Com ousadia e um presidente ‘chato’, Sporting tem a melhor chance para quebrar jejum



Sem conquistar o Campeonato Português desde 2001/02, o Sporting tem a sua melhor chance de enfim encerrar esse incômodo e chato jejum. Não apenas pelos quatro pontos de vantagem que o time tem sobre Porto e Benfica, mas pela atitude do clube como um todo. Fruto de um trabalho que começou com o “chato” do presidente Bruno de Carvalho, que tem como um dos seus principais atributos, a ousadia.

Bruno de Carvalho assumiu em 2013, substituindo Godinho Lopes. Os Leoninos já vinham de um período de marasmo com os dirigentes anteriores. E o atual presidente deu uma bela chacoalhada. Ele é aquele tipo de dirigente irritante. Mas para os rivais. Para quem torce para o Sporting, é o melhor do mundo.

Abriu guerra contra os outros grandes, e mostrou firmeza. Acusou o Benfica de comprar árbitros, além de outras polêmicas. Já com o Porto, falou de forma ofensiva sobre a idade do presidente Pinto da Costa, desafiou o Dragão a acostumar-se com derrotas, e cortou relações. Bruno de Carvalho também sempre ataca a obscuridade dos fundos de investimentos e as arbitragens portuguesas. Também costuma usar sua conta no Facebook para atacar os outros, e até as contas do Sporting para cutucar quem quer que for.

Na parte adminstrativa, cometeu alguns erros como o caso Rojo, que vai obrigar o Sporting a desembolsar 12 milhões de euros (R$ 53 milhões) para a Doyen. Mas na montagem do time, foi bem. Conseguiu segurar importantes valores como Slimani, William Carvalho, Rui Patrício, Adrien e João Mário, trouxe outros como Bryan Ruiz e Téo Gutiérrez, embora este último não tenha ainda correspondido…

Mas sua jogada de mestre, que pode deixá-lo na história, foi contratar Jorge Jesus. Bicampeão português pelo Benfica, o treinador é sportinguista desde sua infância, e era o que faltava para o clube voltar mesmo a disputar títulos. Não apenas por sua qualidade como técnico, mas também para dar mais energia e identidade à equipe. E até bota a cara para desmentir notícias que considera mentirosas.

Tudo conspira a favor do Sporting. Jesus armou o time, encaixou, e tem sido confiável. Foram apenas três tropeços no Campeonato Português, sendo todos eles típicos acidentes de percurso. Nos clássicos, varreu os rivais. Derrotou o Benfica por 3 a 0 dentro do Estádio da Luz, e não deu chances ao Porto no Alvalade.

Para melhorar, o horizonte é bom. Ainda nesta sexta-feira o Sporting abre a 18ª rodada contra o lanterna Tondela em casa. Tem tudo para entrar no fim de semana ainda mais tranquilo na liderança. Enquanto isso, o Porto passa por mudança de treinador, e o Benfica, embora esteja em um bom momento, está com quatro pontos de desvantagem e ainda divide atenções com a Liga dos Campeões.

Caso consiga ganhar novamente o Campeonato Português, seu grande desafio será manter a pegada, o técnico, e os principais jogadores.



MaisRecentes

CR7 inaugura seu primeiro hotel e vai batizar o aeroporto da ‘Pérola do Atlântico’



Continue Lendo

Clube português promove dispensa coletiva e causa revolta em sindicato



Continue Lendo

Trio brasileiro estreia com vitória pelo Porto em amistoso de pré-temporada



Continue Lendo