Análise tática: o caminho para o vexame do Vasco



Rodrigo e Christianno foram os calcanhares de aquiles da defesa do Vasco (Foto: Ricardo Rimoli/LANCE!Press)

Rodrigo e Christianno foram os calcanhares de aquiles da defesa do Vasco (Foto: Ricardo Rimoli/LANCE!Press)

Todo time erra, sem exceção. Mas só o Vasco tem sido capaz de repetir os mesmos erros coletivos e individuais com três treinadores diferentes, durante meses, e não corrigi-los. A torcida vascaína tem fama de pegar no pé de alguns jogadores, mas isso não quer dizer que ela está sempre errada, muitas vezes – na maioria, eu diria – há razão para o descontentamento.

Partidas como essa última, contra o Internacional, expõem o que há de pior atualmente na equipe, mostram que não são apenas falhas pontuais de um jogador ou de um setor, mas sim erros constantes e que resultam em gols dos adversários.

Um dos principais alvos da torcida, desde o Campeonato Carioca, é o lateral-esquerdo Christianno. E adivinhem de onde saíram seis dos seis gols do Colorado na histórica goleada desta quarta-feira? Isso mesmo, em cima do camisa 6 e do zagueiro Rodrigo, seu ‘parceiro’ de lado. Todos os tentos da humilhante derrota foram concluídos e/ou inicializados pelo mesmo lado.

– O 1º GOL:

O Inter pouco havia incomodado o Vasco até abrir o placar. A jogada se iniciou em um lateral mal batido por Christianno, que tem por hábito arremessar todas as cobranças para frente, por mais que sempre rife a jogada. O Vasco criou o ‘chutão de lateral’. O time perdeu a posse e o Inter ganhou uma cobrança de falta para levantar na área.

Antes da batida, Christianno se posicionou marcando Ernando, como mostram as imagens abaixo. Porém, bastou o zagueiro se movimentar que o lateral ficou para trás e o colorado abriu o marcador.

Falha de Christianno - gol 1
Falha de Christianno - rodrigo marca - gol 1

Num primeiro momento, assistindo ao vivo, a impressão é que Rodrigo é quem havia falhado, mas na verdade o camisa 3 corre para marcar Nilton e é antecipado pelo jogador do Inter que deveria ter sido acompanhado por Christianno.

Falha de Christianno - rodrigo marca 2 - gol 1
– O 2º GOL:

O segundo gol do Inter retrata bem a incapacidade dos defensores do Vasco em anteverem as jogadas e definir quem marca quem e aonde. Mesmo com sete jogadores na defesa, os cruz-maltino não conseguem roubar a bola e deixam os atacantes do Inter livres para armar e receber.

Falha de Christianno - gol 2
Mais uma vez Rodrigo e Christianno não se aproximam dos adversários e precisam correr atrás do lance, chegando atrasados e piorando ainda mais o posicionamento. A dupla esteve sempre dois passos atrás.

Falha de Christianno - gol 2.jpg jogada 2

– O 3º GOL:

Gol irregular do Inter, com Lisandro López cometendo falta sobre Christianno, porém, mais uma vez com um atacante passando às costas do lateral. Detalhe da jogada é que o camisa 6 tenta cortar com a perna esquerda, mesmo a bola estando na reta de sua direita. Ao tentar girar – sendo puxado -, erra e o argentino dá inicio a goleada.

Falha de Christianno - gol 3
– O 4º GOL:

Mais um gol que nasceu pela esquerda e foi finalizado no mesmo lado. Erro na saída de bola do Vasco, a jogada nasce nas costas de Christianno, Rodrigo só cerca e Valdívia acerta um lindo chute. Mais uma vez a dupla não consegue parar o ataque do Internacional.

Falha de Christianno - gol 4

– O 5º GOL:

Um erro clássico do setor defensivo do Vasco. Christianno corre paralelamente a jogada, não encurta o espaço e William cruza tranquilo para Nilton marcar. Rodrigo fecha na posição ao invés de ficar de olho no volante que passa por trás. Liberdade para cruzar e para finalizar.

Falha de Christianno - gol 5
– O 6º GOL:

O sexto gol colorado também saiu em uma jogada pela esquerda de defesa do Vasco, que resultou na falta e no cruzamento para Lisandro López fechar o caixão. Rodrigo mais uma vez erra a marcação, dá condições de jogo para o atacante e ainda o deixa livre para subir sozinho na pequena área.

Falha de Christianno - gol 6
Os lances deixam claros os problemas defensivos no setor. Mesmo Christianno apoiando pouco o ataque, o lado esquerdo segue desprotegido, com os adversários levando vantagem na maioria das jogadas, seja pela pelo alto ou por baixo.

Em recente entrevista a ESPN Brasil, Roth, ex-técnico vascaíno, disse que o atual camisa 6 era mantido como titular pela sua regularidade defensiva. Só se for pelas características físicas do atleta, que era zagueiro na base do Flamengo, não pelo o que vem atuando. Mais uma amostra de que os treinadores ainda se prendem a esteriótipos e não a análises individuais baseadas em desempenho e números.

Na conta final do vexame, 100% dos gols sofridos pelo Vasco tiveram participações – ou abstenções – de Rodrigo e Christianno. O caminho do vexame foi todo trilhado por ali.



  • ODILON SILVA = RJ

    Francamente, nada disso me surpreende, esse fracasso era iminente, assim como será triste e nebuloso o futuro desse clube nas mãos dessa gente, o pior tá para vim……………………………….A tendencia natural é, que esse clube futuramente não tenha grandes patrocinadores, não tenha credibilidade, seja um clube abarrotado de problemas , estão enterrando mais ainda esse clube……………Pra piorar esse clube não tem liberdade, a lei da mordaça voltou, vários associados estão sendo afastados, alguns já foram expulsos do quadro social, não se pode reclamar, não se pode protestar contra as trapalhadas euriquistas em São Januario, o clube está sitiado pela família miranda…………………………Sendo assim ,esse clube vai viver de mentira, de factoides, de safadeza, os grandes vascainos, os vascainos dignos, não tem vez nesse clube arruinado, por uma cambada de inrresponsàveis , aproveitadores , inconsequentes.

  • Claudio

    Esse Rodrigo é um sem vergonha! joga nada! e ainda por cima é patolador!
    E agora o Vasco tá pagando pelas merdas ditas pelo seu “ditador mor”.

  • ODILON SILVA = RJ

    Poderiam pelo menos usar a cabeça e baixar o preço desses ingressos, 40 reais ainda está muito caro, para não jogar para um estádio vazio, coloca esses ingressos custando 20 reais…………………….O recorde negativo de público do novo maracana pertence ao flamerda, quando o flamerda jogou para 2470 pagantes contra o Madureira, vê lá Eurico miranda se você não vai bater esse recorde.

    • marcosdecicco

      Estou plenamente de acordo contigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Artur Camaleon

    Concordo em gênero, numero e grau! está corretíssimo, ainda mais onde diz que os técnicos se baseiam em outros aspectos, menos em números e estatísticas. Essa situação que o Vasco se encontra é uma vergonha pré anunciada… Pois confesso que alguns jogadores não são tão ruins, mas a parte técnica é deplorável. E como já caímos infelizmente, ao menos coloquem jogadores da base agora, façam testes, para ano que vem não cometermos os mesmos erros. Mas principalmente, contratem um técnico mesmo, já que o presidente não conseguiremos tirar. Vejam no currículo um técnico que estuda scout e que estuda esquemas táticos diferenciados, e acima de tudo que coloque em prática esses esquemas táticos, ai sim teremos um técnico apto a melhorar o Vasco. Gostaria tanto que tivéssemos alguém do clube que nos ouvisse, pois essa história de falar da boca pra fora que não vamos cair, e não agir.. basta! já cansamos desse formato arcaico e antiquado de liderança como a do Eurico…

  • ademilson

    bota quem no lugar Cristiano, não tem opção…..o certo é jogar a tolha pega a basa bota os cara pra ir jogando pesando no próximo ano ou melhor sere B. mandar uma boa parte desse time horrível embora……

  • marcosdecicco

    Só que no 2º gol o principal erro é no lado direito, são 04 jogadores contra, apenas, 01 do Inter, o Serginho assiste a jogada sem marcar ninguém e nesses gols vc não falou sobre os cabeças de área do Vasco, aonde estão eles que nada apoiam, deveriam ao menos marcar, foram 06 gols e não vemos nenhum cabeça de área em nenhum lance, o mal do Vasco está aí, as posições com menos mudanças no ano todo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Paulo Wagner

    Acho que é a equipe do Lance que não entende nada de futebol. Roth está corretíssimo quando fala da regularidade defensiva de Christianno. O lateral vascaíno erra sempre! Ele nunca acerta! Se isso não é regularidade, eu não sei o que é então!

    O surpreendente é como uma diretoria inteira, mais 3 treinadores, o presidente e seu filho não conseguiram enxergar essa deficiência na equipe. Trouxeram 120 jogadores e ninguém para as duas laterais. Será que está todo mundo errado e só eles é que entendem de futebol? Porque os resultados e o desempenho em campo mostram que esses são problemas graves que insistem em ser repetidos a cada jogo, não importando o treinador.

    Daria para enumerar milhares de outros problemas que persistem desde o ano passado, pelo menos. O time é lento, fraco ofensivamente, débil defensivamente, o meio campo não consegue armar e muito menos defender, o time parece não ter vontade de vencer, são constantes as falhas de marcação. Às vezes, vemos 3 ou 4 jogadores do Vasco cercando um adversário, que mesmo assim consegue passar pela marcação. A marcação é frouxa, o ataque normalmente é lento e nem os jogadores acreditam que conseguirão fazer alguma coisa. Quantas vezes vemos atacantes do Vasco isolados, cercados por 3 ou 4 adversários, esperando a chegada de alguém, que nunca chega, para tabelar. O bando em campo é preguiçoso e egoísta. Não joga em equipe.

    Alguma coisa está muito errada em São Januário não é de hoje. Incrível é que a diretoria ache que está tudo bem…

  • Dorivan Oliveira

    Na verdade o vasco já esta na segundona há muito tempo. Não sei porque manter esperanças nesse time muito ruim, ruim demais. Guinazu joga para os lados e acaba com todas as possibilidades de um contra ataque em velocidade. A Bola até que consegue chegar na frente do gol mas os nossos atacantes e meias são todos cegos, acham que a baliza esta na bandeira de escanteio, ai é que a vaca vai para o brejo.
    O lateral esquerdo Cristiano é péssimo, não é jogador para o vasco.
    Os valores da base são todos vendidos e se contrata veteranos sobra dos outros clubes.
    Jogador que não serve para outro clube também não serve para o vasco, é o caso do bonde Riasco, Dagoberto, Serginho, Cristiano, etc… Nesse time só se salvam 2 ou 3 jogadores.

  • flavio

    Cristianno veio do Bangu, clube que teve como presidente o todo poderoso da “FFERJ”.
    Entendem agora, porque esse “jogador” não sai do time….

  • thicardozo

    Volto a dizer…o Henrique é nosso melhor lateral esquerdo, mas deve ser uma nulidade nos treinos, pq não conseguir ganhar a vaga do Cris e ainda ser preterido pelo Lorran é sacanagem.

  • pedro vilela

    M.silva
    Richard Luan Anderson Salles Henrique
    Mateus Barbosa
    Bruno Cossendey Andrey
    Nene
    Evander
    Renato Kayser

    Dispensa essa velharia toda que isso não é asilo
    e bota logo os moleques pra jogar e pegar experiencia

    pra ano q vem eles possam ganhar a serie b e nos

    trazer de volta ao lugar q deveriamos estar

MaisRecentes

Vasco ainda procura o substituto de Douglas Luiz



Continue Lendo

Próximos seis jogos podem definir o destino do Vasco no Brasileiro



Continue Lendo

As mãos invisíveis



Continue Lendo