O esquema com três volantes



Desde que Ricardo Gomes optou pelo esquema com três volantes muito se discutiu sobre a maneira do Botafogo jogar. Aqui mesmo neste espaço, vejo alguns amigos aprovarem e outros defenderem um time mais ousado, com dois meias, pois Camilo estaria sobrecarregado na criação de jogadas. No meu entender a discussão nem passa tanto pelo esquema a ser escolhido e sim pela maneira como o time deve se comportar a cada jogo e, principalmente, pelas peças escolhidas.

Entendo, por exemplo, que Aírton é o ponto de segurança, o que não é novidade para ninguém que acompanha os jogos do Alvinegro. Gosto quando Fernandes está no trio, pois entendo que ele melhora a saída de bola e de todos os volantes alvinegros é o que melhor auxilia Camilo na criação. Com isso, sobraria uma vaga para ser disputada por Rodrigo Lindoso e Bruno Silva. Neste caso, ficaria com o segundo. O meio com Aírton, Bruno Silva, Fernandes e Camilo me parece o mais equilibrado, haja vista nosso primeiro tempo contra o Internacional, por exemplo.

Sobre a utilização de mais um meia, no caso Leandrinho, acho que pode ser apenas uma variação tática para alguns momentos. Pelo menos até o Alvinegro atingir uma pontuação um pouco mais segura. Acredito, inclusive, que Jair Ventura não fará mudanças bruscas. Até porque nem é mesmo o momento, pois ele ainda está pegando segurança na função.



  • George

    Boa análise Mansel, mas discordo quanto ao Bruno Silva, o cara tá horroroso, ele saiu e o time venceu bem..

  • Luiz Alves

    Bruno Silva irrita!!

  • Bira Fogão

    A sua análise é um tanto quanto contraditória.
    Se o time com três volantes atingir uma pontuação um pouco mais segura, é sinal de que estará jogando bem; e aí mesmo é que nem teria motivo para alterar o esquema tático. Nesse caso, até o torcedor mais ávido pelo jogo ofensivo se daria por satisfeito.

  • Cesar Fogão

    Bruno Silva está em má fase se enrolando e perdendo a bola qq adversário. E seu chute a gol é horrível! Lindoso também precisa melhorar… Fernandes esta sempre sonolento em campo. O ideal seriamos ter Leandro e Camilo jogando juntos, mas precisamos de alguém de marcação e boa técnica para jogar ao lado do Airton. Esse jogador ainda está para chegar…

MaisRecentes

Jefferson e Gatito: tem espaço para os dois



Continue Lendo

As lições da vitória no Uruguai



Continue Lendo

Botafogo precisa ser rápido sem Montillo



Continue Lendo