Variações táticas do Vasco com Julio dos Santos



Julio dos Santos foi bem contra o Fluminense (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)

Julio dos Santos foi bem contra o Fluminense (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)

Uma das boas surpresas do Vasco na vitória sobre o Fluminense, no último fim de semana, foi a estreia de Julio dos Santos como titular da equipe. O paraguaio substituiu Bernardo, suspenso, e aproveitou a primeira oportunidade que teve de começar jogando.

E uma das grandes virtudes na entrada do meia, foi a variação tática que ele proporciona ao time sem que haja necessidade de substituição. Isso porque o jogador tem facilidade para exercer praticamente todas as funções no meio de campo e ainda pode ser fixado mais à frente como um falso 9, em razão de seu excelente domínio de bola e bom porte físico.

No clássico deste domingo, o artilheiro da Libertadores de 2014 por vezes atuou mais recuado, ajudando Guiñazu e Serginho na transição para  ataque. Com passes longos e precisos, tentou compensar a lentidão fazendo com que a bola saísse rapidamente dos seus pés para o setor ofensivo.

Com isso, Marcinho pode ter mais liberdade e menos responsabilidade defensiva, já que os laterais pouco apoiaram e Julio formava uma linha ao lado dos volantes, em um esquema 4-3-2-1.

Julio dos Santos recua para ajudar na saída de bola do Vasco (Imagem: Garone)

Julio dos Santos recua para ajudar na saída de bola do Vasco (Imagem: Garone)

Quando o time conseguia manter a bola mais tempo em sua posse – o que aconteceu na maior parte da partida -, o meia se apresentou de forma mais ofensiva, chegando na criação pelo meio e empurrando Marcinho para a direita. Nesta situação, Rafael Silva abria pelo lado oposto e a equipe voltava ao 4-2-3-1 proposto por Doriva nos primeiros jogos. Assim saiu a jogada do pênalti não marcado em cima de Gilberto, por exemplo.

VASCO 4-2-3-1

Julio dos Santos também se apresenta como um 10, armando pelo meio e empurrando Marcinho para a direita (Imagem: Garone)

Outra variação apresentada pelo time foi a mudança de posição entre os homens da frente, à exceção de Gilberto. Julio por diversas vezes apareceu explorando mais os lados, mesmo sem ir à linha de fundo, apenas até a intermediária ofensiva. De lá, o paraguaio tentou alguns cruzamentos rasteiros – já havia dado certo contra o Barra Mansa – e venenosos. Nesta situação, Rafael Silva centraliza como centroavante, junto com Gilberto, enquanto que Marcinho fecha no bico da área esperando a sobra, num 4-4-2 clássico, como teoricamente o Gigante iniciou o clássico.

O 4-4-2 inicial de Doriva no clássico (Imagem: Garone)

O 4-4-2 inicial de Doriva no clássico (Imagem: Garone)

Ou seja, mesmo antes de fazer alterações no Vasco, Doriva pôde variar taticamente diversas vezes. E isso graças a entrada do polivalente Julio dos Santos, que fez papel de cabeça de área, de camisa 10 e de meia aberto, de acordo com a necessidade da partida e as instruções do treinador.

A entrada de Julio dos Santos aumentou o número de possibilidades táticas, principalmente ofensivas, do Cruz-Maltino e é uma arma a ser explorada pelo técnico. Qualidades para variar e se adequar o paraguaio mostrou ter.

ACOMPANHE O BLOG DO GARONE NAS REDES SOCIAIS:

Facebook – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
Twitter – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • Leo

    É um Douglas com mais vontade de correr e ajudar na marcação e obedecendo as ordens táticas do treinador, coisa que o ex atleta e atual jogador do Grêmio tinha preguiça de fazer.
    aparenta ter mais técnica porém, ele e Marcinho no meio é jogar em Marcha Lenta, pode ser com ctza o nosso 10 e abrindo os pontas, temos o armador e o centroavante, agora só faltam os pontas de verdade.
    abraços

  • Marcel Cunha de Souza

    Ainda precisamos de + 1 goleador ( atacante de área ) e 2 meias ( 1 esquerdo e 1 destro ), 1 volante ótimo e 2 laterais á altura do MÁDSON E CRISTIANO que ainda não temos.
    LORAN E NEI, infelizmente não sao jogadores paa O vascão.

    Isto se a Diretoria estiver pensando em título no Brasileirão 2015 que não está longe de começar.

    FORÇA VASCÃO, VAMOS RENOVAR RÁPIDO E JÁ COMEÇAR CONTRATAR JOGADORES DE QUALIDADE. O ELENCO É BOM, MAS PODEMOS E VAMOS EVOLUIR AINDA MAIS.

    HOJE TEMOS APENAS OS: MARTÍN SILVA, RODRIGO, LUAN, DOUGLAS SILVA, ANDERSON SALES, GUINHAZÚ, LUCAS, JÚLIOS DOS SANTOS, MARCINHO RAFAEL SILVA, THALES E GILBERTO PARA O ELENCO DO BRASILEIRO/15.

    ATENÇÃO DIRETORIA, PRECISAMOS CONTRATAR JOGADORES ÓTIMOS, ASSIM COMO O GILBERTO. ÚLTIMA CONTRATAÇÃO ATÉ O MOMENTO.

    VASCÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • o doriva tem que manter o time. esqueça BERNARDO, TALES e outros menos votados

  • Aurélio

    Acho que a expulsão do Bernardo e a contusão do Montoya, proporcionou ao Doriva achar o time certo, pois na minha opinião os dois que não jogaram, não fizeram falta.

  • O MARCINHO PRA MIM ATÉ AGORA NÃO ESTREOU PELO VASCO, NÃO ESTÁ JOGANDO NADA E NÃO ESTÁ ACRESCENTANDO NADA AO TIME.

  • gio

    Algo me diz que esse Gilberto vai arrebentar….

  • gio

    ATENÇÃO GALERA. VAMOS RETORNAR AO QUADRO ASSOCIATIVO DO CLUBE. VAMOS ATUALIZAR A CARTEIRINHA. SÃO 70MIL INSCRITOS, MAS APENAS 15 MIL PAGAM EM DIA. NÃO PODEMOS VER CLUBES MENORES EM NOSSA FRENTE NO QUADRO SOCIAL. PARA COM ESSA IDEIA DE QUE O TIME TEM QUE SER MUITO BOM PARA SER SOCIO. VEJAM O INTER, O PALMEIRAS. NÃO TÊM NADA DE MAIS E JÁ VÃO CHEGAR EM 100 MIL SOCIOS EM DIA. O PLANO DEVERÁ SER MELHORADO COM A NOVA DIRETORIA. NÃO ERA A FAVOR DESSA DIRETORIA, MAS ESTÁ DEMONSTRANDO TRABALHO SÉRIO.

  • horlando rocha

    Se eu fosse Doriva continuava com o mesmo time q entrou em campo no clássico contra o fluminense.tirava Thalles e deixava o Gilberto . tirava Bernardo e deixava Júlio dos Santos.esse cara é bem melhor q o Bernardo doido.Avante Vascao.

  • ODILON C SILVA – RJ

    O importante é jogar pra frente, palavras do SADDAM MIRANDA, ordens são ordens.

  • O QUE EU QUERO É QUE O VASCO BOTE OS GAROTOS PARA JOGAR, A BASE DO VASCO ATUAL, CONTANDO COM OS GAROTOS DE 18 ANOS, É A MELHOR DOS ÚLTIMOS 10 ANOS, AGORA TEM QUE JOGAR SENÃO VÃO SE PERDER, COMO ÚLTIMA OPÇÃO EMPRESTA P/QUE ELES PEGUEM EXPERIÊNCIA.

  • GARONE, AO MANDAR ESTE ÚLTIMO COMENTÁRIO, APARECEU QUE ERA REPETIÇÃO DO QUE EU JÁ TINHA MANDADO A 2 HORAS ATRÁS, AGORA PERGUNTO CADÊ ESTE COMENTÁRIO?

MaisRecentes

Em boa fase, Pikachu já entra na lista dos dez maiores artilheiros do Vasco na história da Libertadores



Continue Lendo

Vasco rescinde com mais um jogador do Expressinho



Continue Lendo

Troféu Ademir Menezes: Thiago Galhardo assume o papel de garçom



Continue Lendo