Jogos do Campeonato Português poderão receber árbitros estrangeiros



A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) incluiu no regulamento da categoria, ratificado nesta quarta-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras, uma medida inovadora. Os torneios nacionais poderão receber profissionais estrangeiros em suas partidas, mesmo da Primeira Divisão. Segundo Luciano Gonçalves, presidente do órgão, não é um menosprezo aos nacionais, e nem é uma garantia da utilização dos gringos.

– Esta medida foi ratificada em assembleia-geral e é uma hipótese que estará em cima da mesa ao longo da temporada. Mas ainda não está nada definido quanto à nacionalidade dos árbitros, nem está estipulado se essa medida abrangerá somente os jogos com os chamados “grandes”. Esta medida só foi aprovada para salvaguardar essa possibilidade – disse o dirigente:

– Se tiver que acontecer uma situação dessas será em defesa do próprio árbitro e não uma substituição. Os nossos árbitros também têm estado em outros campeonatos a fazer parcerias. É uma perspetiva de partilha e de defesa dos próprios árbitros

KENZO TRIBOUILLARD / AFP

KENZO TRIBOUILLARD / AFP

Essa ideia também agrada a Pedro Proença, considerado melhor árbitro da história de Portugal, que já apitou finais de Liga dos Campeões e Eurocopa, e ainda é o atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPF). Ele já se demonstrou simpático ao intercâmbio entre profissionais.

Em entrevista concedida ao LANCE! em 2014, quando ainda estava em atividade e antes de embarcar para o Brasil, Proença disse que apitar no exterior seria um objetivo para ele, e que estrangeiros seriam bem-vindos na Terrinha.



MaisRecentes

CR7 inaugura seu primeiro hotel e vai batizar o aeroporto da ‘Pérola do Atlântico’



Continue Lendo

Clube português promove dispensa coletiva e causa revolta em sindicato



Continue Lendo

Trio brasileiro estreia com vitória pelo Porto em amistoso de pré-temporada



Continue Lendo