O esquema com três volantes



Desde que Ricardo Gomes optou pelo esquema com três volantes muito se discutiu sobre a maneira do Botafogo jogar. Aqui mesmo neste espaço, vejo alguns amigos aprovarem e outros defenderem um time mais ousado, com dois meias, pois Camilo estaria sobrecarregado na criação de jogadas. No meu entender a discussão nem passa tanto pelo esquema a ser escolhido e sim pela maneira como o time deve se comportar a cada jogo e, principalmente, pelas peças escolhidas.

Entendo, por exemplo, que Aírton é o ponto de segurança, o que não é novidade para ninguém que acompanha os jogos do Alvinegro. Gosto quando Fernandes está no trio, pois entendo que ele melhora a saída de bola e de todos os volantes alvinegros é o que melhor auxilia Camilo na criação. Com isso, sobraria uma vaga para ser disputada por Rodrigo Lindoso e Bruno Silva. Neste caso, ficaria com o segundo. O meio com Aírton, Bruno Silva, Fernandes e Camilo me parece o mais equilibrado, haja vista nosso primeiro tempo contra o Internacional, por exemplo.

Sobre a utilização de mais um meia, no caso Leandrinho, acho que pode ser apenas uma variação tática para alguns momentos. Pelo menos até o Alvinegro atingir uma pontuação um pouco mais segura. Acredito, inclusive, que Jair Ventura não fará mudanças bruscas. Até porque nem é mesmo o momento, pois ele ainda está pegando segurança na função.



  • George

    Boa análise Mansel, mas discordo quanto ao Bruno Silva, o cara tá horroroso, ele saiu e o time venceu bem..

  • Luiz Alves

    Bruno Silva irrita!!

  • Bira Fogão

    A sua análise é um tanto quanto contraditória.
    Se o time com três volantes atingir uma pontuação um pouco mais segura, é sinal de que estará jogando bem; e aí mesmo é que nem teria motivo para alterar o esquema tático. Nesse caso, até o torcedor mais ávido pelo jogo ofensivo se daria por satisfeito.

  • Cesar Fogão

    Bruno Silva está em má fase se enrolando e perdendo a bola qq adversário. E seu chute a gol é horrível! Lindoso também precisa melhorar… Fernandes esta sempre sonolento em campo. O ideal seriamos ter Leandro e Camilo jogando juntos, mas precisamos de alguém de marcação e boa técnica para jogar ao lado do Airton. Esse jogador ainda está para chegar…

MaisRecentes

Gostei do futebol do Marcinho



Continue Lendo

Sassá ou Roger?



Continue Lendo

Vitória com cara de Libertadores



Continue Lendo