Rodada de gala do Campeonato Português pode encaminhar o desfecho do torneio



Neste fim de semana acontece a 24ª rodada do Campeonato Português. Depois dela, ainda vão faltar nove jogos para terminar o torneio. Porém, da forma com que a tabela se desenhou, ela pode ser extremamente decisiva e deixar o torneio já encaminhado. Ou pode deixar tudo embolado e continuar como a competição entre os grandes países da Europa mais disputada. Entre os 10 líderes do ranking da Uefa, a Terrinha tem a menor diferença entre líder e terceiro. E nesse fim de semana, confrontos diretos entre os quatro que estão no topo podem desfazer isso.

No Estádio José Alvalade, o líder Sporting, com 59 pontos, pega o Benfica, vice com 58, no sábado. Em terceiro com 55, o Porto visita o Braga no domingo, praticamente fora da disputa pelo título, pois tem 44, mas pode acabar fazendo uma graça e deixando o Dragão fora. Ou seja. Muito está em jogo.

Se os Leões vencem, dificilmente não serão os campeões neste ano. Algo que não acontece desde 2001/12. Se o Benfica vence, passa o Sporting, mas vai abrir apenas dois pontos. Tudo estará aberto. Se o dérbi fica empatado e o Porto vence o Braga, vai ficar tudo embolado. Se o Dragão tropeça, já era para o time do norte, independente do que acontecer em Lisboa.

No primeiro turno, Sporting venceu por 3 a 0 no Estádio da Luz(Foto: Patrício de Melo Pereira / AFP)

No primeiro turno, Sporting venceu por 3 a 0 no Estádio da Luz (Foto: Patrício de Melo Pereira / AFP)

O jogo da capital, claro, tem sido o destaque ao longo da semana. Um dos principais personagens desta partida, Jorge Jesus, que ganhou os três jogos contra o Benfica desde que virou a casaca e foi para o Sporting, resolveu aceitar a condição de favorito, mas lembrando que trata-se de um clássico, e nem sempre isso acontece.

– Em relação ao favoritismo de um Sporting x Benfica ou Benfica x Sporting, não se coloca. Se quiserem dar o favoritismo ao Sporting, ficamos todos contentes. É sinal de que temos evoluído muito. Se disserem que a pressão está sobre nós, é isso que a gente gosta. Estamos na frente, está sobre nós e não sobre o bicampeão – disse Jesus em entrevista coletiva:

– É um jogo que se enquadra no que é um dérbi, jogos difíceis, apaixonantes, jogos com muito fervor e com muita paixão. Espero que tudo corra bem, que seja um epectáculo bonito e que o Sporting esteja à altura do que fez nos jogos com o Benfica, esse é o meu objetivo.

Do outro lado, Rui Vitória teve um discurso até certo ponto semelhante. Minimizou a história do favoritismo, até porque a fase do Benfica é boa, pois ganhou 14 dos últimos jogos, e só perdeu uma, contra o Porto.

– O Sporting ser ou não favorito é exatamente igual. Não me importa se o Sporting é favorito. É um dérbi, um jogo contra uma belíssima equipe, num estádio belíssimo para jogar. Espero que seja uma festa. É um dérbi que mexe com todos em Portugal. Essas coisas do favorito pouco ou nada me dizem. Que entreguem esse favoritismo ao Sporting. Vamos a qualquer campo com o mesmo propósito, que é ganhar – disse Vitória.

Já José Peseiro, técnico do Porto, mostrou-se um pouco incomodado com todo o destaque que o dérbi vem tendo ao longo da semana, deixando, inclusive, a partida do Dragão no meio da semana, pela semifinal da Taça de Portugal, em segundo plano.

– Tem-se falado tanto sobre o Sporting x Benfica, inclusive no dia da semifinal da taça. Na quarta-feira, tal como o Nandinho (técnico do Gil Vicente, rival eliminado), até tive dúvidas se realmente tínhamos a semifinal da Taça – disse Peseiro, lembrando que vai ver o jogo, mas que se preocupa apenas em sua partida, e exaltou a importância do fim de semana como um todo.

– Estamos focados, mas não é no jogo de amanhã (sábado). Vamos ter tempo, todos, para ver o jogo. É normal para quem gosta de futebol. Vai ser um fim de semana importantíssimo para a nossa liga com os quatro melhores jogando entre sim. Esperamos que todos os participantes correspondam à sua qualidade. Será um fim de semana falado fora das nossas fronteiras. O nosso jogo com o Braga tem a mesma importância do clássico.



MaisRecentes

CR7 inaugura seu primeiro hotel e vai batizar o aeroporto da ‘Pérola do Atlântico’



Continue Lendo

Clube português promove dispensa coletiva e causa revolta em sindicato



Continue Lendo

Trio brasileiro estreia com vitória pelo Porto em amistoso de pré-temporada



Continue Lendo