O que esperar de Alberto Valentim?



A diretoria do Botafogo foi do acerto ao erro sem direito a intervalos comerciais. A aposta correta em Jair Ventura revelou um treinador e fez os torcedores conviverem por um bom tempo com a euforia em atuações marcantes, como as da Copa Libertadores. Jair embarcou para a Vila Belmiro e achando ter encontrado a fórmula ideal os dirigentes foram de Felipe Conceição. A perda do grupo, a eliminação precoce na Copa do Brasil e os erros táticos provaram que a escolha foi infeliz.

Sem muitos recursos e procurando um perfil dentro dos interesses do clube apareceu Alberto Valentim como solução. Ex-lateral eficiente, o novo treinador chega como uma incógnita. Foi apontado como responsável pela arrancada do Palmeiras no Brasileirão do ano passado, que poderia ter acabado em caneco. Sem tirar seus méritos, o elenco verde, com uma pouquinho de euforia que a troca de um comando traz, deveria mesmo apresentar uma melhora.

Mas o que os botafoguenses querem saber é o que esperar de Alberto com um elenco bem mais limitado do que o do Palmeiras?

Alberto traz semelhanças com Jair Ventura na carreira de treinador. Ambos beberam de boas fontes, se mostram estudiosos e já tinham, quando assumiram o Glorioso, alguma experiência, mesmo que interinamente, no comando do time profissional, algo que faltava a Felipe. Isso, pode não parecer, faz grande diferença.

Taticamente, o Botafogo de Alberto deverá se comportar de maneira mais parecida com o de Jair, ou seja, priorizando a marcação no meio-de-campo, o congestionamento do setor e retomada da posse de bola. O novo treinador vem batendo na tecla de ocupar espaços e, preferencialmente, sem abusar das faltas no campo defensivo, o que atualmente vira uma arma favorável ao adversário. Com Felipe o Botafogo passou a impressão de tentar dar um passo maior que a perna no estilo de jogo. A qualidade não acompanhou e o setor defensivo pagou o preço.

O que será de Alberto Valentim no Botafogo o tempo vai dizer. Mas em dinheiro em caixa para investimento, só resta ao torcedor botafoguense apoiar e torcer para dar certo.



MaisRecentes

Valentim e o caminho errado



Continue Lendo

O desejo de priorizar o elenco passa por Carli



Continue Lendo

Jogador gosta de competição



Continue Lendo