Astro da seleção portuguesa dos últimos anos acerta com o modesto Rio Ave



Lembram-se do Helder Postiga? Atacante que surgiu no Porto, tem 71 jogos pela seleção portuguesa (mais do que Eusébio), e teve passagens por Tottenham, Sporting, Valencia, Lazio e La Coruña? Aos 33 anos, voltou para Portugal e vai jogar pelo Rio Ave, emergente time de sua cidade natal, Vila do Conde. Ele assinou contrato até o fim desta temporada.

Postiga tem uma história interessante no futebol. Surgiu com destaque em 2004, ao ser convocado para a Eurocopa por Luiz Felipe Scolari ainda com 21 anos, e Felipão disse que era um dos jogadores mais promissores que conhecia. Na Euro jogada em casa, teve destaque contra a fortíssima Inglaterra de Gary Neville, Terry, Ashley Cole, Beckham, Lampard, Gerrard, Scholes, Owen e Rooney. Um timaço!

Os portugueses perdiam, e Felipão apostou no garoto. Fez o gol de empate no tempo normal, e a partida foi para os pênaltis. Cobrou o primeiro das cobranças alternadas e guardou. Pronto, prometia muito o jovem atacante então do Tottenham. Mas depois da Euro voltou ao Porto, e não cumpriu tudo aquilo.

Postiga jogou 71 vezes pela seleção (Foto: Arquivo Lance)

Postiga jogou 71 vezes pela seleção (Foto: Arquivo Lance)

Por falta de opção, sempre teve o seu lugar na seleção. Mas ao falar de clubes, virou um andarilho, passando por clubes tradicionais. O seu último foi o Atlético de Kolkata, da Superliga Indiana. Quando ainda estava no Dragão, foi emprestado para Saint-Étienne e Panathinaikos, e passou ainda por: Sporting, Zaragoza, Valencia, Lazio e La Coruña. Agora é a vez de passar o aprendizado.

– Acima de tudo, quero desfrutar do futebol, ser mais um do Rio Ave, ajudar a equipe a conseguir os objetivos. É o meu grande objetivo pessoal. E voltar ao futebol. Estou para o que der e vier. Vou tentar passar a minha experiência – disse em sua apresentação, ressaltando o fato de estar em Vila do Conde:

– Traz um gosto especial por estar na minha terra, estar em casa. É o ponto mais positivo de escolher o Rio Ave.

Helder Postiga já treinou pelo Rio Ave (Foto: Divulgação)

Helder Postiga já treinou pelo Rio Ave (Foto: Divulgação)

De fato pode ser uma boa. Um passo atrás que não vai significar dois à frente depois. É improvável que, mesmo que ele arrebente, volte a ter espaço em um dos três grandes, ou em um clube importante do exterior. Mas Postiga, que esteve na Copa do Mundo de 2014, pode contribuir muito para um time em crescimento.

Com uma administração correta, os vilacondenses se estabeleceram na elite, são os atuais vice-campeões da Taça de Portugal e da Taça da Liga, e ter um jogador com sua experiência pode ser importante para este momento.

– Uma das conversas que tive com o presidente foi essa, de que é um dos clubes mais estáveis em Portugal. O percurso que tem feito, de ir para a Europa e finais de taças, mostra o crescimento. Este é o caminho – contou.

Postiga assinou até junho (Foto: Divulgação)

Postiga assinou até junho (Foto: Divulgação)

Pelo menos nas mídias sociais, a pequena torcida do Rio Ave já ficou animada, já está cobrando gols e procurando as camisas com o seu nome. Algum retorno ele já vai dar. O time ocupa a sétima posição do Campeonato Português com 38 pontos, três a menos que o Vitória de Guimarães, que está na zona de classificação para a Liga Europa.



MaisRecentes

CR7 inaugura seu primeiro hotel e vai batizar o aeroporto da ‘Pérola do Atlântico’



Continue Lendo

Clube português promove dispensa coletiva e causa revolta em sindicato



Continue Lendo

Trio brasileiro estreia com vitória pelo Porto em amistoso de pré-temporada



Continue Lendo