Clássico português: mística perdida contra Carnaval e ‘inferno’ do Estádio da Luz



Benfica e Porto se enfrentam na Luz nesta sexta (Foto: Miguel Riopa / AFP)

Benfica e Porto se enfrentam na Luz nesta sexta (Foto: Miguel Riopa / AFP)

Benfica e Porto fazem um clássico nesta sexta-feira no Estádio da Luz. como chegou a ser comentado no início da temporada, as equipes chegam em momentos distintos. Mas ao contrário do que se imaginava. A expectativa lá atrás era de que o Dragão estaria na ponta, disputando o título, e que o Encarnado estaria mais atrás, pelo princípio ruim que teve, após a saída de Jorge Jesus. Meses depois, o time do norte está em frangalhos, enquanto o da capital vem em um belo embalo.

Como notícia ruim vende mais fácil, falemos primeiro do Porto. Já escrevi aqui um post sobre o que aconteceu com Maicon (clique aqui). Porém, isso é só a ponta do iceberg. Não é nem só pelas quatro derrotas nos últimos sete jogos. Mas há uma verdadeira crise de identidade no Dragão e que atinge diversas esferas do clube.

A mística criada nos últimos 30 e tantos anos está sumida. Mas o que é isso? Desde que o Porto virou de fato um time gigante em Portugal, quando Pinto da Costa assumiu a presidência, o clube se transformou. Passou a ser vencedor, acumulou uma enorme coleção de troféus. Isso muito baseado não só pela técnica dos vários craques que passaram por lá. Mas o time conquistou muito pela raça e determinação dos jogadores em campo. Muitos que vão jogar lá, saem apaixonados por isso.

Mas esse atual time perdeu a tal mística com Julen Lopetegui. A aposta, como também já disse aqui, era válida. Porém, o espanhol quis fazer o Porto jogar um futebol de Barcelona. Mas no Dragão não há Xavi, Messi, Iniesta, Neymar… O time tocava a bola para cá, para lá, e na hora de resolver, não tinha quem decidisse. A missão agora de José Peseiro, alguém que sabe o que é o Dragão, é devolver isso. Pelo visto, vai demorar. O próprio episódio com Maicon mostra isso.

– O Maicon está ainda com queixas, não está treinando, e os problemas que vocês possam aflorar são tratados dentro da nossa família – disse José Peseiro em entrevista coletiva.

Outro fato que chamou a atenção foi a atitude de Brahimi. Fácil o jogador mais habilidoso do Porto, não tem brilhado tudo o que pode, e ao ser substituído contra o Arouca, saiu chutando o que via pela frente. Peseiro condenou isso. Porém, pode ser uma faísca da recuperação dessa mística perdida.

– Assunto tratado, dentro da linha de que não toleramos nem aceitamos comportamentos daqueles. Como referi em relação ao Maicon, essas questões são resolvidas dentro das regras de responsabilidade, solidariedade e exigência do grupo – explicou.

Agora falando do Benfica, tudo está lindo na Luz. Depois das discussões acaloradas com Jorge Jesus, Rui Vitória achou o time. E mais, achou novas peças, principalmente Renato Sanches. Que jogador! Jonas saiu fazendo gol de tudo que é jeito, e a equipe encaixou. Prova disso são as 11 vitórias seguidas. Em 2016 o Encarnado só ganhou. Por isso, é tudo festa. Tanto que o vídeo promocional foi em cima do Carnaval.

A própria demonstração de carinho do time com Luisão, que vai fazer sua segunda operação seguida, mostra que os jogadores estão unidos. Ou seja, tudo está favorável ao Benfica para este clássico.

Uma das apostas, além do time, é o Estádio da Luz. Um vídeo que circula na internet, compartilhado pelo próprio perfil oficial do clube no Facebook, demonstra o que a cada encarnada representa, e vem a promessa de que será um inferno na partida.

Se o Benfica vencer, será a cereja do bolo na atual fase, e entra mais do que nunca na briga com o Sporting pelo título. Se perder, bastará juntar os cacos e nada estará perdido. Já o Porto, em caso de vitória, pode ser um último respiro. Se cai, já era, e é melhor começar a planejar a próxima temporada desde agora.



  • Alex Fernando Costa

    Dá-lhe Benfica!!!!

MaisRecentes

CR7 inaugura seu primeiro hotel e vai batizar o aeroporto da ‘Pérola do Atlântico’



Continue Lendo

Clube português promove dispensa coletiva e causa revolta em sindicato



Continue Lendo

Trio brasileiro estreia com vitória pelo Porto em amistoso de pré-temporada



Continue Lendo