Cristiano Ronaldo completa 15 anos de seleção portuguesa. Veja como foi e o que alcançou



Foto do primeiro time em que CR7 esteve pela seleção portuguesa. Fácil de reconhecer (Foto: FPF)

Foto do primeiro time em que CR7 esteve pela seleção portuguesa. Fácil de reconhecer (Foto: FPF)

Cristiano Ronaldo, para muitos o melhor jogador da história do futebol português, comemora nesta quarta-feira 15 anos de seleção. No dia 24 de fevereiro de 2001, o craque vestiu pela primeira vez a camisa da Equipe das Quintas na categoria sub-15, contra a África do Sul em torneio realizado em Torres Novas, cidade que fica no distrito de Santarém, bem no meião da Terrinha.

O jogo foi válido pelo Torneio Cidades de Rio Maior e Torres Novas. Apesar de ser um torneio sub-15, Ronaldo já tinha 16 anos, e foi titular na partida em que Portugal ganhou por 2 a 1, e ele fez o segundo gol de sua equipe. Esse seria o início de uma carreira cheia de conquistas pela equipe, mais até individuais do que coletivas.

Facebook da seleção homenageou com foto das estreias nas diferentes categorias (Fotos: FPF)

Facebook da seleção homenageou com foto das estreias nas diferentes categorias (Fotos: FPF)

Para mostrar como sua chegada foi tão rápida ao time principal, fez sua estreia apenas dois anos e meio depois, em partida contra o Cazaquistão, em que entrou no lugar de Rui Costa. Em 2004 começou a Eurocopa em casa como reserva, mas terminou como um dos principais jogadores do time vice-campeão europeu.

A Seleção Brasileira até faz parte da história de Cristiano Ronaldo. Em fevereiro de 2007 recebeu a braçadeira de capitão pela primeira vez de Luiz Felipe Scolari. Foi uma sugestão do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que tinha morrido dois antes do jogo contra o em Brasil em Londres.

Ele vinha de muitas críticas após a Euro de 2006, e o dirigente disse a Felipão que seria uma boa forma de proteger o craque. Em 2008, já com Carlos Queiroz, ficou de vez na condição.

CR7 no histórico jogo contra a Suécia pela seleção portuguesa (Foto: Jonathan Nackstrand/ AFP)

CR7 no histórico jogo contra a Suécia pela seleção portuguesa (Foto: Jonathan Nackstrand/ AFP)

Porém, nunca ganhou um título pela seleção portuguesa. Nem nas seleções de base. Porém, tem algumas atuações marcantes, como na repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo, em que brilhou intensamente ao eliminar a Suécia de Ibrahimovic, entre outras tantas.

É o maior artilheiro da equipe, com 55 gols, e está perto de alcançar Figo como o que mais jogou. O ex-Barcelona e Real Madrid tem 127 partidas, contra 123 de CR7, isso contando só a equipe principal. É ainda o mais jovem da história a ter batido 100 jogos, e o que mais representou Portugal em Copas do Mundo, com 13 jogos.



  • Vitor Rodrigues Francisco Jr

    Seleção das Quinas.CR7,15 anos de quina no peito.

MaisRecentes

CR7 inaugura seu primeiro hotel e vai batizar o aeroporto da ‘Pérola do Atlântico’



Continue Lendo

Clube português promove dispensa coletiva e causa revolta em sindicato



Continue Lendo

Trio brasileiro estreia com vitória pelo Porto em amistoso de pré-temporada



Continue Lendo