃ DO EURICO. MAS ESSA HISTÓRIA DO FELIPE COUTINHO TÁ MAIS DO QUE SURRADA,TODOS SABEM QUE A FAMÍLIA DO JOGADOR PRESSIONOU O VASCO PRA SAIR E IR PARA A INTER DE MILÃO. E QUANTO AS PROMESSAS DA BASE,É NOTÓRIO QUE AO EMPRESTAR JOGADORES ESSES TEM QUE AMADURECER EM OUTRA PRAÇA, GANHAR EXPERIÊNCIA E DEPOIS VOLTAR PARA BRIGAR POR UMA POSIÇÃO.

    • Fred

      Ou sabem, mas por serem contra o Eurico, fingem que não sabem. O desenrolar todo da história, desde a ida do Eurico à FIFA, deixa evidente a verdade.

      Por exemplo, apoiei a candidatura do Eurico não porque eu o via como a solução, mas porque não fui com a cara de outros candidatos, que pareciam muito mais preocupados em se vingar dele. Basta ver que um certo candidato, que desapareceu, apesar de ter virado conselheiro, dizia que a sua prioridade era banir o Eurico do quadro social do Vasco.

      Agora, assumiu a presidência, esse apoio passa a ser todo ao Vasco, não a presidente ou dirigente A, B ou C. Nunca me omitirei em dizer o que acho errado, como fiz no primeiro comentário.

      Também acho que ainda caberiam esclarecimentos sobre a saída do Ítalo, porque aquela declaração do Isaías Tinoco a um site não fez o menor sentido. Como também não acreditei que o Vasco tinha 100% dos direitos econômicos de um jogador cujo empresário o colocava na vitrine da Europa antes mesmo dos 16 anos.

  • Carlos Duarte

    Tem que ter as categorias de base, mais acreditar nos garotos é como atirar no escuro, muitos não vingam, e os que vingam logo quer procurar outros clubes, ai fica difícil de acreditar na garotada, hoje no futebol o dinheiro fala mais alto, não temos mais amor a camisa, são os salários altos que os garotos procuram, independente qual clube seja.

    • Até que enfim estou vendo pessoas, comentado futebol com educação, sem xingamentos, sem palavrões, parabéns mostrem o quão vascaínos vocês são. Gostaria que você FRED, me fizesse um favor falando sobre esse garoto Ítalo.

      • Até que enfim estou vendo pessoas, comentado futebol com educação, sem xingamentos, sem palavrões, parabéns mostrem o quão vascaínos vocês são. Gostaria que você FRED, me fizesse um favor falando sobre esse garoto Ítalo.

      • Fred

        Ademar, tirando a Copa SP, não vi o Ítalo jogando. Quem acompanhou bastante foram o André o Reginaldo. Enfim, tem várias notícias sobre ele que o André fez há pouco tempo, com eles comentando – http://blogs.lancenet.com.br/garone/tag/italo-santos/

        Eu só acho que a partir do momento em que o Isaías Tinoco foi entrevistado sobre o assunto, caberia ao Vasco esclarecer essa história, porque achei a resposta sem sentido e também não engoli a história dos 100% dos direitos econômicos pertencendo ao Vasco e que o Pedrinho Vicençote não tinha mais ligação com o jogador.

        A tal notícia pode ser encontrada no Google. Procura por: De “deficiente” a joia na Itália: jovem sai do Vasco e encanta técnico da Inter

  • ismael

    acredito q haja limite de emprestados por um mesmo clube. Confere aí garone

  • LUIZ AUGUSTO

    Timinho ruiiiiimmmm!!!!!!!!!!!!!!

MaisRecentes

Pikachu ganha quatro posições no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

O ‘chef’ Milton Mendes



Continue Lendo

Vasco rescinde com atacante do sub-20



Continue Lendo