50 anos de Evair, 158 dias de Vasco



Evair foi campeão brasileiro pelo Vasco em 97 (Foto: Reprodução)

Evair foi campeão brasileiro pelo Vasco em 97 (Foto: Reprodução)

Quanto tempo é necessário para se tornar um ídolo? Para Evair no Vasco, foram necessários apenas 158 dias. Este foi o tempo entre a sua estreia com a camisa cruz-maltina e sua despedida do clube, na grande final de 97 contra o seu bom e velho Palmeiras.

Evair não tinha a 10 às costas, mas era o cérebro daquele time vascaíno que conquistou o tricampeonato brasileiro. Discreto fora de campo, era o antagonista do temperamental Edmundo. Porém, juntos, em campo, eram geniais. A dupla perfeita.

O camisa 9 estreou logo contra o arquirrival Corinthians, no Pacaembu, mas saiu derrotado. No jogo seguinte, contra o Juventude, mais um tropeço, desta vez em casa: 3 a 3.

Caberia aos pés de Evair dar a primeira vitória do Vasco naquela campanha que se tornaria histórica. Com um gol de falta e uma assistência de calcanhar para Pedrinho, o Cruz-Maltino virou sobre o São Paulo após sair perdendo com um golaço de bicicleta de Dodô.

Enquanto Edmundo não despertava o ‘Animal’ que faria 29 gols naquela edição, o ‘Matador’ segurava as pontas da equipe. Contra o Goiás, na 5ª rodada, balançou as redes duas vezes em uma partida e garantiu o 2 a 0 no placar.

Do jogo seguinte em diante, Edmundo assumiria o protagonismo da equipe e levaria a equipe ao título. Mas muito graças ao papel de garçom exercido por ‘Êva’ naquela temporada.

Evair ainda seria decisivo com gol no clássico contra o Botafogo (1 a 0) e dois contra o Goiás (2 a 0). Na fase decisiva, abriu o placar contra a Portuguesa no Canindé – vitória por 3 a 1 – e na goleada de 4 a 1 sobre o Flamengo, deu a assistência para Edmundo iniciar o atropelo.

O atacante encerraria sua passagem pelo Vasco tendo disputado 36 partidas e anotado 12 tentos, entre julho e dezembro de 97.

Magistral, genial e indiscutível, Evair completa neste sábado 50 anos de idade.

Valeu, Êva! Obrigado por estes 158 dias sensacionais!

ACOMPANHE O BLOG DO GARONE NAS REDES SOCIAIS.

Facebook – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
Twitter – https://twitter.com/BlogDoGarone



MaisRecentes

Presente de grego



Continue Lendo

Especial 120 anos: o maior Vasco de todos os tempos



Continue Lendo

Jorginho teve um dos piores aproveitamentos de um técnico do Vasco nesta década



Continue Lendo