A importância da máquina rodar



Trocar peças em uma máquina é sempre algo muito complicado. Mas se ela continua a rodar com a troca é sinal de que a qualidade é muito boa. E foi mais ou menos o que vimos na vitória de 2 a 0 sobre o Flamengo no domingo. Mesmo com muitos problemas e sem jogadores considerados titulares, como Joel Carli, Rodrigo Lindoso e João Paulo, além de Marcos Vinícius, um reserva importante, o Glorioso funcionou. Isso porque a qualidade do trabalho de seu treinador não deixa dúvidas.

Ao fim do jogo, Jair Ventura e os jogadores comemoraram a volta do estilo de jogo que vem levando o Botafogo a lugares inimagináveis no início do ano. Traz moral para os choques contra o Grêmio na Libertadores, principalmente o desta quarta-feira. Mas essa esperança muito se deve a atuações de jogadores que substituiram os chamados titulares. Um exemplo claro é o chileno Leonardo Valencia, que enfim fez a sua estreia.

Valencia vai se tornar uma peça importante principalmente se os jogadores de meio não retornarem. Ainda desconhecido da maioria dos marcadores brasileiros, tem boa visão de jogo e precisa ser menos indiviadualista. Inteligência tem e pode ter papel importante.

Marcelo foi irregular principalmente no primeiro tempo contra o Flamengo, mas tem futebol para dar conta do recado. Embora de todas as ausências faladas, a de Joel Carli é a que mais me preocupa, pela personalidade que consegue impor ao time.

Mas o Botafogo não está sozinho na lista de problemas. O Grêmio também luta com dificuldades e improvisações e isso nivela as coisas. O resultado de quarta-feira será muito importante para definir os rumos. Um triunfo sem sofrer gols pode abrir um bom caminho para a vaga no Sul. Que os deuses da bola estejam ao lado do Glorioso.

O LADO AMARGO DA VITÓRIA: O triunfo no clássico também deixou um gosto amargo nos botafoguenses. Isso porque ficou evidente que uma postura um pouco diferente na Copa do Brasil poderia ter levado o Glorioso a uma classificação para a final. Como escrevi anteriormente, Jair não deve ser crucificado por isso, mas fica a lição de como se comportar daqui para frente. Afinal de contas, “a diferença entre o remédio e o veneno é uma bobagem, um simples erro de dosagem”.



  • Etienes R

    “A diferênça entre o remédio e o veneno é uma bobagem, um simples erro de dosagem”. Boa!
    Tomara então que o nosso treinador tenha aprendido a usar bem o remedinho chamado POSTURA em jogo chave, para que não tenhamos que de novo esperimentar a dor fatal do veneno da eliminação.

    • Bira Fogão

      Colo-Colo, Olympia, Atlético Nacional, Barcelona-EQ., Independiente, Nacional, Sport e Galo. Pelo menos 16 jogos decisivos em 2017.
      Tá bom de POSTURA em jogo chave? Ou ainda é preciso provar mais alguma coisa?

      • Etienes R

        Foi o uso da dosagem, meu caro, o erro foi no uso dosagem!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
        Imagine que vocé tome o seu CAPTOPRIL todos os dias e mantém a pressão controladinha…Mas um determinado dia comete um erro irretornável contra si mesmo, tomando 10 comprimidos a mais… Pronto, morte FATAL!
        Lição? Aprenda a usar o remédio-POSTURA na dosagem certa SEMPRE, EU DISSE SEMPRE, se não…
        Botafogo teve POSTURA de vencedor em vários jogos, mais ERROU na DOSAGEM contra o rival…então… FOI MORTE FATAL!!
        Jairzinho aprendeu a lição? parece que o jogo de domingo mostrou um pequeno indício disso!! É aguardar!
        Saudacões!!

      • Irmão Bira

        E ae tá confiante?
        Fogão vai ou não vai se classificar?
        ENTÃO mostra o tamanho da tua confiança…
        FOOOOOOOGOOOOOOOO
        GRANDE ABRAÇO
        QUEBRA TUDO FOGÃO!!!

  • JRJRJRJRJJRJRJRJRJRJRJ

    VAMU VAMU VAMU BOTAFOGO
    TIME Q E MAIS TRADICIONAL
    VOU TI VER CAMPEAO DENOVO
    VOU TI APOIAR ATE O FINAL
    FOGAO CAMPEAO DA LIBERTADORES DAS AMERICAS.
    FOOOOOGOOOOGOOOOOOOOOOFOOOOOOGOOOOOFOOOOOOOOGOOOOOOOOOOOOOOOFOOOOOOOOOOOOOGOOOOOOOOOOOOFOOOOOOOOOOOOOOOOOOOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO O MEU SANGUE FERVE POR VC.
    LINDA VITORIA. FOGAO VAI COM TUDO NA QUARTA E VENCE. FOGAO VENCE DE 3 A ZERO. GOLS DE ROGER, PIMPAO.
    FOGAO NAS ALTURAS.
    #TIVEJOEMDUBAI
    BOTAFOGO SUA ESTRELA SOLITARIA ME CONDUZ…

  • George

    A postura defensiva foi exagerada na Copa do Brasil. Jogar por uma bola, ou só no contra-ataque, ou contar com dois empates e jogar a responsa pro Gatito, foram erros fatais e imperdoáveis.

  • Jorge Luis

    Meu caro, esqueceu de citar o principal problema por termos sidos covardes na Copa do Brasil e jogado retrancado, o esquema retranqueiro do Jair Ventura de 4 volantes com o péssimo João Paulo, quando tirou essa tranqueira de jogador do time (por contusão apenas, infelizmente, pois deveria ter ido pro banco muito antes) e colocou um meia ofensivo, Valência, nós ganhamos dos burros negros, mas depois de ter sido eliminados da Copa do Brasil não adiantou mais, contra o Grêmio temos que contar com a sorte do péssimo João Paulo continuar machucado para podermos ter esperança de uma vitória. Saudações Gloriosas Botafoguenses, pois alvinegras e preto e brancas existem várias.

  • Bentley

    O que ninguem fala e que perdemos, montillo, camilo e sassa que estavam todos inscritos na copa br e no segundo jogo da copa br so tinha vinicius tanque/guilherme/roger como jogadores ofensivos. Jogamos do melhor jeito que podia com os atletas inscritos. Eu acho que por muito pouco perdemos para o Flamengo e os torcedores de nosso adversario entendem isso.

    Enquanto a imprensa lamentava a falta que diego souza, Ever. Rib., Geuvanio e rhodolfo iam fazer ao flamengo completamente ignoraram nossas proprias baixas ofensivas. Quarta nos vamos surpreender todos novamente por que as pecas ofensivas nao vao faltar!

  • Paulo Pinheiro

    Não compara, amigo. Na Copa do Brasil o Mengo jogou com o time titular.

    • Paulo Fernando Tavares

      Everton, Berrio, Everton Ribeiro, Diego (goleiro), Cuellar, Guerreiro, Arão, Rodinei são o que? Na Copa do Brasil muitos titulares não jogaram porque não estavam inscritos…

    • Paulo Pinheiro

      Réver não jogou
      Juan não jogou
      Diego não jogou
      Berrío, Arão e Éverton só entraram no segundo tempo (se bem que acho o Saraújo melhor que o Arão)
      E o lateral esquerdo titular é o Renê (estamos com um lateral direito improvisado lá)
      Matheus Sávio no ataque é MUUUUUITO reserva.

  • Vitoria Roelli

    Perdemos para o Urubu porque o tal de Berrio fez uma jogada que nunca mais fará na sua carreira, os próprios companheiros falaram que nem nos treinos ele nunca conseguiu fazer nada igual; domingo o Vitor Luís, que é um lateral meia boca, o anulou; o titular era para ser o Gílson, joga muito melhor.

  • Vitoria Roelli

    Cadê o Camilo? Calçou o chinelinho lá no Inter?Saiu para fazer um bom contrato e o pé de meia pois não queria esforçar-se mais ou então tem lesão crônica. O Montillo pelo menos teve caráter; o Sassá é um “moleque” que pensa que é craque, até o ano passado era emprestado para times pequenos…só porque ganhou um dinheiro pensa que é alguém importante….

  • Ailton Coelho

    Perdemos p/ k Flamengo por que jogamos c/ menos um jogador.rodrigo lindoso. Fraco.inoperante.não representa nada defensivamente. Ou no apoio do time.um expectador de luxo.

    Basta ver a diferença da postura do time c/ ausência dessa múmia.

MaisRecentes

O torcedor do Botafogo ainda vai lembrar muito desta Libertadores



Continue Lendo

Aprendendo com o passado



Continue Lendo

Renato Gaúcho e as marcas que o tempo não apaga



Continue Lendo