100 Vasco



Cem anos do futebol vascaíno (Foto: Divulgação/Vasco)

Cem anos do futebol vascaíno (Foto: Divulgação/Vasco)

O Club é de regatas. A paixão, de arquibancada. Cem anos de gramado, sem esquecer o passado.

‘No remo és imortal’, diz seu hino. No campo és mortal, eu te digo. Passional, pulsante, popular, apaixonante e passível de erros. Povo. Tão pessoa que carrega o nome de uma: Vasco da Gama.

Um time tão antigo que teve o seu primeiro gol marcado por Adão. Não o de Eva, mas o Brandão. E que parece rejuvenescer com o tempo, hoje, sob a batuta de Nenê.

Cem anos que passaram pelos dedos tortos de Barbosa e as entortadas de Edmundo. Cem anos de pioneirismo, tão pra frente quanto o queixo de Ademir, o bigode de Valdir e as loucuras de Almir. Cem anjos que levaram Dener sem se despedir.

O Vasco de negros e brancos. Sem ambos, não faria cem anos.

Um Gigante que já foi monárquico, com seus príncipes – Danilo, Geovani e Pedrinho – e reis – Arturzinho e Juninho. Foi também explosivo como Dinamite, blindado como Bismarck, feroz como uma Pantera e melódico como uma Viola.

Um centenário para comemorar com arrancadas de Mauricinho, chapéus de Vivinho, tabelas de Evair, lançamentos de William e gols de Romário. Marca centenária para relembrar Russinho, Cecy, Coronel, Brilhante, Heleno, Itália e o Expresso da Vitória.

Cem anos de Vasco em campo. Cem panos em preto e branco. Sempre prontos para defender o manto, transformando homens em santos.

Cem Vasco, sim. Sem Vasco, nunca.

_________________________________________________________________

Ps: No dia 26 de novembro de 1915, dirigentes do Club de Regatas Vasco da Gama aprovaram um novo estatuto no clube institucionalizando o futebol. Até então, os cruz-maltinos participavam de competições de remo, esgrima, natação, atletismo, tiro, polo aquático e luta greco-romana.



  • Fernando

    Parabens Vasco, tu és realmente immortal!

MaisRecentes

Vasco acerta reforço para o sub-20



Continue Lendo

Base do Vasco traz boas novas



Continue Lendo

Vasco renova o contrato de promessa da base



Continue Lendo