Portugal lança moeda em homenagem a Eusébio e aos Jogos Olímpicos



Maior ídolo da história do futebol português, Eusébio recebeu uma das maiores honrarias do país. O Pantera Negra agora tem o seu rosto eternizado em uma moeda. Foi apresentada esta semana no Museu Cosme Damião, o oficial do Encarnado, o principal objeto da coleção Heróis do Desporto. O artista André Carrilho foi o responsável pelo desenho. A Olimpíada também foi lembrada em outra arte.

– No século 20, foi nas grandes competições esportivas que surgiram os grandes heróis nacionais. Eusébio espalhou o nome de Portugal com o seu futebol excepcional. Esta não é apenas mais uma homenagem. Esta emissão de moedas colecionáveis é diferente – disse Rui Carp, presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM).

A moeda tem o valor facial de 7,50 euros (R$ 30) e conta com uma emissão limitada a 100 mil exemplares em prata 500, com acabamento normal, 5 mil unidades em prata proof e 2500 moedas em ouro proof.

Também presente no evento, a filha de Eusébio, Sandra Ferreira, disse que recebe a iniciativa com muita satisfação e orgulho. Alcino António, vice-presidente do Benfica, lembrou do eterno craque e destacou sua humildade.

Acima, as moedas de Eusébio, e abaixo, a da Olimpíada (Fotos: Divulgação)

Acima, as moedas de Eusébio, e abaixo, a da Olimpíada (Fotos: Divulgação)

– Quando foi inaugurada a estátua no antigo Estádio da Luz, Eusébio disse-me que não merecia tal agradecimento, que uma pessoa viva não merece uma estátua. Depois da visita ao museu, disse-me que era um exagero o que o Benfica tinha feito por ele. Querem transformar Eusébio numa lenda mas Eusébio não é uma lenda. Eusébio é imortal – destacou António.

A INCM tem ainda outras moedas com o cunho esportivo. Lançou também uma em homenagem à equipe portuguesa que virá aos Jogos Olímpicos. A artista Joana Vasconcelos foi responsável pelo desenho.



MaisRecentes

CR7 inaugura seu primeiro hotel e vai batizar o aeroporto da ‘Pérola do Atlântico’



Continue Lendo

Clube português promove dispensa coletiva e causa revolta em sindicato



Continue Lendo

Trio brasileiro estreia com vitória pelo Porto em amistoso de pré-temporada



Continue Lendo