‘Bragalhau’: a relação entre Vasco e Bragantino



Guilherme Costa foi emprestado ao Bragantino até o fim do ano (Foto: Divulgação)

Guilherme Costa foi emprestado ao Bragantino até o fim do ano (Foto: Divulgação)

Bruno Ferreira, Erick Luís e Guilherme Costa. Por enquanto, estes são os três nomes da versão 2015 do ‘Bragalhau’. Talvez os mais jovens não se lembrem, mas não é a primeira vez que o Vasco empresta jogadores em quantidade significativa ao Bragantino.

Em 2002, no meio do primeiro mandato de Eurico Miranda como presidente do clube, o Cruz-Maltino fechou uma parceria com a equipe de Bragança Paulista e enviou para lá diversos jogadores que não vinham sendo aproveitados no elenco principal, além de uma comissão técnica completa. Uma espécie de Expressinho Júnior ou um laboratório vascaíno.

No total, foram mais de 30 jogadores emprestados entre 2002 e 2003, com garotos formados na base, atletas em período de avaliação, e reforços contratados de equipes pequenas que não tinham espaço no elenco comandado por Antônio Lopes, na época.

Mas não deu certo, principalmente para o Braga, que acabou sendo rebaixado para a 3ª divisão naquela temporada. Apesar disso, o Bragantino seguiu recebendo alguns ‘refugos’ vascaínos no 1º semestre de 2003 .

Nomes como Tadic, Siston, Bruno Leite, Léo Macaé, Gomes, Marcelo Cordeiro e Ricardo Bóvio fizeram parte da primeira versão do ‘Bragalhau’.

Assim como em 2002, o Vasco hoje conta com um elenco inchado e tem emprestado algumas peças para reduzir os custos e dar rodagem aos jogadores mais jovens. Além disso, pesa o fato de que Eurico Miranda e Marquinhos Chedid, presidente do Bragantino, são amigos de longa data. Os dois foram companheiros na Câmara Federal entre 1995 e 1998, e partidários do PTB no início dos anos 2000.

Ao contrário do que aconteceu na primeira oportunidade, atualmente os clubes não possuem uma parceria formalizada – até agora -, apenas um bom relacionamento entre as duas partes e que tem resultado em negociações entre as equipes.

E, pela quantidade de jogadores que não vem sendo utilizados em 2015, é bem provável que Erick, Bruno e Guilherme reencontrem mais companheiros de Vasco em Bragança muito em breve.

FACEBOOK – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
TWITTER – https://twitter.com/BlogDoGarone



MaisRecentes

Vascaínos na Copa do Mundo



Continue Lendo

Os contrastes entre Vasco e Inter



Continue Lendo

Titulares nos últimos jogos, Andrey, Graça e Luiz Gustavo possuem as maiores médias de desarmes do Vasco no Brasileirão



Continue Lendo