Quando Nilton Santos nos deixa



Caros alvinegros, esta quarta-feira é um dos dias mais tristes da nossa história. Quando Nilton Santos nos deixa, sabemos que o mundo está pior.

Quando Enciclopédia nos deixa, sabemos que o futebol nunca mais terá romantismo. Nunca mais conhecimento. Para sempre ignorância.

Quando o maior lateral-esquerdo de todos os tempos nos deixa, sabemos que todo e qualquer esforço para fazer sobreviver a posição é em vão.

Quando o camisa 6 nos deixa, faz pesar muito mais os ombros dos seres humanos que ousarem envergar tal número.

Quando uma lenda nos deixa, é certo que qualquer minuto de silêncio será milésimo de segundo perto da saudade que Nilton já nos acomete.

Quando um grande personagem da história do Brasil nos deixa, sabemos que a cultura, o esporte e tudo mais desta terra fica mais seco.

Quando Nilton Santos nos deixa, a única certeza que temos é de que Botafogo é imenso e que o céu, a partir desta noite, passa a ter um brilho só. O solitário brilho de mais uma estrela alvinegra que se vai.



  • Andre

    Sem palavras…Hoje o futebol perdeu um pouco da sua magia e o Botafogo grande parte de sua história…. Vc será eterno na lembrança dos amantes do futebol arte!!!

  • João Paulo

    Realmente um dia triste para nos Botafoguenses e também para os admiradores do futebol, uma perda sem tamanho, sempre demonstrou amor a nossa camisa e respeito aos seus adversários. Está aí uma pessoa na qual sempre teremos de homenagear, fico feliz por um jogador como o Niltão tenha vestido apenas nossa Gloriosa camisa, fica o agradecimento por tudo que foi feito. Obrigado, Nilton Santos.

  • José Eliaz

    Caro General,
    Muito bom seu psot. Estou com o coração apertado, pois nesse primeiro momento a transformação do Nilton Santos é uma perda irreparável para a família Alvinegra, mas temos que superar tudo isso por que o Botafogo único clube do enciclopédia do futebol, precisa seguir sua vida gloriosa que o Nilton Santos ajudou construir.
    Saudações Alvinegras!

    • oliveira fogo

      Assim é a vida! Estamos de luto, mas com a certeza de que ele já está tocando com Garrincha e outrs também ilustres Botafoguenses que já nos deixaram mas que nos nossos corações serão eternos!

  • Loco Rodolpho

    Que DEUS lhe guarde e conforte sua família. Foi uma grande perda para o BOTAFOGO e para o BRASIL.

    Será eternamente lembrado pelos seus feitos e pelo seu amor e dedicação ao BOTAFOGO.

    • henriqui reina

      Como um imortal pode morrer? Jamais isso ocorrerá, seu nome e imagens serão eternamente lembrados e visto pelo povo, como Garrincha; Ambos fazem parte daquela galeria dos imortais, seus espíritos estarão sempre entre nós e do grande Botafogo de F R. Até breve imortal.

      • fernando alves

        Valeuuuuuuuuu !!!!!!!!

    • Nilton, que no ceu encontre seu amigo mane, e que juntos disputem muitas e muitas peladas num campinho de nuvens iluminado com um facho de sua eterna luz.

  • Peter Pot@mus

    Lamentável, descanse em paz Enciclopédia. Depois de Garrincha, o maior ídolo alvinegro. Aqueles eram tempos de glórias, de grandes times, grandes craques e grandes homens. Jamais o Botafogo terá novamente um jogador como Nilton Santos. Que os exemplos de jogador e de homem, deixados por Nilton Santos, sirva não somente para a atual geração, assim como para as futuras gerações.

    Um poema e uma crônica do mestre Armando Nogueira sobre o grande Nilton Santos:

    “Tu, em campo,
    parecia tantos,
    E, no entanto,
    que encanto!
    Eras um só;
    Nilton Santos.”

    • fernando alves

      Muito bom meu caro Peter. Bem lembrado e oportuno.

    • Loco Rodolpho

      CARO PETER, DÁ PARA ACREDITAR NESTA MATÉRIA DO JORNAL LANCE?

      O técnico Oswaldo de Oliveira comandou um treino técnico de grande intensidade para os jogadores do Botafogo, na manhã desta quinta-feira, no campo anexo do Engenhão. Devido ao forte calor, a duração do treino foi diminuída, porém, o treinador não POUPOU a equipe nas COBRANÇAS. Em uma semana decisiva para a equipe alvinegra, ele GESTICULOU, GRITOU aos comandados o ESPIRITO que deseja ver em campo no domingo, às 17h, no Couto Pereira, diante do Coritiba, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro (Fonte – Lancenet)
      ___________________________________________________________________________

      Não parece ser o OSWALDIOTA de sempre, aquele que fica brincando de ESTÁTUA a beira do gramado, com a mesma cara na derrota e na vitória, sempre com os seus braços cruzados. Até grifei as palavras que não consigo imaginar tais ações deste PALERMA paneleiro. A única coisa que ele faz bem é a COBRANÇA DOS JABÁS, dos indicados dele e dos os empresários que gerenciam estas merdas para se manterem no time.

      Torço e amo o BOTAFOGO, mas não dá para acreditar em tudo que leio.

  • Que os jogadores do Botafogo deem de presente para o Grande Nilton Santos a classificação para a Libertadores, porque de onde estiver vai estar sorrindo, porque esse jogava e amava o Botafogo, meu tio Ary N.Cezar, goleiro do Botafogo na Copa Roca de 1952 era um de seus grandes amigos. Descanse em Paz e Obrigado por tudo que fez pelo futebol, sua elegância no trato da bola, hoje é uma raridade.
    Castilho Dom Fredom

  • NILTON SANTOS QUE VOCE NO CEU SE JUNTE AO MANE, SEU AMIGO, E QUE JOGUEM MUITAS PELADAS NUM CAMPINHO DE NUVENS.

  • Monstro sagrado do futebol, enorme exemplo de homem que tive o privilégio de vê-lo jogar!!! nossos sentimentos a família N. Santos, nossos sentimentos a torcida do glorioso.

  • Luiz Henrique

    Se Garrincha é Brasil, Nilton Santos é, antes de tudo, Botafogo. Para mim, o maior ídolo-símbolo do Botafogo, superando Garrincha neste quesito. Não era apenas um grande craque da história do futebol mundial que jogou pelo Botafogo. Era um apaixonado torcedor alvinegro, que jamais, em hipótese alguma, se decepcionaria com a torcida alvinegra, porque dela fazia parte. Emocionado, lembro dele nas sociais do Caio Martins, no Maracanã, nas finais de 2006 e 2007. Trazia com um “levantar da cadeira e um aceno” uma vibração de gol entre nós.

    Mestre da dedicação ao clube e aos amigos, como Garrincha, mestre do talento e lider nato, foi o primeiro lateral esquerdo a avançar e fazer gol, como fez na Copa de 1958. Refinado, craque nos tempos dos craques, está incluído na seleção do século XX do futebol mundial e está no hall da fama da FIFA.

    Mas, mais do que o jogador, perdemos a presença do homem Nilton Santos. Da pessoa Nilton Santos, que ia no vestiário incentivar os jogadores que vieram depois dele, como em 1989, na decisão contra o Flamengo. Descansa em Paz, mestre…e que nossas bandeiras alvinegras fiquem a meio pau.

    Triste quarta-feira, dia 27 de novembro de 2013, para nós, botafoguenses, e para o mundo da bola.

  • E la se foi o nosso Nilton Santos.O maior lateral esquerdo que esse planeta já viu jogar.Encantou o mundo vestindo apenas duas camisas. Da sua pátria e do seu clube de coração.Eu so tenho que agradecer ao genial Nilton Santos.Descanse em paz guerreiro.Se esse atual elenco tivesse um porcento do respeito,dignidade e amor que vc teve pelo nosso Botafogo,com certeza nossa situação nos gramados seria bem diferente.

    • fernando alves

      Boa, boa, muito boa meu caro Chicão. Valeu !!!!!!

  • jose carlos monteiro

    Não existem palavras que possam definir Nilton Santos homem atleta jogador torcedor do único clube que amou honrou. A nação alvinegra só pode lamentar a perda desta grande ser humano que foi Nilton Santos o maior lateral que o mundo já viu. A nós torcedores creio que ele apreciaria muito se nos lotássemos o maraca contra o criciúma e prestaríamos uma última homenagem no palco onde ele nos deu grandes alegrias.

    • ZUZAFOGO

      VAMOS TODOS LOTAR O MARACA! Todos que criticam nossa torcida verão do que somos capazes quando temos motivação. Homenagem a esse ídolo e mito é mais do que motivo. É obrigação!

  • oliveira fogo

    A vida é assim! Estamos de luto; mas com a certeza de que ele já está batendo bola com o grande Garrincha e outros ilustres Botafoguenses que também já nos deixaram, nas que serão eternos nos corações de todos Botafoguenses!

  • Mc

    Fique com Deus nosso eterno ídolo Nilton Santos. Acho que deveríamos fazer uma campanha em homenagem a ele, trocando o nome do estadio joao havelange ,vulgo engenhao, para estadio Nilton Santos, NILTAO.

    • fernando alves

      Este é pedido que todos fazem, homenagear os que merecem, ou então troca o nome de alguns estádios. Por exemplo;

      1. São Januário troca para Eurico Miranda.
      2. Maracanã troca por Ricardo Teixeira.
      3. Morumbi troca por Maluf.
      4. Itaquerão troca por Kia Joorabchian.
      5. Mineirão troca por Perrela.
      6. Aberto para sugestões de troca de nomes de estádios.
      7. ……………………………………….

      “A ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito.”
      (Machado de Assis)

      • FLAPENTATRIHEXA

        Fernandoca, é verdade que vo6 “rouba” algumas moedinhas do cofrinho da sua filhinha, pra comprar esses teus livrinhos?…”não mente, diga a verdade!..kkkk

  • Carlos Pololoca

    Descanse em paz, padrinho!!!!

  • Tenho umas 7 fotografias com o Nilton Santos, ele deixará saudades a todos os botafoguenses de coração…que Deus o agarre e o escale como lateral esquerdo na seleção do céu…
    Quanto aos demais comentários do tipo: Vamos lotar o Maracanã e etc, gostaria de lembrar que o Botafogo , por meio desse elenco medíocre, sendo nos decepciona nas partidas decisivas, e com o estádio lotado eles fatalmente ficarão tentados a nos decepcionar de novo. Não acredito nesse elenco, não acredito nesse técnico e não acredito nessa diretoria. Se conseguir uma vaga na Libertadores significará a permanência do Oswaldo no ano que vem, eu, sinceramente, espero que não consigamos. Prefiro a saída desse tecnico mediocre, medroso e soberbo. O Time tem que ganhar e ele mantém o esquema bisonho de 1 atacante, um time que não chuta a gol.
    Eu não consigo torcer contra o Botafogo. A estrela solitária é como uma puta com quem a gente casou, ela pode nos desiludir, decepcionar e nos trair o tempo todo, mas a gente não consegue largar a peste.

  • paulo cesar oliveira

    O futebol está de luto, se foi a Enciclopédia. Com a partida dele a trinca de ouro do Botafogo que mudou a história do futebol, Nilton Santos, Didi e Garrincha, agora está no céu. Seus feitos, sua historia, sua grandiosidade o tornam imortal. Descanse em paz, Nilton Santos !

  • Essa é uma perda tão grande pra história do Brasil que as bandeiras do Brasil deveriam ficar a meio-mastro homenagem mais do que justa por quem tanto fez pelo Brasil, pelo futebol e pelo Botafogo e para aqueles que torcem para que o Botafogo fique fora da libertadores digo, torcer contra o Botafogo é a maior anti-homenagem feita ao maior idolo de todos os tempos do Botafogo.

    • Loco Rodolpho

      LIBERTADORES é obrigação, para homenagear o nosso imortal.

  • Luiz Henrique

    E no dia da perda de Nilton Santos, deu o que se sabia que daria nos jogos de hoje: o Flamengo, eliminou em cascata 4 das 5 equipes que estão no G5 do Brasileirão: Cruzeiro, campeão; Botafogo, 5o colocado, mas que esteve o campeonato quase todo no G4, Goiás e Atlético Pr, este vice-lider. Já se sabia que, sendo um torneio mata-mata, e tendo feito 1 gol fora, dificilmente perderia o título para a mediana equipe do Paraná. Não que tenha um timaço(a zaga é assustada e fraca, o meio não cria tanto), mas no momento em que o Furacão partiu pra dentro, levou 2 gols. Era mais ou menos o que se esperava, talvez um pouco mais de domínio do time carioca, mas o goleiro do urubu praticamente não fez defesas.

    E a Ponte jogou bem, com apoio da torcida, o São nem de longe foi a equipe que enfrentou o Botafogo, e com o empate vai à final da Copa Sulamericana. Pra mim, se a Ponte for campeã, seria uma enorme conquista para eles, mas acho que é zebra.

    O Botafogo, de luto com a perda da enciclopédia, tem mesmo que buscar o G4 ou G3 para alcançar o seu objetivo. Mas, a maioria de nós já esperávamos estes resultados.

    SAN

    • Se o Botafogo não tivesse jogado aquele segundo jogo contra o Flamengo de forma tão covarde e vergonhosa,o Botafogo tinha tudo para fazer uma bela homenagem ao eterno Nilton Santos.Mas faltou naquele dia,na goleada humilhante de 4 x 0,o que sobrava no Nilton Santos.Respeito ao clube,a torcida,dignidade,vergonha na cara.E claro que estava torcendo para o Atletico PR.Mas eu já sabia que seria muito dificil esse titulo escapar do time da Gavea.Por mais que eu não goste do Flamengo,e não gosto mesmo,mas os caras comem a grama se for preciso.Completamente diferente desse time apatico,sem garra,sem alma,dirigido por um tecnico acomodado,que e o atual time do Botafogo.Quem sabe alguem na preleção,conte a historia do Nilton Santos a esses jogadores.Quem sabe eles criam vergonha na cara,e honrem a camisa que o maior lateral direito do mundo colocava num pedestal.

  • O que é isso, 5 pessoas no velório do maior ídolo botafoguense, acho que ele merecia uma grande homenagem em sua despedida. Esse sim amou o Botafogo.Ainda dá tempo de reparar o erro, cadê a torcida , para os familiares ver o quanto ele era querido. Vamos deixar de lado o computador e homenagear pessoalmente. ” DESCANSE EM PAZ NILTON SANTOS ”
    Castilho Dom Fredom

    • saufogo

      Nem na morte de um grande ídolo do futebol, não só do Botafogo, mas do futebol mundial, você deixa de falar babaquices. Por outro até entendo, o maior ídolo de vocês (Rivelino) torce para o Corinthians. Não vou te xingar agora em respeito aos torcedores do Botafogo, familiares e amigos do Nilton Santos, pois todos estamos muitos tristes com o falecimento da Grande Enciclopédia do Futebol.

  • Nilton Santos craque fora-de-série mestre.

    Amante do Botafogo.
    Este vale mais do que dez títulos mundiais.
    Do tempo em havia caráter.
    Do tempo em que a torcida sorria.
    Nunca perdeu uma decisão.
    Do tempo em que se escrevia a história do melhor futebol.
    O tempo ficou parado no número 6 de sua camisa.
    O gramado ficou marcado com a arte de seus pés.

    Descanse em paz!!!

    • Loco Rodolpho

      Se são suas estas palavras, parabéns pelo texto.

  • Torcedor Fogao

    Espero que essa torcida medîocre levante a bunda do sofá e por esse cara lote o estádio e, sem mimimi, apoie o time a trazer ao menos uma bendita vaga nessa merda de Libertadores.

    • Loco Rodolpho

      E eu, espero que este TIME MEDÍOCRE pelo menos honre a dedicação e o amor que o NILTON SANTOS tinha pelo BOTAFOGO e ganhe a vaga da LIBERTADORES 2014, para o torcedor começar a comparecer em massa e deixar de ser chamado de medíocre por outro medíocre que defende esta atual mediocridade.

      • Eu também espero caro Loco Rodolplo, eu também espero como você disse:

        “que este TIME MEDÍOCRE pelo menos honre a dedicação e o amor que o NILTON SANTOS tinha pelo BOTAFOGO e ganhe a vaga da LIBERTADORES 2014, para o torcedor começar a comparecer em massa e deixar de ser chamado de medíocre por outro medíocre que defende esta atual mediocridade!”
        Valeu Loco.

  • FLAPENTATRIHEXA

    QUEBRA TUDO MENGÃO!!…quebra tudo mengão!!!….FICARAM TODOS QUEBRADOS!!kkkkkkkkk

    EU JÁ ESTOU TREBADO…TRICAMPEÃO!!…TRICAMPEÃO!!….

    FERNANDOCA E A MARIA FORAM VISTOS ENROLADOS COM UMA BANDEIRA DO BOTAFOGO DO LADO DE FORA DO MARACANÃ, E COMO ESTAVAM DEITADINHOS; OS TORCEDORES RUBRO-NEGROS JOGARAM ALGUMAS NOTAS DE REAIS EM CIMA DELES, E DEPOIS DIZEM QUE SOMOS SEM GRANA..kkkkk

    O 1º CAMPEÃO DO NOVO MARACANÃ SÓ PODERIA SER O MENGÃO…E COM UMA RENDA DE QUASE 10 MILHÕES DE REAIS…RECORDE ABSOLUTO DA MAIOR TORCIDA DO PLANETA…

    E VO6 VIRAM O TAMANHO DA TAÇA…A SALA DE TROFÉUS JÁ ESTÁ ABARROTADA…ESSA VAI FICAR DO LADO DE FORA..kkkkkkk

    ESTOU TREBADO… TUP..TUP…ESTOURADA MAIS UMA CHAMPAGNE…E VO6 ACHAM QUE VOU BEBER CACHAÇA, É RUIM!

    e JÁ ESTÃO TODOS CONVIDADOS PARA O MEU CHURRASCO LÁ EM CALDAS NOVAS/go NO MEU SÍTIO NO INÍCIO DE DEZEMBRO, VIRAM?..UC..UC..UC..

    • Mauro

      Meu caro FLAPENTATRIHEXA;

      Para ficar mais completo, sugiro a alteração de seu codinome para ,FLAPENTATRIHEXATRI, o que achas da idéia.

  • FLAPENTATRIHEXA

    E MESMO TREBADO..AINDA POSSO DIZER UMA COISA PRA TERMINAR…

    ESSE TÍTULO FOI NA MARRA, FOI SUADO, FOI COM MUITA LUTA, COM MUITA DEDICAÇÃO DESSES JOGADORES A MEIA BOMBA, O ELENCO É LIMITADO, MAS HONRA A CAMISA.

    E O FLAMENGO É O LEGÍTIMO CAMPEÃO DA CB; POIS DERROTOU ADVERSÁRIOS FORTES E ESTAVA DESDE O INÍCIO DA COMPETIÇÃO..INTEIRA JUSTIÇA, VÃO NEGAR?..VÃO DIZER QUE FOI ROUBADO COMO SEMPRE; MAS NÃO FAÇAM ISSO, MESMO QUE ESTEJAM ABORRECIDOS, SENÃO VO6 SERÃO CASTIGADOS, VIRAM?KKKKK

    EU VOU PRA LIBERTADORES..EU VOU…EU VOU PRA LIBERTADORES..EU VOU!!

    MAS SE VO6 NÃO QUISEREM IR ..EU VOU SÓ…EU VOU SÓ!!

    TENHAM UM BOM DIA, PQ O MEU JÁ ERA..ESTOU TREBADO….MAS COM PORRE DE CHAMPAGNE…..UC..UC..UC..

    MENGÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOTRICAMPEÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DO BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    • ZUZAFOGO

      Não da pra dizer que foi roubado. Esse seu último post esta perfeito, só que ninguém aqui acredita em porre de champagne. Mulambo só com 51(no máximo) ou cola de sapateiro. Vá pra maracangalha!!!SAN

  • Renato “O Russo” Velloso

    Muito obrigado ENCICLOPÉDIA!!!!!!!!!

  • Renato “O Russo” Velloso

    Em tempo: Em meio a grande tristeza pela perda de nosso grande ÍDOLO, queria agradecer a Diretoria, Comissão Técnica e principalmente ao elenco do Botafogo de Futebol e Regatas por mais uma humilhação de ter que aturar a torcida da mulambada a nos sacanear mais uma vez!!!!E em saber que até a Ponte Preta, time de segunda categoria do futebol brasileira, está nas finais da Sulamericana me faz refletir muito sobre tudo dentro do Botafogo que agora pela memoria de Nilton Santos tem de disputar e ganhar a Libertadores de qualquer maneira e isso é o mínimo!!!!!!

  • Loco Rodolpho

    A morte do nosso ídolo NILTON SANTOS trouxe-nos uma descoberta.

    – Com certeza o departamento de marketing vai realizar ações do gênero, mas qualquer homenagem será pequena para o Nilton Santos – afirmou Chico Fonsesa, que, ao lado de outros dirigentes, representou o presidente Mauricio Assumpção, que não pôde comparecer ao velório, pois está em Zurique (SUI), na Fifa, pela CBF.
    _____________________________________________________________________________

    O que o OMISSÃO esta fazendo lá na SUIÇA pela CBF? Será que virou um office boy do MARIN?
    Será que ele possui o mesmo atributo do PAULO BARRETO, que é de massagear sacos alheios?
    Será que ele esta fazendo um caixa 2, com o suposto dinheiro desviado das contas alvinegras?
    Será que ele não é mais o presidente do BOTAFOGO, e sim da CBF?

    Na verdade o que realmente temos certeza, é que ele CAGA E ANDA para o futebol do BOTAFOGO, deixando nas mãos de dirigentes incompetentes e deste TREINEIRO PANELEIRO e sem sangue que é o OSWALDIOTA.

  • Loco Rodolpho

    A verdade é que se o NILTON SANTOS não sofresse do MAL DE ALZHEIMER, ele já tinha infartado a muito tempo de desgosto com este BOTAFOGO de hoje, que não mostra nenhuma vibração e empolgação ao seu torcedor, que vive utilizando a torcida como BOI DE PIRANHA para os seus fracassos e que não ganha nada de expressão, a não ser um VEXAME atrás do outro. A grande verdade é que o time e o clube de hoje desagrada a muitos no quesito futebol, mas ainda acredito que naquela cadeira de presidente sentará uma pessoa que tenha AMOR AO BOTAFOGO, que seja TORCEDOR DE VERDADE, e que faça tudo pelo clube e pelo TORCEDOR, na busca pelos títulos e reescrevendo o nome do nosso GLORIOSO na história do futebol brasileiro e mundial.

  • RS

    Ele foi depositar o dinheiro da patida
    que vendeu para o flamengo.

  • Flapenta, meus parabéns, é como vc falou time prá lá de limitado, mas honraram a camisa dos molambos, ir para a Libertadores vc6 vão , mas com certeza se for com esse time , volta logo , o Fluminense com aquele timaço não ganhou, acabou a era dos Cobreloas, o mundo globalizou…
    A única coisa boa desse título e que dessa forma o Furacãozinho, não vai poder entregar o jogo contra o WAscú, e dessa forma prejudicar o Coritiba e o meu Fluminense interessados direto em sua vitória, vão ter que lutar para conseguir a vaga na Liberta. O que temos que reconhecer é a dedicação desses peladeiros quando colocam o que vc6 consideram ” MANTO “,um exagero.
    ST/Castilho Dom Fredom

    • FLAPENTATRIHEXA

      Obrigado Castilho, mas vc sabe que gosto de brincar com todos; mas brinco no “tete a tete”, todo mundo junto, futebol é essa paixão sem limites. Eu digo que todos torcem muito para os times caírem de divisão, sòmente para sacanear os seus adversários, como forma de prepotências extremas; mas isso não é bom, pq destroi muito o ser humano, cria muitos rancores; enfim não é coisa sadia, mas faz parte, fazer o que, não é?
      Agora vc já pensou se os 2 caírem, como ficará o RJ no ano que vem?..muito ruim, né mesmo?..e os paulistas deitando e rolando, que já são chatos no normal, agora imagina essa situação?SRN

      ps..Castilhito, já não temos mais jogadores como antes; pois a maioria são peladeiros e ruins, inclusive no teu Flu, né não?

  • Coisas do Futebol:
    Fluminense Campeão Brasileiro de 2012, tenta não cair para a Série B.
    Corinthians-Campeão do Mundo, participação bisonha no BR/2013.
    Ponte Preta- Finalista da Sulamericana, caindo para a Série B
    Framengo-Campeão da Copa do Brasil 2013, se livra da Série B , faltando 2 rodadas, esse é o mundo louco do futebol. E temos que aturar a molambada
    Castilho Dom Fredom

  • fernando alves

    Meus caros amigos que merda!!!!! Morreu a enciclopédia mundial.

    1. Sempre usou camisas de seleções, a do fogão e da brasileira.
    2. O melhor lateral esquerdo de todos os tempos, do botafogo, da seleção e da FIFA escolhido pela própria FIFA.

    3. Na porta do hospital uma placa que dizia seja benvindo só não fale má do Botafogo.

    4. Valeu !!!!!!! Niltão.

    A proposito;

    De manhã escureço
    De dia tardo
    De tarde anoiteço
    De noite ardo.

    A oeste a morte
    Contra quem vivo
    Do sul cativo
    O este é meu norte.

    Outros que contem
    Passo por passo:
    Eu morro ontem

    Nasço amanhã
    Ando onde há espaço:
    – Meu tempo é quando
    (Vinicius de Moraes)

    Obs:

    Outro botafoguense, a cada dia estamos mas fortes no céu.

    • Loco Rodolpho

      O problema que na terra, as coisas estão ficando inversas amigo, pois os cacarecos de times que estas INGESTÕES do BOTAFOGO montam, não ganham nada e não atraem novos torcedores para si.

      Neste compasso estaremos fadados a extinção.

      • fernando alves

        Não resta duvidas meu caro Loco. Apenas o tempo proferirá.

  • saufogo

    Nilton Santos, foi o maior lateral esquerdo de todos os tempos segunda à FIFA. E digo mais: nunca mais irá existir outro igual. Simplesmente espetacular! Infelizmente não o vi jogar, mas meu pai sempre dizia que ele era extraordinário no trato com a bola. Que o nosso eterno ídolo descanse em paz e que lá do céu possa nos ajudar um pouco, por que os homens que comandam o Botafogo aqui na terra não estão muito afim de ajudar o clube.

    • henriqui reina

      Saufogo, ele tinha tanta intimidade com a bola que a chamava de ¨TU¨. Abraço.

  • jose carlos monteiro

    É e foi um grande atleta e homem merece todas as homenagens que se puder fazer. Seria muito bonito se todos os torcedores do Botafogo se conscientizassem e lotassem o Maraca no último jogo contra o criciúma todos com bandeiras, fazendo um mosaico , cantando seu nome, com uma grande enxurrada de balões em preto e branco e entoando nosso lindo hino numa última homenagem no palco em que ele nos deu tantas alegrias salve a este que foi o maior lateral de todos os tempos e que jamais será esquecido pelo mundo. Fica ai minha proposta para que todos nesse dia saiam da frente da TV e vá ao estádio de corpo presente, se um dia colocamos 100.000 para ver uma final podemos colocar 80.000 para homenageia-lo.

    Saudações Alvinegras a todos

    • Loco Rodolpho

      Com certeza amigo, mas antes disto o time tb tem que fazer a sua homenagem, que é sacramentar esta vaga na LIBERTADORES 2014. Ganhar do COXA, infelizmente o mandando para a segundona, pois será um jogo dificílimo e atrairá a torcida para o jogo final contra o Criciúma.

      Quem não se lembra da partida contra o PALMEIRAS em 2009, quando o BOTAFOGO estava prestes a cair, o ENGENHÃO estava lotado, teve um foguetório do cacete que tampou a visão praticamente por 5 minutos o lado leste superior. Eu estava lá e com certeza estarei tb contra o CRICIÚMA.

    • ZUZAFOGO

      Concordo com vc. É o mínimo que a dita apaixonada torcida pode fazer. Mataríamos dois coelhos com uma só cajadada, ou seja, homenagiaríamos nosso ídolo e mostraríamos a todos que o BFR não esta morrendo. De lambuja,até quem sabe, poderíamos assistir ao jogo.SAN

  • fernando alves

    Meus caros amigos o nosso blog também e cultura, veja o nivel das expressões e confirme que ser botafogo e ser diferenciado.

    “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”.
    (Vinicius de Moraes)

    • FLAPENTATRIHEXA

      essa manchete saiu em um dos jornais populares do Rio:” EUA SE RENDEM A FERNANDONA/ca”…E MAL SABEM ELES QUE VO6 ESTÁ TÃO DESENCONTRADO NA VIDA, NÉ MERMÃO DIFERENCIADO?kkkk

      • fernando alves

        Meu caro pensa “Vagabundão” da altura que estou não esta dando para ver as coisas pequenas, inúteis e vulgares da vida. Portanto não consigo enxergar-te. Valeu pobre coitado!!!!!!

        • FLAPENTATRIHEXA

          Fernandoca, tu estás falando sério, ou é mais uma de suas brincadeiras fantásticas?kkkkk

          ps…quanto a conseguir enxergar, isso é vero; pq és um cego diferenciado, viu?..e segundo a boca maldita, dizem por lá que o seu “olho” bom é o de trás, vai negar?kkkk

  • Aantosntonio Rafael dos S

    Tudo o que dito sobre Nilton Santos, toda e qualquer homenagem que lhe for feita, será muito Nilton é daqueles que não morrerá nunca! Saudações Alvinegras!

  • Fernando

    Quando eu era criança, vi Nilton Santos jogar ao lado de Garrincha, Amarildo, Quarentinha, Zagalo, Didi e Manga. Um timaço que ganhou o nome de “GLORIOSO”. Nilton era uma fera na lateral esquerda do Botafogo (único time em que jogou a vida inteira) pois nenhum ponta direita conseguia ultrapassar por ele com aquela sua categoria e elegância vestindo a camisa que sempre amou de verdade. Descanse em paz, caro Nilton, e esteja certo de que milhões de botafoguenses oram por você. Sou torcedor do Botafogo como quase toda a minha geração devido ao fato de ter existido gente como você, que sempre honrou o nome do Botafogo, bem diferente dos dias de hoje onde somente o dinheiro prevalece. O amor pelo clube acabou. Que as almas benditas e os espíritos de luz estejam com você no céu, querido Nilton Santos.

  • Manoel

    Acho que, como homenagem, deveria-se aposentar a camisa 6! Ninguém jamais conseguirá envergá-la como ele fez!
    E é triste perceber como o amor, paixão, dedicação e trabalho de Nilton não tenham sido levados à frente no Botafogo. Infelizmente, não conseguimos dar sequência aos títulos que eles e muitos conquistaram.
    Será que o grupo atual vai, pelo menos e enfim, dar-nos uma consolação com a classificação para a Libertadores???
    Que Nilton nos abençoe!

    • Loco Rodolpho

      Amém!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  • antonio henrique governador valadares

    agora é g3, é perigoso este time vagabundo do atletico paranaense ganhar o dois jogos que restam, mas o melhor castigo pra eles e também pra nós que não temos culhões é ficar de fora, até a ponte preta tá decidindo, já chutei o balde, vá pra pqp.

  • saufogo

    Voltando a falar sobre este time de Mariquinhas do Botafogo. Caso o time empate uma e ganhe outra é bem provável que fique em quarto no Brasileiro. Para quem almejava título, esta posição na tabela torna-se ridícula. E com certeza vou torcer para Ponte Preta ser campeã da Sul-Americana. Não quero de jeito nenhum passar vergonha no maior torneio de clubes das Américas assistindo Henrique, Hyuri, Alex, Júlio César, Sassá e Cia fazendo um monte de merda em campo, além de aturar aquela múmia de braços cruzados na beira do campo.

  • Mauro

    A vida é assim mesmo, enquanto meia duzia choram uma NAÇÃO sorrir. kkkkkkkkkk

    • Loco Rodolpho

      MAURICA vai sorrir na puta que te pariu, babaca.

      • D2

        Quero ver tu sorrir com meu PAU na tua boca, respeite a honra do maior lateral esquerdo que o mundo já viu e nunca mais verá, independente do clube que ele jogou, e representou mt bem, estamos falando de uma pessoa integra e de carater, o que hj quase não tem mais.
        Logo, comemore seu titulo, mas não zombe dos mortos.

        Até pq ele apenas foi escalado pra bater uma peladinha no céu, mas estará vivo em nossos corações alvinegros e todos os amantes do bom futebol!!!!!!!!!!

        Descanse em paz, eterna enciclopédia do futebol!!!! Manda um abraço pro Garrincha e aí de cima dê uma ajuda para voltarmos aos velhos tempos!!!!!!!!!!!!!!!!

        Libertadores tbm iremos, eu acredito!!!!

        Irei ao maraca lhe homenagear!!!!!!!!!!!!! Espero que nossa torcida vá em peso!!!!!!!!!

        Saudações Alvinegras!!!!!

        • Mauro

          Primeiramente jamais iria zombar dos um morto, acredito que você não leu o que escrevi, mais vou repetir só para você e veja se tem alguma zombaria nas minhas palavras.

          “A vida é assim mesmo, enquanto meia duzia choram uma Nação sorrir”, onde esta a zombaria com o morto no “meia duzia”?????????????????????????????????????

          • O ETERNO “Nilnton Santos” foi para o céu e o sr. indiretamente insinuou e deu a entender um ato de maldade e malícia.

            “A vida é assim mesmo, enquanto meia duzia choram uma Nação sorrir” onde esta a zombaria com o morto no “meia duzia”

            A vida é assim mesmo:
            – Um dia todos marreremos.

            Enquanto meia duzia choram uma Nação sorrir.
            – Meia duzia de Botafoguenses choram o falecimento do ETERNO NILTON SANTOS a Nação Rubro Negra sorrir o título de campeão da Copa do Brasil.

            Portando o sr. é sim um grande FDP que não respeitou o falecimento do ETERNO “NILTON SANTOS” e Nação Botafoguense.

      • Mauro

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,pronto já sorri.!!!!!!!!!!

        • Mauro,o que vc não entende e que Copa do Brasil tem todo ano.O propio Botafogo pode conquistar em 2014,15 ou seja lá o ano que for.Mas Nilton Santos so tinha um.Brasileiro e Botafoguense.Esse, eleito pela FIFA o melhor lateral esquerdo de todos os tempos,so vestiu duas camisas em sua gloriosa carreira.A do Brasil,seleção em que sua presença foi fundamental para a conquista do Bi campeonato mundial,junto com outro Botafoguense mundialmente conhecido,Garrincha,e a do Botafogo,que tornou o clube de General Severiano o decimo segundo time mais importante do seculo XX.

    • O sr. é um tremendo de um FDP quero ver quando a FDP da tua VAGABUNDA DA TUA MÃE morrer se alguém vai respeitar a MORTE dessa FDP. Sr. Mauro o sr é um tremendo de um FDP, viu seu FDP do CARALHO?
      Morra seu DESGRAÇADO do CARALHO.

  • Eugenio Menezes Duarte

    Volto a dizer: Todos os que amam o bom futebol devem exigir que o Engenhão passe a se chamar a partir de agora Estádio Nilton Santos.

  • DINHO FOGO ES

    NILTON SANTOS,O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS SEM DUVIDAS DESCANSE EM PAZ. AGORA NOS TORCEDORES DO FOGÃO,TEMOS QUE ATURAR ESTES BOSTA AMARELÕES,E O TREINEIRO DE MERDA, E O SOFRIMENTO CONTINUA.

  • paulo cesar oliveira

    É lamentável que sendo o post em homenagem a um gigante falecido ONTEM torcedores de outros clubes venham aqui falar de seus louros, e até nossos torcedores desvirtuarem o assunto. Ninguem está proibido de sacanear , zoar e vibrar com suas vitorias ou com as derrotas dos outros , mas aqui se está conversando sobre uma perda de repercussão global, porque não abrem outra linha pra vomitar seus improperios ? Povo sem luz esse nosso.
    Uma vida nobre a do Nilton Santos, jamais esteve nessa esparrela e muitas vezes foi aos antros resgatar companheiros para treinar. Um brasileiro diferente, deveriam respeitar sua memoria e parar com essas bravatas nesse post. Continuem com suas mensagens estúpidas amanhã , se não tiverem mensagem para a memoria do Nilton, deixem conosco, os torcedores sérios. Saudações alvinegras e sentimentos a todos.

    • Marco Aurelio

      Nilton Santos morreu antes do Flamengo conquistar seu nono título nacional. O Botafogo empacou nos 2 títulos. Virou time pequeno. Crianças tem vergonha de serem botafoguenses. Nas escola, de cada 10 alunos, 7 a 8 são flamenguistas. O único clube de ponta do Rio é o Flamengo, e o menor entre os 4 que são chamados de grandes é o Botafogo. Sem renovação de torcida, claramente o Botafogo caminha para ser apenas um clube “histórico” e sua torcida ficará em torno de 0,5% da torcida, próxima a da Portuguesa. Clube que já afamado e grande, cada vez mais o Botafogo será um clube em decadência.

    • FLAPENTATRIHEXA

      Meu caro PC, concordo contigo, viu?

      Eu jamais brincaria com a morte do eterno Nilton Santos; pois já brinquei com ele em vida, graças a DEUS, um cara muito humano e fazia bem o social; e infelizmente sua morte chegou em dia festivo para o CRF; portanto perdoa-nos por certos atos efusivos aqui no blog; pois tb já sou velho, um dia desses estarei indo, igual a ele…FELIZ!..que descanse em paz, né mesmo?SRN

  • saufogo

    Os jogadores e dirigentes do Botafogo vivem reclamando da pouca presença da torcida dos jogos no Rio. Pois bem, ganhem do Coritiba, que vocês verão o Maracanã com pelo menos 50 mil presentes no jogo contra o Criciúma. Agora, se empatarem ou perderem, como querem que a torcida encha a porcaria do estádio. Um time, que na hora da verdade, sempre refugou. Bastou o jogo ser decisivo, que o time perca feio: 3×0 para o Cruzeiro e 4×0 para o Flamengo. Além disso, houve as derrotas em casa para Bahia, Ponte Preta e Grêmio, este com um a menos desde o primeiro tempo.
    Não há torcida que suporte, o clube não ganha nada de importante há 17 anos e ainda querem que encham estádio depois de tomar de quatro para o Flamengo?

MaisRecentes

Os outros que reclamem de Godger!



Continue Lendo

Confio no Roger



Continue Lendo

O maior será o primeiro



Continue Lendo