Porto quer João Moutinho. Moutinho quer o Porto… Casamento pode sair em breve



O Porto está na reta final de uma de suas piores temporadas dos últimos anos. E a tendência é que exista uma verdadeira reformulação no elenco do Dragão. Um dos grandes objetivos do presidente reeleito Pinto da Costa, há mais de 30 anos no comando do clube, é devolver à “mística” ao time, e dar mais identidade. E um nome que começa a esquentar é o de João Moutinho.

João Moutinho brilhou pelo Porto (Foto: AFP)

João Moutinho brilhou pelo Porto (Foto: AFP)

Apesar de ser cria do Sporting, ter sido capitão da equipe lisboeta e até ídolo, virou “traidor” ao deixar os Leões e assinado com o Porto. Mas a verdade é que a identificação foi imediata. Foi abraçado pela torcida, e em campo, sucesso. Ficou por três anos e venceu oito títulos, incluindo um tri do Campeonato Português (ou seja, venceu todos vestindo azul e branco), uma Liga Europa, e outros.

Por isso, quando se falou em reformulação com uma vontade de ter mais jogadores portugueses, e que entendam a tal mística que tanto falam, o nome de Moutinho apareceu quase que automaticamente. Tudo ainda estava no plano do sonho, até essa semana. O meia fez um “perguntas e respostas” em seu Facebook, e admitiu:

– Espero um dia poder voltar ao Porto. Sempre disse que gostaria de voltar. Neste momento não me passa isso pela cabeça, mas veremos o que o futuro reserva.

Moutinho também é fundamental na seleção portuguesa (Foto: Miguel Riopa/AFP)

Moutinho também é fundamental na seleção portuguesa (Foto: Miguel Riopa/AFP)

De fato, desde que deixou o Dragão, manteve contato. Continuou frequentando o estádio, quando está na Terrinha, e no elenco do Monaco, que tem ex-benfiquistas como Fábio Coentrão, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro, faz o papel do portista nas brincadeiras.

Porém, por ser um jogador de qualidade e com mercado em outros países, tudo poderia dificultar. Aos 29 anos, no entanto, admitiria voltar neste momento ao Porto. É hora de falar de dinheiro.

Moutinho chegou ao Monaco em 2013 (Foto: Miguel Medina / AFP)

Moutinho chegou ao Monaco em 2013 (Foto: Miguel Medina / AFP)

O Monaco não vai dificultar. Tem contrato até 2018, mas os monegascos veem com bons olhos a chance de enxugar a folha salarial. No Principado, ele leva 3,7 milhões de euros (R$ 14,7 milhões) por temporada. Um valor alto para os padrões do Porto. Porém, de acordo com o jornal “A Bola”, o meia aceitaria reduzir um pouco este valor, ao mesmo tempo que o Dragão abriria uma exceção para ter o jogador da seleção portuguesa de volta, e subiria o teto salarial.

Porém, Pinto da Costa quer ir além nessa tentativa. Outros ex-jogadores do Porto são colocados na rota do clube. Entre eles os portugueses Pepe, Bruno Alves e Raul Meireles, além do brasileiro Hulk e o colombiano Falcao García.



MaisRecentes

CR7 inaugura seu primeiro hotel e vai batizar o aeroporto da ‘Pérola do Atlântico’



Continue Lendo

Clube português promove dispensa coletiva e causa revolta em sindicato



Continue Lendo

Trio brasileiro estreia com vitória pelo Porto em amistoso de pré-temporada



Continue Lendo