Acusação de ser gato, dívida de 25 bolas, fuga do crime… Conheça Renato Sanches



O Benfica acertou nesta terça-feira a venda de Renato Sanches para o Bayern de Munique. O meia tem apenas 18 anos, mas já tem um bocado de história para contar. Dúvidas sobre a idade, uma dívida que o Encarnado arranjou de 25 bolas para o seu primeiro clube, abandono do pai, apadrinhamento (quase que literalmente) do agente Jorge Mendes, prêmios, e muita, mas muita qualidade no pé.

Renato Sanches ainda novo e já com trancinhas (Foto: Arquivo Benfica)

Renato Sanches ainda novo e já com trancinhas (Foto: Arquivo Benfica)

Nascido outro dia, em 1997, Renato tem origem humilde. Foi registrado apenas um pouco depois do seu aniversário de cinco anos, e cresceu em Quinta Grande, região humilde  de Lisboa aonde estão vários descendentes das ex-colônias africanas de Portugal. A ascendência de Sanches é de Cabo Verde, e seu pai, que tem o mesmo nome, é de São Tomé e Príncipe. Mas ele é uma figura apagada na vida do jogador, pois abandonou a família.

O futebol acabou afastando Renato dos problemas. Em seu bairro, há narcotráfico e muito crime. Muito novo, começou a jogar no pequeno Águias da Musgueira. Para ficar com o mini-craque de apenas nove anos, o Benfica pagou 750 euros (quase R$ 3 mil). Isso além de uma promessa de 25 bolas e uma verba extra caso Renato assinasse um contrato profissional.

Renato se profissionalizou, e o Benfica não cumpriu a promessa feita lá atrás. Porém, depois de uma reportagem do “Record”, o Encarnado enviou 50 bolas, mas sem ainda essa tal taxa extra. Vale lembrar que o Águias da Musgueira não tem direito à cláusula de solidariedade, que é válida apenas dos 12 aos 21 anos, e Sanches chegou com nove. O presidente do modesto time já enviou uma cobrança a Luis Filipe Vieira, presidente do Encarnado.

Renato tem apenas 18 anos (Foto: AFP)

Renato tem apenas 18 anos (Foto: AFP)

Quando começou a se destacar nas categorias de base do Benfica, quem cresceu o olho foi Jorge Mendes, empresário de astros como Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Falcao García, Di María, James Rodríguez e tantos outros. O agente praticamente pegou o garoto pelo braço e cuidou de sua carreira desde cedo. Acabou sendo importante até para a formação do ser humano, ajudando o jogador a não se submeter aos problemas de sua vizinhança. Deu certo e Mendes virou praticamente um padrinho de Renato.

Quando surgiu no time principal do Benfica, Renato Sanches foi acusado de ser gato. Apesar da cara de garoto, foi acusado de ser “vitaminado” demais para os seus 18 anos. E a história de ter sido registrado com cinco anos de atraso alimentou a história. Mas existem documentos do hospital em que ele nasceu e a data confere. Fato é que Carlos Severino, membro da oposição do Sporting, que foi duro ao falar sobre a “duvidosa procedência” do jogador, foi processado. Mendes que conduziu tudo isso.

Dentro de campo, seu crescimento foi meteórico. Recentemente, a Benfica TV publicou diversas imagens dele ainda muito jovem (veja no vídeo acima), já mostrando sua categoria, sua velocidade, e até suas trancinhas ainda com 10 anos. Começou a temporada pelo Benfica B, jogando a Segunda Divisão. De uma semana para a outra, mudou de patamar.

Com muita força, Renato é bom nos desarmes (veja ele roubando a bola de Hulk no vídeo abaixo), consegue sair jogando com muita velocidade, dando belas arrancadas, sabe ir duro nas divididas, e tem fôlego. Pode exercer a função de meia pelo lado, como fez muito no 4-4-2 de Rui Vitória, como também tem o perfil de fazer o famoso box-to-box, que fica mais centralizado e corre de uma área para a outra com facilidade.

Sua estreia profissional foi no fim de outubro. Cerca de seis meses foram suficientes para fazer o Bayern de Munique gastar essa fortuna. Uma grande aposta para o futuro, e uma verdadeira promessa para estar entre os melhores do mundo em poucos anos. Renato faz poucos gols. Desde que se profissionalizou, foram dois. Mas olha o estilo do chute do garoto no vídeo abaixo.

Nesta segunda-feira, Renato levou o prêmio de revelação do Campeonato Português pelo Clube Nacional de Imprensa Desportiva (CNID). Não esteve presente, e não houve muita explicação. Agora tudo foi revelado.



MaisRecentes

CR7 inaugura seu primeiro hotel e vai batizar o aeroporto da ‘Pérola do Atlântico’



Continue Lendo

Clube português promove dispensa coletiva e causa revolta em sindicato



Continue Lendo

Trio brasileiro estreia com vitória pelo Porto em amistoso de pré-temporada



Continue Lendo