As mãos invisíveis



Com gol de mão, Vasco foi derrotado pelo Corinthians (Foto: Nelson Costa/Vasco)

Com gol de mão, Vasco foi derrotado pelo Corinthians (Foto: Nelson Costa/Vasco)

Poucas coisas são tão constrangedoras quanto um gol de mão. Irrita quem sofre, envergonha – ou deveria – quem faz e denigre quem valida.

Há um ar de ingenuidade coletiva que o cerca. Afinal, é o princípio básico do esporte, a primeira coisa que se ensina a uma criança quando ela arqueia o corpo para segurar a bola que rola pelo chão: ‘Chuta! Com a mão não pode!’.

Ainda assim, vez ou outra ela passa desapercebida.

A mão de Jô, que definiu o duelo entre Corinthians e Vasco, só não constrange mais que a entrevista pós-jogo do atacante: ‘Não vi se foi com a mão’, disse o artilheiro. Ora, como se o tato fosse um sentido menos importante do que a visão.

Amanhã mesmo deveremos ter alguém na Lava-Jato bradando com o oftalmologista por conta dos milhões recebidos que jurava ser do Banco Imobiliário, mas não viu. Não duvido.

É um exagero, óbvio. Mas não duvide, nunca, do talento de alguns. E nem estamos falando de futebol agora.

Logo Jô, que por duas vezes foi ao chão dentro da área, de forma quase imediata, acusando um toque dos zagueiros vascaínos. Nessas horas, todos os sentidos funcionaram, ao que parece. Não houve adrenalina que apagasse o contato da memória ou diminuísse o tempo de reação.

Não que eu não comemoraria um gol de mão que fizesse meu time voltar a vencer no Brasileirão. Ainda mais marcado por mim. Talvez até já tenha sonhado com esse momento, não sou hipócrita. Impedido, ainda por cima, confesso. Cena interessante pelo drama que carrega, não pela vantagem conquistada.

Daí a sair de campo ignorando o fato, quase fingindo demência, é pouco samaritano.

Mais vale um canalha convicto, desses que perambulam com um sorriso talhado no canto da boca, que um malandro enrustido. Ao menos pra mim, é claro.

Não que Jô seja um deses casos, mas foi. Ou transpareceu ser em sua fala. Literalmente, deu uma de João-sem-braço. Jô-ão.

A questão não está no gol irregular que se marca, isso é um problema do árbitro, mas na forma com que lida com ele. A honestidade mora exatamente nos erros, qualquer um é honrado nos acertos. Até a pior pessoa.

Jô poderia ter sido mais 9 e usado mais a cabeça. Poderia ter sido dez, mesmo após os 90. Não para anular o próprio gol, mas para evidenciar o erro de quem está lá para acertar. Não foi. Escolheu ser cúmplice. Ou complacente, como preferir.

Uma pena.

Mas também tivemos futebol.

Corinthians e Vasco fizeram exatamente o que se esperava dos dois. O líder, precisando vencer, encaixotou os cariocas e pressionou, mas parou na má pontaria dos pés de seus jogadores – salva pela mão. Já o Cruzmaltino, aceitou a supremacia paulista, entretanto, sem abdicar de tentar.

O time de Zé Ricardo tinha mais homens atrás do que vendedor de cerveja no Rock in Rio. Ainda assim, conseguiu chegar em chutes de média distância, obrigando Cássio a trabalhar. O Timão, por sua vez, insistiu nas triangulações pelo meio, quase sempre paradas pelo volante Jean e pelos zagueiros.

Os dois times fizeram uma partida de manual, com as armas que tinham e entendendo o momento que vivem. Poderia ter terminado de inúmeras maneiras, mas quis a arbitragem que fosse da mais injusta e menos atraente, apesar da alta dose de dramaticidade que embebeda os dois lados um ato como esse.

Venceu o melhor. Da pior maneira.



  • Caio Cesar

    Então com este pensamento o Breno deveria falar para o árbitro que fez pênalti?

    • Ademir Queixada

      Mas nao foi penalti nao, seu otario!!!!! Até o Marsilglia na globo disse que nao foi! É POR ISSO QUE ESSE PAÍS NAO VAI PRA FRENTE, SEU BABACA! querer comparar o gol DE MAO !!!!! COM UM SUPOSTO PENALTI! CRIA VERGONHA NA CARA!

      • Renato Baylao DE Mello

        Mi mi mi

      • Caio Cesar

        Não foi pênalti seu rabo, pênalti claro. Por isso esse país tá uma bosta mesmo,nego só reclama quando é prejudicado. O Vice dá Gama tri-rebaixado fez gol de mão com o Luís Fabiano e não falou nada. O único que falou que não foi pênalti foi o juiz da TV Carioca…O resto todo mundo disse que foi!!!! Time de chorão!!!!

        • Fernando

          E tu gambá safado? Esqueceu que teu time de merda já esteve envolvido em varios escandalos? VTNC gambá

          • Caio Cesar

            Escândalo é o caralho, esse time de série B, vem querer dar uma de coitado. Roubaram título do São Caetano, o Eurico ganhando uma porrada de campeonato nos bastidores.
            Ainda apanhando do Corinthians direto e quer vir aqui dar uma de santa. Vai toma no cú Vice dá Gama do caralho, batemos em vocês desde Copa do Brasil até Mundial!!!!! Pode vir com Eurico,Edmundo quem for que essa merda apanha!!!!

          • Fernando

            Huahuahuahua Olha quem fala em Roubo, roubaram descaradamente o Internacional no ultimo, e olha quem fala em serie B, já foram pra lá e ainda por cima mandados pelo Vasco Huahuahuahauahuahua

          • Caio Cesar

            kkkkkk O Vasco não consegue nem se manter, imagina mandar alguém pra série B…kkkkkkkkkk Time de bosta desse aí…..kkkkkkkkk Não ganha nem carioca, só vive na série B, tri-rebaixado….kkkkkkkkk

          • Fernando

            Huhauhauahuhau o Gamba esquecido não lembra que foi pra série b e ainda por cima mandado pelo Vasco huaauhauahuahaua

  • Egberto Casazza

    Cara, o fato é que o Jô já devia ter sido expulso, ou no mínimo estar amarelado, por simulação. Um árbitro errar não é novidade no Brasil, ainda mais a favor do clube que voltou cinco jogos no Campeonato de 2005 e depois teve a coragem de comemorar um título. Contra o Vasco então, time que denunciado pelo MP ganha reportagem de 5 minutos no jornal matinal, nada de novo mesmo. Triste é a galera querer medir o caráter do Jô por essa atitude. No Brasil, a malandragem é elogiada, ensinada na escola, vista e revista na vida pública. Vai esperar que o cara seja um santo? Não faz parte da nossa cultura essa coisa de honradez e hombridade. Não lembram o quanto o Rodrigo Caio foi bombardeado por ter sido honesto? Então não vamos crucificar esse sem vergonha do Jô por ter feito o que fez. Qualquer um daqueles que vestiam a cruz de malta ontem fariam o mesmo. Hoje temos tecnologia para evitar isso, temos. Mas aí teríamos o Santos campeão em 1995, O Inter campeão em 2005, o São Paulo campeão em 2009, o Vasco campeão em 2009 e tenho duvidas que uma certa rede de televisão ficaria satisfeita em não poder influenciar no resultado de um de seus melhores produtos. Saudações Vascaínas!

    • Racional

      Porra vascaíno falando de arbitragem, títulos questionáveis de outros times. Fala sério!!!!
      O que houve em 2000 contra o modesto São Caetano? Por que aquele jogo de São Januário foi anulado?? Quem criou a confusão na arquibancada foi a torcida do São Caetano, não é verdade?? Mas a regulamento do campeonato previa que o time mandante perdesse os pontos da partida. E o que houve?? Uma manobra suja no STJD anulando aquela partida pilotada por um dirigente que está aí, prometendo respeito. Mas respeito só pela conta bancária dele….
      Clubes brasileiros em geral, inclusive o Vasco, só reclamam quando os erros são contra suas equipes…
      Nota zero em ética para todos

      • Fernando

        Falou o imbecil!! O que foi que houve em Sao Januario? Um acidente, que alias já ocorreu com varios outros clubes em outros jogos em outros estadios, inclusive com teu time de merda, onde inclusive morreram varias pessoas. E teu time perdeu pontos? VTNC mulambo! Quem é vc pra falar em manobra suja?

        • Racional

          Vc só repete o que dizem para vc manezão!!
          Onde vc estava naquele dezembro de 2000? Tá falando merda novinho!!! Vc devia naquela época ainda estar cagando em fraldas!!
          O regulamento previa a perda de pontos!!
          O seu dirigente estava desesperado tentando recomeçar a partida p/ que isso não acontecesse!!
          Ahe fica com essa viadagem: o Corinthians é ajudado, o Flamengo é isso….
          Porra, tem menos de 20 anos, e quer debater futebol??
          Amigo, tenho uma resenha preparada aqui de títulos questionáveis não só do Vasco, mas do Fluminense, do Botafogo…
          Então pára de cagar pelo teclado.
          Títulos questionáveis todos os clubes têm. Ninguém é santinho nessa história.

          • Fernando

            Onde estava eu? Lá nas sociais de São Januário, seu imbecil, sou sócio do Vasco a muitos anos, não sou modinhas como você. O regulamento previa perda de pontos por fatos causados pelo clube, e aquilo foi um acidente, seu idiota, como aliás aconteceu com teu clube de merda em 92. Alias, não foi o ano das papeletas amarelas? HUAHUaHUA vc é um idiota!

          • Racional

            kkkkk….sai fora torcedorzinho de sofá…..e não foi acidente não seu débil mental….houve brigas na arquibancada de S. Januário entre torcedores do próprio Vasco, pânico, empurrões e a grade acabou cedendo….
            Debater com clubista é a pior coisa do mundo: são idiotas que só torcem por seus clubes nas vitórias….comentam sobre o clube de outros, mas se esquecem das mazelas de seus clubes….
            Vou repetir para vc entender: títulos questionáveis todos os clubes têm. E o Vasco da Gama não foge em momento algum desta regra….
            Mas vc prefere ofender, se garante numa mesa de computador, no anonimato. Típico de pessoas otárias, covardes…..

          • Fernando

            Huahuahauhauaua além de mulambo, babaca e otario, acha que é fodao. VTNC mulambo, tu é ridículo.

          • Racional

            Brother, se vc quiser perguntar algo sobre futebol, pode perguntar. Não se sinta constrangido. Não saber não é vergonha. Vergonha é não tentar formar sua própria opinião, é repetir o que os outros dizem. Agora se vc só vocifera palavrões e insultos, lamento por não poder ajudar. Não sou psiquiatra. Abcs.

          • Fernando

            Hauhauhauahua vergonha sinto em ler os absurdos que vc escreve, rapaz, vc deve ser portador de sindrome de down huahauahauhaua

          • Racional

            Não diga asneiras rapaz. Pessoas com síndrome de down não são doentes. São apenas especiais. Doentes são os preconceituosos como vc.

        • Racional

          Manezão, se vc se refere a final do Brasileirão de 92, a tragédia do 2º jogo da final, vou lembar a vc que o mando daquela partida era do Botafogo, que ao longo do campeonato fez a melhor campanha.
          E outra, o regulamento daquele campeonato não previa a perda de pontos por incidentes daquele tipo.
          Mas vc só repete o que falam para vc…
          Tipo o Right prejudicou o Atlético-MG em 81 para favorecer o Flamengo…
          Mas vou lembrar vc: na final do carioca de 82, o mesmo Right expulsou o Júnior, deixando o Flamengo com um jogador a menos e o Vasco foi campeão.
          Lembrou? Não era da sua época? Então senta e aprenda com que sabe e entende de futebol.

          • Fernando

            Viu otario, como vc lembra direitinho? Foda-se que o mando era do Botafogo, o acidente foi causado pela torcida do Flamengo. O Regulamento não previa perda de pontos? Huahuahauahua e o de 2000 previa? Huahuahauahua tu é mesmo muito imbecil! O Wright (não é Right, seu analfabeto) expulsou quantos do Vasco naquele jogo? E quantos expulsou do Atlético na Liberta? Huahuahauhaua tu é muito idiota mesmo. E quanto a minha idade eu sou provavelmente muito mais velho que você, porém certamente muito menos idiota huahuahauahauhaua.

          • Racional

            Babaca!! Então o time visitante é responsável pela segurança de uma partida?? Desde quando??? kkkkkkkkkkkk…
            Sim seu babaca, o regulamento de 2000 previa a perda de pontos. E pára de contar estorinha. Tua tava é no sofá de casa vendo a final de 2000…..
            E quanto a história do Wright, vc não entendeu…não vou desenhar para vc…não adianta…analfabetos funcionais não entendem mesmo….estes são as maiores vítimas de estelionato……

          • Fernando

            Huahauahuahaua a boneca ficou nervosa! A verdade doeu mulambo? Hauhauhauahua o culpado foi unicamente o flamerda, cuja torcida de
            Merda brigou entre si e causou tudo o que aconteceu. Agora
            Quer colocar a culpa nos outros HUAHUAHUAHUA analfabeta é aquela vagabunda da tua mãe, que colocou um merda igual a vc no mundo huahauahuhaua

          • Racional

            Onde houve briga em 92 seu lixo?? Mês passado, teve uma matéria não sei ao certo se foi do Lance, sobre os 25 anos da tragédia da final de 92. O ocorrido se deu por superlotação do setor esquerdo das cabines de rádio, além é claro da falta de manutenção do estádio em si por parte do governo do estado. Sim, naquela época chamava-se setor esquerdo. Mas para os novinhos recém-saídos das fraldas como vc hj é setor norte.
            E outra, como vc é novinho, vou corrigi-lo: o caso das ditas papeletas amarelas foi na década de 80. Não deu em nada. Nada ficou comprovado contra o Flamengo. Mas se houvesse algo de má fé por parte da diretoria do Flamengo, entendo que o clube deveria ser punido.
            E acrescentando, houve em 94 uma investigação rigorosa sobre o escândalo da “Regra 18” no campeonato carioca. Manipulações de resultados, entre outras coisas. Não custa lembrar que o atual presidente do Vasco era aliado político do presidente da FERJ daquela época o sr, Caixa D’Água. Esta investigação jornalística conquistou o prêmio Esso de jornalismo daquele ano.
            Abraços ahe novinho e pare de repetir o que dizem para vc. E fique com seu clubismo irracional.

          • Fernando

            Hauhauahuahua o mulambo idiota se faz de desentendido! Pesquisa melhor aí no seu Google, seu idiota, o problema de deu em virtude de briga que estourou no setor já superlotado. Não sabia não? Não leu no Google? Huahauhauahauahaua as papeletas amarelas só provam o clube sujo que é o Flamengo, sempre envolvido em maracutaia. Sabia não, novinho? Huahuahauahau

          • Racional

            Foi o mesmo caso de São Januário. Mas com a diferença de que o Flamengo não era o mandante daquela partida. O mando era do Botafogo por ter feito a melhor campanha no campeonato. A partida não era para ter sido realizada (na minha óptica). Mas naquela época, pouco se valorizava a questão de segurança em estádios. E nem os regulamentos das competições no passado previam algum tipo de punição aos clubes por questões falta de segurança.
            E novamente: pare de repetir o que dizem para vc. Um clube presidido por uma das figuras mais imundas do futebol brasileiro, seus torcedores não deveriam falar de outros clubes. Deveriam é cobrar limpeza e mudanças drásticas dentro do seu próprio clube.
            Vlw.

          • Fernando

            Huahuahuahuahua olha quem fala em dirigente imundo, dois vice presidentes presos na lava a jato, e já já quem vai pra cadeia é o Bandeira, quando as investigações chegarem no BNDES. Novinho, vc é ridículo huahauhauahuaha

          • Racional

            Vlw Euriquete!! Vai lá e continua a pagar pau pro seu presidente.
            O mesmo que sumiu com renda de jogo.
            O mesmo que disse que ia para a Sibéria, e não foi, se o Vasco caísse.
            O mesmo que disse que o Vasco teria cotas de tv iguais a do Corinthians e Flamengo e não têm.
            O mesmo que rebaixou vcs em 2008 e 2015.

            Fernandinha Fernandes vc é melhor com atriz pornô. Sabe nada de futebol.

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Fernando

            Huahuahauhaua bichona, manda primeiro explicar teus dois vice presidentes presos na lava jato antes de falar com roubo, seu babaca huahuahuahauau

  • Carlos P. de Oliveira

    É por isso que somos o país que somos.
    Gol de mão, mentira e ainda houve-se de torcedores “roubado é mais gostoso”.
    Futebol, no Brasil, está andando na marcha ré do que ocorre no mundo.
    Somente para os detentores dos direitos de transmissão, ainda é gostoso ver tantos erros de arbitragens e campeonatos atrás de campeonatos sendo marcados pelos amadores árbitros brasileiros.
    Como diria um amigo que já foi presidente de time de futebol “se vc conhecer os bastidores do futebol, nunca mais será torcedor fanático de um time. Apenas acompanhará de longe, bem de longe …. “
    Me desculpem, para mim, não dá mais.

  • Racional

    É isso mesmo Garone.
    Brasileiro quer ver o Temer preso. Quer ver o Aécio preso. Quer ver o Lula preso.
    Mas comemora vitória arranjada de seu clube de coração.
    Torcedores de todos os clube são assim.
    Não há muito o que fazer mesmo…

MaisRecentes

Zagueiro criado nas divisões de base do São Paulo é mais uma novidade no time sub-23 do Vasco



Continue Lendo

Os fantasmas de Thalles



Continue Lendo

Em enquete, Anderson Martins é eleito o melhor jogador do Vasco em 2017



Continue Lendo