As escolhas de Jair e do Botafogo: Felipe pode rir no fim



Felipe Conceição, ou Felipe Tigrão para quem o viu jogar, foi a escolha do Botafogo para dirigir o elenco em 2018. Uma decisão acertada em um mercado onde as opções com algum nível razoável de possibilidades, financeiramente falando, não enchem os olhos. Ex-jogador revelado nas categorias de base do clube, o atacante lutou a maior parte da carreira contra uma série de lesões. Bola ele tinha. Faltou a sorte nas diversas vezes em que frequentou o departamento médico.

O jovem treinador não tem experiência nos profissionais. Mas possui uma longa vivência quando o assunto é Botafogo. Conhece bem cada esquina do clube. Seu trabalho na base foi reconhecido e agora tem a maior chance de sua vida.

A promoção de treinadores não é uma novidade no Botafogo. O próprio Jair Ventura foi cria do clube. Isso sem citar as décadas gloriosas da história alvinegra. O mercado atual, inclusive, colabora com esta tendência. Zé Ricardo e Fábio Carille, o técnico campeão brasileiro, comprovam esta teoria.

Apenas o tempo dirá se Felipe vai aproveitar a chance que Jair Ventura deixou pela metade. Falo isso porque o hoje treinador do Santos parece ter deixado passar a oportunidade de amadurecer mais na carreira antes de buscar um segundo time. Isso porque, no Botafogo, apesar das vaias recentes, tinha o reconhecimento da torcida. Contava com o carinho dos dirigentes. Foi valorizado. Mas acabou optando por outro projeto. Na minha humilde opinião, cedo demais, embora competência não lhe falte.

O ano de 2018 será revelador. Isso no sentido de mostrar se as escolhas de Jair Ventura e do Botafogo foram acertadas. Mas, se analisarmos os desafios de Santos e do Alvinegro carioca, me parece mais nítido que Felipe pode acabar rindo no fim.



  • Luiz Alves

    Jair se mostrou mais um mercenário. Mesmo sendo oferecido aumento de 100 mil e 3 anos de contrato e preferiu sair. E se o Santos não pagar a multa vai ficar de auxiliar. Ele não aguentou a pressão da torcida e saiu na primeira chance que teve.

  • Marquinho Saioro

    Tem que usar a base no Carioca, dar experiência ao grupo, que é bom, e aproveitar quem ficou. Na verdade saíram Victor Luiz, Bruno Silva e o Roger, que cá pra nós, seria uma dúvida cruel pela operação e se fosse bom teria feito gols nas decisões da Copa do Brasil e Libertadores. Quanto ao Jair, por mais que falem em profissionalismo, não teve boa conduta. Veja o caso do Abel. Será que o time do Fluminense é melhor do que o do Botafogo? Lá há um desmonte muito maior e também não vão para Libertadores, mas apesar das propostas, o Abel manteve a palavra, que é melhor do que qualquer contrato assinado. O Jair deveria cumprir seu contrato com o Botafogo, porque um homem não é mensurado por ser bom no serviço que executa, sua conduta pessoal também é analisada. Parabéns ao Abel e sorte ao novo treinador Alvinegro.

    • Fabio Vieito

      Rapaz, sinto muito em te informar que essas coisas que vc disse só existem no mundo do faz de conta! E o mundo do futebol não é um deles! No mundo do futebol, assim como no mundo corporativo, etc…o que realmente manda é o DINHEIRO! Leva quem paga mais! Olha o Palmeiras por exemplo, agora que tá cheio do dinheiro pode escolher quem quiser, todos vão. E isso é normal, quem põe paixão no futebol somos nós torcedores. Jogadores, técnicos, dirigentes, etc…são PROFISSIONAIS, e geralmente vão aonde paga mais!

      • Bentley

        Essa palavra e mercenario. Muita gente de bem aceita ganhar menos para ajudar o negocio do pai ou mae por que isso da um lucro maior do que dinheiro. O jogador tem que estar disposto a cumprir honrorosamente o contrato ate o fim independente de aliciarmento. Discutir salarios com outro clubes e antietico, saber o salario oferecido antes do contrato ser rescindido e aliciarmento. O Cruzeiro e santos ate agora nao compraram nenhum jogador so aliciaram nosso tecnico e volante e como bestas eles aceitaram.

        Dinheiro nao e tudo na vida so lhe propoem um comforto maior mais nao compra dignidade nem carater. Se o Jair ventura e bruno silva nao forem legitimamente pagos por espero que o botafogo leve o cruzeiro e santos para a corte da fifa. Ai se eles nao pagam vao direto para a serie D

        • JRJRJRJRJJRJRJRJRJRJRJ

          CONCORDO PLENAMENTE.

        • Fabio Vieito

          Meu amigo, como se vê que vc não entende nada mesmo do mundo dos negócios. As grandes empresas levam os melhores trabalhadores pra trabalhar com eles, e vc acha que fazem isso esperando que eles cumpram seu contrato na outra empresa, pra só então, oferecer salário é uma proposta melhor?!? Não é assim que funciona! Os melhores querem os melhores, para continuar sendo os melhores. E pagam melhor por isso! Isso de honra e dinheiro não é tudo, não se aplica aqui camarada. O mundo do futebol é uma selva, e quem é o mais forte sempre ganha! Não existe honra, nem palavra. (Salvo algumas raras exceções). Só existem DINHEIRO e FAMA!!! E cuidado com o teu desejo de que o Botafogo leve clubes para a corte da Fifa. Lembre-se que o teu clube tb deve muito pra muita gente! Cuidado com o telhado de vidro!

          • Bentley

            Entao qual palavra voce usa para descrever pessoas assim? Mercenario e um soldado que mata para o melhor pagador, um jogador obviamente nao mata mais quando ele forca a barra para sair ele se transforma em um mercenario nesse sentido. Se o Bruno Silva for para o cruzeiro tudo joia e a decisao dele mais tem que pagar a multa estipulada no contrato e deixar os empresarios e clubes negociar nao ficar se declarando jogador de outro time antes de assinar contrato.

            Eu nao sou ingenuo eu falo como que e. Voce e uma dessas pessoas que acha mais zero no banco melhor, viver com um milhao de reais no rio de janeiro e ter uma qualidade de vida menor do que viver com 100 mil no interior. Muita gente como voce nao entende que mas dinheiro nao e translado em qualidade.

            E no seu exemplo varias vezes o empregado quando recebe uma oferta melhor se ele gosta do emprego onde ele esta ele fala com o chefe sobre a proposta e renegocia um aumento. Se o cara sai de toda empresa queimando pontes e deixando empresas na mao vai chegr uma hora que ninguem vai querer lo independented do valor que ele pode agregar. A impressao que voce passa e que na sua mente dinheiro fala mais alto e voce e uma pessoa facil de corrumpir. Mais pode viajar que voce entende de negocios

          • Fabio Vieito

            Mais uma vez se vê que vc não entende o que eu digo, e me julga sem nem me conhecer! Eu não sou desse tipo! Não sou mercenário, que é a palavra que vc gosta de usar. Para mim o dinheiro não é tudo, dou preferência a muitas outras coisas antes que o dinheiro. Fama então nem se fala, não tenho nenhuma. Mas o fato de eu não ser assim, e ter valores que considero mais importantes do que fama e dinheiro, não me impede de enxergar e entender que a maioria das pessoas no mundo de hoje não estão nem aí pra esses valores, e sim são mercenários! E no mundo do futebol 95% são! E não é crime ser assim. É uma questão de escolha. Assim como nós escolhemos dar prioridade a outras coisas, eles escolhem o que preferem. E nós não podemos obrigar los a agir como nós agimos, assim como não gostaríamos que eles nos obrigassem a agir como eles. Só quis te ajudar a entender que eles não jogam por amor ao clube, senão que por dinheiro e fama. Se alguns conseguem conciliar em ganhar muito dinheiro no seu clube de coração ótimo, senão não se importam e vão pro que paga mais! Amigo, jogadores como Pelé, Garrincha, Zico, etc…não existem mais! O futebol de hoje, mais que um esporte, é um negócio! E quanto antes vc entender isso, menos sofrerá.

          • Bentley

            Tudo joia mais voce tem que concordar, muito amadorismo se declarar jogador de um time antes das negociacoes serem concluidas. Pra mim essa e a diferenca entre o Bruno Silva e Jair entre outras saidas que nao me incomodaram. O Roger saiu, tudo bem queria um salario fora da nossa realidade e o contrato tinha terminado. Jair e o Bruno Silva aceitaram as proposta de cruzeiro e santos mais a pergunta que eu faco e, o Bruno Silva esta fechado por quanto tempo com o cruzeiro e o jair com o Santos?

            O que os fazem mercenarios nao chega a ser. Espero ter sido mais claro

          • Fabio Vieito

            Amigo entenda, não se trata de amadorismo, e sim de estratégia! Vc acha mesmo que com tanta gente em volta de um jogador, existem ações “amadoras”?!? Claro que não! Os jogadores utilizam a mídia a seu favor para conseguirem o que querem. Forçar uma situação, colocar a torcida contra si mesmo para que o clube seja obrigado à liberarlo, etc…Não existe nada de amadorismo no que fazem. São simples estratégias que na maior parte das vezes funciona, nem sempre, mas na grande maioria sim funciona!

          • Baré Fogo

            Infelizmente a verdade é que o vil metal está sempre na raiz dos maiores problemas. Quem pensa e age diferente hoje, não é regra e sim exceção.

          • Fabio Vieito

            Perfeito! Infelizmente é assim mesmo! Pelo que vejo não somos assim, pelo vil metal, mas não podemos ser inocentes em pensar que existem muitos mais iguais a nós! No mundo de hoje é o dinheiro quem diz quem vc é, se é uma pessoa boa ou ruim, se tem muitos amigos ou não, etc…vc vê cada absurdo que esses ricos e famosos fazem, e a sociedade aceita, e até acha bonito a ponto de começar a imitar! Por quê será?! Se eles não tivessem dinheiro, será que seria assim?! Vivemos num mundo em que o que verdadeiramente conta é o verbo TER e não o SER! Vc pode ser o maior crápula, se tiver dinheiro será aceito pela sociedade! Por isso é o que a maioria busca. Os jogadores de futebol tb!

          • Baré Fogo

            Exatamente! A tendência é projetarmos nos outros aquilo que pensamos, agimos e somos. Nem todos percebem que somos diferentes, daí estranharem ou se mostrarem surpresos com a realidade. Discordarmos de algo não significa que não exista ou não aconteça. É por isso que muita gente continua votando mal, por acreditarem em papai noel.

        • ubiratan ANDRADE

          onde anda o sassa do no cruzeiro

    • Bentley

      Tambem tenho essa opiniao o ROger perdeu 7 kilos depois da cirurgia de cancer. O car ja era um palito e ganhava no alto agora 7kg mais magro ele vai ganhar de quem pelo alto? 450mil por dois anos pelo roger recem operado so na casa de quem acredita na mae dina. E muita boa observacao nos jogos mais importante nao fez nada. Ele jogava como um diabo como o flamengo e fez guerra de palavras sobre o guerrero. O fingidor do roger queria era ir pro flamengo.

      Espero que ele economizou o suficiente para pagar pela sua cirurgia

    • JRJRJRJRJJRJRJRJRJRJRJ

      FALOU MUITO BEM.

  • Diego Dantas Amaranto

    BOTAFOGO NO CAMINHO CERTO PARA NÃO GANHAR NADA NO ANO QUE VEM…

    • Álvaro Roberto

      E você está feliz? Ou isto é a tua sugestão para ajudar o clube? Ou você é apenas um invejoso torcedor de outro clube querendo beber da nossa goriosa inteligência?

  • Miguel Laskoski

    Na minha opinião o Jair Ventura se precipitou, não estou me referindo a mudança, mas sim a que teria que esperar amadurecer mais um pouco, e fez uma opção por um clube que enfrenta as mesmas dificuldades financeiras do Botafogo. O Santos está perdendo jogadores importantes de seu elenco como Ricardo Oliveira, Lucas Lima, Zeca, Ferraz, Marquinhos Gabriel e o Renato que pretende encerrar a carreira no meio do próximo ano, a base que poderia ser uma possível salvação do treinador, não tem revelado bons jogadores desde que Zico faleceu e não tem pessoa do mesmo nível para descobrir talentos. Os times da base do Santos nestes dois últimos anos demonstrou queda. Verdade que o Botafogo perdeu Bruno Silva, Roger e não conseguiu o retorno de Victor Luís, e teve a perda do Emerson Santos, ainda não repôs no mesmo nível, e seus jogadores da base com exceção a Matheus Fernandes, igor Rabelo e Marcelo não teve ninguém que possa estourar. Posso estar enganado, e que tenha alguns jogadores promissores, se fala muito em Ezequiel, Igor Cássio, Renan Ghorne e Leandrinho, mas ainda são como se diz, jogadores verdes e inexperientes. No “frigir dos ovos” ou no conjunto da obra, acho que indo para o Santos o Jair Ventura fez uma escolha errada!

    • JRJRJRJRJJRJRJRJRJRJRJ

      VC ESTA CORRETIIISIMO.

  • Miguel Laskoski

    Desculpe Zito faleceu, errei na digitação o apelido de José Eli de Miranda

  • Bentley

    Mansell o maior erro do Jair em ir pro Santos e o Santos e um time que mesmo tendo uma temporada muito boa sendo competitivo em todas as competicoes demitiu 2 ou 3 treinadores no ano. O Jair mostrou que nao sabe ganhar de time pequeno no botafogo mais a torcida aqui tolerou um campeonato carioca ruim o ano passado sera que a torcida do santos lhe dara o mesmo credito?

    A nao ser que as pessoas realmente acreditam no papo dele que faltou material humano por que so uns cinco times no brasil tem isso de sobra e o santos nao e um desses

    • JRJRJRJRJJRJRJRJRJRJRJ

      CONCORDO.

  • JRJRJRJRJJRJRJRJRJRJRJ

    RAPZ SO TEM COMENTARIO MANERO HOJE. PARABENS AOS NOSSOS VERDADEIROS GLORIOSOS. FOGAO CAMPEAO DA COPA DO BRASIL 2018.
    VAMU VAMU VAMU BOTAFOGO
    CLUBE Q E O MAIS TRADICIONAL
    VOU TI VER CAMPEAO DENOVO
    VOU TI APOIAR ATE O FINAL.
    FOOOOOOGOOOOO FOGGGGGGGOOOOOO
    NAO PODE PERDER PRA NINGUEM.
    BOTAFOGO SUA ESTRELA SOLITARIA ME CONSUZ…

  • walter

    o botafogo esta apostando que o raio cai duas vezes no mesmo lugar,tomara que de certo,pq com os tecnicos que tem ai no mercado,para mim ,nao valem nem a metade do que eles pedem e sao ruins,muito ruins mesmo,o unico que eu gostaria de ver no botafogo seria o cuca,mas nao temos condiçoes,analisando por esse lado a escolha do felipe foi acertada,pq ele conhece bem o botafogo isso conta muito,mas sera que ele tem condiçoes de comandar o grupo?eu mesmo cpom certs duvidas apostaria nele tbm,agora nosso jair monte everest perdeu o controle do grupo,inventou muito no final,pegou uma birra com certos jogadores e deixava outros como lindoso como titular,lindoso nao pode ser titular nem em time de pelada,ele nao acerta um passe,e quando da o passe sao todos para tras,parece que ele tem medo ou nao sabe chutar a ola para frente,essa escolha do jair pelo santos foi muito infeliz e duvido que ele chegue ate o meio do ano,o santos como muitos outros nao tem dinheiro,quero ver ele conseguir controlar o vestiario sem dinheiro,o jair monte everest e estudioso,vai ser um dos melhores tecnicos do brasil,ele vai evoluir muito ainda,tem que trabalhar mas seu lado humano,pq ele e muito teimoso,convicçao e uma coisa teimosia e outra,a saida dele foi melhor para o botafogo do que para ele,pq o botafog abaixa o salrio consideravelmente,duvido que o felipe va ganhar mas que 30 mil,da chance a um novo profissional e estamos investindo no estilo de formar tecnico,com certeza o proximo vai ser o barroca,e muito bom para o tecnico conhecer o clube como foi o caso do jair e do felipe e coo vai ser o barroca

  • George

    Jair se precipitou mesmo, deve estar precisando muito de $$$, mas acho que errou feio. O Santos não está bem de grana, e ele jogou fora uma estabilidade absurda que o Botafogo estava oferecendo para ele trabalhar. Estabilidade que ele não terá no Santos além de trabalhar sob pressão, pois não tem aprovação de toda a torcida, se perder uns 5 ou 6 jogos no paulistão, que é difícil, ele roda. 2018 para o Fogão é de expectativa zero. Vamos aguardar.

  • Floriano Camargo

    Mais uma vez R$$$ fala mais alto; sucesso para o JV e sabedoria e discernimento para o NC. Uma grande vantagem ele leva, é já conhecer bem a base, pois vamos precisar muito dela em 2018; por exemplo, vejo que o caminho vai ser formar a zaga com os garotos, pois o Carli em campo é teste permanente para cardíaco.

  • Álvaro Roberto

    As vezes, parece que alguns torcedores alvinegros vivem de viseiras como bois de parelha ou jumentos de carroça. Só enxergam o que lhes põe frente. Vamos por partes: 1) O Jair – fez uma péssima e precipitada escolha. O Santos é uma chocadeira de jogadores e um cemitério de técnicos. Isto em decorrência daquilo, pois não queimam o seu investimento coletivo de vários anos em troca da reputação de nenhum treinador (vide Dorival Jr), como aliás o Botafogo faz (os casos mais recentes e emblemáticos aconteceram com o Bruno Mendes x Osvaldo Oliveira e Luís Henrique x Ricardo Gomes). Mas para o Jair a situação é negativa, pois ao passo que lhe ofereceram um salário de mais de 300 mil, alegam não ter 800 mil para pagar pela sua multa. Quer dizer, se ele for, ou ficará sem receber salários a partir de março ou os caras são trambiqueiros e mentirosos, o que dá no mesmo – o Jair não deve emplacar o fim do Brasileiro no Santos (isto se passar da Libertadores, ou se sequer chegar a ir). 2) O Felipe – onde a expectativa é baixa, é muito mais fácil de se obter sucesso. Além do mais, se ele for trabalhar mesclando a experiência com os garotos (temos uns 6 de muito potencial – e temos o Jefferson e o Carli para balizar a garotada), vai ter entrega, velocidade e pode ter muito sucesso. 3) Os nossos surpreendentes torcedores – lemos pouquíssimas sugestões aplicáveis nos comentários, apenas se debate o que é posto. Não vemos sugestão de jogadores em que o custo x benefício seja interessante. Só se fala dos mesmos… Jogadores que mais de uma vez já manifestaram o interesse de NÃO jogar no Botafogo. Como poderemos usar estes jogadores de espinha dorsal de uma equipe em formação, se eles só viriam no caso de não ter nenhuma outra opção (Gilberto, Barcos, Rafael Moura….). Pior são justamente estes jogadores que a “claque alvinegra” está tietando nos comentários que vemos na imprensa. Outra coisa, Temos várias equipes em situação financeira difícil (até mesmo o Corínthians, que deve quase um ano do estádio), mas a imprensa não reproduz estas notícias com a insistência com que torpedeira a imagem financeira do clube. Para piorar a nossa situação, nossos dirigentes e alguns torcedores, num complexo de mendigo inexplicável, reproduzem este discurso, quando na verdade deveriam estar a ecoar as nossas virtudes (vencemos campeonatos importantes nas categorias de base, o que significa que os nossos garotos são VENCEDORES, ao contrário de muitos refugos que trazemos ao clube apenas para valorizar e perder de forma ingrata e descabida – porque nunca entendemos os contratos que são acertados com estas pessoas serem tão permissivos – casos emblemáticos: Edno, Renato Cajá, Renato Silva e Arão, todos encostados em seus clubes e ressuscitados no Botafogo).

  • Jorge Luis

    Decisão burra da Diretoria, mais uma vez, toda vez que apostaram em promessas de técnicos inexperientes quebraram a cara, foi assim em 2014 na Libertadores, foi assim este ano com o amarelão do Jair e vai ser assim em 2018, rumo a Série B. Saudações Extremamente lamentáveis, pelo péssimo ano, mas Gloriosas Botafoguenses, pois alvinegras e preto e brancas existem várias.

  • paulo cesar oliveira

    O Jair é inexperiente e o clube pagou por isso na hora das decisões. Temos que levar em conta que o time é muito limitado mas tinha feito maravilhas e de repente virou fumaça. Não vejo maucaratismo da parte dele, é questão de oportunidade profissional. No caso dele tb acho que se precipitou, ainda tinha lenha pra queimar aqui, e lá o risco de se esborrachar é ainda maior.
    Já o Bruno Silva , alcançou uma exposição que nem imaginava e está indo atras da chance de aumento significativo no salario. O jogador tem apenas 10 anos , as vezes 15, pra mudar toda a sua vida, acumular bens e mudar de ramo ou virar treinador, etc. O nivel caiu muito e apenas pernas de pau estão circulando entre os clubes. Esse BS é um que pelo menos é dedicado ,enquanto não enlouquece, começa a chutar juizes, fazer gestos pra torcida, arruma suspensões, um festival de fezes fedorentas. Esse já era, vamos arrumar outro jogador. Na base tem um monte.

  • Abraão BMS

    Eu Treinador,….quem escala o time…….(Jair Ventura)

  • Burns

    Também penso assim, ele tinha o apoio da torcida e da Diretoria, existem muitos exemplo por aí de treinadores que fizeram como ele e se deu mal. Boa sorte Tigrão.

MaisRecentes

Botafogo: O dilema entre a história de Tite e a pressão sem coerência



Continue Lendo

Libertadores é obrigação! Mas para quem?



Continue Lendo

Nelson Mufarrej x Marcelo Guimarães: o curioso lado da eleição



Continue Lendo