O futebol está chato. Viva o Manga!



“Fim de semana é jogo contra o Flamengo. Vou fazer a feira porque o bicho é garantido”. Essa era a frase que o goleiro Manga usava para motivar os jogadores e brincar com o rival na época romântica do futebol brasileiro. O ex-goleiro era mais uma das folclóricas figuras que rondaram esse clássico em décadas passadas. Os dois times sempre deixaram a rivalidade no patamar mais alto por contra de fatos históricos, como a troca de 6 a 0, o título brasileiro de 1992, a volta olímpica ao contrário de 1968, o triunfo dos reservas do Botafogo, o tri-vice da década passada e a cavadinha de Loco Abreu.

Na preparação para o clássico atual é que percebemos que o futebol está ficando chato. Imagino o Manga falando o que disse nos dias de hoje. Poucas horas depois o Flamengo iria emitir uma nota dizendo que se sentiu desrespeitado. O Botafogo comunicaria que o assunto seria tratado de forma interna e que a situação do jogador estava sendo analisada. Haveria coleguinha de imprensa dizendo que existia a possibilidade de o goleiro sequer ser relacionado. Os críticos diriam que Manga foi irresponsável porque estaria fazendo apologia à rivalidade.

Uma pena. Jogar na conta do estilo brincalhão dos atletas a violência do futebol ou achar que isso realmente vai criar algum problema é contribuir para o fim do futebol. Muitos torcedores me dizem, e de certa forma concordo, que o último Campeonato Carioca atraente foi o de 1995. Com Túlio, Romário e Renato Gaúcho esbanjando provocações. Não me lembro deles terem causado mortes com isso. Talvez por isso esse tenha sido o último dos Estaduais.



  • Jr

    TA CHATO SO PARA OS SALDOSISTAS. TA CERTO O FUTEBOL DOS ANOS ANTERIORES ERA MELHOR. MAS VAMOS ADMITIR, O NOSSO FUTEBOL, MESMO NOS TEMPOS RUINS. AINDA E MELHOR DO QUE QUALQUER FUTEBOL DISPUTADO NO MUNDO. A NOSSA JINGA, DRIBLES, E LANCAMENTOS SAO COISAS DE ARTISTAS, OS NOSSOS CRAQUES SAO DIFERENCIADOS. OS NOSSO TIMES SAO MELHORES DO QUE QUALQUER OUTROS TIMES. ACHO QUE A COMPARACAO E UM FATO DESSIGUAL. SOMOS MELHORES EM TODOS OS ASPECTOS.

    • Geraldo Figueiredo

      Foi um dia…
      Vide os 7 a 1 !
      O Eduardo está certo. Futebol perdeu a graça. A zoação que faz parte do futebol, foi deixada de lado nas desculpas da violência, devido as nossas leis da década de 40.
      Bons tempos de Tulio, Renato Gaúcho e Romário.

    • Peter

      Esse tal Jr além de não entender porr@ nenhuma de futebol, ainda escreve mal. Parece até comentário de torcedor do urubu.

  • sergio maciel

    JR veja se melhora seu português: “saldosistas”, “jinga”, “qualquer outros times”, “dessigual”, em que língua você pretendeu se comunicar.

    • fjos

      No final da frase,cabia um ponto de interrogação.

MaisRecentes

Que o bom senso prevaleça na negociação com Jefferson



Continue Lendo

Jair Ventura, o craque do Botafogo



Continue Lendo

A matemática dos reforços



Continue Lendo