Variações táticas do Vasco com Julio dos Santos



Julio dos Santos foi bem contra o Fluminense (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)

Julio dos Santos foi bem contra o Fluminense (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)

Uma das boas surpresas do Vasco na vitória sobre o Fluminense, no último fim de semana, foi a estreia de Julio dos Santos como titular da equipe. O paraguaio substituiu Bernardo, suspenso, e aproveitou a primeira oportunidade que teve de começar jogando.

E uma das grandes virtudes na entrada do meia, foi a variação tática que ele proporciona ao time sem que haja necessidade de substituição. Isso porque o jogador tem facilidade para exercer praticamente todas as funções no meio de campo e ainda pode ser fixado mais à frente como um falso 9, em razão de seu excelente domínio de bola e bom porte físico.

No clássico deste domingo, o artilheiro da Libertadores de 2014 por vezes atuou mais recuado, ajudando Guiñazu e Serginho na transição para  ataque. Com passes longos e precisos, tentou compensar a lentidão fazendo com que a bola saísse rapidamente dos seus pés para o setor ofensivo.

Com isso, Marcinho pode ter mais liberdade e menos responsabilidade defensiva, já que os laterais pouco apoiaram e Julio formava uma linha ao lado dos volantes, em um esquema 4-3-2-1.

Julio dos Santos recua para ajudar na saída de bola do Vasco (Imagem: Garone)

Julio dos Santos recua para ajudar na saída de bola do Vasco (Imagem: Garone)

Quando o time conseguia manter a bola mais tempo em sua posse – o que aconteceu na maior parte da partida -, o meia se apresentou de forma mais ofensiva, chegando na criação pelo meio e empurrando Marcinho para a direita. Nesta situação, Rafael Silva abria pelo lado oposto e a equipe voltava ao 4-2-3-1 proposto por Doriva nos primeiros jogos. Assim saiu a jogada do pênalti não marcado em cima de Gilberto, por exemplo.

VASCO 4-2-3-1

Julio dos Santos também se apresenta como um 10, armando pelo meio e empurrando Marcinho para a direita (Imagem: Garone)

Outra variação apresentada pelo time foi a mudança de posição entre os homens da frente, à exceção de Gilberto. Julio por diversas vezes apareceu explorando mais os lados, mesmo sem ir à linha de fundo, apenas até a intermediária ofensiva. De lá, o paraguaio tentou alguns cruzamentos rasteiros – já havia dado certo contra o Barra Mansa – e venenosos. Nesta situação, Rafael Silva centraliza como centroavante, junto com Gilberto, enquanto que Marcinho fecha no bico da área esperando a sobra, num 4-4-2 clássico, como teoricamente o Gigante iniciou o clássico.

O 4-4-2 inicial de Doriva no clássico (Imagem: Garone)

O 4-4-2 inicial de Doriva no clássico (Imagem: Garone)

Ou seja, mesmo antes de fazer alterações no Vasco, Doriva pôde variar taticamente diversas vezes. E isso graças a entrada do polivalente Julio dos Santos, que fez papel de cabeça de área, de camisa 10 e de meia aberto, de acordo com a necessidade da partida e as instruções do treinador.

A entrada de Julio dos Santos aumentou o número de possibilidades táticas, principalmente ofensivas, do Cruz-Maltino e é uma arma a ser explorada pelo técnico. Qualidades para variar e se adequar o paraguaio mostrou ter.

ACOMPANHE O BLOG DO GARONE NAS REDES SOCIAIS:

Facebook – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
Twitter – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • Leo

    É um Douglas com mais vontade de correr e ajudar na marcação e obedecendo as ordens táticas do treinador, coisa que o ex atleta e atual jogador do Grêmio tinha preguiça de fazer.
    aparenta ter mais técnica porém, ele e Marcinho no meio é jogar em Marcha Lenta, pode ser com ctza o nosso 10 e abrindo os pontas, temos o armador e o centroavante, agora só faltam os pontas de verdade.
    abraços

  • Marcel Cunha de Souza

    Ainda precisamos de + 1 goleador ( atacante de área ) e 2 meias ( 1 esquerdo e 1 destro ), 1 volante ótimo e 2 laterais á altura do MÁDSON E CRISTIANO que ainda não temos.
    LORAN E NEI, infelizmente não sao jogadores paa O vascão.

    Isto se a Diretoria estiver pensando em título no Brasileirão 2015 que não está longe de começar.

    FORÇA VASCÃO, VAMOS RENOVAR RÁPIDO E JÁ COMEÇAR CONTRATAR JOGADORES DE QUALIDADE. O ELENCO É BOM, MAS PODEMOS E VAMOS EVOLUIR AINDA MAIS.

    HOJE TEMOS APENAS OS: MARTÍN SILVA, RODRIGO, LUAN, DOUGLAS SILVA, ANDERSON SALES, GUINHAZÚ, LUCAS, JÚLIOS DOS SANTOS, MARCINHO RAFAEL SILVA, THALES E GILBERTO PARA O ELENCO DO BRASILEIRO/15.

    ATENÇÃO DIRETORIA, PRECISAMOS CONTRATAR JOGADORES ÓTIMOS, ASSIM COMO O GILBERTO. ÚLTIMA CONTRATAÇÃO ATÉ O MOMENTO.

    VASCÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • o doriva tem que manter o time. esqueça BERNARDO, TALES e outros menos votados

  • Aurélio

    Acho que a expulsão do Bernardo e a contusão do Montoya, proporcionou ao Doriva achar o time certo, pois na minha opinião os dois que não jogaram, não fizeram falta.

  • O MARCINHO PRA MIM ATÉ AGORA NÃO ESTREOU PELO VASCO, NÃO ESTÁ JOGANDO NADA E NÃO ESTÁ ACRESCENTANDO NADA AO TIME.

  • gio

    Algo me diz que esse Gilberto vai arrebentar….

  • gio

    ATENÇÃO GALERA. VAMOS RETORNAR AO QUADRO ASSOCIATIVO DO CLUBE. VAMOS ATUALIZAR A CARTEIRINHA. SÃO 70MIL INSCRITOS, MAS APENAS 15 MIL PAGAM EM DIA. NÃO PODEMOS VER CLUBES MENORES EM NOSSA FRENTE NO QUADRO SOCIAL. PARA COM ESSA IDEIA DE QUE O TIME TEM QUE SER MUITO BOM PARA SER SOCIO. VEJAM O INTER, O PALMEIRAS. NÃO TÊM NADA DE MAIS E JÁ VÃO CHEGAR EM 100 MIL SOCIOS EM DIA. O PLANO DEVERÁ SER MELHORADO COM A NOVA DIRETORIA. NÃO ERA A FAVOR DESSA DIRETORIA, MAS ESTÁ DEMONSTRANDO TRABALHO SÉRIO.

  • horlando rocha

    Se eu fosse Doriva continuava com o mesmo time q entrou em campo no clássico contra o fluminense.tirava Thalles e deixava o Gilberto . tirava Bernardo e deixava Júlio dos Santos.esse cara é bem melhor q o Bernardo doido.Avante Vascao.

  • ODILON C SILVA – RJ

    O importante é jogar pra frente, palavras do SADDAM MIRANDA, ordens são ordens.

  • O QUE EU QUERO É QUE O VASCO BOTE OS GAROTOS PARA JOGAR, A BASE DO VASCO ATUAL, CONTANDO COM OS GAROTOS DE 18 ANOS, É A MELHOR DOS ÚLTIMOS 10 ANOS, AGORA TEM QUE JOGAR SENÃO VÃO SE PERDER, COMO ÚLTIMA OPÇÃO EMPRESTA P/QUE ELES PEGUEM EXPERIÊNCIA.

  • GARONE, AO MANDAR ESTE ÚLTIMO COMENTÁRIO, APARECEU QUE ERA REPETIÇÃO DO QUE EU JÁ TINHA MANDADO A 2 HORAS ATRÁS, AGORA PERGUNTO CADÊ ESTE COMENTÁRIO?

MaisRecentes

Caio Monteiro marca seus primeiros pontos no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

A zona vascaína



Continue Lendo

O ‘novo’ Nenê



Continue Lendo