Possível ida de Valdés para o Sporting pode completar trio mega-campeão em Portugal



Valdés está o Standard Liège (Foto: Divulgação)

Valdés está o Standard Liège (Foto: Divulgação)

Se em 2014 chegou a Portugal Julio Cesar, e no ano passado veio Casillas, mais um goleiro consagrado pode estar a caminnho da Terrinha para a próxima temporada. De acordo com o jornal “O Jogo”, o Sporting deve perder Rui Patrício, titular da seleção, em junho, e Valdés, colecionador de títulos pelo Barcelona, é o nome mais cotado para chegar aos Leoninos.

Na verdade, essa tradição de Portugal em ser um “refúgio” para goleiros consagrados e veteranos já vem de alguns anos. Na década de 1990, o Benfica teve o belga Preud’homme, e o Sporting contou com Schmeichel, dois que certamente estão na lista dos melhores da história na posição. Se os lisboetas foram atrás de craques da posição, o Porto criou suas próprias lendas em Vítor Baía, e posteriormente, Helton, atualmente na reserva de Casillas, mas ainda um ídolo.

Preud'homme, Schmeichel e Julio Cesar também optaram por Portugal (Fotos: Arquivo Lance)

Preud’homme, Schmeichel e Julio Cesar também optaram por Portugal (Fotos: Arquivo Lance)

Só para falar da situação do interesse por Valdés… Rui Patrício está com 27 anos, e apesar de ser um dos símbolos do Sporting, e estar até perto de renovar o seu contrato, deve sair. De acordo com o jornal, ele deve prolongar o seu compromisso até 2020, mas será uma manobra para o clube recuperar as porcentagens dos direitos do atleta que são dele próprio e do empresário Jorge Mendes. Assim, poderá vender e ficar com mais grana.

Assim o goleiro espanhol apareceu na lista, e já tem sido até observado. O que na verdade pode ser motivo até para desistência, já que Tiago, preparador de goleiros do time B dos Leões, esteve no jogo do Standard Liège contra o Sint-Truiden, e ele cometeu uma falha. Ele está emprestado ao time belga pelo Manchester United e tem contrato até o fim dessa temporada. Pode chegar sem custos.

Caso isso se concretize, será difícil achar no mundo outro lugar que reúna três goleiros com tantos títulos quanto Portugal. Juntos, Casillas, Julio Cesar e Valdés já conquistaram incríveis 66 títulos. Incluindo aí sete Ligas dos Campeões, cinco Mundiais de Clubes, 17 campeonatos nacionais, duas Eurocopas, uma Copa do Mundo (sendo que em uma Euro e na Copa, Valdés e Casillas estavam juntos), uma Copa América e uma Copa das Conferedações.

Casillas está em sua primeira temporada no Porto (Foto: Divulgação)

Casillas está em sua primeira temporada no Porto (Foto: Divulgação)

Provavelmente, seria um negócio melhor para Valdés do que o Sporting. Apesar de ter conquistado todos os títulos possíveis pelo Barcelona, ele sempre foi o patinho feio do time. Não é ruim, longe disso, mas muito abaixo do nível de Messi, Ronaldinho Gaúcho, Deco, Xavi, Iniesta e companhia. Casillas também já falhou pelo Porto, e até Julio Cesar pelo Benfica. Mas os dois já fizeram várias e várias defesas, e sempre foram bem mais confiáveis que o ex-Barça.

Para Valdés, será ótimo. Afastado do Manchester United, foi conseguir espaço na Bélgica. Se tiver mercado e espaço em um grande de Portugal, candidato ao título e certamente presente na próxima Liga dos Campeões, vai voltar aos holofotes europeus.



MaisRecentes

CR7 inaugura seu primeiro hotel e vai batizar o aeroporto da ‘Pérola do Atlântico’



Continue Lendo

Clube português promove dispensa coletiva e causa revolta em sindicato



Continue Lendo

Trio brasileiro estreia com vitória pelo Porto em amistoso de pré-temporada



Continue Lendo