O ‘Massacre de Manchester’



Time do Vasco no Mundial de 2000 (Foto: Reprodução)

Time do Vasco no Mundial de 2000 (Foto: Reprodução)

Eles chegaram com a tradicional elegância e a cordialidade inglesa. Eram temidos de onde vinham e impunham respeito. Mas não faziam ideia do que os esperavam.

Naquele dia 8 de janeiro de 2000, vestiram suas melhores roupas, se encheram de orgulho e dignidade e foram para a batalha. Paramentados com o mesmo uniforme, eram milhares.

A cavalaria estava preparada para enfrentar aqueles visitantes ‘indesejados’ e não tremeu. Para defender o território, usaram o que tinham de melhor. Armaram uma barreira quase intransponível e contaram com sua linha ofensiva para derrubar as bases inimigas.

Na primeira falha do flanco direito defensivo, onde o Sub-capitão Gary Neville marcava posição, o ‘pequeno General’ Romário recebeu  do ‘feroz Capitão’ Edmundo e deu início ao massacre.

O abraço dos dois após o golpe inicial virou o símbolo daquela vitória.

Assutados pela competente e brava companhia do Vasco, três minutos depois, novamente Neville errou ao tentar proteger a retaguarda e novamente o Baixinho aproveitou o descuido: 2 a 0 e nem estávamos na metade da batalha.

O golpe de misericórdia viria antes do intervalo. Feridos e combalidos, os ingleses nada puderam fazer para impedir a genialidade de Edmundo.

De costas, o Animal derrubou o bloqueio, avançou e selou o atropelamento da cavalaria dos Templários Vascaínos sobre os ‘Garotos de Manchester’ com um golaço espetacular!

O Vasco sabia o que iria enfrentar. Pelo visto, o United não. E guerra avisada não mata soldado. O Vasco sabia.

No fim, perdeu a guerra, mas venceu uma batalha importante, histórica, que mostrou ao mundo mais uma vez sua grandeza.

Hoje não há um Diabo Vermelho sequer que não trema quando vê uma Cruz de Malta.



  • Daniel José

    Eu estava lá e tenho o ingresso até hoje………..inesquecível e fantástico………..VASCO é VASCO.
    Nossos melhores dias estão voltando, o Vasco voltará a ser VASCO.

  • DRA+

    Uma das minhas grandes alegrias foi ter presenciado este momento. O que Edmundo fez foi mais do que fenomenal!! E ainda mais bacana foi o clima nas arquibancadas, com trocas de camisas e muita cordialidade entre as torcidas de Vasco e Manchester. Mesmo com a mulambada criando aquela palhaçada de Fla-Manchester, foi com a torcida do Vasco que os temidos hooligans confraternizaram. Com certeza, foi um grande acontecimento. De negativo, só a perda do título. O resto foi festa, e que festa!!!!

    • renato

      e moral da historia perderam o mais importante o titulo kkkkkkk

      • Thiago

        é seu time tava aonde o flamenguista safado….tava de férias né….vai roubar titula carioca vai seus fracos!!!!

      • CARLOS ASSIS

        VÁ SE FU…

      • Marco Tulio

        falou um bobo qualquer que não aguentou saber que apesar de ter perdido o titulo fizemos o nome Vasco ser temido por aquele que era o melhor time da época, bobão que provavelmente não é Vasco.

    • Tiago

      Uma pena que essa garotada de hoje não vai ver mais uma seleção como essa! Manchester e Real Madrid chegaram achando que estavam na final, mas na realidade foram só coadjuvantes para Vasco e Corinthians.
      Infelizmente perdemos, mas jogamos muito e bonito! Dias inesquecíveis para quem viu.

  • Aí o Vasco foi e encontrou o maior depois e tremeu na base e perdeu # vai corinthians

    • Matheus Brito

      Que eu me lembre foi nos pênaltis. No jogo o Vasco poderia ter vencido se o Juninho tivesse chutado aquela bola pro gol.

  • Rafael

    Foi incrível, magnífico… Fazíamos parte dos mais temidos do Brasil naquela época, sei que nada apaga a história, mas a mancha dos últimos anos tbm será difícil de apagar, acabaram com o nosso clube, destruíram com a nossa força e jogaram no lixo nosso respeito, esses tempos tem que voltar, pq está complicado ultimamente!

  • tou com 63 anos
    acho que nunca mais vou ver um time daquele, infelizmente

  • Este dia foi maravilhoso, o Vasco tinha um Time de respeito, a não ser aquele urubu chamado Junior Baiano, que o Eurico cismou em contrata-lo , mais o restante do Time era de Primeira,e talvez tenha sido o melhor Time que o Vasco já teve depois do Expresso da Vitória, o nosso Time só não foi Campeão, por causa do Animal, que o apelido já diz, fez aquela M – – – A, ao chutar um penalti para casa do G- R – l – O.

  • adriano

    Que saudade!!!! Eu estava lá e por sorte atrás do gol onde atacamos no primeiro tempo e pude ver bem de perto nossos 3 gols .

  • cidney alexandre

    Colocar a culpa no Edmundo pelo penalty perdido é sacanagem, será que ninguem lembra que o campeonato foi patrocinado pela patrocinadora do Corinthians, que este timeco foi para final com o Vascão com um gol inexistente(a bola quicou quase um metro fora do gol e o bandeira deu o gol), que na final o juiz nao deu um penalty claro para o Vasco, que o bandeira deu um impedimento absurdo do Edmundo que saiu cara a cara com o Dida, alem disto tudo, teve o lance capital que foi o Juninho Pernambucano que saiu cara a cara com o Dida e preferiu tocar para o meio da area deixando de chutar para gol, se fizesse aquele gol o Vasco golearia aquele timeco do Curintias.

    • TIMÃO CAMPEÃO vasquinho vice como sempre foi e sempre será !!!

      • Charles

        Time de queima rosca ! Sheikira que o diga !

  • Prata_Vasco

    só de olhar essa foto já me satisfaz! pq é exatamente o oposto dos dias atuais e com as magnificas contratações q dão ânsias e náuseas, rumo ao 3ªrebaixamento com certeza.

  • Charles

    Com esse timaço acabamos campeão Brasileiro e Mercosul !!

    • Elinho Jolie

      Espera aí, roubaram o São Caetano com aquele segundo jogo.

  • GEORGE

    NÃO CONSEGUI INGRESSO PARA A ARQUIBANCADA, VI NAS CADEIRAS AZUIS, QUEM VIVEU ESTE JOGO NÃO ESQUECE.QUEM QUER DEPRECIAR APENAS UMA COISA: OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA. OBRIGADO MEU VASCÃO!!!!!!

  • porque tudo esses sem terra tem que dar opinião vivem lembrando 1981 demagogo neste dia deve estava na telinha e os vascaínos fazendo a festa no maraca

  • GATO GUERREIRO

    Timaço, tirando o amaral e o gilberto, que hoje seriam craques, o restante do time era só de jogadores de alto nivel tecnico, falo para o meu filho que hoje tem 17 anos, da tristeza ver esse time do vasco que esta sendo montado para o estadual, só jogador promessa, eu sei que a situção financeira do vasco esta horrivel, mais é preciso contratar pelo menos quatro jogadores de bom nivel, para termos uma base, e com as promessas, ver se salva uns tres ou quatros, para firmar um time para o brasileiro, e se possivel contratar, mais uns tres jogadores, que façam a diferença.

  • Aquele time ,certamente não era imbatível,mas era provavelmente um dos melhores times do mundo.Que saudade!!!!

  • Alexandre Wegher Scott

    O Manchester levou time misto para jogar os jogos pois estava no meio do campeonato inglés, pode se ver a vontade e a importância que o man utd deu a este jogo!!! para o man era so mais um joguinho de merda criado pela fifa, vale lembrar que em dezembro 99 o manchester havia batido o palmeiras e se consagrado campeão do mundo coisa que tbm nao dao a minima na Inglaterra e alguns dias depois teve que disputar esse torneio Horrível criado pela fifa. ressaltando como o brasileiros são gabolas ,e dão tamanha importância a joguinhos bestas e fazem uma festa se por um lado se diz massacre de manchester o que acho uma maneira de chamar a atenção desesperadamente dos leitores, (time pequeno fazendo festa para jogar contra time grande) vale ressaltar também a derrota para o corinthians. (os derrotados foram cooptados pelos vencedores.)dois times brasileiros disputando um mundial que “efêmero“

MaisRecentes

O clássico Evander



Continue Lendo

Evander e Andrés Ríos ganham posições no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

O Vasco e a ‘síndrome da Caverna do Dragão’



Continue Lendo