Baú: 03/12/1997 – Vasco 4×1 Flamengo



Edmundo comemora um de seus gols contra o Flamengo (Foto: reprodução)

Edmundo comemora um de seus gols contra o Flamengo (Foto: reprodução)

Dia 3 de dezembro de 97, a data que ficará para sempre na memória do torcedor vascaíno. O título brasileiro viria nas partidas finais contra o Palmeiras, mas a certeza de que aquele ano teria gosto de bacalhau veio sobre o arquival, o Flamengo.

A goleada de 4 a 1 sobre o Rubro-Negro representa bem a eficiência, gana e a impetuosidade daquele time que conquistou o tricampeonato nacional para o Gigante: feroz como Edmundo, cerebral como Evair e seguro como Mauro Galvão.

Assim como já havia feito em 96, além de repetir o placar, o camisa 10 também marcou um hat-trick contra a equipe da Gávea. Mas esse teve um sabor especial, com o time garantindo a vaga na final e batendo o recorde de gols de um jogador em uma edição de Campeonato Brasileiro.

Assim como durante toda a competição, Edmundo foi genial e decisivo do início ao fim do jogo. Aos 17 minutos abriu o placar após bela tabela com Evair e drible no goleiro Clemer.

O placar magro no intervalo não refletia a superioridade do elenco vascaíno, mesmo com um a menos após a expulsão de Nélson ainda no primeiro tempo. E, logo aos nove da etapa final, o artilheiro tratou de ampliar o marcador após lindo lançamento de Juninho Pernambucano.

Faltando seis minutos para o fim, o Flamengo resolveu dar mais emoção ao jogo. Alex Pinho derrubou Renato Gaúcho na área e Júnior Baiano diminuiu. Era o que faltava o Vasco voltar a pressionar.

Como se pudesse marcar a qualquer momento, logo em seguida, Maricá – que entrara no lugar de Filipe Alvim – cruzou, Edmundo, de letra, envergou Baiano e Leandro Silva, e de canhota fez o seu 29º gol no Brasileiro. Antológico!

No fim, já com a vaga antecipada para a final nas mãos, Maricá ainda fez o seu e fechou o atropelo cruz-maltino. Duas semanas depois, a consagração sobre o Palmeiras e mais uma taça para o Gigante se orgulhar!

FICHA TÉCNICA

Vasco Da Gama 4 x 1 Flamengo (RJ)
Data: 03/12/1997
Campeonato Brasileiro
Local : Estádio Do Maracanã (Rio De Janeiro – RJ)
Arbitro : Paulo César De Oliveira
Público : 75.493 presentes
Gols : Edmundo (Vasco 17m/1ºt), Edmundo (Vasco 9m/2ºT), Júnior Baiano (Flamengo 39m/2ºT), Edmundo (Vasco 42m/2ºT) e Maricá (Vasco 46m/2ºT)
Expulsão : Nélson (Vasco)

Vasco – Carlos Germano, Filipe Alvim (Maricá), Alex, Mauro Galvão, César Prates, Nasa, Nélson, Juninho (Moisés), Ramón, Edmundo e Evair (Fabrício Eduardo) Técnico : Antônio Lopes

Flamengo – Clemer, Leandro Silva, Júnior Baiano, Juan, Gilberto, Jamir, Bruno Quadros (Renato Gaúcho), Iranildo (Lê), Athirson, Lúcio e Sávio Técnico : Paulo Autuori

Facebook – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
Twitter – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • João

    É, vcs vascaindos, só vivem de passado mesmo. Pq o presente…

    • J.

      Quando se ganhar na raça, no talento e sem sombra de dúvidas limpíssimo é bom recordar, bem contrário a vocês mulambadas que só ganham somente no apito ai fica sem graça recordar. “Mulambos me dizem como sentem não tem Estádio pra jogar,só ganha somente no apito…………”

    • Ricardo Wagner

      Concordo com você. Sou vascaíno há mais de 60 anos e sou pessimista quanto ao futuro do Vasco, principalmente agora com o retrocesso da chegada do Eurico.
      Vivemos do passado, porque o presente, desde que ele assumiu a presidência e enterrou o clube e passou o legado para o Dimamite, que jogou a última pa, vai ser muito difícil.
      Nunca vi, nesses 60 e tantos anos, uma crise tão sem solução como a atual.

      • CARO FREGUES VCS SE ARREPIA QUANDO SE DIZ VEM O FLAMENGO PELA FRENTE

  • Quantas saudades, essae sim é o verdadeiro Vasco da Gama, espero que o ditador consiga, tornar realmente tornar o Vasco da Gama respeitado e vencedor, e que não venda seus valores promissores, Thalles, Yago, Lorran, Henrique, Jordy e outro, vamos lá Vascão, casaca casaca, Vasco,,,,,,,,

    • VAI TIMINHO DE SEGUNDA

  • hailton

    foi muito lindo

  • Alexandre F.G.

MaisRecentes

Goleiro chileno pode assinar com o Vasco



Continue Lendo

Lateral revelado pelo Santos é mais uma novidade no time sub-23 do Vasco



Continue Lendo

Sub-23: Vasco contrata meia com passagem pelo futebol turco



Continue Lendo