Clássico mais português! Jogo entre Benfica e Porto volta a ter mais sotaque lusitano



Nos últimos anos, o jogo entre Benfica e Porto, que acontece nesta sexta-feira no Estádio da Luz pelo Campeonato Português, acostumou-se ao sotaque brasileiro, ou ao castelhano muito presente. Chegou a ter partida com apenas um lusitano em campo. O caso levantou uma grande discussão no país, e coincidência ou não, o jogo de hoje terá maior presença portuguesa em campo.

O caso mais gritante foi na vitória encarnada no fim de 2014. Apenas um português em campo como titular, o lateral-direito André Almeida, pelo Benfica. Já nessa temporada, o primeiro sinal de mudança. Na vitória portista, foram seis titulares lusos no geral. E para a partida de hoje, a expectativa é que sejam sete ou oito.

Renato Sanches e Rúben Neves (Fotos: AFP)

Renato Sanches e Rúben Neves (Fotos: AFP)

Não é uma obra do acaso. Os clubes grandes de Portugal notabilizaram-se nos últimos anos em buscar novos valores no exterior, principalmente na América do Sul. Deu muito certo, e vários jogadores brilharam intensamente. Porém, os jovens valores portugueses perderam espaço, e foram obrigados até a buscar espaço no exterior. Isso mudou um pouco.

Basta ver dois dos jogadores mais badalados do país. Pelo Porto, Rúben Neves. Do outro lado, Renato Sanches. Ambos de 18 anos, assediados por vários gigantes de Espanha e Inglaterra, e prováveis titulares hoje no clássico na Luz.

O outro motivo é o próprio mercado em si. O Porto continuou buscando jogadores no exterior, mas duas das contratações mais efetivas deste ano vieram de clubes portugueses. Danilo Pereira veio do Marítimo, e André André chegou do Vitória de Guimarães. Ambos também devem começar jogando.

O Benfica também buscou portugueses, mas do exterior. Eliseu veio do Málaga, e Pizzi do Atlético de Madrid. Eles também são titulares certos hoje.



MaisRecentes

CR7 inaugura seu primeiro hotel e vai batizar o aeroporto da ‘Pérola do Atlântico’



Continue Lendo

Clube português promove dispensa coletiva e causa revolta em sindicato



Continue Lendo

Trio brasileiro estreia com vitória pelo Porto em amistoso de pré-temporada



Continue Lendo