Mourinho no Benfica? História antiga viralizou em Portugal e virou piada nesta semana



Bom dia a todos! Começa hoje o novo blog do LANCE!, dedicado às riquezas e peculiaridades do futebol português. Em breve ele será mantido diretamente de Lisboa, mas por enquanto vamos iniciar com um “causo” da Terrinha.

Uma piada de um diretor do Twitter em Portugal, que depois passou para uma página satírica no Facebook, enganou muita gente nesta semana na Terrinha. Fato é que, na sexta-feira, uma possível ida de José Mourinho ao Benfica foi notícia em algumas redes de televisão. O problema? A reportagem veiculada originalmente tem 14 anos de idade.

O “culpado” disso tudo é Francisco da Silva, funcionário do Twitter em Portugal. Despretensiosamente, ele lançou na mídia em questão o artigo do site do prestigiado jornal “Público” com o título: José Mourinho a caminho do Benfica. Rapidamente chamou a atenção, e muita gente nem leu a notícia, e muito menos a data dela para começar a repercutir.

O resultado? A matéria em questão já teve praticamente 17 mil compartilhamentos no Facebook. E vale lembrar que em sua data original, fim de 2001, a mídia social ainda estava a alguns anos de ser lançada. Logo, a viralização é novinha.

E de fato era verdade. Mourinho já tinha trabalhado no Benfica. Comandou o Encarnado por nove jogos em 2000, entrando no lugar do alemão Jupp Heynckes, com direito a uma goleada sobre o Sporting por 3 a 0, e estava conquistando a torcida. Mas era época de eleição, e o presidente eleito, Manuel Vilarinho, tinha o seu treinador, Toni. Mou acabou saindo pela porta dos fundos.

Mourinho no Benfica em 2000 (Foto: Reprodução)

Foi para o União de Leiria, e estava muito bem. Enquanto isso, o Benfica estava mal. A solução era a diretoria baixar a cabeça, admitir o erro, e ir atrás de Mourinho. Fez isso, reuniu-se com o treinador, e estava tudo bem encaminhado. As informações começaram a surgir, e foi aí que o “Público” fez a matéria que viralizou agora, quase 14 anos depois.

A matéria estava certa, de fato existia a conversa. Mas a alguns quilômetros de lá, outro clube queria Mourinho. Pinto da Costa, presidente do Porto, era admirador do treinador, soube da reunião através de Jorge Baidek, então empresário de Mou, e teve que agir rápido. Foi atrás, como conta em seu ótimo livro “31 Anos de Presidência, 31 Decisões”, acertou com o treinador no meio de uma madrugada do aniversário do dirigente, e deu uma atravessada histórica no Encarnado. Acabou ganhando seis títulos entre 2002 e 2004, incluindo a Liga dos Campeões, e daí para a frente todos sabem.

Teve gente que acreditou que era algo atual. Mas logo ficou evidente que tratava-se de uma brincadeira. Até porque quem mais compartilhou foram páginas satíricas, como o “Um azar do Kralj”, além de uma jornalista da emissora Sic Notícias, que mostrou o “troll” ao vivo, explicando que era antigo. Mas alguns sites com menos peso caíram na pegadinha, colocaram Rui Vitória fora do Benfica, e até garantiram que dinheiro não seria problema. Claro que no futebol tudo pode acontecer, mas é improvável que Mou pense em um retorno a Portugal neste momento.

Por conta da situação, o “Público” até se sentiu na obrigação de emitir uma matéria explicando tudo isso, e advertindo: “vale a pena repetir duas recomendações tantas vezes esquecidas: leia o artigo antes de o comentar e partilhar, e não se esqueça de verificar a data de publicação da notícia”.



MaisRecentes

CR7 inaugura seu primeiro hotel e vai batizar o aeroporto da ‘Pérola do Atlântico’



Continue Lendo

Clube português promove dispensa coletiva e causa revolta em sindicato



Continue Lendo

Trio brasileiro estreia com vitória pelo Porto em amistoso de pré-temporada



Continue Lendo