Folga merecida



Caros alvinegros, essa folga de fim de semana me parece justa, principalmente pela boa campanha dos nossos atletas na Série B (mas vamos combinar que este calor que tem feito nos últimos dias está insuportável).

Os outros é que precisam suar mais. Segunda-feira o grupo retorna e vai terminar a preparação para a reta final da competição. A vitória contra o Sampaio Corrêa vai confirmar que essa pausa, além do período só de treinos, veio em boa hora.

Melhor ainda será se os atletas começarem a encantar. Ser campeão, e jogando bem, vai ser excelente. E os muitos que não sabem se ficarão para a Série A aproveitam para mostrar serviço.



  • Wanderlino Ribeiro

    Realmente os rapazes estão cansadinhos. Afinal o mata-mata da Copa do Brasil é dificílimo e os jogos da série B são duríssimos. Boa folga rapaziada.

    • Paulo Barreto

      O AMIGO TEM CERTEZA DE QUE ESTAR falando coisa com coisa? Ao menos torce pelo Botafogo? Que temos com a Copa do Brasil se dela o Jeferson já nos tirou há tempos, amigo Ribeiro?

    • Peter

      Amigo Wanderlino, é bom você se informar pois o Botafogo no mata-mata da copa do Brasil, foi morreu pelo Figueirense, com um gol humilhante de calcanhar aos 45 do segundo, em uma jogada iniciada pela avenida Carleto.

    • Peter

      Amigo Wanderlino, é bom você se informar, pois o Botafogo no mata-mata da Copa do Brasil, foi MORTO pelo Figueirense, com um gol humilhante de calcanhar aos 45 do segundo, em uma jogada iniciada pela avenida Carleto.

    • Bira Fogão

      Meu caro Botafoguense Wanderlino, o amigo está corretíssimo com a sua ironia.
      Eu entendi perfeitamente a sua colocação a respeito do nosso cansado e cansativo elenco.
      Parabéns pelo seu poder de síntese. É assim que se comenta num Blog sobre futebol.
      SAN !!!!!

      • Paulo Barreto

        Me desculpe caro Bira, mas, não há qualquer ironia no que postou o tal Vanderlino que pelo nome é mais um flamenguista aqui a nos carpidar! Ele deve ter entrado no blog errado, talvez no do Vasco, e não se deu conta! Sua pressa em incensar a quem nada nos diz de fato é que nos deixa em duvida quanto ao que o senhor realmente quer dizer ou a quem quer atingir, concorda? É fazendo o que ele fez que não se debate porra nenhuma em blog algum, amigo!

        QUEM LHE DISSE QUE AS GOZAÇÕES QUE NOS FAZEM TORCEDORES ADVERSÁRIOS SEJA DEBATE?

    • Paulo Barreto

      O AMIGO TEM CERTEZA DE QUE ESTAR falando coisa com coisa? Ao menos torce pelo Botafogo? Que temos com a Copa do Brasil se dela o Jeferson já nos tirou há tempos, amigo Ribeiro?

  • Paulo Barreto

    O meu temor, caro General, é que nos aconteça o que quase sempre nos acontece, depois de uma longa ausência dos gramados: em nossos retornos depois das tais folgas, os meninos, talvez, por estarem ainda relaxados de tanto descanso, nada queiram com a bola e com o resultado do jogo! O time atual do Botafogo tem disto, sim!

    Esperamos que, quando dos seus retornos ao contato com a bola, eles estejam ligados em campo, e não vacilem na reta final! Não sejamos assim tão exigentes quanto à qualidade do nosso futebol porque foi com um dos piores times da nossa história que conquistamos o único título internacional, reconhecido pela FIFA, a Taça Conmebol, lembra-se, General?

    • Claudio

      BARRETINHA, VOCE TEM TEMOR? ACHO QUE VOCE TEM FUROR UTERINO!
      BARRETINHA TU É MUITO VELHO, PQ FOI RECONHECIDO PELA FIFA.RSRSRS
      BARRETINHA VOCE TB PODERIA TIRAR UMAS FÉRIAS, QUE TAL?
      BARRETINHA O CÃO DO INFERNO TA TE PROCURANDO, ELE QUER O TEU OSSINHO!
      BARRETINHA VAI DORMIR QUE A COBRA CORAL TE ESPERA, ELA TA ENROLADINHA, MAS QD VOCE CHEGAR ELA DESENROLA, TÁ BONECA?

      • Bira Fogão

        Meu caro Cláudio, por gentileza, é início de tópico, vamos falar somente de assuntos relacionados ao Botafogo FR; ok?

        • Paulo Barreto

          Parabéns, caro amigo Bira! A sua pronta e rápida intervenção acima simplesmente impediu que eu conclamasse os meus fãs e apoiadores a encher isto aqui SORRY, enquanto houver aqui quem esteja disposto a perturbar e anarquizar o ambiente, NO COMMENTS!

          Foi sua decisão em repudiar a má ação do fake urubuzento que atende pelo tal Cláudio Dá Para Todos o Velho Roscoff , que me comoveu e me fez não retaliar como ele estava a pedir!

          • Claudio

            Eu não sou ruim, pelo contrário, escreva direito, que escrevo tb, agora só quero ver aonde vai isso, filme velho!
            E quem mais anarquiza o ambiente, não sendo voce PB!

          • Paulo Barreto

            SORRY! PARA NÃO OFENDE-LO, PREFIRO NÃO RESPONDE-LO! MESMO PORQUE EU SÓ DEBATO COM OS BOTAFOGUENSES, AMIGO! SORRY!

          • MANX

            Olá, Claudio! – Claudio, eu já te falei que você sempre será bem vindo ao Blog dos Botafoguenses, ..você mostrou que gosta dos Botafoguenses desse espaço!
            Abraço, senhor Claudio!

          • Paulo Barreto

            SORRY! PARA NÃO OFENDE-LO, PREFIRO NÃO RESPONDE-LO! MESMO PORQUE EU SÓ DEBATO COM OS BOTAFOGUENSES, AMIGO! SORRY!

          • MANX

            Olá, Claudio! – Claudio, eu já te falei que você sempre será bem vindo ao Blog dos Botafoguenses, ..você mostrou que gosta dos Botafoguenses desse espaço!
            Abraço, senhor Claudio!

      • Paulo Barreto

        Apenas em consideração à nova postura do nosso querido amigo Bira em lhe exigir que respeite o ambiente que não lhe pertence, caro fake Claudinho Espalha Bosta é que não o mandarei à puta que o pariu nem o mandarei tomar no seu reto, viu caríssimo filho do Cramunhão?
        Ainda assim peço-lhe atenciosamente que volte para o Ninho dos Abutres que o viu nascer, seu Cousa Ruim!

  • Peter

    AOS DEFENSORES DO PRESIDENTE CEP CARA DE PADRE.

    O presidente CEP cara de padre está fazendo uma tremenda cagada e uma das maiores burradas da história do Botafogo ao ficar e se posicionar ao lado do presidente da FERJ, Rubinho e do presidente do Vasco, Eurico Miranda. O Botafogo vai disputar o carioquinha falido de 2016 em detrimento a nova liga Sul-Minas-Rio, que está sendo criada.
    Depois não reclamem porque o Botafogo está afundando e se tornando a cada dia um time menor. Ficar ao lado de destes dirigentes inescrupulosos não vai tornar o Botafogo maior e melhor do que é, muito pelo contrário.

    • Bira Fogão

      Amigo Peter, tradicionalmente o nosso Clube sempre foi preterido nestas nefasta FERJ e CBF. Eu sei, isso não justifica aliar-se ao Eurico e a tal FERJ. Agora que pela primeira vez na história do campeonato carioca, framengo e florminenC sentem-se prejudicados, querem acabar com ele.
      E que diferença faz estar junto ao Eurico ou Peter Siense(pres. do flor), aquele que aplicou um na Portuguesa para mais uma vez fugir da série B?
      SAN !!!!!

      • Peter

        O problema mais especificamente, talvez não seja estar ao lado de A ou B, o grande problema é abrir mão de jogar um campeonato que tem times como Cruzeiro, Atlético MG, Grêmio, Internacional, Flamengo e Fluminense, para jogar com o timinho do Vasco, que provavelmente já estará rebaixado, e com os nanicos Cariocas, que desses eu nem preciso falar do baixíssimo nível técnico, além de não terem torcida. Imagine você Bira, quem vai querer assistir os jogos do Carioquinha? Quais emissoras de TVS vão se interessar em transmitir esses jogos? Qual será o interesse da mídia esportiva no já falido e moribundo campeonato Carioca? No que isso vai acrescentar ao Botafogo?
        É PREOCUPANTE BIRA, MUITO PREOCUPANTE. E O PRESIDENTE CEP CARA DE PADRE, POR UMA QUESTÃO DE FIDELIDADE, ESTÁ ALINHADO COM O O EIXO DO MAL.

        • Bira Fogão

          Peter, esse novo argumento é mais plausível do que meramente o CEP aliar-se a A ou a B, pois no frigir dos ovos, são todos farinha do mesmo saco.
          A questão a ser discutida então é se o carioca deve terminar e os clubes integrarem-se a tal Sul-Minas que de pronto já deveria mudar de nome, pois o RJ não é Minas e nem Sul.
          Eu particularmente prefiro manter o tradicional campeonato carioca com no máximo doze clubes, turno e returno. Evidentemente, sem o tais Rubinhos e Euricos da vida mandando nele.
          Este torneio Sul-Minas-RJ seria quase um campeonato brasileiro, que temos no segundo semestre. Sou contra !!!!
          Um Rio-SP seria muito mais lógico e natural. Tem alguma tradição.

          • Peter

            Bira, se o Botafogo não mudar de posição, vai ficar numa tremenda canoa furada. Deixar de disputar um campeonato com os holofotes voltados pra ele, para disputar um campeonato já dado com falido, mesmo que tivesse a dupla Fla-Flu, é uma roubada sem tamanho. Ainda dá tempo para o CEP romper com a federação Carioca e se aliar a essa liga que está sendo formada. Se o presidente CEP pensa no futuro do Botafogo, a hora é essa.

          • Bira Fogão

            Peter, esse tema sobre o campeonato carioca é sensacional. Merece uma grande discussão a respeito.
            Pelo adiantar da hora para mim, eu gostaria de voltar a questões em outro momento, pois eu tria muito a dizer a respeito.
            Só para adiantar: os clubes do RJ são considerados gigantes do futebol brasileiro muito graças ao campeonato carioca. Vai pensando sobre isso.
            SAN !!!!

          • Paulo Barreto

            Se vai nos adiantar algo de sua cachola caro Bira atente para a contradição de sua última afirmação:
            “os clubes do RJ são considerados gigantes do futebol brasileiro muito graças ao campeonato carioca.” Esta sua afirmação é genérica e contraditória!

            América, Madureira, Bonsucesso, Bangu e outros clubes que com os tais grandes jogam o Campeonato Carioca e não são em quaisquer hipóteses considerados gigantes do futebol brasileiro, meu caro!

            O Campeonato Carioca nos dias de hoje é tão desconsiderado e falido que nem os clubes ditos grandes querem mais joga-lo! Só o fazem por imposição da FERJ, CBF e FIFA!

            Que tal pensarmos na formação de uma Liga Nacional com bases em novos padrões, calendários e seriedade para com o torcedor? Sem que a busca das soluções passem pela imposição de horários condizentes com às necessidades dos torcedores o nosso futebol estará fadado ao fracasso sempre! Um futebol praticado para cadeiras vazias é um futebol em extinção!

          • Paulo Barreto

            BIRA, O BURACO É MAIS EMBAIXO… -Bira, a discussão em termos de ligas regionais, longe de resolver os problemas do nosso futebol, irá piorá-lo! Ou se constitui uma Liga de caráter Nacional voltada para outras bases de interesses e ideias ou continuaremos sendo vítimas dos oportunistas que veem no dissenso geral uma forma de criarem ligas das quais serão os novos donos!

            O nosso futebol estar se assemelhando aos velhos costumes da nossa politica e dos nossos políticos: nos partidos políticos, assim como nas federações estaduais, e na própria CBF, o que se vê é que, sempre que a discussão se faz necessária e urgente, os diversos caciques buscam, cada um às suas maneiras, fugirem das buscas dos consensos, através da formação de novos partidos, onde cada um deles seja dono do seu legado ideológico! Já temos mais de trinta deles, e para quê? Para diariamente usarem a TV para, a titulo de estarem fazendo proselitismo, apenas realçarem as nossas mazelas jogando nossa auto estima aos ventos, ao invés de nos apontarem soluções e alternativas?

            O mesmo acontece com os caciques do nosso futebol! Nenhum deles estar interessado no melhor para o futebol e sim para os seus interesse imediatos! Veja o caso da Globo com sua insistência em impor ao futebol horários que vão contra o interesse daqueles para quem ele é jogado, o torcedor! O futebol ao vivo deveria ser exclusividade das TVS pagas! Na aberta o futebol só deveria ser mostrado em vídeo tape! Era assim nos bons tempos do nosso futebol quando a RV não lhe mandava nem lhe ditava os rumos!

            Sem horários dignos e pré definidos e também capazes de serem rigorosamente cumpridos em suas datas e horários, os nossos clubes jamais se beneficiarão das vendas antecipadas de carnês por temporada como acontece na Europa! Nem conseguirão forjar Programas de Sócios Torcedores mais atraentes para o seu torcedor!

            Nas condições e formas atuais, em razão das comodidades que o PFC oferece, em contrapartida aos doidos horários impostos pela grade da Globo, ser assinante dos seus pacotes tem sido uma melhor solução para o torcedor já um tanto desacreditado. O PFC tira a torcida das arquibancadas para acomoda-los em seus sofás! E os nossos clubes viverão sempre dependentes da ditadura da Globo e dos seus horários esdrúxulos!

            No Brasil não se busca um acordo comum mas a tentativa de cada um poder continuar sendo cacique! O fato de hoje termo o país conturbado por conta daqueles que não sabem ou não aceitam as decisões das urnas, dizem tudo! Todos querem o poder ou apontar-nos o norte, ainda que contra os interesses dos país ou do seu povo!

  • Bira Fogão

    Meu caro general Electre, esse elenco do Botafogo nasceu cansado, vive cansado, provavelmente será campeão da série B cansado e vai morrer cansado.
    Excetuando-se uma meia-dúzia de jogadores; já estamos no final de setembro e o nosso time ainda se arrasta em campo nos segundos tempos dos jogos.
    Das duas, uma: o elenco é composto de jogadores fisiologicamente fracos ou o nosso Departamento Físico é uma lástima. E ainda, quem sabe, a junção das duas coisas.

    • fjos

      Bira.
      Eles não sabem dosar as coisas.Correm demais no primeiro tempo,esquecendo do segundo.
      Querem resolver o jogo no primeiro tempo,e resolvendo ou não,morrem no segundo tempo.

      • Bira Fogão

        Amigo fjos, eu ainda não tinha analisado por este aspecto. Vou prestar mais a atenção sobre isso. Mas, sinceramente, eu não percebi que o nosso time corra tudo isso que você diz nos primeiros tempos dos jogos. Oxalá, você esteja certo, pois o problema não seria tão grave quanto eu imagino. Seria somente uma questão de treinamento.
        SAN !!!!

        • Paulo Barreto

          O SASSÁ É UM EXEMPLO DE JOGADOR que não sabe se dosar se entrar no time desde o início. Por isso ele nada apronta durante todo o jogo! Mas, se entra faltando 20, 25 minutos, exatamente porque sabe que poderá dar tudo de si, sem a preocupação de se gastar por completo, ele acaba sendo o sortudo que tem sido, né mesmo? O Sassá é só transpiração e disposição se não tiver que se conter! Para ser um jogador completo, lhe falta conhecer a si mesmo e saber se servir da própria força física de que dispõe!

          • Peter

            O Sassá é bom mesmo é pra jogar pedra na lua. Porra de Sassá que nada. Só mesmo o Botafogo pra ficar apostando nesse perna de pau de uma figa. Ele deu foi muita sorte de fazer aqueles gols. Aliás sorte é o que não anda faltando pelos lados de G. Severiano.

      • Peter

        Não acho isso não fjos. Acho que esses caras são é ruim mesmo e desinteressados. Levar sufoco de times como Oeste, Mogi Mirim, Boa Esporte e outros times pequenos, é simplesmente ridículo, não há desculpas.

  • Bira Fogão

    O Peter num comentário abaixo lembrou da Av. Carleto. Aproveitando-me deste gancho o Peter, eu gostaria de pedir e até de implorara ao senhor RG que aproveite este período de “descanso” e resolva definitivamente este “problemão”, que a nossa lateral esquerda. O certo é que o tal Carleto não tem a menor condição de se quer fazer parte do nosso fraquinho elenco.
    Eu tentaria o Fernandes nesta posição, com a entrada do bazallo no meio.

    • Peter

      É bom o RG abrir bem o lho Bira, pois 90% dos gols que o Botafogo levou foram do lado esquerdo. Óbvio que além do Carleto jogaram outros jogadores por aquele lado. Mais foi na av. Carleto que os adversários fizeram a festa.

  • paulo cesar oliveira

    AMIGOS BOTAFOGUENSES
    Vi aí embaixo comentarios sobre adesão ao Sul – Minas ou se manter na FERJ. Toda essa discussão e movimentação de bastidores, aproveitadores mordendo pelas beiradas, empresarios negociando por baixo dos panos, para mim a vaca já está atolada no brejo, os 7 a 1 revelaram o paradeiro da vaca. Antes da Copa estava rolando uma edição da Copa do Nordeste , jogos com rivalidade casa sempre cheia, muito salutar para os clubes participantes. Acho que estes certames regionais são uma forma de melhorar o interesse, mas no caso de se adotar uma formula para uns 4 ou 5 torneios simultaneos no lugar dos estaduais tb se pode mudar os criterios para entrar nos demais torneios nacionais. O Brasil tem cinco títulos mundiais mas os dirigentes se preocuparam em ganhar dindin com vendas de jogadores, parasitagem dos salarios e valores de transferencias , no lugar de reforçar nossa posição como polo deste esporte, copiamos o modelo europeu, nos adaptamos ao calendario deles, mas jamais importamos a sua eficiencia na mesma medida em que exportamos os jogadores .Hoje não temos mais nem o nivel que já tivemos, por isso esses torneios tão fracos e falta de craques, jogos ruins de doer e o publico fugindo. Voltando ao Botafogo, o que fazer? sul . minas ou carioquinha? Vai ser tudo a mesma merda, o racha só vai dividir e criar panelas, aliciamentos de profissionais, canibalismo entre os clubes, que alias já começou há tempos. Na minha visão o futebol brasileiro hoje é uma bosta e não dá sinais de que quer mudar. O chefe da CBF tá com medo de sair do país, então tb está devendo. Temos que criar uma liga nacional muito forte, acabar com a parasitagem aos salarios, voltar a valorizar o futebol nacional, não o exodo de jogadores. Tanto faz o que vamos jogar no ano que vem, pois em 2017 vamos ter que mudar de novo.

  • Paulo Barreto

    O PROJETO BOTAFOGO SEM DIVIDAS INFORMA AOS MÃOS DE VACAS PETER, MANX E AO PAULO JABÁ:

    Dívida ativa do clube em 26/09/2015: R$ 129.520.180,74
    Valor pago até o momento: R$ 231.287,61
    Torcedores cadastrados no site: 4.709

    DIVIDA QUE ESTAMOS PAGANDO AGORA
    Inscrição: 70.03.014082-10
    Valor: R$ 26.468,91
    Confirmados: R$ 14.720,00
    A confirmar: R$ 40,00
    Restam: R$ 11.708,91

    MAIORES CONTRIBUIDORES DA DÍVIDA ATUAL:

    1 Paulo Barreto RJ R$ 3.550,00
    2 Claudio Cunha GO R$ 1.500,00
    3 Resenha Alvinegra R$ 1.020,00
    4 Luciane Guedes RJ R$ 1.000,00
    5 Augusto Teixeira RJ R$ 820,00
    6 Luiz José Ferreira SP R$ 650,00
    7 Abrace Botafogo RJ R$ 520,00
    8 Ubiratan Sousa RJ R$ 500,00
    9 Flavio Rebello RJ R$ 500,00
    10 Sérgio Carvalho RJ R$ 500,00

    MAIORES CONTRIBUINTES EM TODO O PROJETO:

    1 Paulo Barreto RJ R$ 17.500,00
    2 Júlio Costa RJ R$ 11.000,00
    3 Enzo MT R$ 10.500,00
    4 Ricardo Bacellar RJ R$ 8.000,00
    5 Loucos Botafogo RJ R$ 6.050,00
    6 João Pereira de Almeida Neto SP R$ 3.373,00
    7 Luciene Guedes RJ R$ 3.400,00
    8 Luiz José Ferreira SP R$ 3.350,00
    9 Claudio Cunha GO R$ 3.020,00
    10 Augusto Teixeira RJ R$ 2.760,00

    Fonte: Botafogo Sem Dividas!

    COMO EXPLICARMOS ÀS DEMAIS TORCIDAS DOS OUTROS CLUBES, QUE, MESMO ESTANDO A LIDERAR COM FOLGA E GORDURA A SÉRIE B, NEM ASSIM, A NOSSA TORCIDA ESTEJA A CHEGAR JUNTO COM OS RECURSOS DE QUE PRECISA O CLUBE PARA MELHOR RESPIRAR QUANDO SUBIRMOS?

  • Paulo Barreto

    NO LEVANTAMENTO DA GLOBO A NOSSA TORCIDA É SÓ UMA MANCHA CINZA NO MAPA DO RJ! – Mapa revela times mais curtidos em cada uma das 5.570 cidades do Brasil

    Levantamento do GloboEsporte em parceria com o Facebook mostra ranking dos times mais curtidos da rede social em cada município brasileiro .

    Qual o time mais curtido no Oiapoque? E no Chuí? E em Brasília? Essas respostas você começa a ter agora – ao navegar no Mapa das Curtidas dos Times do Brasil – projeto desenhado em parceria pelo Globoesporte e pelo Facebook. O mapa não é uma pesquisa de torcida – e sim um retrato de curtidas de cada equipe na rede social. O levantamento se inspirou em dois projetos que o Facebook fez com o jornal americano New York Times, medindo curtidas de times da NFL e da NBA nos Estados Unidos. Pela primeira vez, o time de dados de Mark Zuckerberg fez uma amostra desse tipo na América Latina. As informações foram capturadas em 1/5/2015 e levam em consideração as curtidas das páginas oficiais de 43 times brasileiros.

    – É a primeira vez que a gente faz esse tipo de raio-x sobre as relações entre os brasileiros e seus times preferidos de futebol. Um produto novo desenvolvido com exclusividade, pela primeira vez na América Latina. A gente conseguiu mostrar a localização geográfica dos torcedores em todo o território nacional. Isso pode ajudar os clubes a entender onde que os seus fãs estão e a descobrir coisas que até agora não tinham conhecimento. Orientar as suas estratégias de comunicação e de engajamento com esses torcedores – diz Esteban Israeal, diretor de comunicação do Facebook América Latina.

    Os dados não podem ser considerados como pesquisa porque não têm base científica: não têm estratificação por idade, classe, gênero ou outros itens que poderiam configurar a representação de uma população. Além disso no Facebook, um mesmo torcedor, por exemplo, pode curtir mais de um time (a frequência, porém, é pequena). Até por isso, os dados do mapa são amplos. O Brasil tem 96 milhões de pessoas no Facebook, quase metade da população do país. Desses, mais de 50 milhões curtem páginas oficiais de clubes.

    Para desenhar o mapa principal, o GloboEsporte consultou estatísticos, matemáticos e fez uma comparação entre curtidas e a população de cada município. Mas, além dele, há também o “mapa de calor” das curtidas de cada time – de acordo com seus percentuais por município. Neste mapa, a cor fica mais ou menos intensa de acordo com o número de curtidas.

    O Corinthians vem em segundo, com 1.489, seguido de Grêmio (641) e Cruzeiro (581). O Bahia fecha o top 5 com 81 cidades. Outros times aparecem liderando em algumas cidade. São Paulo lidera em três cidades (uma no Ceará, uma em Alagoas e outra em São Paulo). O Internacional lidera em 16 cidades – todas no Rio Grande do Sul. Outros são líderes em suas regiões de origem – como Santos. Ceará, Sport, Atlético-PR, Criciúma, Chapecoense, Figueirense e Joinville.

    Os mapas de cada time mostram como os chamados 12 grandes conseguiram espalhar fãs pelo Brasil – eles estão presentes em 99,5% dos municípios. O Flamengo se destaca no Norte – onde lidera as curtidas em quase todas as cidades (perde para o Corinthians em 14 cidades no Pará e cinco em Rondônia). Ganha até em Belém, onde fica um pouco na frente de Remo e Paysandu. No Nordeste, o Rubro-Negro também lidera em curtidas, mas perde em centenas de cidades para forças como Sport, Ceará e Bahia. E o Corinthians também aparece com força na Zona da Mata Pernambucana.

    O São Paulo consegue bons índices de curtidas em cidades das cinco regiões do Brasil, sendo segundo colocado em boa parte de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e no Sul de Minas Gerais. O Tricolor tem o maior número de curtidas em três municípios. Mas está em segundo em 1.162 e em terceiro em 1.937. Ou seja, está entre os três mais “apreciados” em 3.102 cidades. Por esse critério, fica atrás apenas de Corinthians (top 3 em 4.015 municípios) e Flamengo (top 3 em 3.456). O clube do Morumbi atinge percentuais bem altos nos estados de São Paulo e Paraná, e nas regiões Centro-Oeste e Nordeste.

    Palmeiras e Vasco também são muito fortes no Mapa das Curtidas. O Vasco tem percentuais muito altos no Rio de Janeiro, Espírito Santo e na Região Norte – especialmente no Amazonas. Das 50 cidades que mais curtem o time, 44 ficam no Amazonas ou no Espírito Santo – apenas seis são no Rio. O Palmeiras é muito forte em São Paulo, norte do Paraná e Centro-Oeste. E aparece como um dos quatro times mais curtidos em 1.079 cidades.

    O azul lidera nos dois estados com as maiores rivalidades regionais do país. Em Minas, o Cruzeiro lidera na maior parte das cidades do estado (há cidades em que Corinthians e Flamengo lideram) – sempre seguido muito de perto pelo Atlético-MG. Como os dados são exclusivamente de fanpages oficiais, uma atuação mais forte no Facebook pode fazer diferença nessa hora, além da possível maior penetração no público jovem, que é maioria na rede social.

    No Rio Grande do Sul, o Grêmio tem mais curtidas em mais de 90% dos municípios. O Inter lidera em 16 – sendo que um deles é a capital, Porto Alegre. Os dois gaúchos têm força também em Santa Catarina, Paraná e no Mato Grosso, estado que teve grande migração gaúcha.

    O Santos lidera em três cidades da Baixada Santista e tem bons índices em São Paulo e no Norte do Paraná. O Botafogo é forte no Rio e aparece como segundo mais curtido em diversas cidades do Sul de Minas Gerais. Das 50 cidades que mais curtem o time – 42 são mineiras. O Fluminense, por sua vez, é o mais “fluminense” dos times. Das 50 cidades que mais curtem o clube só duas ficam fora do Rio de Janeiro.

    O mapa traz várias outras curiosidades – como o perfil de curtidas de rivalidades locais (Remo x Paysandu, América-RN x ABC, Vitória x Bahia), o mapa de cada time, a lista das 50 cidades que mais curtem cada equipe e o ranking de curtidas em cada município. Por uma limitação no escopo da pesquisa, ficaram fora da análise do mapa clubes tradicionais em algumas cidades – como Pelotas e Brasil de Pelotas (em Pelotas), Juventude e Caxias (de Caxias), Botafogo e Comercial (de Ribeirão Preto) e diversos outros clubes do interior.

  • Paulo Barreto

    A PRESSA DO CEP EM ANTECIPAR RENOVAÇÕES DE CONTRATO SÓ CAUSA PREJUIZOS AO BOTAFOGO! Agora é a vez do Ricardo Gomes quando o mesmo ainda nada nos garantiu… – Botafogo inicia conversas para manter Ricardo Gomes em 2016

    Presidente Carlos Eduardo Pereira ressalta desejo de manter estrutura do futebol, elogia elenco atual, mas admite que reforços são mapeados no Brasil e no exterior.

    Com sequência de sete rodadas de invencibilidade, o Botafogo conseguiu abrir margem confortável na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. A diretoria ainda se recusa a falar sobre título e até mesmo sobre volta à elite. Mas isso não impede que o planejamento para 2016 comece a ser traçado. O ponto de partida da montagem do elenco é a permanência de Ricardo Gomes, que já foi procurado para renovar o contrato que vence ao fim da atual temporada.

    Segundo o presidente Carlos Eduardo Pereira, o assunto está em pauta no Botafogo, assim como a permanência do gerente de futebol, Antônio Lopes. A ideia é que o treinador – que assumiu o comando do Alvinegro em julho, após quatro anos afastado – permaneça.

    – A opção pelo Ricardo Gomes se mostrou acertada. Já começamos a falar com ele sobre a permanência e acreditamos que a estrutura é essa, com ele e Lopes. Só não continuam se não quiserem. Todas as partes estão receptivas em relação a essa continuidade e esperamos resolver isso até o fim do campeonato. A ideia é sairmos de férias com tudo definido para começar 2016 – explicou o presidente alvinegro.

    Se a estrutura da comissão técnica e da diretoria estão definidas, o mesmo não se pode dizer em relação ao elenco. Para Carlos Eduardo Pereira, o grupo formado em 2015, dentro das limitações financeiras do clube, correspondeu à altura. O presidente mostrou que a ideia é manter a base, mas reconheceu que o iminente acesso à Série A exige qualificação, e nomes já vêm monitorados nomes que unem adequação às finanças e qualidade técnica.

    – Vamos ver a avaliação do Ricardo Gomes e do departamento de futebol. Depois, vamos partir para a montagem do elenco. O mapeamento já vem sendo feito com jogadores das Séries A e B, atletas da América do Sul e brasileiros que atuam na Europa. Todos estão sendo mapeados para em seguida analisarmos o que cabe no nosso orçamento – explicou.

    Apesar da observação de novos nomes, Carlos Eduardo Pereira deixou claro que confia nos jogadores que compõem o elenco atual e deu a entender que o Botafogo vai buscar a permanência de boa parte deles para 2016.

    – Qualquer time que suba de divisão precisa ser reforçado, mas não significa que você vai dispensar os jogadores que tem. É preciso se preparar para enfrentar um ano mais complexo e criar a estrutura para disputar um campeonato muito duro, com adversários mais qualificados. Mas estamos muito satisfeitos com nosso elenco – ressaltou.

    Embora boa parte do pensamento já esteja em 2016, quando se fala de estrutura do futebol o discurso de Carlos Eduardo Pereira muda ao abordar o que acontece dentro de campo. Para o presidente, ainda não é o momento de pensar em acesso à Série A ou título da Série B, faltando 10 jogos para o fim do ano.

    – Ainda há um longo caminho pela frente. Sandálias da humildade e muita concentração no trabalho, porque são grandes clubes lutando pelo retorno, como Bahia, Vitória e Paysandu. Precisamos ter o máximo respeito por todos eles. Conseguimos uma vantagem, mas não pode servir em momento algum para relaxar.

  • Paulo Barreto

    EU TAMBÉM QUERO SER CAMPEÃO! – Com acesso próximo, Neilton aponta novo desafio: “Quero ser campeão”. Atacante faz alerta e diz que jogadores estão tentando controlar a ansiedade pelo retorno à Série A. Classificação pode se confirmar com mais três vitórias. Por Marcelo Baltar

    No discurso, a meta ainda é o acesso. Mas com a proximidade do retorno à Série A e a boa vantagem na liderança, o Botafogo não tem como não pensar no título. Por ora, a diferença para o segundo colocado Paysandu é de oito pontos. A equipe do Norte, no entanto, tem um jogo a menos e enfrenta o Vitória, no Barradão, neste sábado.

    – Quero ser campeão. O título da Série B é importante. Conquistei títulos no Santos e no Cruzeiro. Quero conquistar títulos no Botafogo também. Eu trabalho para isso. Disputo campeonatos para ser campeão – ressaltou Neilton, sem esconder que o objetivo passou a ser o troféu.

    O primeiro passo, no entanto, é garantir logo o acesso. Na conta dos matemáticos, se o clube conseguir mais três vitórias em 10 jogos estará com a classificação praticamente assegurada. O desafio é somar os pontos o mais brevemente o possível.

    – Ficamos um pouco ansiosos, mas temos que controlar isso, já que temos vários jogos importantes pela frente. Temos que pensar no Sampaio Corrêa, que está próximo na tabela. Ganhando deles, podemos nos distanciar um pouco mais e depois jogar contra Bragantino e Ceará em casa. A contagem regressiva existe, porque estamos ansiosos para colocar o Botafogo de voltar na Série A – disse Neilton.

    Após treino na manhã desta sexta-feira, os jogadores foram liberados e se reapresentam na segunda. O próximo compromisso é contra o Sampaio Corrêa, sexta (dia 2), em São Luís.

  • Paulo Barreto

    SÓ ELES GANHAM ENQUANTO O CLUBE SE AFUNDA MAIS E MAIS! – Botafogo firma acordos com Gabriel e Edílson, mas é condenado por A. Bahia. Clube afirma que dupla vai entrar na fila para receber por Ato Trabalhista, enquanto terá de pagar R$ 1,5 milhão a zagueiro, mas ainda pode recorrer. Por Gustavo Rotstein

    O Botafogo vai aos poucos tentando diminuir a fila dos seus credores por meio de acordos. Alguns dos mais recentes foram firmados com Gabriel e Edílson, jogadores que aturam no clube até o fim do ano passado. O volante, hoje no Palmeiras, vai receber R$ 1 milhão, enquanto o lateral-direito, que está no Corinthians, tem direito a R$ 1,9 milhão.

    A dívida se refere a pagamentos atrasados de salários, férias, 13º e tributos como FGTS. No entanto, o Botafogo não terá de fazer o pagamento diretamente de seus cofres. Gabriel e Edílson entraram no Ato Trabalhista e, por isso, vão receber quando chegar sua vez na fila. Atualmente o clube deposita quase R$ 1,3 milhão por mês para quitar dívidas trabalhistas dessa maneira.

    – Todo e qualquer acordo que fazemos é para o pagamento no Ato Trabalhista. O Botafogo não firma acordo algum para pagar agora – explicou o vice-presidente jurídico do clube, Domingos Fleury.

    Já em relação a outro jogador que atuou até 2014, a história é diferente. Não houve um acordo com André Bahia, e, em sentença protocolada em 14 de agosto, o Botafogo foi condenado a pagar valores devidos ao zagueiro. Entre eles, salários de setembro a dezembro, férias e 13º de 2014, além de multas por atrasos. A estimativa é a de o valor a ser pago ao zagueiro, hoje no Shonan Bellmare, do Japão, possa chegar a R$ 1,5 milhão.

    A decisão foi em primeira instância, o que dá ao Botafogo a possibilidade de recorrer. Mas, em tese, não é interessante para o clube prolongar a batalha judicial. Isso porque, caso seja condenado em última instância, o réu – neste caso, o Botafogo –, terá de pagar um valor ainda maior. Segundo o advogado especialista em direito do trabalho, Alexandre Meirelles, o motivo é a mudança de critério de cálculo da correção monetária.

    – Por determinação recente do Tribunal Superior do Trabalho, os créditos provenientes de ações trabalhistas devem ser corrigidos de acordo com a inflação valendo agora o IPCA-E como base. Com isso, agora o valor dobra em média a cada quatro ou cinco anos, enquanto antes precisava de sete anos para duplicar – explicou.

  • Paulo Barreto

    AMIGO BIRA, O BURACO É MAIOR E MAIS EMBAIXO… – Bira, a discussão em termos de ligas regionais, longe de resolver os problemas do nosso futebol, irá piorá-lo! Ou se constitui uma Liga de caráter Nacional voltada para outras bases de interesses e ideias ou continuaremos sendo vítimas dos oportunistas que veem no dissenso geral uma forma de criarem ligas das quais serão os novos donos!

    O nosso futebol estar se assemelhando aos velhos costumes da nossa politica e dos nossos políticos: nos partidos políticos, assim como nas federações estaduais, e na própria CBF, o que se vê é que, sempre que a discussão se faz necessária e urgente, os diversos caciques buscam, cada um às suas maneiras, fugirem das buscas dos consensos, através da formação de novos partidos, onde cada um deles seja dono do seu legado ideológico! Já temos mais de trinta deles, e para quê? Para diariamente usarem a TV para, a titulo de estarem fazendo proselitismo, apenas realçarem as nossas mazelas jogando nossa auto estima aos ventos, ao invés de nos apontarem soluções e alternativas?

    O mesmo acontece com os caciques do nosso futebol! Nenhum deles estar interessado no melhor para o futebol e sim para os seus interesse imediatos! Veja o caso da Globo com sua insistência em impor ao futebol horários que vão contra o interesse daqueles para quem ele é jogado, o torcedor! O futebol ao vivo deveria ser exclusividade das TVS pagas! Na aberta o futebol só deveria ser mostrado em vídeo tape! Era assim nos bons tempos do nosso futebol quando a TV não lhe mandava nem lhe ditava os rumos!

    Sem horários dignos e pré definidos e também capazes de serem rigorosamente cumpridos em suas datas e horários, os nossos clubes jamais se beneficiarão das vendas antecipadas de carnês por temporada como acontece na Europa! Nem conseguirão forjar Programas de Sócios Torcedores mais atraentes para o seu torcedor!

    Nas condições e formas atuais, em razão das comodidades que o PFC oferece, em contrapartida aos doidos horários impostos pela grade da Globo, ser assinante dos seus pacotes tem sido uma melhor solução para o torcedor já um tanto desacreditado. O PFC tira a torcida das arquibancadas para acomoda-los em seus sofás! E os nossos clubes viverão sempre dependentes da ditadura da Globo e dos seus horários esdrúxulos!

    No Brasil não se busca um acordo comum mas a tentativa de cada um poder continuar sendo cacique! O fato de hoje termos o país conturbado, por conta daqueles que não sabem, ou não aceitam as decisões das urnas, diz tudo! Todos querem o poder ou apontar-nos o norte, ainda que contra os interesses dos país e/ou do seu povo!

    • Bira Fogão

      BOM DIA À TODA FAMÍLIA BOTAFOGUENSE.
      Esse aí é você mesmo, senhor Paulo Barreto? Se sim, por que você não se comporta dessa forma quando o assunto é Botafogo?
      Independente de concordar-se ou não, esse seu texto é muito bom.
      No momento, eu só passei por aqui para uma rápida olhadela.
      Mais tarde eu volto para dar a minha opinião a respeito desse tema.
      Estou estupefato!!!!!!

      • Paulo Barreto

        Amigo Bira, sou eu mesmo, sim! É claro que eu sempre comportei assim! A razão de muitos aqui não enxergarem o meu real comportamento ou o que eu tentava trazer à tona para todos, era a infantilidade geral que grassava pelo blog, como a avalanche de coisas inúteis postadas e que não tinham quaisquer relações com os nossos debates, mas que teria sido postados com a intenção de esconderem-me e ao que eu postava!…

        O assunto não se esgota na simples contextualização dos nossos debates! A coisa em si é bem maior e mais profunda! Os tentáculos dos que se envolvem com o futebol para dele tirar suas vantagens vão além da Vênus de Platina que a Globo representa! A Globo é só a ponta menos do iceberg total dentre os milhares de interessados em salvaguardar seus interesses e negócios contra seus clubes!
        Esperamos que o debate não fique apenas na constatação das mazelas e azares que envolve o nosso futebol, mas, na intenção sincera de buscarmos as suas soluções em benefício de todos!

        O amigo estar certo quando diz que somos lidos até por pessoas que decidem no país, estado e no município! Prova disto é que foi aqui no Blog do General, que eu trouxe à tona, o fato de que, no entorno do Maracanã, não se via uma só árvore símbolo do país, o Pau Brasil, e, de tanto bater nesta tecla, acabamos sendo atendidos quanto à isto! Tanto que plantaram vários exemplares da espécie e de Ipês ali na entrada oposta à estátua de Beline, concorda?!

    • Peter

      Parabéns pela a analise coerente, Paulo Barreto. Concordo no que você diz em relação ao futebol, mais em relação ao Brasil e as eleições, discordo. Somos vitimas de um estelionato eleitoral. Nunca se mentiu tanto na política na história deste país. A manobra sórdida e o uso da maquina do governo para manter o PT no poder é de dar nojo a qualquer ser humano com o minimo de dignidade.

      • Paulo Barreto

        Peter, futebol à parte, sei que o senhor tem um arraigado viés ideológico do qual não abre mão por um coerência ou por teimosia! Mentir por mentir isto é uma característica de todos os políticos! O PT não tem o monopólio de coisa alguma! Nem a corrupção nasceu com ele! Muito pelo contrário, se hoje sabemos quem são os ladrões e oportunistas que meteram a mão no dinheiro público, isto se deve a decisão do PT de não ser conivente com isto ainda que tenha que cortar a própria carne! Daí os seus governos não terem tentado abafar nada e permitiram que tudo viesse à tona, por conta de tantas quantas foram as CPIs que os partidos oposicionistas quiseram instalar!
        O mesmo não se pode dizer dos oito anos do governo tucano de FHC, onde não se tem notícia de qualquer CPI instalada, ainda que não faltassem motivos, à oposição de então, para pedir suas instalações jamais atendidas! Também não se tem notícia de que neste período conhecido como Caixa Preta da nossa história, a PF, a RF ou mesmo os diversos MPs tivessem tido a iniciativa ou lhes sido permitido investigar coisa alguma! Não se esqueça de que foi neste negro período da vida política brasileira que as nossas estatais foram repassadas para a iniciativa privada em ações entre amigos sem que a mídia regiamente surtida por generosas verbas publicitária a tudo silenciava!
        Não enxerga que foi sob os governos do PT que tais órgãos investigativos passaram agir com autonomia e independência os de más fés! O PT tem todas culpas que todos os outros partidos políticos tem! A rigor cada um deles pensa mais em seus umbigos que no país! Buscar se manter no poder é um exercício que os que estão a ocupa-lo fazem assim como os que estão fora dele querem lá chegar! Mas isso não justifica que aos que não aceitam o veredicto das urnas queiram a qualquer preço levar o país aos conflitos civis à exemplo do que hoje acontece na Siria!

        • Peter

          Abramos mão de discutir política, esse assunto não é de interesse desse blog. Quero a sua opinião sobre a recém criada liga sul-minas-rio, se você está de acordo que o Botafogo fique de fora e se tem alguma informação a respeito desse assunto.

          • Paulo Barreto

            E sou a favor de uma Liga Nacional que deixe à CBF apenas o cuidado com as diversas Seleções! Isto de se fragmentar em várias ligas, muito lembra as práticas de criação de partidos políticos, ainda que o senhor ache que não haja ligação entre a política e o esporte!

            Eles (os partidos políticos, assim como as tais ligas diversas propostas) não são criados para resolverem os problemas do país, mas, para acomodarem interesses que foram preteridos em um outro partido já existente! Vide o caso da REDE, da Marina, se não foi criado para dar à ela a possibilidade de se apresentar como candidata, sem ter que acatar desafetos internos… O mesmo se dar entre os que querem criar esta ou aquela liga! Não são os interesses dos clubes, que estão sendo visados, mas a acomodação de dissensos que muitos não querem enfrentar de fato, porque nada querem resolver!

            Não se esqueça de que no passado o Botafogo se viu isolado e participante de uma espécie de Liga onde os clubes mais representativos não lhe eram filiados! A vocação do Botafogo para repetir os mesmo erros, infelizmente, não ficou no passado! Ficar a reboque do que determina o Eurico Miranda, o mandante real da FERJ, é retroceder até na ética, não acha?

  • ednes

    BOM DIA A TODOS OS AMIGOS BOTAFOGUENSES.QUE A PAZ REINE NESTE BLOG.

    • MANX

      Bom dia amigo Botafoguense de 5 pontas Ednes,…que a paz reine neste Blog!

      Abraço, amigo!

      • Peter

        Manx, pelo menos até o momento os debates tem se dado sem ataques e xingamentos. Até o Paulo Barreto hoje está um tanto mais civilizado. Desse jeito dá para debater futebol e o principalmente o Botafogo.

        • MANX

          Pois é, Peter, se o senhor Paulo Barreto não nos atacar com certeza o mesmo não será atacado,…que a paz reine nesse Blog, pois nós Botafoguenses estamos precisando de muita PAZ!

          Abraço, amigo!

  • Bira Fogão

    MUDAR AS MOSCAS MANTENDO-SE O MONTE DA BOSTA, RESOLVE-SE ALGUM PROBLEMA?
    CARIOCA OU SUL-MINAS-RJ? OU NEM UM DOS DOIS? DÊ A SUA OPINIÃO SOBRE.
    O QUE SERIA MELHOR PARA O NOSSO BOTAFOGO FR?

    • Peter

      Só espero que o cabeço de vento do presidente com cara de padre não faça a merda de querer que o Botafogo dispute o carioquinha falido com o time principal. Se o CEP cabeça de vento e cara de padre ficar ao lado dos antiquados e retrógrados Eumico Miranda e Rubinho, vai enfiar o clube em uma crise maior ainda maior de que já se encontra. Quem vai querer acompanhar jogos de campeonato falido? Aliás, campeonato este que já vinha sendo deficitário e sem graça, imaginem um campeonato apenas com um Vasco rebaixado, um Botafogo quebrado e sem a dupla Fla-Flu?
      A solução pode ser eventualmente um sul-minas-rio ou um rio-são paulo? Pode ser. Mais com toda certeza, qualquer campeonato regional envolvendo outros estados será muito melhor do que disputar um regional totalmente acabado e exaurido. E isso não serve somente para o estadual do Rio, serve para todos os estaduais, com exceção, talvez, para o estadual de São Paulo.
      Por isso presidente CEP, cabeça de vento e cara de padre, abre este teu olho sua mula, deixa de ser idiota e mariazinha vai com as outras. Se alinhe com quem tem mais para oferecer.

      • MANX

        Peter, você pode ter certeza que o Botafogo do presidente CEP vai disputar o carioquinha 2016 e o Brasileiro série A com o atual elenco do Botafogo, atual elenco com os seguintes jogadores:

        Renan Mão de Alface ou Helton Leite, Luiz Perna de Paulo Ricardo ou Diego, Renan Fonseca ou Alisson , Giaretta ou Roger Carvalho, Carleto Avenida Don Pedro II ou Jean, Camacho, Serginho, Airton, Lindoso ou Arão, Daniel 30 Minutos de Jogo Carvalho, Elvis, Fernandes ou Daniel C., Sassá, Neíton, Lulinha, Navarrou ou Luiz Henrique.

        Peter, quando o Botafogo estiver na série A com certeza o Botafogo e sua apaixonada torcida vão ficar + um ano sem GANHAR UM TÍTULO DE EXPRESSÃO!

        SAN!

        • Peter

          Certeza não tenho. Mais o que temos até agora é esse elenco aí citado por você Manx e também a certeza de que o presidente CEP está alinhado com o presidente da federação carioca e com o presidente do Vasco.

          Reportagem publicado no site da ESPN diz o seguinte sobre a liga Sul-Minas-Rio:

          A Liga foi criada por Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Flamengo, Fluminense, Coritiba, Atlético-PR, Joinville, Avaí, Figueirense, Criciúma e Chapecoense e seria disputada entre os meses de janeiro e maio, com a participação de 10 clubes.

          Como se vê, o Botafogo não faz parte da recém criada liga e portanto está fora de um eventual campeonato que venha a ser disputado por estes times.

          • Paulo Barreto

            Peter, não se precipite em achar que tudo já estar decidido e que tal campeonato seja algo líquido e certo, porque, para que as tais ligas saiam e se tornem reais, como elas estão sendo propostas, é preciso que elas tenham o apoio e a concordância das federações estaduais e da CBF! E pelo que eu sinto, estas não estariam dispostas a abrir mão das suas galinhas de ovos de ouro! Ou sai uma liga que abranja a todos os grandes clubes e que tenha caráter nacional ou esta fragmentação de poder não sairá!

          • Peter

            Concordo com você Barreto. Mais já seria um ótimo indicio se tivéssemos o Botafogo no meio da lista dos times que, eventualmente, possam participar da liga sul-minas-rio. É triste ver o Botafogo, via presidente CEP, ficar ao lado de gente como Eurico Miranda e Rubinho da FERJ.

          • Paulo Barreto

            Nem sempre o diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és é tudo, caro Peter! Às vezes é melhor estar sozinho que em meio à multidão! Eu não creio que nem a CBF ou as federações irão dar apoio a um iniciativa que lhes representaria lhe tomar o poder de decisão sobre as sias galinhas de ouro! Os clubes nossos dirigentes são dos tais que parecem apostar no quanto pior, melhor… Fazem muito barulho tal qual os siris nas latas mas, se a coisa esquenta, eles acabam cedendo os anéis para não terem que perder os próprios dedos!

          • Ivo

            Tá certissimo o Presidente CEP, eu também não quero o Botafogo participando dessa palhaçada, se fosse o Rio São Paulo ainda, mas esse campeonato de roça, pra quê?

          • MANX

            Peter,
            minha opinião é que a Liga criada por Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Flamengo, Fluminense, Coritiba, Atlético-PR, Joinville, Avaí, Figueirense, Criciúma e Chapecoense não vai pra frente, pois acho que o Campeonato Carioca 2016 será mantido,… o nome ficou muito bem fora dessa liga.

        • SEMPRE BOTAFOGO

          GRANDE IRMÃO MANX!!

          SE ISTO FOR VERDADE SERÁ UMA TEMERIDADE!!!
          MAS COMO SOU OTIMISTA E ACREDITO QUE O CEP É INTELIGENTE
          SERÁ CAPAZ DE ENXERGAR QUE TEM QUE MONTAR UM NOVO TIME.
          MAIS FORTE, MAIS QUALIFICADO QUE O ATUAL.
          MAS COM CERTEZA O PLANEJAMENTO COMEÇA AGORA!
          COM RECEITAS RENOVADAS E INJEÇÃO DE ÂNIMO NA TORCIDA ALVINEGRA
          O FOGÃO QUEBRARÁ TUDO ANO QUE VEM!

          FOGÃO QUEBRA O ANO 2016!!!
          QUEBRA O ANO 2015!!

          QUEBRA TUDO FOGÃO!!!

          • MANX

            Olá grande amigo SEMPRE BOTAFOGO! –

            SEMPRE BOTAFOGO, o CEP já mostrou que é uma pessoa inteligente, + ao mesmo tempo que ele (CEP) mostrou ser inteligente o mesmo faz parecer + um MA. CEP, fez altos elogios ao atual elenco do Botafogo se o presidente faz elogios antecipado ao atual elenco do Botafogo mostra claramente que o nosso presidente pretende manter o atual elenco do Botafogo para as disputar as competições que o Botafogo disputará em 2016 que na minha opinião é um absurdo o CEP manter o atual elenco de 2015 para o ano 216.

            SAN!

          • Ivo

            Qualquer presidente faz isso, me diga um que não tenha feito.

          • MANX

            Ivo, é por isso que estamos há tempos sem ganhar um TITULO DE EXPRESSÃO, você concorda???

          • Ivo

            Manx desculpa queria responder seu comentàrio, mas ele sumiu diante dos meus olhos, bem o que acho é que os presidentes dizem isso, pra não criar um ambiente ruim entre os jogadores, mas muitas vezes, não é o que querem dizer, é assim que as coisas funcionam Manx.

          • MANX

            Ivo, quando te respondi meu comentário também sumiu diante dos meus olhos, acho que alguém quer ser o centro dos comentários postados e respondidos, + tudo bem amigo Ivo o importante é que devemos manter a paz no Blog.

          • Ivo

            Concordo Manx, até o Barreto tà colaborando, isso é muito bo.

          • MANX

            Ivo, é por isso que estamos anos e anos sem ganhar um TITULO DE EXPRESSÃO, você concorda???

      • Ivo

        Peter vc quer que o CEP fique do lado desses pilantras de fla e flu, que é isso? Tô fora, os caras fazem um contrato ridiculo com a maracanã s.a e a culpa é da federação, não amigo, a verdade é que só fla e flu como sempre queriam levar a melhor e se foderam, essa é que é a verdade.

        • Peter

          Ivo, não se trata de ficar ou não ao lado de pilantras, porque ao lado de pilantras o Botafogo, via seu presidente, já está. Se trata, caro Ivo, de ficar ao lado de quem pode oferecer mais. Essa é uma equação bastante simples, nem precisa pensar muito. Imagine os valores das quotas de TV para o falido carioquinha, tendo como times grandes apenas o rebaixado Vasco e o quebrado Botafogo. Isso se a toda poderosa Rede Globo decidir transmitir um campeonato falido e capenga de duas pernas. Ao passo que ficando ao lado de quem tem mais, o Botafogo, logicamente, irá lucrar mais. Não entendo porque você não consegue enxergar isso, é tão óbvio quanto o Vasco vai ser rebaixado nesse ano.

    • Ivo

      Pra mim nenhum dos dois, se fosse o Rio-São Paulo ainda, mas escolher um campeonato falido ou um campeonato de roça, prefiro ficar sem nenhum.

  • Peter

    Mais uma do presidente CEP. Reportagem publicada no site de esportes globo ponto com, dão conta do interesse do presidente do Botafogo em manter o RG.

    Botafogo inicia conversas para
    manter Ricardo Gomes em 2016
    Presidente Carlos Eduardo Pereira ressalta desejo de manter estrutura do futebol, elogia elenco atual, mas admite que reforços são mapeados no Brasil e no exterior.

    • Paulo Barreto

      Eu publiquei esta reportagem mais abaixo, amigo Peter! Como sempre, as decisões do nosso cara de padre em renovar contratos são sempre prejudiciais ao Botafogo e excelentes para os envolvidos nas tais negociações! Como propor uma renovação de contrato para alguém que parece que vai atingir o objetivo não por seu trabalho e frutos, mas pelas deficiências e vacilos dos adversários, não acha? E se depois, por conta de não melhorarmos o time para a série A, ele não corresponder e tivermos que demiti-lo? Será que o CEP acha que é o técnico RG que tem ganho os nossos jogos?

      • Peter

        Isso tá parecendo mais ou menos quando o CEP e seus dirigentes decidiram contratar o René Simões. A grande maioria sabia que poderia não dar certo e não deu. Agora o CEP insiste em continuar errando. Todos estão vendo que o RG não tem condições de treinar um time de futebol em alto nível, devido as condições de saúde. Então o CEP vai pagar pra ver e se não der certo, como provavelmente não dará, ele troca o técnico no meio do caminho, como fez com o René Simões. Concorda, senhor Paulo Barreto?

        • Paulo Barreto

          Peter, a demissão do RG mais a frente é tão certa como dois dólares mais dois dólares é igual a um real! O cara mal consegue falar, como irá motivar o time em uma situação de emergência, se para concatenar o seu pensamento ele leva uma enormidade de tempo? Já o viu dando instrução a algum jogador durante os jogos como fazem a maioria dos treinadores? Ele não o faz porque parar um jogador para instruí-lo quanto a isto ou aquilo lhe tomaria do tempo do jogo!

          Infelizmente, caro Peter, assim como como os treinadores de hoje, já não apostam em seus trabalhos, e, sim, em seus fracassos, para serem demitidos, e, assim, receberem as multas rescisórias, o que lhes representam prêmios maiores que o que ganhariam na conquista de um título ocasional, também, os dirigentes apostam nas suas contratações, já de olho nas negociações para se lhes pagar as multas contratuais, o que quase sempre é prejudicial aos seus clubes!

          • Ivo

            Isso que vocês falaram pode acontecer ou não, é só uma suposição, eu não gosto de troca de técnico, acho que o técnico tem que continuar seu trabalho, o campeonato brasileiro tà mostrando isso, contratar um técnico novo, seria dar um tiro no escuro.

          • Peter

            Lembro que esse assunto foi debatido exaustivamente no início do ano quando contrataram o René Simões. Muitos discordaram e outros concordaram e acabou dando no que deu. Vejo a situação muito semelhante em relação ao RG.

          • Jorge Luiz Vieira

            Essa sua colocação, caro Paulo Barreto , é perfeita! Infelizmente essa é a realidade.

        • Ivo

          Também o CEP estaria pagando pra ver, se contratasse um novo técnico, ou não estaria?

          • Peter

            Acho que o CEP vai pagar pra ver no que vai dá o RG como técnico na série A. A julgar pela maneira como o Botafogo vem jogando na série B e vendo as escalações totalmente equivocadas do RG, acho muito difícil que ele fique muito tempo no cargo. A menos, é claro que muita coisa mude, como por exemplo contratações de jogadores de qualidade e que o RG melhore muito a sua performance como técnico.

    • Ivo

      Eu acho muito bom Peter, o RG jà conhece o time, jà tem um trabalho, contratar um outro técnico que iniciaria o trabalho não seria bom.

      • Peter

        Respeito a sua opinião Ivosc. Mais vejo que o RG não tem condição de ser o técnico do Botafogo na série A. Ele escalou o time de forma errada nas últimas três partidas, inclusive escalou três volantes e apenas um atacante, diante do “poderoso” Oeste. O time tem apresentado um futebol horrível, tem jogado na retranca contra adversários inexpressivos e tem contado muito com o fator sorte para ganhar algumas partidas. O jogo contra o time do Boa Esporte deixa bastante clara a situação desse time, pois fez um gol, levou um sufoco danado e ainda teve no Jefferson o melhor em campo, isso contra um time que é apenas o 18º colocado na série B.
        Mais como o Botafogo é o líder e tá ganhando, os problemas ficam mascarados ou são jogados para baixo do tapete. Não me iludo com esse time horroroso do Botafogo e muito menos com o Ricardo Gomes.

        • Ivo

          Tudo bem também concordo com sua opinião e concordo também que o RG cometeu erros neste brasileiro série b, mas não gosto da idéia de começar um trabalho do zero.

          • Paulo Barreto

            Ninguém de sã consciência é favorável às mudanças, de um modo geral, até que elas se tornem imperiosas e inadiáveis! Nos dias de hoje, os clubes não contratam técnicos visando um trabalho a longo prazo. Mesmo porque os técnicos, também, não os querem, porquanto a política das multas rescisórias fez com que eles não mais apostassem em seus sucessos, e, sim, nos próprios fracassos, porque sabem que, na visão dos dirigentes, o que importa é conter as pressões de suas torcidas!

            Além do mais, há técnicos que estão se especializando em serem demitidos, onde quer que vão! As multas pagas por suas demissões unilaterais os estão transformando em milionários, e aos dirigentes que com eles negociam a forma de seus pagamentos, em detrimento dos seus clubes! Demitir técnicos mesmo independentes dos seus resultados em campo tá virando uma práxis de dirigentes que pouco se importam se elas aumentam ou não as já imensas dividas dos seus clubes!

  • Jorge Luiz

    Boa tarde, meus amigos. Estou muito contente com a paz no blog e a participação da maioria de nossos companheiros. Isso sim é debater o botafogo. De parabéns todos os comentaristas. SAN!!!

    • fjos

      Jorge Luiz.
      Só pude entrar agora,mas não posso ficar.
      Só quero dizer, que faço minhas as suas palavras.
      É o blog que todo botafoguense quer.
      Como disse o Jorge, PARABÉNS A TODOS OS COMENTARISTAS.
      Se puder, ainda volto para participar.

    • MANX

      Boa noite, Jorge! – Jorge, também estou muito contente com a paz no Blog,…parabéns a todos os Botafoguenses!
      SAN!

  • Bira Fogão

    O meu dia de hoje está um tanto conturbado por compromissos sociais e familiares. Portanto, ainda estou sem o tempo que necessito e que o Blog merece pra que eu possa expor a minha posição quanto a criação de Ligas, torneios e etc.
    Só para adiantar: eu sou completamente contrário ao fim do campeonato carioca…..com ou sem Liga !!!!!!
    PS> O BLOG ESTÁ ÓTIMO !!!! TÁ LINDO DE SE VER !!!!!! ISSO SIM QUE É O FOGÃO !!!
    SAN!!!!!

    • MANX

      Botafogo!

      O pobre Botafogo continua a maior Vitrine do Futebol Brasileiro PARA OS EMPRESÁRIOS.

      A MAIOR VITRINE DO FUTEBOL BRASILEIRO só contrata jogadores de empresários gananciosos, o CEP contratou o Rodrigo Pimpão e foi só o rapaz mostrar sua bolinha o mesmo foi vendido só quem ganhou com a venda do Pimpão foi como sempre os empresários gananciosos, o jogador Bill mesmo gordinho foi outro que conseguiu ser negociado as custas da maior Vitrine do Futebol Brasileiro o A maior Vitrine do Futebol Brasileiro contratou o Uruguaio Navarro que daqui + uns meses vai mostrar seu futebolzinho e também será negociado. O Arão está tentando na marra que algum clube brasileiro o contrate. Quanto aos jogadores: Luiz Ricardo, Renan Fonseca, Giaretta, Carleto, Camacho, Elvis, Daniel 30 Minutos de Jogo Carvalho, Diego Jardel Thomas esses jogadores citados acima a torcida do Botafogo pode ficar despreocupada que nenhum clube brasileiro vai querer contratar esses jogadores perna de pau. Ah,…faltou o Neiton,… o Botafogo a maior Vitrine do Futebol Brasileiro para os empresários já está fazendo de tudo pra QUE A BOLINHA DO NEITON SEJA A MELHOR DO MUNDO PARA QUE O MESMO POSSA SER VENDIDO POR UMA BOA QUANTIA,…E O BOTAFOGO SENDO A MAIOR VITRINE DO FUTEBOL BRASILEIRO DOS EMPRESÁRIOS GANHA O QUÊ???

      • Peter

        Manx, essa situação de ver o Botafogo como vitrine, já vem de muito tempo, talvez desde que o Botafogo parou de fabricar craques em série, como aconteceu na década de 60. Tinha a esperança de que o CEP acabasse com esta política nociva ao clube. Mais para a minha decepção o CEP conseguiu piorar o que já estava ruim, pois se antes apostavam em jogadores encostados que fizeram algum sucesso em times grandes, hoje as apostas são feitas em jogadores ruins de times pequenos.

        • MANX

          Sim, Peter, “BOTAFOGO A MAIOR VITRINE DO FUTEBOL BRASILEIRO DOS EMPRESÁRIOS” já vem há tempos, o que eu quis dizer é que muda presidente entra presidente e o Botafogo a cada ano sai o velho presidente entra o novo presidente e continua cada vez + falido,… não ganhar titulo nenhum de expressão!

          • Peter

            Só existe uma solução para estancar esta crise: INVESTIMENTO MACIÇO NA BASE. A base atual do Botafogo é muito fraca, um ou outro jogador consegue se destacar e quando se destacam são negociados de forma prejudicial ao clube. Daniel e Gabriel saíram de graça. Doria foi negociado e o dinheiro ninguém sabe, ninguém viu. Vitinho foi negociado por um valor baixíssimo, devido a multa também baixa. O garoto LH9 ainda não explodiu e o Fernandes se continuar jogando bem, logo vai ser vendido para cobrir a folha salarial do clube. E assim vai… E o Botafogo vai se tornando a cada ano um time menor.

          • MANX

            É por isso que o meu maior medo é que o CEP faça do ‘ Botafogo ‘ “A MAIOR VITRINE DO FUTEBOL BRASILEIRO” jogando o Botafogo aos EMPRESÁRIOS.CARNICEIROS.

          • Peter

            Isso ele já está fazendo, Manx. Só que devido ao teto salarial estabelecido por ele, CEP, ele não consegue trazer bons jogadores, só consegue essas carniças que estão no elenco atual. Então se o Botafogo realmente subir, prepare-se Manx, os abutres carniceiros vão pairar sobre G. Severiano ofertando todo tipo de jogador, desde alguns até bons, outros tantos medianos e a grande maioria serão apostas. Se os jogadores apostas derem certo, são negociados e vão engordar as contas dos empresários e também do pessoal do Botafogo. E por que não? Enquanto isso, o CEP e os empresários abutres estarão dando risadas. E o Botafogo? A sim, e o Botafogo? O Botafogo é que se foda. É assim que essa gente pensa e age.

  • Bira Fogão

    Quais foram os dez jogos mais importantes da história do Botafogo que você viu ou ouviu dizerem?

    • MANX

      Bira, DELETOU MEU COMENTÁRIO QUE FOI DIRECIONADO A VOCÊ,…NADA POSSO FAZER!

      SAN!

    • Paulo Barreto

      Para mim, caro Bira, os dez jogos mais importantes que vi do Botafogo, se resumem a três: a final do Carioca de 89, quando o Maurício deu fim às gozações e os parabéns pelos 29 anos de abstinência; o nosso jogo final contra o Santos, em São Paulo, em 95 quando conquistamos o Brasileirão, e quando conquistamos a Conmebol com um dos times mais improváveis, para tal!!

      Quaisquer jogos anteriores a esses seriam meras indicações porquanto eu cá no Rio de Janeiro, não chegara antes de 74… Da conquista da Taça Conmebol para cá não me lembro de jogos melhores, mas me veem à lembrança jogos que poderíamos esquecer, como àquele fiasco no Monumental, pela Sul Americana…

      • Ivo

        Barreto parabéns, finalmente parece que estamos nos entendendo pelo bem do blog, esses jogos que vc citou, também são os meus preferidos.

        • Paulo Barreto

          Eu poderia citar também, caro Ivosc, àquele nosso jogo contra o Juventude, naquela final de Copa do Brasil, como um dos mais emblemáticos do clube, porquanto ele tudo representou em termos negativos, tendo se iniciado, com ele, o divórcio entre o time e a nossa torcida, que, jamais, foi a mesma depois do final indigno e inesperado que tivemos que amargar!

          Por tudo que ele representou de negativo e de ruim para o Botafogo, posteriormente, é que eu o coloco entre os tais jogos a serem esquecidos por todos nós! Após este jogo toda tentativa de chegarmos junto com o time tem nos sido dolorosa!

    • MANX

      Bira, o jogo mais importante para a história do Botafogo foi a conquista do campeonato Brasileiro 1995 sendo que o gol da vitória foi do artilheiro Túlio Maravilha.
      SAN!

    • GRANDE BIRA!!!!
      A VITÓRIA NO ESTADUAL 1989 SOBRE O URUBU É A MÃE DE TODAS AS VITÓRIAS.
      UM VERDADEIRO MARCO DIVISÓRIO!!!
      DEPOIS VEM:
      2 – SULAMERICANA 1993
      3 – BRASILEIRO 1995
      4 – ESTADUAL 1962
      5 – ESTADUAL 1967
      6- RIO-SÃO PAULO 1962
      7 – RIO-SÃO PAULO 1964
      8 – TAÇA BRASIL 1968
      9 – ESTADUAL 1968
      10 – ESTADUAL 1910
      CLARO ME REFIRO ÁS VITÓRIAS NESTAS FINAIS DE CAMPEONATO.

      QUEBRA TUDO EM 2016 FOGÃO!!

      • paulo cesar oliveira

        MAIS JOGOS IMPORTANTES DO BOTAFOGO, O GLORIOSO !
        (1) Amigos, o unico tetracampeão do Rio é o Botafogo ( 32/33/34/35). O Botafogo venceu o Vasco na final de 48 interrompendo uma serie que teria dado um tetra a eles ( 46/47 /../ 49 ) .O bacalhau tinha grande quantidade de craques e foi a base da seleção que perdeu a final no maraca em 50. Esse jogo de 48 foi importante para manter nossa marca, que jamais foi igualada no Rio. O mascote Biriba deu sorte. (2) Outro jogo muito importante foi a final do carioca de 1957, quando trucidamos o tricolor por 6X2. Ocorre que um ano antes Didi chegou ao clube, completando a trinca de ouro 6 7 8 mais terrivel da historia : Nilton Santos, Garrincha e Didi. O titulo de 57 é o marco inicial da mudança nada pequena que o Botafogo determinou no futebol mundial:ali começou a hegemonia do Brasil pois o Glorioso se agigantou e passou a ditar o rumo do esporte ( e até o país passou a ser mais conhecido depois do bi 58/62 ). Se queremos marcar quando isso tudo começou foi no sacode que demos no Flu em 57. (3) Outro jogo importante foi a goleada de 24X0 sobre o Mangueira em 1909, o maior marcador de jogo valido por campeonato oficial no Brasil. Nesta partida nosso centroavante Gilbert Hime fez 9 gols. (4) Também considero a final de 89 contra o Flamengo importante, nos devolveu a dignidade e o respeito. (5) Botafogo 2X0 no Olaria pelo campeonato carioca de 70, ultimo jogo valido em General Severiano ( eu estava lá). (6) Botafogo 1X0 no fla em 64, despedida do Nilton Santos, a maior salva de palmas da historia do Maracanã. E pessoalmente cada um de nós tem varios jogos memoraveis na cabeça. Me lembro com carinho do 1X0 sobre a maquina tricolor em 75, gol de Nilson Severino Dias, grande atacante que revelamos 4 anos antes , muito técnico e que dava muito gosto ver jogar. Zequinha tb derrotou o Corinthians no Maraca com um gol que se fosse Pelé teria recebido uma placa: driblou 6 jogadores antes de fuzilar o Ado. Jairzinho fez um gol de letra nos 6X0 que demos de presente ao urubu no dia do aniversario deles. A memoria do Botafogo é com futebol mesmo. Saudações alvinegras.

  • Ivo

    Nilton teu post é muito bom, essa folga veio bem a calhar, o que me deixa chatedo, é que das muitas entrevistas que eu vi, tà todo mundo querendo usar essa folga pra curtir um tempo com a familia, e ninguém preocupado em consertar os erros do time no campeonato, ninguém preocupado em consertar os erros de marcação, ninguém preocupado em aprimorar os passes, os erros de ataque nada, achei que essa folga fosse servir pra isso, mas pelo jeito não.

    • Paulo Barreto

      Nos dias de hoje já não encontramos com facilidade os tais jogadores que ainda ficavam nos campos a insistirem em seus treinamentos depois de encerradas as atividades diárias… Os jogadores hoje em dia se interessam apenas com uma coisa: assinarem seus contratos e depois tudo fazerem para cumpri-los até o fim ainda que para isso eles busquem apenas cumprir a rotina dos treinos diários para quando irem à campo fazerem o possível para fugirem de contusões ainda que para isso fujam também das divididas!

      Errar em campo nos dias atuais por parte dos jogadores é mais certo que vermos os seus acertos! Sequer passes de dois metros eles capricham por acertar! O meu temor é que no retorno dos jogadores desses dias de folga, eles se mostrem mais apáticos como sempre acontece… Quanto a ninguém se mostrar disposto a resolver as nossas falhas em campo talvez isto decorra da dificuldade que tem o RG para se fazer entendido, quanto ao que desejaria passar, em razão das limitações para se comunicar e das sequelas decorrentes dos seus AVCs, não acha?

      • Ivo

        Concordo com vc em quase tudo Barreto, só não em relação ao RG, pois o Renê também teve o mesmo tempo de folga no primeiro turno e o time não melhorou em nada, então acho que o problema citado por vc, não está relacionado ao avc do Ricardo.

        • Paulo Barreto

          Não esqueça que o Renê após um relativo sucesso no Carioca teve o time praticamente desfeito com as saídas por vendas ou por decisões canhestras do CEP, amigo Ivosc! Além do mais ele foi demitido não por não corresponder às expectativas do clube, mas por não permitir a ingerência dos que apitavam palpites como imposição para escalação de A ou de B, tendo o CEP esquecido que o compromisso maior assumido pelo Renê seria garantir o retorno!

          A Copa do Brasil, que acabou sendo a desculpa para demiti-lo, só se fez prioridade para o CEP por conta do aspecto financeiro! Além do mais, que culpa teria o Renê pelo gol de letra, tomado pelo Jeferson, no apagar das luzes? Sua demissão foi mais um dos grandes equívocos do CEP contra os interesses do Botafogo! O RG não tem como se comunicar com os jogadores na beira do campo! Já o viu fazendo isto como qualquer técnico faz?

          • Ivo

            Já vi, mas a folga a que me refiro aconteceu, antes das vendas dos jogadores, com o time completo, se vc reparar bem vai ver que o RG se comunica com o time.

          • Paulo Barreto

            Antes do AVC, não foi? Isto eu também o vi fazendo… Mas, e depois, quando ele quase não fala, mas apenas quase se arrasta para falar quando simplesmente só sussurra?!

          • Ivo

            Barreto, jà conheci muita gente com avc, e sinceramente fico admirado com o Ricardo, quem não sabe da história dele, não acredita que ele teve avc.

          • Paulo Barreto

            Não estamos debatendo o passado anterior ao AVC do mesmo que sabemos foi de sucesso! Estamos debatendo o seu presente e as limitações decorrentes dos seus AVCs para o desempenho de uma atividade que requer uma pronta e rápida resposta ainda mais quando no passar das suas instruções durante o correr do jogo para o que ele não estar apto!

            Sem uma voz que se faça ouvida à beira do gramado os jogadores ficam acéfalos e sem norte em campo! Não é a toa que naturalmente recorremos ao jogo de clube pequeno sempre que alcançamos uma vantagem mínima! O sufoco decorrente disto é consequência da falta do grito do técnico a lhes reapontar o Norte!

          • Ivo

            Barreto, acho que isso é preconceito de sua parte, nada impede que uma pessoa que sofreu um avc ou outro problema qualquer exerça seu trabalho, seja ele qual for.

          • Paulo Barreto

            Não vou mais insistir nisto, amigo! Em minha opinião, alguém que tenha sofrido dois AVCs como foi o caso RG pode estar apto para um mundo de outras atividades, mas nunca para uma atividade que requeira decisões rápidas e voz ativa, decidida e forte! O amigo pode achar que ele tem todos estes predicados, o que eu respeito, mas no meu modo de ver, não os tem mais!

          • Bira Fogão

            O melhor treinador de futebol do mundo não conseguiria fazer deste modesto elenco do Botafogo um grande time. Sequer um bom time. Simplesmente porque mágico é lenda.
            No que seria o mais sensato e profissional, o MANX e o Ivo estariam certos. Isso, em se tratando de um treinador atualizado e em plenas condições físicas para o trabalho.
            O Barreto está correto quando diz que os treinadores no Brasil já entram nos clubes como que em contagem regressiva. Não existe no nosso futebol a cultura do longo prazo; do continuísmo.
            Quanto a questão da saúde do RG, eu não me sinto em condições de avaliar se o tal avc o impediria de exercer plenamente a sua atividade.
            Eu não ficaria com o RG para 2016 pelo simples fato de ele ser um fraco treinador de futebol. Esta é a minha opinião.

          • Peter

            Discordo de você Ivosc. Não acho que seja preconceito do Barreto não. O RG muitas vezes durante as partidas fica ali na beira do gramado parado, sem orientar o time e sem que seja capaz de fazer alterações que mude a partida. A partida contra o Payssandu o RG não foi capaz de enxergar que era pelo lado esquerdo que o adversário estava se fazendo. Não fez uma alteração que mudasse a partida e o Botafogo perdeu. E isso, Ivosc, também aconteceu em outros jogos.

          • MANX

            Peter, sou da mesma opinião do Ivo, acho que o Botafogo deve manter o técnico Ricardo Gomes para 2016, pois caso o CEP contrate um bom lateral direito, um bom zagueiro de área, um bom lateral esquerdo, um bom volante, bom 2º volante, um bom meia o técnico Ricardo Gomes fará uma boa temporada 2015 a frente do Botafogo com pelo menos 5 bons jogadores a serem contratados.pelo CEP.

            Obs: O técnico Ricardo Gomes apesar dos pesares o mesmo continua sendo o meu técnico preferido para comandar o Botafogo na série A.

          • Peter

            Manx, continuo discordando. Acho que o RG não é a melhor opção. Mais enfim, opinião é opinião e cada um tem a sua e podemos discordar sem que um ou outro se ofenda. OK?

          • MANX

            É claro, Peter, opinião é opinião e devemos respeita-la sem que ambas as partes se ofenda assim como muitos concordam com a sua opinião muitos discordam da minha opinião e da opinião do IVOSC,.. simples!
            SAN!!

          • Bira Fogão

            Barreto, o René sempre foi um treinador medíocre(médio). Nunca esteve no tope dos treinadores nacionais. Longe disso.
            Quando o CEP foi buscar o René, este já havia praticamente encerrado a carreira, trabalhando como comentarista da FOX. Por sinal um fraco comentarista de futebol.
            A verdade é o CEP contratou um treinador cinquentinha da mesma forma que ele montou o elenco cinquentinha do Botafogo. Gente sem expressão no cenário do futebol que precisava de mais uma chance.
            O René nunca conseguiu dar um mínimo padrão de jogo à equipe.
            Essa é a grande verdade.
            O erro do CEP não foi demitir o René; e sim, contratá-lo.

  • Bira Fogão

    Os quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro foram forjados no campeonato carioca.
    Se perguntarem aos torcedores cariocas quais foram os dez jogos mais importantes dos seus respectivos times até a década de 1990. Certamente sete desses jogos, no mínimo, foram pelo campeonato carioca.
    Até o início da década de 1990, os clubes do Rio, principalmente o flamengo e o vasco, dominavam amplamente o cenário nacional no que diz respeito a tamanho de torcida de futebol.
    No mapa do Brasil de torcidas, os clubes do RJ só não predominavam nos estados de SP, RS e PR. Ainda assim, tinham números consideráveis de simpatizantes.
    O Maracanã era o maior, o mais belo, o mais carismático, o mais emblemático e o mais famoso Estádio do planeta.
    E por que tudo isso começou a mudar a partir da década de 1990?
    Aguardem as cenas dos próximos capítulos(KKKK), pois está novela é longa.
    Só para adiantar: pensem no poderio econômico do estado de SP e o interesse dos clubes de lá em invadirem “as parais” dos clubes do RJ pelo Brasil afora.
    E será que quem tinha o Maracanã(aquele Maracanã), a sede da CBD(depois CBF) e os tribunais de justiça desportiva incomodava aos bandeirantes? Pensem nisso também !!!!!

    • Bira Fogão

      P.S. > mais uma para você, amigo comentarista, pensar. E não tem nada de surrealismo, não. Será que o Mané Garrincha, o Zico e até mesmo o Romário incomodavam aos naturais da terra da garoa?

    • Peter

      Isso é passado Bira e quem vive de passado é museu. O Botafogo tal qual o futebol Brasileiro, a política e o país como um todo tem que pensar pra frente. Chega de atraso e passado que não volta mais. Veja o Botafogo, no passado um grande time, com grandes craques e o time que mais forneceu jogadores a seleção Brasileira. E hoje? Apenas um time mediano e caminhando a passos largos para se tornar pequeno. Os atuais dirigentes ao invés de procurar soluções para reverter a mediocridade que tomou conta do Botafogo, ficam fazendo livrinhos e homenagens ao título Brasileiro de 1995. Desse jeito daqui a alguns anos, só teremos torcedores vovozinhos lembrando de Garrincha, Nilton Santos e outras lendas do nosso futebol. E o time disputando campeonatos falidos e sem importância, relegado ao seu destino inevitável de time pequeno.

      • Bira Fogão

        Peter, quem vive de futuro é a “garota do tempo” e a mãe Dinah.
        SAN !!!!

        • Peter

          Bira, me admira muito você pensar dessa forma. O futuro se constrói aqui e agora. As nossas ações no presente é que vão determinar o que teremos no futuro. É plantando que se colhe e você sabe muito bem disso.

          • Bira Fogão

            Amigo Peter, em tese você está certo, mas com as pessoas que se apoderaram do nosso futebol e da nossa imprensa esportiva, não é isso que estamos vendo. Ou é? Qual será o nosso futuro?
            Pelo esboço atual, o futuro será flamengo Barcelona e o Corinthians Real Madrid. E o restante, como ficará? Que avanço é esse?

          • Peter

            Acho que o Botafogo enquanto clube e empresa tem de pensar em si mesmo, pensar em crescer e se firmar no cenário nacional.
            Bebeto de Freitas certa vez disse o seguinte:
            – Os maiores inimigos do Botafogo, são os próprios Botafoguenses.
            A gestão fraudulenta e enganadora do Maurício Assumpção dá total razão as sabias palavras do Bebeto.
            Concorda ou sem corda, amigo Bira?

          • Bira Fogão

            E bota com corda nisso, Peter !!!! KKKKKKKKKKKKKKK.
            Concordo plenamente com você.
            O Clube acima das vaidades e dos interesses pessoais. Está é chave para o nosso engrandecimento.
            Essa foi muito boa !!!!!
            SAN !!!!!

  • Bira Fogão

    As derrotas do Botafogo que mais me aborreceram: Bota 2 X 3 vasco pelo carioca lá pelos idos da década de 1960, jogo este em que vencíamos por 2 X 0 até aos 30min do segundo tempo; Bota 0 X 6 urubu, também pelo carioca; jogo no qual eles nos devolveram goelada semelhante; Bota 0 X 1 flor, final do carioca de 1971, gol do flor irregular faltando 3min. para encerrar; Bota 2 X 3 SP, semi-final do brasileiro de 1981, jogo esse que vencíamos por 2 X 0 dentro morimbi e que até o juiz apanhou da paulistada, ficando por isso mesmo; Bota 1 X 2 juventude, jogo esse que vencemos na bola e perdemos para o juiz; foi esse jogo, na verdade que nos tirou o título da copa do Brasil de 1999; não foi o 0X0 do maracanã.
    Como se vê, o que nos aconteceu de melhor e de pior, o campeonato carioca está sempre em destaque.
    O campeonato Carioca não pode acabar !!!!!!

    • Peter

      Bira, o campeonato Carioca não pode acabar, na verdade ele já acabou. Botafogo, via presidente cara de padre, se alie com quem mais a oferecer. Deixe de ser idiota e deixe de andar com os cartolas retrógrados Eumico Miranda e Rubinho.

      • Bira Fogão

        Peter, não se consegue entender o presente sem que conheça o passado. Que nem tanto passado assim.
        Amigo, será que você ainda não percebeu que o que acabou de fato foi o futebol brasileiro.
        Você ainda não percebeu que, na prática, com o fim dos estaduais foi iniciou-se o próprio fim do nosso futebol.
        Este “avanço” que você apoia, nada mais é do que o interesse da televisão e do tal trio de ferro paulista.
        Se você tivesse morado em São Paulo por 25 anos como eu; ouvindo e vendo diariamente o que se dizia na imprensa paulista, entenderia onde eu quero chegar com o que digo.
        Você não faz a mínima ideia do que os jornalistas esportivos paulistas apoiados pela “carioca” rede globo, é assim que eles dizem, diziam sobre o RJ e também sobre o futebol carioca.
        Desculpe-me amigo, mas você está sendo um inocente útil. Pensando em fazer o bem ao nosso Clube, você está colaborando para o seu fim.
        A continuar o crescimento do trio de ferro(corinthians, palmeiras e São paulo), é assim que dizem, dos clubes do RJ, só restará o flamengo. Se muito.
        O sei do que estou falando !!!!
        Só para você ter uma ideia: em 2005, os paulistas já pregavam que a torcida do Corinthians em pouco tempo seria a maior do Brasil. Alias, para muitos deles, o timão já era a maior, pois eles diziam que o nordestino tem o flamengo como segundo time e que as estatísticas não consideravam isso.
        Amigo, o que eu vi e ouvi no tempo em que morei em SP sobre o futebol e até mesmo sobre os cariocas é estarrecedor.
        O futebol brasileiro precisa ser repensado. Sem o fortalecimento dos estaduais, o nosso futebol não terá futuro. Este avanço que você pensa, na verdade é um tremendo retrocesso. Assim como este nosso país sempre será o pais do futuro.
        Eu teria mais um milhão de coisas para dizer sobre o que li e ouvi dos meus tempos de Sampa.
        SAN !!!!!

        • Peter

          Passado diz respeito as coisas que ficaram para trás. De que adianta ter um passado glorioso e viver na miséria? Sem duvida é importante lembrar as boas coisas que ficaram para trás. Quanto ao Botafogo e ao futebol Brasileiro, se ambos não tiverem gestões competentes e honestas, sem duvida que tudo vai piorando até que alguém se dê conta que do jeito que tá não dá mais. Simples assim. Ou mudam a forma de gerir o futebol Brasileiro e também do Botafogo, ou futebol vai definhar, até fiquem apenas nas lembranças passadas, tal qual acontece com o Botafogo de hoje.

          • Bira Fogão

            É por aí mesmo, irmão Peter. As pessoas serão sempre o mais importante independente de quaisquer modelos que se implantem.
            Com honestidade e paixão, tudo se resolve.
            Enquanto o Clube não estiver em primeiro plano, não haverá gestão que dê jeito !!!!
            SAN !!!!!

  • Paulo Barreto

    O PROJETO BOTAFOGO SEM DIVIDAS INFORMA:

    Dívida ativa do clube em 27/09/2015: R$ 129.520.180,74
    Valor pago até o momento: R$ 231.287,61
    Torcedores cadastrados no site: 4.709

    DIVIDA QUE ESTAMOS PAGANDO AGORA
    Inscrição: 70.03.014082-10
    Valor: R$ 26.468,91
    Confirmados: R$ 14.720,00
    A confirmar: R$ 20,00
    Restam: R$ 11.728,91

    MAIORES CONTRIBUIDORES DA DÍVIDA ATUAL:

    1 Paulo Barreto RJ R$ 3.550,00
    2 Claudio Cunha GO R$ 1.500,00
    3 Resenha Alvinegra R$ 1.020,00
    4 Luciane Guedes RJ R$ 1.000,00
    5 Augusto Teixeira RJ R$ 820,00
    6 Luiz José Ferreira SP R$ 650,00
    7 Abrace Botafogo RJ R$ 520,00
    8 Ubiratan Sousa RJ R$ 500,00
    9 Flavio Rebello RJ R$ 500,00
    10 Sérgio Carvalho RJ R$ 500,00

    MAIORES CONTRIBUINTES EM TODO O PROJETO:

    1 Paulo Barreto RJ R$ 17.500,00
    2 Júlio Costa RJ R$ 11.000,00
    3 Enzo MT R$ 10.500,00
    4 Ricardo Bacellar RJ R$ 8.000,00
    5 Loucos Botafogo RJ R$ 6.050,00
    6 João Pereira de Almeida Neto SP R$ 3.373,00
    7 Luciene Guedes RJ R$ 3.400,00
    8 Luiz José Ferreira SP R$ 3.350,00
    9 Claudio Cunha GO R$ 3.020,00
    10 Augusto Teixeira RJ R$ 2.760,00

    Fonte: Botafogo Sem Dividas!

    COMO EXPLICARMOS ÀS DEMAIS TORCIDAS DOS OUTROS CLUBES, QUE, MESMO ESTANDO A LIDERAR COM FOLGA E GORDURA A SÉRIE B, NEM ASSIM, A NOSSA TORCIDA ESTEJA A CHEGAR JUNTO COM OS RECURSOS DE QUE PRECISA O CLUBE PARA MELHOR RESPIRAR QUANDO SUBIRMOS?

  • Paulo Barreto

    ESTAMOS HÁ SEIS PONTOS DO SEGUNDO COLOCADO… – No confronto direto entre os dois perseguidores mais próximos do líder Botafogo neste sábado, levou a melhor quem jogou como mandante. Com o apoio do torcedor que compareceu à Arena Fonte Nova, o Vitória ganhou do Paysandu por 3 a 1 e assumiu a vice-liderança da Série B.

    O resultado faz o Vitória alcançar cinco rodadas seguidas sem perder e soma 49 pontos, seis a menos do que o Botafogo. Já o Paysandu fica estacionado nos 47 pontos e cai para o terceiro lugar.

    O grande destaque da partida acabou sendo o meia Escudero, que marcou dois gols, ambos de bola parada — um de falta, no primeiro tempo, e um de pênalti, no segundo. O outro gol do clube baiano foi do zagueiro Kanu. Yago Pikachu descontou para o Paysandu.

    Ambos os times voltam a campo pela Série B no próximo sábado. O Paysandu jogará contra o Atlético-GO, novamente como visitante. Já o Vitória terá pela frente o rival Bahia, que também briga pelas primeiras posições na tabela. Fonte: Uol

  • Paulo Barreto

    TAMOS CHEGANDO – BLOG DO TORCEDOR: Só faltam três… Por Thiago Franklin

    A partida contra o Macaé foi mais uma igual a tantas outras do Botafogo na Série B, não jogamos bem e vencemos. À essa altura do campeonato, alguém ainda vai cobrar bom desempenho? O que interessa é acabar logo esse ano e voltar para a Série A. E estamos muito próximos de alcançar essa meta.

    O Botafogo precisa de apenas três vitórias – ou nove pontos – para sacramentar sua volta. Tenho certeza que até aquele botafoguense mais cético não tem duvidas de que o Glorioso estará de volta ano que vem para a elite do futebol brasileiro.

    Rapidinhas:

    1º Fernandes não pode ser reserva. Tem um futuro brilhantes esse rapaz.
    2º Gostei da estreia do Rodrigo Lindoso. Gostaria de vê-lo jogando um pouco mais adiantado. Para sua primeira partida está aprovado, apesar de ter errado no gol do Macaé.
    3º Não temos laterais, ambos são fracos. Não ficaria com nenhum deles para a temporada 2016.
    4º Renan Fonseca saiu machucado e não completou pela primeira vez uma partida do Botafogo no Brasileiro. Ele fará falta se ficar fora da próxima partida?
    5º O que é o zagueiro Allison? Parece um bonecão do posto jogando futebol.
    6º Nosso goleiro parece que, mas é desse mundo.
    7º A partida contra o Macaé não tinha a menor necessidade de ser sofrida. Ai vem à pergunta: Quando o Botafogo fez alguma partida que não foi sofrida? Mesmo a goleada contra o Sampaio Corrêa no primeiro turno só foi tranquila no final do jogo.
    8º Ainda não tenho uma opinião formada sobre o trabalho do técnico Ricardo Gomes. Mas já considero superior ao de René Simões. Não sei ainda se ele seria meu técnico para o ano de 2016.
    9º Gostaria que o Luís Ricardo tivesse 5% da raça do Sassá.
    10º Você comemorou ou ficou rindo do primeiro gol do Botafogo?
    11º Vamos subir em qual rodada?

    Já pensando no ano que vem, o Botafogo não pode contratar errado. O orçamento para 2016 será apertado, uma folha de no máximo três milhões de reais. Bem trabalhada tem como fazer a montagem de um bom elenco. Que o Vasco 2015 sirva de lição para nossa diretoria. Agora é começar a analise do plantel e verificar quem realmente pode ficar para o ano que vem.

    Nossa próxima partida será apenas no dia 2 de outubro contra o Sampaio Corrêa. Dia interessante, já que vencendo no dia dois, ficamos a apenas duas vitórias da volta, uma boa coincidência. E ano passado ouvi de várias pessoas que o Botafogo iria acabar…

    Quebraram a cara mais uma vez.

  • DINHO FOGO ES

    BOM DIA AMIGOS BOTAFOGUENSES.UM BELO DOMINGO A TODOS.

  • Bira Fogão

    AMÉRICA, BANGU, GUARANI, PORTUGUESA E OUTROS MENOS VOTADOS PRATICAMENTE ACABARAM.
    QUEM SERÁ A PRÓXIMA VÍTIMA DESTE “AVANÇADO, MODERNO E FUTURISTA MODELO DO FUTEBOL BRASILEIRO” ??????
    Senhores, façam as suas apostas !!!!!! E HAAAAAAJA 7 X 1 !!!!!!

    • DINHO FOGO ES

      BIRA FOGÃO,NOSSO FUTEBOL JÁ ESTÁ NO FUNDO DO POÇO.NOSSOS DIRIGENTES SÃO UNS LADRÕES. ACHO QUE OUTROS 7×1 VIRÃO.

      • Bira Fogão

        Infelizmente, meu caro irmão DINHO, os fatos me levam a concordar com o dileto Botafoguense.
        SAN !!!!

  • Bira Fogão

    É duro dizer isso !!!!!
    O nosso amado Botafogo FR só tem duas opções: (1) aparecer um grande patrocinador; (2) com muito honestidade e competência, apostar tudo nas divisões de base; custe o que custar.
    Na opção (1), o Clube poderá pagar um preço alto no futuro, mas ao menos ganharíamos tempo e torcida para enfrentar os tais problemas.
    A opção (2) é a mais segura, mas terá que ter uma simbiose quase que perfeita e uma confiança mútua entre Direção e Torcida. O que não é fácil de se conseguir.

    • Peter

      Sinto muito em lhe dizer isto Bira, mais o Botafogo já deixou de ser grande a mais de 40 anos.
      Vamos analisar o período que vai de 1975 até 2015:
      – 21 anos sem títulos (Sequência quebrada em 1989 com a conquista do estadual)
      – Administrações desastrosas, incompetentes e fraudulentas, com raras exceções
      – As maioria dos times montados neste período foram simplesmente horríveis.
      – Saco de pancadas na década de 80.
      – Raríssimos jogadores convocados para seleção Brasileira neste período
      – Torcida foi desaparecendo aos poucos, na medida em que deixou de ganhar títulos
      – Apenas um único título Brasileiro neste período
      – Pouquíssimos ídolos e praticamente nenhum formado no próprio Botafogo
      – A partir dos anos 2000 o Botafogo praticamente se tornou um clube regional, conquistando alguns títulos cariocas
      – Houve apenas um breve período no qual vislumbramos a luz no fim do túnel, que foi nos meados da década de 90, quando o Montenegro montou aquele timaço com Túlio e cia e conquistamos o Brasileiro de 95. Depois a luz apagou de novo.

      Hoje vivemos na penumbra, esperando algo ou alguém que tire o Botafogo desse buraco em que o clube se encontra.

      • Peter

        Acrescente-se a isso tudo uns 3 ou 4 rebaixamentos no período de 1975 a 2015. Uns 2 rebaixamentos só não foram concretizados porque o Botafogo foi salvo no tapetão.

      • Bira Fogão

        Peter, eu vou mais além. O nosso Clube começou o processo de apequenamento desde a venda do Gérson para o SP em 1969.
        De lá para cá, o Clube viveu dos lampejos citados por você.

        • Peter

          Verdade, tinha esquecido disso. Inclusive o último título antes do estadual de 89, foi aquele da conquista da Taça Brasil de 1968, se não me engano.

          • Bira Fogão

            Sim. E do própria bi-carioca, 67/68.

          • Peter

            Veja este artigo que achei na internet, Bira.
            Ascensão e Queda do Botafogo 1957-1972
            “O começo da crise alvinegra coincide com o fim do milagre econômico brasileiro e seu auge com a gestão de um filho dileto da repressão, o truculento Charles Borer.” – Sérgio Augusto, Placar Magazine de 9 de Março de 1984

          • Peter

            Charles Borer Macedo.

            Assim que chegou à presidência, Charles Borer vendeu General Severiano e também Marinho Chagas, o maior ídolo do Botafogo á época.

            Na Wikipédia (rubrica Estádio de General Severiano), lê-se o seguinte:

            “O estádio [inaugurado em 1938] foi demolido quando o clube perdeu a posse do terreno na década de 1970. A última partida neste estádio deu-se em 30/11/1974, empate em 2 a 2 com o Madureira. Em 1977, a sede foi vendida para a Companhia Vale do Rio Doce, o clube na época era presidido por Charles Macedo Borer. Com a venda da sede, o futebol do Botafogo foi para Marechal Hermes, e como o antigo estádio foi demolido, lá foi construído um novo.”

          • Bira Fogão

            Peter, sem querer ser presunçoso, já o sendo, KKKKK. Mesmo sem conhecer esta reportagem, de certa forma eu disse isso aqui no Blog do Nilton. Não sei se o amigo se lembra.
            Inclusive, eu descrevi os nossos maiores algozes da história: o Althemar Dutra de castilho(caso Gérson), o ditador Charles Borer, o Mauro Byn Byn e o nefasto coveiro MA.

          • Peter

            Mais mesmo assim vou postar para quem quiser e tiver a paciência de ler uma entrevista do Charles Borer.

            Note-se que sendo a entrevista que se segue datada de 1981, Borer nunca nela aludiu à delapidação do patrimônio com a venda da nossa sede à Companhia Vale do Rio Doce e defendeu (?), em toda a entrevista, o aumento de patrimônio…

            Eis alguns excertos da entrevista de Charles Borer Macedo:

            Nesta entrevista exclusiva, Borer acusa de corrupta a oposição que quer derrubá-lo do poder. E aponta como culpados pela decadância do time do Botafogo a torcida, os técnicos incompetentes, a imprensa e os comunistas que, segundo ele, queriam destruí-lo.

            O senhor vai passar para a história do Botafogo como um presidente odiado pela torcida, um presidente que jamais formou um grande time. Isso não o incomoda?

            Pouco me importa a torcida. Torcedor é volúvel, só aparece na vitória. Se o time perde, ele some. […] Torcida não é património, não faz o clube. Posso sair sem título, mas deixo um clube. Se não consigo ser o primeiro, tanto faz ser vice como último. […] A tese de João Saldanha de que clube de futebol não precisa de patrimônio, e sim de títulos, é desastrosa. O futebol dentro do clube é como uma vesícula no corpo humano: tem importância relativa, mas o sujeito vive sem ela.

            Em sua gestão, o senhor sempre deu mais ênfase ao património do que ao futebol. Mas em que o senhor aumentou o patrimônio do Botafogo?

            Em nada. Ou melhor, conseguimos Marechal Hermes. Onde construímos um estádio de 30 milhões, e um terreno em São Gonçalo, Niterói, além de gastarmos 25 milhões em obras no porão do Mourisco mar e outras coisinhas.

            Então é a lei do cão: para o time, nada; para o património tudo?

            Fiquei como diretor técnico administrativo. […] Sabe o que descobri? O supervisor[Fulano de Tal], padrasto de [Fulano de Tal], desviava compras para sua casa. Falei com o presidente e não deu em nada. […] depois, numa excursão ao México, [Fulano de Tal] trouxe todas as notas de despesas grosseiramente adulteradas. E sabe o que me disse o [presidente]? Que eu estava lhe criando muitos problemas.

            Essa acusação ao [Fulano de Tal] é grave. O senhor prova?

            Tenho muito mais coisas. E as contas de uísque que o Botafogo pagava para o ex-presidente [Fulano de Tal] e sua troupe de mordomos? […] Compraram até uma geladeira especial e colocavam um produto para dar gosto de côco ao gelo. Uma escandalosa mordomia. Por isso trato a todos como um bando. […]

            Todos o acusam de imobilismo e querem expulsá-lo. Que lhe parece?

            Absurdo! O time não é ruim, apenas dá azar. Os culpados foram os técnicos, um bando de incompetentes.

            Então porque o time não ganha?

            Um dos grandes culpados é a torcida, que persegue o time, vaia, xinga, desestimula nossos atletas. Quando fomos bicampeões em 67/68 e efetivamos a garotada, a torcida queria resultados imediatos. A pressa afundou uma geração promissora.

            Mas a torcida tem direito a cobrar, porque paga ingresso e é dona do espetáculo.

            Como dona? Tem que saber respeitar o time. Olga, eu já não aguento mais cobranças. Já estou com o saco cheio de ser esculhambado por qualquer um. Parte da imprensa tem rabo preso e me critica. É gente que…

            Quer dizer que o Botafogo perde no campo e a imprensa é que é a culpada?

            São comunistas, comunistas. Sou perseguido porque meu irmão, Cecil Borer, foi delegado chefe da divisão de polícia política e social, e depois passou para o Dops. […]Sou um homem perseguido pelo Partido Comunista, o martelo está permanentemente erguido sobre a minha cabeça. Tenho informação oficial – repito, ocicial – de que há infiltração comunista entre os botafoguenses. A partir disso, acionaram uma campanha para me desmoralizar. Uma vingança contra meu irmão, que militou contra os comunistas.

            Na última reunião do Conselho Deliberativo, a tal em que propuseram o seuimpeachement, o senhor compareceu acompanhado de forte segurança pessoal. Era contra quem: oposição, torcedores exaltados ou comunistas?

            Vale tudo em política. Requisitei oficialmente três carros da PM e um da polícia ci Lá estavam o superintendente da minha empresa de segurança e quatro amigos que também trabalham lá Era para qualquer “eventualidade”. E mais: não perco a próxima eleição presidencial. Vou fazer meu candidato, que seguirá a mesma linha de manutenção do património. E sabe por que não perco? Porque coloquei, com meu dinheiro, 400 novos sócios que votam até em índio se eu mandar. Isso é política, e vence quem pode mais (ri com ironia).

            Ainda estão faltando 11 meses para o senhor deixar o Botafogo definitivamente – para seus inimigos, uma eternidade. Serão seis anos de mandato e em nenhum momento o senhor cumpriu o slogan de sua campanha: “da arquibancada para a presidência”.

            Era da arquibancada sim, mas da arquibancada de vôlei, de basquete e da que construi em Marechal Hermes. Será que entenderam que era só da arquibancada de futebol? (E ri novamente, agora com cinismo).

            Publicada por Rui Moura à(s) terça-feira, setembro 02, 2014

  • MANX

    Bira e Peter, 80% da torcida do Botafogo sabe que o Botafogo e o futebol brasileiro estão 99% falidos e vocês dois estão acabando de FALIR o Botafogo, pois o que adianta vocês lembrarem o passado negro do Botafogo se o mesmo continua sem ganhar porra nenhuma??? Bira e Peter, inconscientemente vocês estão afugentando os jovens, adolescente, crianças de hoje a deixarem de torcer para o Botafogo de Futebol e Regatas.

    • Bira Fogão

      Meu caro amigo Botafoguense de mil quilates, MANX, a criançada brasileira, Botafoguenses ou não, já não mais discuti futebol há longos anos. Não serão os nossos comentários que irão aprofundar esta realidade.
      Talvez, o amigo não esteja entendo o nosso objetivo que é o de justamente mudar este cenário que aí está instalado.
      O quê nós dissemos que foge da realidade e da verdade do que vemos no nosso futebol?
      Exponha a sua opinião a respeito, que por sinal é muito importante para nós Botafoguenses.
      SAN !!!!!!

      • MANX

        Bira,
        a realidade(falida) do Botafogo é essa que todos já conhecemos sem patrocinador, sem dinheiro no caixa, sai ano entra ano e não ganha um titulo de expressão, Botafogo vitrine dos abrutes carniceiros etc: etc: etc:..sem criar polêmicas minha opinião é que querendo ou não querendo temos que acreditar e dar credibilidade no mandatário do Botafogo presidente Carlos Eduardo Pereira, pois é ele que vai decidir o futuro do Botafogo,é ele que vai dizer para a Nação Botafoguense se foi o merecedor de ter ganho as eleições 2015 para ser tornar mandatário do Botafogo de Futebol e Regatas, é ele que em 2016 vai decidir e falar publicamente para a Nação Botafoguense se o Botafogo vai fechar de uma vez por todas fechar as portas de General Severiano.

        Obs: Bira, o ano de 2016 será o ano que o Botafogo de Futebol e Regatas fecha ou não fecha definitivamente as portas de General Severiano, desde então o momento único para a Nação Botafoguense é torcer, torcer, torcer , torcer para que jamais, nunca o Botafogo de Futebol e Regatas feche as postas de General Severiano,

        SAN!

        • Peter

          Não acho que o Botafogo feche as portas no ano que vem. Esse processo é lento e gradual e vai acontecendo com o passar dos anos. É mais ou menos o que aconteceu com o Ameriquinha-RJ e a Portuguêsa-SP, foram sumindo, sumindo e sumindo, bem devagarinho, até hoje em dia não passam de meros fantasmas.

          • MANX

            Peter, fechar as postas de General Severiano é + ou – isso que você falou no seu texto abaixo:

            “O Ameriquinha-RJ e a Portuguesa-SP, foram sumindo, sumindo e sumindo, bem devagarinho, até hoje em dia não passam de meros fantasmas.”

    • Peter

      KKKKKKKKKKKKKKKK
      Quem dera se eu tivesse todo esse poder, caro Bira. O que aqui é publicado, é talvez lido ai por uma meia duzia de Botafoguenses abnegados. Sabe o que afugenta a torcida de qualquer time? A falta de títulos. Mais não é qualquer título, estadual é muito pouco. Título nacional, título da Libertadores e título mundial é o que faz agregar torcida a qualquer time. Lembro que no final do anos 80 e inicio dos anos 90, o São Paulo tinha uma torcida pequena. Bastou ganhar dois títulos mundiais e o que mais se via pelas ruas eram criancinhas com a camisa do São Paulo. Hoje em dia quem está agregando o maior numero de torcedores, sem sombra de duvida é o Corinthians.

      • Peter

        Quero dizer, caro Manx.

      • Bira Fogão

        Peter, você chegou no ponto em que nos meus comentários de hoje eu disse que tudo mudou a partir da década de 1990. Lembra-se?
        O São Paulo campeão mundial de futebol. Daí pra frente os valores dos campeonatos no Brasil foram diminuídos.
        Mais tarde, eu vou continuar expondo a partir deste ponto o porquê do interesse dos clubes grandes de SP em querer diminuir as importâncias dos campeonatos estaduais.
        Só para adiantar: cuidado com a paulistada!!!!! Não são bichinhos de se criar em casa.
        TUDO PELO ESTADUAIS !!!!

  • Paulo Barreto

    AOS SENHORES CARPIDEIROS: O BOTAFOGO DO CEP ENFIM É CAMPEÃO! – Botafogo bate Sesi-SP por um gol e fatura título inédito da Liga Nacional. Alvinegro supera campeão do ano passado pelo placar de 11 a 10 em São Paulo. Por GloboEsporte

    O Botafogo ainda não havia chegado à decisão da Liga Nacional desde que a competição foi criada, em 2008. Conseguiu neste ano, depois da vitória por 13 a 9 sobre o Pinheiros pelas semifinais. No entanto, a equipe carioca foi além. Na final disputada neste domingo, na piscina do Pinheiros, em São Paulo, o Alvinegro levou a melhor no duelo contra o Sesi-SP, campeão do ano passado, e conquistou o título pela primeira vez, pelo placar de 11 a 10.

    O Sesi largou na frente e ainda abriu 2 a 0. Porém, o Botafogo conseguiu a virada ainda no primeiro quarto e não se viu mais em posição de desvantagem. No máximo acabava cedendo o empate. A vitória alvinegra veio bem nos últimos segundos da partida. Nathan Power (2), Henrique Moniz (2), Guilherme Gomes (2), João Felipe Coelho (2), Bernardo Gomes, Caio Lima e Kiko Perrone marcaram para o Botafogo. Os gols do Sesi foram de autoria de Tony Azevedo (5), Paulo Salemi (3), Gustavo Grummy e Rudá Franco.

    Anfitrião da fase final e pela primeira vez fora da decisão da Liga, o Pinheiros terminou o campeonato em terceiro lugar. O clube ganhou a disputa pela posição contra o Paulistano com um triunfo tranquilo por 14 a 5, também neste domingo. Apesar da quarta colocação, o time do goleiro Thyê viu o capitão Gustavo Coutinho, o Guzinho, ser o artilheiro da Liga pela segunda vez consecutiva, agora com 40 gols.

    • Peter

      Que isso? Não entendi foi nada. Que porra de campeonato é esse?

      • Paulo Barreto

        O GloboEsporte conseguiu postar a matéria e não disse em que esporte fomos campeões! Como foi em piscina, deve ser Polo Aquático!

        • Peter

          Vai ter carreata? Vão fechar alguma churrascaria ou mesmo uma boate para comemorar o título?

        • Botafogo bate Sesi-SP por um gol e fatura título inédito da Liga Nacional

          Alvinegro supera campeão do ano passado pelo placar de 11 a 10 em São Paulo.
          POLO AQUÁTICO!!!!
          É CAMPEÃO!!

          QUEBRA TAMBÉM NA ÁGUA FOGÃO!!

          QUEBRA TUDO FOGÃO!!

    • Peter

      Seria por acaso título nacional de cuspe a distância?
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Paulo Barreto

        Polo Aquático, amigo!

      • Botafogo bate Sesi-SP por um gol e fatura título inédito da Liga Nacional

        Alvinegro supera campeão do ano passado pelo placar de 11 a 10 em São Paulo.
        POLO AQUÁTICO!!!!
        É CAMPEÃO!!

        QUEBRA TAMBÉM NA ÁGUA FOGÃO!!

        QUEBRA TUDO FOGÃO!!

        FOOOOOOOOGOOOOOOOOO!!!

  • Bira Fogão

    MANX, em nenhum momento nos meus comentários disse desacreditar no nosso dileto Presidente CEP. Eu entendo que ele administra a uma massa falida e por isso sempre lhe dou esse desconto quando das minhas críticas.
    Se eu passei essa ideia de detonar a administração CEP, o fiz sem a menor das intenções. Os meus comentários e do Peter foram mais voltados ao futebol brasileiro de um modo geral, e evidentemente tendo sempre o Botafogo como o centro das atenções, que é o que mais nos interessa.
    Quanto ao que você disse sobre a possibilidade do nosso Clube fechar as portas em 2016, fique tranquilo porque nem se fôssemos rebaixados para a série C isso aconteceria.
    Enquanto existirem milhões de Botafoguenses, o Botafogo FR existirá!!

    P.S >MANX, eu tive um probleminha na minha internet e por isso estou publicando fora do espaço adequado.

  • Bira Fogão

    Equivoca-se o amigo Peter quando afirma escrever aqui para meia-dúzia de Botafoguenses abnegados. Muito pelo contrário, Peter, você “fala” para milhares de pessoas de todas as classes sociais e profissionais.
    Poucos Botafoguenses abnegados são os que aqui comentam. Nesse ponto eu concordo. Mas, isso vai mudar já já com o novo ordenamento do Blog do Nilton.

  • Bira Fogão

    O Blog do Nilton está excelente. Cadê a nossa galera de comentaristas Botafoguenses?
    Será que muitos ainda estão incrédulos no que estão vendo?
    Amigos Botafoguenses, taí o que tanto queríamos. É verdade. Participe !!!! Dê a sua opinião sobre o nosso Clube !!!!
    SAN !!!!!

  • Bira Fogão

    O General arregaçou as mangas !!!!
    HAVEMOS UM NOVO TÓPICO.

    • Paulo Barreto

      O General deve ter lido àquele posts meu em que eu o acusava de ser ele parte da culpa pelo caos em que estávamos vivendo aqui em seu Blog! A demora com que ele posta seus tópicos muito contribuía para que os que nada tinham a nos dizer exibissem suas prendas… Ele deve ter se convencido de que cada posts seus depois de cinco comentários já deu o que n tinha que dar! Tudo que vir depois é repetição do que já foi dito! Dai a necessidade de sermos nós a darmos aos nossos debates o tempero que nos tem faltado, para não cairmos na tentação de substituirmos a gozação saudável e benvinda pelo simples fugir dos debates propostos com o caos como resposta não requerida!

      • Bira Fogão

        Barretinha, não sejas prepotente. Que todos nós façamos o nossa mea-culpa. Não dê uma de santa !!!!

        • Paulo Barreto

          Vamos continuar nos respeitando, seu Bira! Barretinha e a ponta da minha cabecinha, viu? Eu provei ao senhor que que se eu não era eu e sim o resultado dos assédios que eu aqui sofria! Eu jamais dei uma de santa e, sim, de quem a tudo enfrenta e responde conforme nos pedem!

MaisRecentes

Os outros que reclamem de Godger!



Continue Lendo

Confio no Roger



Continue Lendo

O maior será o primeiro



Continue Lendo