Não é hora para desespero



Caros alvinegros, a situação até que se complicou um pouco depois do empate com a Lusa, na noite de quarta-feira, no Maracanã. Sinceramente, esperava uma vitória, mas vamos manter a confiança. Não podemos ter desespero. Não podemos repetir os erros do passado.

Vocês não entendem minha confiança, mas não posso crer que o meu, o nosso Glorioso, vá deixar a vaga na tão sonhada Libertadores para o time do Goiás. Sinceramente, não acredito. O Atlético do Paraná também não será problema. Eles vão chegar à Libertadores pelo Copa do Brasil. Vão vencer a final contra os molambos e não precisarão da vaga do Brasileirão.

Falando do jogo com a Portuguesa, como abusa de perder gols este Elias. Meus Deus. O garoto trazido pelo Oswaldinho já mostrou capacidade, mas nos últimos jogos está abusando da minha paciência. O tripa seca do Rafael Marques já está me irritando novamente. Daqui a pouco vai estar reclamando da sorte.

Mas vamos ter calma e a confiança. Sábado estarei no Maracanã torcendo e incentivando o time. Esse é o papel do torcedor. Torcer e incentivar. Claro, às vezes, temos que cobrar, vaiar, mas sempre com respeito e não fazer como foi feito por alguns no início da semana. Mas isso é assunto para outro dia.



  • TORCER PELO BOTAFOGO É UMA QUESTÃO DE FÉ E DE IRRACIONALIDADE! – Como disse um certo moço no tópico anterior: “Ser Botafoguense é muito mais que torcer para um time, é ser como um soldado que, apesar de perder todas as batalhas, nunca desiste da guerra, ainda que gravemente ferido, se recupera e volta pra luta”. Por acaso, amigos, existe algo mais louco e irracional do que isso? Quem, senão o nosso torcedor mais verdadeiro, seria capaz de portar-se como se fora um soldado que, apesar de todas as batalhas perdidas, ainda assim, cresse na possibilidade de, um dia, vencer uma guerra já considerada perdida, por todos os outros ao redor? Só mesmo o mais fiel torcedor se propõe a isto! Infelizmente, poucos de nós tem a fleuma do herói para persistir assim quando exausto, contudo, ainda ouvir a sua voz interior a lhe comandar: persiste! Ser torcedor do Botafogo não é algo para qualquer um! Eu mesmo, como o Papa Francisco em relação à sua fé, quantas vezes não pensei em desistir de tudo e ficar apenas a curtir a vida, por conta das tantas dores e decepções acumuladas pelo nosso time em campo? Quantas vezes não me questionei quanto à razão que faz me parecer ser tão masoquista, para comigo mesmo, a ponto de insistir em torcer, por um time que me causa tanto sofrer? Quem há de saber porque nos sentimos presos às nossas mães mesmo tendo plena consciência de que os cordões umbilicais que nos ligavam, há muito já se encontravam cortados? É esta mesma sensação que temos em relação ao clube porque torcemos, quando nos dispomos a dele nos afastar! Dominados por nossas revoltas interiores, decidimos romper com ele todos os laços e, quando pensamos ter resolvido tudo, nos deparamos fazendo exatamente tudo que havíamos dito nunca mais fazer, né mesmo? Torcer por um clube de futebol como o Botafogo, é o mesmo que se dispor a distorcer a própria condição de torcedor e de própria sua consciência para se deixar ser uma vítima fiel de algo que nos castiga, nos bate, nos deplora e que, depois, como se fora uma mãe, nos afaga com uma meia vitória que, nos fazendo sorrir, minimamente, faz-nos ainda assim pensar que tudo que nos acontece é absolutamente do jogo, bom e normal a todos que se façam torcedores do que quer que seja! Por fim todo torcedor, amigos, é um fiel de um Deus (ou não seria de um clube?) de quem sabemos ser meros cativos, posto que, só o que ele nos faz, prevalece, independentemente do que queiramos ou quisermos, né mesmo?! Ser torcedor, enfim, é aceitar que o clube seja o ditador de nossas próprias vidas, dores e sorrisos como o próprio Deus tem sido, quem me nega?! Que católico ou muçulmano não tem a mesma expectativa em relação ao Deus porque torcem ou têm a sua fé?

    • Evandro

      Sábias suas palavras

    • O GOLEIRO JEFERSON SERÁ O NOVO BARBOSA! – De uns tempos para cá, sem que entendêssemos perfeitamente a verdadeira razão, temos notado existir por conta da nossa mídia certo lobby em favor da presença do goleiro Jeferson na nossa Seleção com vistas ao Mundial de 2016, cuja final será realizada no Maracanã, a exemplo do que ocorrera em 50! Eu confesso que fiquei um tanto cismado com isto porquanto me perguntava como seria possível a esta nossa mídia o cegar-se para o fato de que o goleiro Jeferson tenha feito um Brasileiro sofrível e em que ele tomou tantos ou mais gols do que os que conseguimos fazer em toda competição? O que estaria por trás de todas as loas que lhe tem feito essa nossa mídia se no próprio Botafogo, desde que o Jeferson nos chegou nenhum título mais importante que os tais Cariocas ele conseguiu conquistar para o clube? Que grande goleiro é este cujo curriculum não traz qualquer título de expressão conquistado por ele para o seu clube? Algo de errado teria que estar por trás desse imbróglio, com certeza! Foi aí que me veio o estalo: ante a possibilidade de vermos o Brasil repetir o fracasso de 50, era preciso já se ter a quem se culpar, como a mídia da época fez ao Barbosa, naquela oportunidade! E a razão do lobby em favor do Jeferson patrocinado por toda mídia nacional me ficou mais clara e lógica! Ainda que pareça delírio, para alguns, o objetivo da mídia é o de transformar o goleiro Jeferson no bode expiatório capaz de justificar o novo fracasso brasileiro em mais uma final no Maracanã ou antes dela! Claro que a, futuramente, se culpar ao Júlio César ou ao Cavaliere, será mais razoável e compreensivo culpar-se ao Jeferson, por seu já conhecido e confirmado vício em tomar gols em todos os seus jogos, no Botafogo! Claro que parte dos gols que ele toma em nossos jogos decorre de sua tentativa em se poupar para se garantir na Seleção até lá… E assim, sem se dar conta do que esta mídia embusteira estar a preparar, desde já, o bode expiatório que a tudo e a todos justificará, ao fim do Mundial, a nossa torcida tem sido levada a acreditar em suas maquiadas qualidades! Como um novo Barbosa, o Jeferson, enfim, será sacrificado ante uma possível repetição do que vimos acontecer em 50, na final do Maracanã contra o Uruguai! Quem viver verá!

      • É melhor ler uma estupidez dessa do que ser analfabeto… Depois o Waso Sanitário ainda tem a coragem de dizer que não é racista… Nas linhas, o “profeta” do caos quer arrumar uma desculpa para um “possível” deslize da Seleção, mas nas entrelinhas culpa o Jefferson por racismo mesmo… para o bom entendedor meia palavra basta.

        • Que falta de argumento para melhor me contestar, hein, seu Fireman? O senhor como sempre, é vezeiro no usar o mesmo e batido pretexto do racismo, na tentativa de calar-me, né não? Pura bobeira sua! Um botafoguense, por mais radical que seja nos seu modo de falar e agir, jamais poderá ser acusado de racista! É também verdade que o chamado racista real jamais seria um botafoguense porque isto lhe seria totalmente contraditório em razão da cores que o clube possui! Mais honesto de sua parte, caro Fireman, seria entender que o mesmo que, acima, falei que poderá acontecer ao Jeferson, também, aconteceu ao Barbosa, exatamente por sua cor! No Brasil, queira o senhor ou não, é sempre mais fácil culparmos a um negro por qualquer fracasso do que a um branco que defenda um clube supostamente de elite ou um a clube anglo-saxão! Barbosa foi sacrificado à época por ser negro e oriundo do clube que ousou ir contra os tabus de então, no caso o Vasco da Gama! Tá evidente a razão do lobby que faz a mídia em prol do Jeferson, para ele vir a ser o goleiro da Seleção durante o Mundial! Ante a iminência de um fracasso, porém, por conta da falta de treinamentos sérios, que não vemos a Seleção fazer visando o Mundial, tá na cara que, se levarmos em conta o histórico do Jeferson no Botafogo, onde ele tomou mais gols do que todo o nosso time conseguiu fazer nos adversários durante o Brasileirão, ficará evidente que será ele o culpado já escolhido, vai negar?! Se o senhor não percebeu, note que eu lhe respondi sem necessitar dizer o que efetivamente penso do senhor, seu Fireman! Sua mãe não iria gostar de saber, com certeza, viu?

          • ZUZAFOGO

            Desesperado mesmo deve estar nosso sumido e estimado Castilho. Depois que seu ídolo manjarrola foi promovido a “rei do camarote”, Dom Castilho vive recluso e a espera de dias melhores.
            Eu ainda suspeito que o Fred só se reapresenta depois que o flu entrar de férias. Não acredita?

          • O Castilho vai estar em melhor situação que o Marcelo Crispim, com certeza, mestre Zuza! Apesar do Crispim ser o sujeito torpe que é, eu esperava que a bola da vez fosse mesmo o FlorminenC do senhor Castilho! Infelizmente, largos como são os tricolores, o Castilho vai se dar bem no seu torcer até o final!

          • Paulo Barretinho,

            Na sua falta de argumentos quer colocar a mãe no meio do assunto… Por que isso? Já que está falando de minha mãe, terei que colocar na sua qualquer argumento avantajado pra mostrar pra ela o quanto ela admira, gosta e faz questão de sentir e se divertir cada vez que é visitada.

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Você é a piada do blog.

          • Ela não iria gostar de saber o quanto o senhor é chulo, vil e desprezível, seu Fireman!

        • Sr. Fireman, vá fazer o seu curso A tão sugerido pelo presidente BARRETÃO. Veja que todos os representados do nosso presidente retornaram a blog, viu

          • O Paulo Barreto manda deixar claro a todos os senhores que ele nada tem a ver com a figura desse execrável que atende por Pinto Norego, gente! Ele também avisa que esse senhor não é, não foi e nunca será um dos nossos representantes!

      • Airam,entra no site Terra,e olha lá no TV Terra.O Oswaldo,perguntado por um reporter se cuspiu no torcedor,ele diz que sim,e fez por revide,ja que tinha sido ofendido pelo mesmo.Esse cara e um babaca,Airam.Não merece nenhum tipo de defesa da nossa parte.Ele,com aquele jeitão de monge budista,sacaneou o ano do Botafogo.Ele e o Seedorf poderia ter colocado a diretoria na parede e pressionar para que eles não desmontasse o time,principalmente a venda do Vitinho.Essa historia que tudo foi feito na surdina e que ninguem podia fazer nada e querer fazer a gente de idiotas,mas do que ja fazem.So com o dinheiro que o clube paga ao Oswaldo de Oliveira,Renato,Rafael Marques e o Seedorf,conseguimos montar um time muito mais competitivo do que essa mulambada que esta fazendo esse papelão.

        • Tudo bem Chicão! Eu não tenho qualquer interesse em defender ao OO! Apenas retruquei o seu posts em relação ao que li em O Lance e no site da Uol!

      • Alguém viu o Rafael Caneludo Marques fazer alguma coisa nos últimos jogos? Não? Pois eu também não vi. Por que será que ontem, pela primeira vez em dezenas de jogos, o Burraldo tirou o protegido? De certo é pra dizer: viram, tirei o cara e não ganhamos também… Mas alguém consegue resolver em 10 ou 15 minutos o que jogadores titulares não resolveram em 65 ou 70 minutos? Qual jogador que entra faltando pouco tempo pra acabar, pega uma bola do meio campo, dribla todo mundo e faz o gol? Alguém conhece algum jogador atual que faz isso? Então não podemos imaginar que os nossos reservas entrem e em tão pouco tempo resolvam tudo… é pedir demais.
        Creio que a torcida que compareceu merece nossos parabéns. Incentivou do começo ao fim. Seedorf e Cia não podem reclamar. Próximo jogo, no Sábado, a mesma coisa. Apoio até o final. Porém teremos dois jogos fora e não podemos contar com o apoio do torcedor, ainda mais vendo uma equipe que não ganha em casa… vai ganhar fora? É difícil, não é? Fora isso… só um milagre para a torcida comparecer no último jogo em casa. Se não estiver com a vaga na mão a torcida vai pegar no pé mesmo. Time sem vergonha, sem moral, sem vontade de trazer alegria ao torcedor que por várias razões pagam o salário desses jogadores que recebem um salário pra lá de polpudo e não correspondem em campo.
        Para o próximo ano… faxina geral. A começar por esse Oswaldiota e seu pupilo Caneludo. Eu apostaria nesses titulares atuais: Jefferson, Edílson, Dória, Julio César, Gabriel, Seedorf, Elias. No mais, efetivaria Dankler, Gegê, Octávio. Na reserva manteria todos os garotos da base: Sassá, Cidinho, Bruno Mendes… e por aí vai. Jogadores que estão no elenco com idade acima de trinta… fora. Fora! Fora! É como diz a música: não confio em ninguém com mais de trinta…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

        • Deixe de ser tonto, seu Fireman! O que quer que o senhor diga do Rafael Marques terá de dizer de todos os demais jogadores principalmente o Seedorf, o Jeferson, o Dória, o Bolívar, o Marcelo Mattos, o Elias, o Bruno Mendes e todos os demais que entraram em campo neste returno e fizeram a pífia campanha que ontem redundou no nosso afastamento do G-4, vai negar? Minta, mas não a ponto de querer confundir suas mentiras com a verdade dos fatos, meu caro!

        • Peter Pot@mus

          Calma Fireman, vamos raciocinar. O. Oliveira está com um pé fora do Botafogo e consequentemente, estaremos livres desse encosto chamado Rafael Marques. Mais a provável saída do burrosvaldo não deve mudar muito coisa, visto que ainda teremos que aturar, no mínimo, por mais um ano desta administração desastrosa do Maurício sonsão. Afinal de contas quem conduz a boiada é o presidente do clube, pelo menos em teoria. Cá entre nós, você ainda acredita em vaga para a Libertadores? Pode até ser que aconteça, mais isto não vai mudar em nada os vexames e micos dos últimos meses.

          • Engano seu, caro Peter! A saída do OO não fará necessariamente com que o Rafael Marques se vá também do Botafogo! Lembre-se que ele tem um longo contrato com o clube! A menos que o senhor se disponha a pagar, em nome do clube, a tal multa rescisória, o senhor terá que engoli-lo por mais uma temporada, no mínimo, tá?!

          • Peter Pot@mus

            Duvido que algum técnico que tenha bom senso e entenda minimamente o que futebol, aproveite o Rafael oreia. A criatura deve sair juntamente com o seu criador para onde este for. Talvez fosse melhor ele voltar para o Japão, lugar do qual não deveria ter saído.

          • Já eu duvido é algum técnico novo chegar ao Botafogo e ter coragem de deixa-lo à margem, se ele tem sido o principal nome do clube, depois da decepção que se revelou ser o Seedorf, caro Pot@mus! Não seja maldoso com o RM, cara! Ele jamais mereceria um pai como o OO!

          • ali reslan

            Peter pot@mus, tomara que esse imbecil do osvaldo saia mesmo , o problema é conseguir contratar um tecnico bom, depois que ele sair, eu queria o cuca, mas será muito dificil dele vir , o botafogo precisa de um tecnico competente que grite com os jogadores quando precisar , de um cara que entenda de futebol e nao de um banana como esse osvaldo que fica plantado como uma múmia na beira do campo assistindo calado os vexames de seus craques, como seedorf, rafael marques , elias etc.

          • Sua opção pelo Cuca revela apenas o Chorão que o senhor pretende continuar sendo! Eu não quero o Cuca nem como última opção! Botafoguenses que realmente tenham vergonha na cara e seja homens machos de verdade jamais haverão de querer esse inventor do CHORORÔ de volta! Ele foi o causador de uma das nossa maiores decepções, contra o River Plate, vai negar?! O nome certo para o Botafogo seria o Paulo Autuori, o pai do nosso maior título e orgulho!

      • jeferson

        Cara como esse cara é bobo e não é torcedor do glorioso, so fala bobagem alem de errar a data da final da copa do mundo que é 2014. o Jefferson é sim o melhor goleiro do Brasil atualmente e se levou a culpa foi da defesa ou voce viu ele tomar algum frango. voce deve ser fã do diego cavalieri ou do victor ne bobo da cebeça

        • Cara, me conteste, sim. Tudo bem, mas faça-o com argumentos lógicos e válidos como eu faço para apresentar as minhas razões! Apelar para clichês e ofensas vazias não tá com nada! Não basta que o senhor diga que o seu homônimo é o melhor goleiro do Brasil porque o que vale são os números que ele deixa para trás! Que títulos conquistou o Jeferson no Botafogo que o baixinho Castilho não tenha conquistado? Como ele sendo goleiro da Seleção conseguiu tomar mais gols do que os que todo time conseguiu fazer nos adversários? Desde quando uma tábua de pirurulito é goleiro? Um bom goleiro não escolhe fazer golpes de vista nas suas tentativas frustradas de desviar as bolas que lhe vasarão, concorda?! Vá a um oculista providenciar um bom par de óculos porque o senhor é um dos nossos torcedores que nada enxergam!

          • e vc deveria procurar um psiquiatra seu débil mental, sem ofensa aos débeis mentais.

          • E onde ficou o tal argumento com que o senhor pretendia me negar, hein, seu Ivosc? Esqueceu, foi? Tá vendo como calado o senhor é dez? No entanto, não se esqueça de que jacaré no seco anda, viu?

      • lucio a. Ramos

        culpar o Jeferson, pelos passes errados, pelas cagadas da zaga, pela lentidão dos meias e pelos gols perdidos…..e esquecer de várias vezes as operações espíritas em salvar gols certos que ele vez…..e o pior dar créditos aos únicos culpados por tudo que está acontecendo “aos senhores Presidente, Diretores e Conselheiros”…..tenho que admitir sr. Airam Guerra, ou você é um verdadeiro sem noção ou você é um brincalhão….

        • O Jeferson só é culpado pelos gols fáceis que ele deixar tomar, meu caro!

    • ZUZAFOGO

      Caro general, desespero foi o que sentimos durante todo o 2º turno, até o jogo com o Goiás. Já ultrapassamos a fase do desespero. No momento estamos definitivamente sem fé. Sentimento de que investimos nossa paixão para nada. Frustração é o sentimento correto.

      • Eu chego a imaginar se, de certa forma, a gente já não sabia que, com a aproximação das rodadas finais, que o nosso trem acabaria se descarrilhando… Só não imaginávamos, certamente, que este descarrilamento fosse começar tão no inicio do returno! No entanto, quero crer que o que acabou por fazer com que a nossa torcida declarasse o seu divórcio com o time, sem dúvida, foi àquele desastroso jogo contra o Flamengo em que, sem termos visto o nosso time entrar em campo, sofremos a goleada por 4×0! E pensar que ali estava toda a nossa esperança de conquistarmos um título mais importante na temporada e também a vaga para a Libertadores… Isto foi de fazer-nos enfiar os dedos no peito e dele extrair o coração em dor, acredite-me, mestre Zuza!

    • BENEFOGODF

      Botafogo, Botafogo, Campeão desde 1910. Foste herói em cada jogo, Botafogo, por isso é que tu és. E hás de ser nosso imenso prazer. Tradições aos milhões tens também. Tu és o glorioso, não podes perder, perder para ninguém! Em outros esportes, tua fibra está presente, honrando as cores do Brasil de nossa gente. Na estrada dos louros, um facho de luz. Tua estrela solitária te conduz.

      • O verso: “Tu és o glorioso, não podes perder, perder para ninguém!” – sem dúvida, é o mais enganador de toda sua letra! Além do mais, pretencioso como é, acabou nos estigmatizando de tal forma que o perder para quem quer que seja passou a ser para nós quase que o fim do mundo! Esse hino em nada condiz com o Botafogo que temos visto em campo nos dias de hoje a nos decepcionar e a nos fazer esconder nossas caras de pura vergonha!

  • O previsível aconteceu, ficamos fora do G4, e nossa meta será ficarmos entre o 7° ou 8º. Mesmo sabendo que a única forma do Oswaldo sair do Botafogo é com a perda da vaga, e eu, quero muito a saída deste medíocre, não consegui torcer contra o meu time, no fundo queria que ele vencesse e o Oswaldo fosse demitido por outros motivos. De qualquer forma, a nossa realidade é essa: time ruim, técnico ruim, diretoria incompetente. De quem é a culpa? Daqueles 950 que reelegeram o Omissão. Agora pergunto eu: Neste clube não existe oposição?? Parece que não, e é por isso que eu acredito que um bando de safados está se locupletando às custas do Botafogo, que este virou uma feira livre onde todos mordem alguma coisa. Aos canalhas que culpam a nossa torcida: Vão para o inferno seu bando de idiotizados, vacas de presépio, paus mandados. O Oswaldo, se tivesse honra, brio, pedia pra sair, pois, depois de 2 anos a frente do elenco, muito pouco rendeu. A todos parece ser um idiota que se acha acima de tudo e de todos, eu o acho apenas, fraco, vendido, um pano de chão que já deu o que tinha que dar.
    Time ruim, técnico ruim, diretoria incompetente, isto é consenso em nossa torcida, mas, o Paulette, o fora da realidade, só consegue enxergar o nosso melhor jogador como culpado por todas as mazelas…alguém poderia dizer a Paulette que arremessos de cabeça são os mais difíceis de se pegar??Quem já jogou futebol sabe disso… mas a Paulette só consegue enxergar o nosso melhor, como se ele perdesse gols ou como se ele deixasse brechas para chutes e cabeçadas. O Oréia está cada dia mais voltando a sua realidade: Pereba-Mor.
    Este ano acabou pra gente desde a derrota para o Cruzeiro e pro Framerda…FORA OSWALDO!!!!!!!

    • Caro Ual, no que me cabe responder-lhe do seu posts, eu só tenho a lhe dizer o seguinte: também foi difícil convencer à nossa torcida do quanto ela estaria sendo injusta com as cobranças que fazia ao Rafael Marques, por achar que ele seria o atacante que naturalmente substituiria o Loco Abreu na preferência de todos! E o cara nem era um atacante de fato, mas todos exigiam dele a performance de um matador! Ninguém se dava conta de que o esquema do OO não previa essa figura! Até o RM começar a aparecer e se mostrar efetivamente frutuoso para o time, eu fui apontado como visionário e tudo mais! O mesmo acontece hoje em relação ao Jeferson e sua insistência em se poupar durante os nossos jogos, para não correr o risco de não ir ao Mundial! Por conta disto, o mesmo não tem jogado como faria qualquer goleiro disposto a não se deixar vasar, vai negar?! Eu não acredito como a nossa torcida se conforma com tão pouco! Que títulos importantes nos deu o Jeferson além dos tradicionais Cariocas que até o baixinho Castilho nos deu um? Não é engraçado que o Cruzeiro tenha nos dado o Jeferson de graça e logo em seguida tenha comprado o Fábio a peso de ouro ao Vasco da Gama? Como o Fábio conseguiu dar ao Cruzeiro o título de Campeão Brasileiro enquanto o seu rejeitado Jeferson tudo fez para não nos o dar nada desde que chegou ao clube? Há quantas temporadas o mesmo faz o time decair nas suas rodadas finais? Na temporada passada, quando todos achava que seria o nosso ano, o Jeferson simplesmente perdeu todos os sete jogos finais, como se explica isto? E em relação a esta, como o senhor justificaria a estranha campanha feita neste segundo, principalmente desde o nosso jogo com o mesmo Cruzeiro, em que quase perdemos todos os jogos? Só mesmo o senhor, caro Ual, para acreditar que seja sério um goleiro que mesmo quando empatamos em 0x0, ainda assim consegue exercitar o seu vício, vai negar? Não fosse o árbitro a anular o gol da Portuguesa ele teria cumprido seu ritual de todos os jogos, vai negar? Quem está cego de nós dois?

      • Paulette, como diria o outro Jeferson,…” eu tenho medo do sr., o sr. me faz florar os meus desejos mais primitivos…” a sua insistência em malhar o nosso melhor jogador em detrimento aos demais, me parece que queres apenas que uma mentira dita mil vezes se torne verdade, é o nazismo eclodindo neste blog. Ou será apenas preconceito?? Com a palavra os demais participantes…

        • A minha insistência em malhar o Jeferson ou qualquer outro goleiro no Botafogo que esteja a fazer o mesmo que ele faz quando em campo irá perdurar sempre que eles assim fizerem notados em campo! Já disse e torno a repetir, como pessoa, eu nada tenho contra o Jeferson ou quem quer que seja! No entanto, como torcedor que sofro como ninguém o resultado de suas desventuras em campo eu tenho mesmo é que gritar e insistir na esperança de um dia alguém acorde e veja o que eu já estou cansado de ver e de denunciar! Eu não sou partidário de nenhuma práxis nazista ou fascista, meu caro! Se insisto em denunciar o que eu tenho observado da ampla tela do meu televisor, certamente o faço calcado no fato de que os que estão nas arquibancadas pouco ou quase nada veem delas! Tendo todos os recursos tecnológicos à minha disposição durante os jogos nada a mim tem escapado em relação às poupada atuações do Jeferson em nossa jogos! Não vê que ele está se poupando o tempo todo quem não sabe o quanto um bom goleiro pode fazer para não ser vasado! Ele tem privilégios que os demais jogadores não podem usar e não faz uso deles! Como entender um goleiro que se plante debaixo do gol e não tente evitar qualquer cruzamento sobre a sua pequena área? Como entender um goleiro que não se jogue com vontade na defesa de sua meta? É evidente à qualquer pessoa com um mínimo de bom senso que ele estar a se poupar com vista a não por em risco sua ida à Copa! Qualquer um faria em seu lugar! Eu só acho que ele deveria ser honesto e pedir para que o Renan o substituísse enquanto perdurar essa sua insegurança em relação a vir sofrer qualquer contusão, vai o senhor discordar? Por favor seu Ual, não tente sofismar a verdade porque cedo ou tarde todos a enxergarão!

          • Calma WS sabemos que tú é apenas um doido varrido que não conseguiu teu maior sonho, dar teu rabo pro Jefferson, sabemos que tú até inventou de massagear o saco dos nossos jogadores, mas o negão não foi na tua conversa, né verdade?

          • É mesmo impressionante a sua capacidade de bem argumentar, caro Ivosc! Quando será que o senhor vai se revelar um homem, hein? Essa sua forma de tentar ganhar um debate no grito ou à base de ofensa e chulismos apenas afeta à sua credibilidade, cara! Quando o senhor quiser debater sem apelação ou duplo sentido estarei à sua disposição, viu?

          • O Ivosc é um assombro na arte do chulismo, amigo!

      • O que o rafael marques é afinal de contas, vc diz que ele não é centro-avante concordo, mas ele também não é meia atacante, não é volante, não é lateral, não é zagueiro não é nada, sinceramente acho que nem ele sabe, pois fica no campo que nem uma barata tonta.

        • O Rafael Marques se revelou um jogador dos mais ecléticos para o time do Botafogo, caro Ivosc! Vimos ele ser zagueiro, volante, lateral, meia e, ainda que ele não fosse o tal atacante de ofício, também se revelou um matador eficiente, capaz e que até superou em gols e conquista o que nos havia feito àquele tal poste conhecido por Loco Abreu, né mesmo? Tão frutuoso se mostrou o nosso Rafael Marques para o time, que só lhe faltou mesmo substituir ao Jeferson no gol, o que eu acho que ele acabaria fazendo melhor papel que o tal vacilão titular, concorda?

    • Loco Rodolpho

      Nunca existiu OPOSIÇÃO caro WALL. O cara que competiu contra o OMISSÃO fazia também parte da quadrilha dele. Infelizmente o único cara que poderia fazer frente ao OMISSÃO e seus LACAIOS, seria o BEBETO, que foi execrado do BOTAFOGO, justamente por este motivo e por ter na época um CONSELHO DELIBERATIVO fraudulento.

      • O senhor estava indo tão bem, seu Rodolpho! De repente saiu na curva e derrapou com a história de que o Bebeto tenha tido um conselho deliberativo fraudulento! O senhor sabe que estar mentindo e muito, né? Talvez o senhor tenha dito tal blasfêmia apenas para me provocar a resposta que o senhor pede, né mesmo? Saiba o senhor que o Botafogo jamais teve um conselho deliberativo mais honesto e atuante em sua história como o do qual eu fui um dos seus ilustres participantes! Foi o período em que o Botafogo como clube e como instituição mais cresceu seja em relação ao que o Bebeto encontrara como em patrimônio! Hoje temos um teto que antes sequer sonhávamos possível, o Engenhão, vai negar? O Bebeto foi execrado pelo eméritos e beneméritos do clube em razão dele considera-los as verdadeiras responsáveis pelo pouco crescer do clube! Foi por ele não ter feito qualquer nova indicação para compor tais grupos que ele sofreu a oposição do Maurício Omissão, bin Mauro Ney et caterva, vai negar, seu Rodolpho?

  • euler

    é dureza, e o osvaldo ainda continua arrogante, com sua fleuma, e as coisas desmoronando. Veja general, o botafogo vai enfrentar o atlético paranaense, o são paulo e coritiba na casa deles e finalmente o criciúma em casa no desespero. Vejam os jogos do grêmio, goias e vitória para vocês sentirem o drama. Sò rezando.

    • Oswaldo rebate botafoguenses: ‘Gritem o que quiser’

      Após novo jogo sem vitória, dessa vez com um empate com a Portuguesa, torcida joga ovo na saída do Maracanã ( ESSES OVOS DEVERIAM ACERTAR AS CARA DO OSLVADO FDP DE OLIVEREIRA E DESSA DIREITORIA@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ DE SEM VERGONHAS!!!

      Por AE | Estadão Conteúdo – 2 horas 40 minutos atrás..

      Yahoo Esporte Interativo – Oswaldo pediu motivação na reta final do Campeonato. (Foto: Botafogo Oficial)

      O FDP DO OSVALDO INCOMPETENTE de Oliveira é ou não um@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@?

      Veja também: Cruzeiro e Atlético-MG seguem mandamentos e se tornam reis de 2013
      Gazeta Press – 3 horas atrás

      O empate por 0 a 0 com a Portuguesa, amargado na noite da última quarta-feira, no Maracanã, fez o Botafogo deixar o G4 da tabela do Campeonato Brasileiro e fez a pressão sobre Oswaldo de Oliveira aumentar ainda mais. O técnico chegou a ouvir gritos de Cuca, ex-treinador do time e hoje no Atlético, por parte dos torcedores, sendo alguns deles cercaram o ônibus botafoguense na saída do estádio após o duelo.

      Veja também:
      – Torcedores cercam ônibus do Bota e voltam a jogar ovos
      – Gerente nega pedido de demissão de Oswaldo de Oliveira (ESTMAOS FHODIDOS COM: Osvaldo PETULANTE SAFADO de Oliveira, Presisinente OMISSÃO e DIRETORIA).
      – Em casa, Botafogo só empata com a Portuguesa e sai do G4 (com 29 rodadas no G4 Osvaldo de Oliveira consegue o inédito: BOTAFOGO FORA DO G4 E LIBERTADORES PQP + UM ANO ………………………………………………………………………………DEIXA PRA LA!!!

      O comportamento da torcida foi qualificado como “normal e natural” pelo comandante, que precisou ouvir também os coros de “time amarelão” e “acabou o amor”. “Nenhuma torcida fica satisfeita com o time saindo do G-4. Gritem o que quiser, fiquem à vontade”, afirmou Oswaldo, rebatendo os protestos.

      Sereno como de costume, mas em um tom de voz mais tenso, Oswaldo negou que já exista um “clima de velório” pela saída da equipe do G4 e manteve a confiança de que o seu time irá reagir e conquistar uma vaga na Copa Libertadores.

      – OSVALDO DE OLIVEIRA, PRESIDENTE MAURÍCIO ASSUMPÇÃO E SUA TROPA DE…………………………………….. DEIXEM O BOTAFOGO F. R. E SUA APAIXONADA TORCIDA EM PAZ!!!

      “O campeonato é uma coisa só, não se pode seccionar para fazer a análise que nos convém. Vejo o campeonato como um todo e todo mundo fica triste mesmo, eu estranharia se eles (jogadores) não ficassem tristes e abatidos. A força de reação eles têm demonstrando, aliás vêm demonstrando o ano todo que têm força para reagir em situações adversas”, analisou o técnico, em entrevista coletiva.

      Já ao falar sobre o fato de que o Botafogo caiu para o quinto lugar e ficou dois pontos atrás do Goiás, último time do G4 hoje, Oswaldo enfatizou: “Não se pode admitir uma situação como definitiva. Temos que reagir o tempo todo”.

      Todas as notícias esportivas do Brasil e do mundo, com opinião e a sua participação, no “Caderno de Esportes”. De segunda a sexta, às 19h, ao vivo na TV Esporte Interativo.

      Botafogo 54 pontos.
      Jogos:
      – Atlético PR ( vai apanhar em casa).
      – São Paulo ( COM ESSE TÉCNICO E ESSA CORJA DE DIRETORIA COM CERTEZA VAI APANHAR DO SÃO PAULO NO MURUMBA LOTADO!!!) QUEM DUVIDA?
      – Coritiba ( COM ESSE OSVALDO ………..DEIXA PARA LA DE OLIVEIRA E SEU PRESIDENTE OMISSO VAI LEVAR PEIA DO COXA NO COUTO PEREIRA!!! ALGUÉM DUVIDA?
      – Criciúma em casa. ( LEVOU PEIA DE: PONTE( Z4) não vai custar perder + uma em casa!!!!, e outros que não aguento + falar desse times para os quais o Botafogo se ……………………deixa para la!!!!!
      Portanto talves consiga um bom empate com o desesperado Criciúma que está lutando para não cair.

      Ah, o Góias vai nos HUMILHAR e com certeza a vaga no G4 vai ser do “GÓIAS!”

      • antonio henrique gov. valadares

        há muito tempo eu venho falando que a chance de libertadores é se os paranaenses ganharem a copa do brasil e o são paulo não ganhar a sul americana, do contrário estamos fora, este time não tem brio pra recuperar no campeonato.

  • MILTON ALVES DA SILVA

    Caro Paulo Barreto,

    Quero te parabenizar pelas doloridas palavras, resumiu muito bem o que é ser botafoguense, quando parece que a coisa vai acontece esses desastres, depois de tantos anos sem disputar uma libertadores com a vaga quase na mão, estamos da mesma forma sem a vaga, é muito difícil e complicado torcer para um time assim, pior ainda é ver a posição do nosso treinador, sem mostrar reação alguma, no jogo contra o flamengo nosso time tomando um chocolate ele de braços cruzados, sinceramente não dar mais para ficar aturando esse tipo de coisa. Mais não vou desistir, enquanto houver esperança. Abs em todos.

  • Parabéns Botafogo, está quase lá “FORA DA LIBERTADORES”, estão quase conseguindo o que querem. O que dizer de um time desses? Os jogadores receberam ordem para não se classificar, essa é a grande verdade, a diretoria não se quer ter o trabalho de buscar melhorias para disputa de uma competição como a libertadores.
    Não desmerecendo o Goiás, mas perder a vaga da libertadores pra um time voltando da segunda divisão é uma lastima, depois de ter até mais de 90% de chance de classificar. Vergonha, decepcionante. Fora todo mundo, começo zero no Botafogo já! Não ganhou da Portuguesa em pleno maracanã ,só lamento, vcs são a vergonha do futebol brasileiro. É assim que vão aumentar o numero de sócios torcedores? Pelo contrário.
    Eles estão se lixando para o protesto da torcida. E outra, contratar um atacante como o Elias só se for louco. O Bruno Mendes perdeu espaço no Botafogo porque esse técnico Lerdo de Oliveira não deixou.

    Começo ZERO no Botafogo já!

    • Se vc esta falando que é uma vergonha perder a vaga para o Goías eu concordo só se for em termos de camisa e tradição(embora nos tempos atuais isso seja questionável) pq se for estiver falando pelo que os times estam fazendo lutando em campo,então o time esmeraldino é mercedor da vaga..Ainda mais que se formos ‘a libertadores com esse bando alvinegro e sem reforços de peso o que é muito provável com dirigentes pouco ambiciosos corremos sério risco de vexame fora de nossas fronteiras.
      Depois da pelada de ontem que me deu calos na vista e me causou profunda apreensão a que ponto chegamos,eu revi pontos de vista e conclui que não devo ficar revoltado e nem puto com esse time ou melhor bando de amarelões sem raça, e sim muito agradecido a Deus pela sorte que demos ao criar gordura sufuciente quando todos os outros patinavam no campeonato e não estarmos lutando nessa hora contra o rebaixamento como fazem fluzin e vasquin..

      • Eles não querem gastar com viagens para paises sul americanos. Dá muito trabalho., e ademais gastar dinheiro pra quê ! se eles podem embolsar isso.

  • fernando alves

    Meus amigos é muito fácil agora apontar culpados e esquecer esta diretoria que contratou mal, investir mal, vendeu mal, desmontou a equipe duas vezes, negociatas com empresários, a dividas do clube aumentou, os salários atrasados, péssimas contratações e agora vocês estão procurando culpados, ou vocês estão de brincadeira ou serão candidatos a deputado estadual na chapa de Eduardo Paes e Cabral. Até a mulher de Oswaldo de Oliveira entende mas de futebol que esta diretoria.

    • Aí eu discordo do senhor, seu Fernando Alves! A mulher do OO não entende nada de futebol! Ela simplesmente usa a rede para dar ao Botafogo ou à nossa torcida os recadinhos que lhe manda o seu maridinho! Ela é uma espécie de talismã para o OO! Quem o vê ao seu lado logo o imagina o tal quando todos sabemos a apatia personificada que ele é mesmo à beira da cama, digo, do gramado!

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk deve ser lerdo e retardado para aquilo também.

        • antonio henrique gov. valadares

          se depois de afirmar que cuspiu num torcedor, se esta diretoria manter este sujeito pode fechar pra balanço, a pergunta que não quer calar, cadê a oposição?

          • Ah, seu Toninho… Ela tomou doril e sumiu! Na verdade, ela, hoje, é a mais pura Situação no poder dentro do Botafogo! O único presidente que, nos últimos anos, enfrentou uma oposição, baseada na inveja e no despeito pelas suas realizações em prol do Botafogo, foi o Bebeto de Freitas! E esta Oposição é a atual Situação liderada pelo Maurício Omissão e tendo por conselheiro-mor o bin Mauro Ney et caterva, que hoje tudo fazem para destruir o legado deixado pelo mesmo, seu Toninho!

  • Renato “O Russo” Velloso

    Você é muito otimista em dizer que a situação se complicou um pouco! “PORRA”!!!!!!!! ela está complicada para “CARALHO”!!!!!!!! desde a derrota para o Cruzeiro e logo depois a acachapante eliminação da Copa do Brasil para a mulambada ‘”4X0″. Eu sou botafoguense desde 1953 e já vi muita coisa, agora você quer que compareçamos ao Maraca sábado! Você está de sacanagem? Fique tranquilo que não vamos mais ser rebaixados, o máximo que pode acontercer e não nos classificarmos para a “Liberta”, ainda bem, pois seria outro vexame monstruoso! Mudanças drásticas já pois como nos anos anteriores a “VACA JÁ FOI PARA O BREJO”!!!!!!!!! que venha 2014, será??????????

  • m.silva

    SIM, NÃO VAMOS NOS DESESPERAR. FELIZ NATAL PARA TODOS, ATÉ O PRÓXIMO ANO, ESTE SE FOI…

  • saufogo

    Pessoal, fiz a simulação no site da globo e o Botafogo irá ficar em 8º lugar. Ainda faltam o Vitória, o São Paulo e até Corinthians ultrapassarem o nosso poderoso Fogão.
    Rumo ao Cariocão/2014, nesse eu acredito!

    • Seu Semsau, saiba que eu não gostei nenhum pouquinho da maneira solerte e covarde como o senhor foi agredir-me no velho Depósito do Ninguém Fala! Volte a se conduzir desta forma e o senhor verá com quantos candangos Brasília foi construída, viu? veja se para com o seu antibotafoguismo porque já tá dando na cara! Não há mais ninguém aqui que creia que o senhor não seja flamenguista, vai negar?

  • É inaceitável ver um time entrar em campo como o Botafogo disputando uma vaga na libertadores. Não se tem dirigentes a frente que possam cobrar isso. Tudo parece normal para eles. Eles devem achar a torcida idiota, ver eles dizendo: ” Vamos conquistar a vaga da libertadores”. Parem de querer enganar os torcedores seus omissos, vcs não fazem nada para que o Botafogo conquiste alguma coisa, a torcida está cansada disso.

  • Aleff Cantidio

    com todo o respeito ao time do Goiás que vem jogando um belo futebol,mas também não consigo crer que o Botafogo perderá essa vaga para o Goiás,isso é inaceitável,de quem é a culpa?todo ano é essa mesma história,joga bem o inicio do campeonato e depois vai ladeira a baixo,time de frouxos.

  • Realmente a hora não e para desespero.Mesmo porque não existe nada para ter algum tipo de desespero.O Botafogo sempre vai ser o clube do coração de todos os verdadeiros torcedores alvinegros.Eu ja vi de tudo nessa vida,menos de neguinho trocar de time.Agora,para tudo tem limites.Chega de viver das historias passadas.O Garrincha,Nilton Santos,Didi,Heleno de Freitas,Jairzinho,PC Caju,Marinho e tantos outros idolos do Botafogo e do futebol brasileiro já fazem parte de um passado bem distante.A hora e de renovação.De que adianta ter um passado cheio de glorias,se o nosso presente e um fracasso??Daqui a pouco General Severiano vira museu.Chega dessa turma que esta no poder prometendo o que não pode cumprir,chega de empresarios safados,chega de treinadores aliados a empresarios,chega de jogadores de quinta categoria,chega de querer sempre responsabilizar a torcida pela incompetencia demonstrada em campo e nos bastidores do clube.Ou um grupo de autenticos e competentes botafoguenses assumem o comando,ou sem qualquer tipo de exagero,vamos cuntinuar nessa decrescente,até se transformar num tipo de America,com todo respeito aos irmãos da Rua Campos Salles.Vamos tratar o Botafogo com mais respeito.Um tecnico que cospe num torcedor do clube,como fez esse Oswaldo de Oliveira ontem,cuspiu na torcida inteira.E não e de hoje que esse cara vem desrespeitando a torcida.So mesmo uma diretoria completamente descompromissada como essa do Botafogo,que permite que seu maior patrimonio,a sua fanatica torcida,seja humilhada dentro e fora de campo.Eu estou ai para o que der e vier.Sempre ao lado do meu Botafogo.Mas so aceito ajudar financeiramente o clube,se houver mudanças radicais na diretoria,na comissão tecnica e no elenco de jogadores.E acabem logo com essa palhaçada de interdição do Engenhão,e devolva o estadio para o clube.Ou então caro presidente Mauricio Assumpção,tenha dignidade,cumpra com o seu dever de presidente do clube,e acione judicialmente essa prefeitura e seu prefeito,que tanto prejuizo causaram ao Botafogo.

    • mais um pouco de tempo, e 2013, e outros anos, serão o nosso passado, e nem de garrincha e nilton santos, iremos viver mais….

  • SAPORECADICOLATINA

    AH QUE VONTADE DE FAZER UMAS BOAS OMELETES COM ESSES OVOS…. PARA COM ISSO GALERA. AINDA DA PRA CHEGAR LA. A ESPERANSA E A ULTIMA QUE MORRE. VAI TER UM GOSTINHO ESPECIAL SE A GENTE SE CLASSIFICAR PARA A LIBERTADORES. VAMOS LUTAR ATE O FIM. CHEGA DE OVOS. LEVAM ESPERANSA PARA OS NOSSO JOGADORES. FOGAO A SUA ESTRELA SOLITARIA ME CONDUZ. EU NAO DESISTO NUNCA. QUERO VER O FOGAO FAZER BONITO NA LIBERTADORES. PARA NOS TORCEDORES, ETERNOS GLORIOSOS VALE A PENA ACREDITAR NESSE TIME ATE O ULTIMO JOGO. NAO PERCAM AS ESPERANSAS. BOLA PRA FRENTE E NA REDE DELES FOGAO….

    • ZUZAFOGO

      Carcamanocolatinense, ou vc não é botafogo ou é muito inocente.

  • D2

    Tirando os anseios lucinógenos do nosso querido General, onde não podemos botar fé em uma única palavra que ele escreve, pois em um dia todos são deuses e no outro são demônios, ele já comparou o fogão ao Barcelona, o OO ao Guardiola, o Elias ao Leonidas, etc.
    Mas se este ano temos algum culpado, este é nossa diretoria que vendeu mais de meio time, por dizer que não tinha condições de pagar ninguém, só que hj os salarios contuniam atrasados, a divida só aumenta e o que nos interessa que são títulos, eles não vieram e o pior, neste campeonato pífio, conseguiremos o feito de mais uma vez não ir pra Libertadores e sermos zuados mais um ano, ainda mais se o menguinho levar esta CB, o que é bem possível!!!!!!!!!!
    Além disso, depois que fechou a janela, ficou falando um monte de besteira em relação a reforços, desmontou nosso time 3 vezes e não trouxe um puto se quer, aí perguntam pq nós não comparecemos, fazem uma “promoção” ridícula de 30 reias, isto não é promoção e não sabe pq não comparecemos, espero que ganhem sábado e se matem fora de casa, pq a casa já caiu e só falta desmoranar de vez!!!!!!!!
    Agora é jogarmos estes 4 jogos, avaliar o que houve de certo e errado e nos preparar pro Cariocão 2014, este nós estramos com gana pra vencer!!!!

    • vc já reparou que quando o Flamengo está nas finais de um torneio, seja ele qual for, o torcedor do Botafogo comenta: “ainda mais se o menguinho levar esta CB, o que é bem possível!!!!!!!!!!”
      mas vc nunca vai ver um torcedor do flamengo dizer ou comentar: o Botafogo deve levar esse campeonato, ou aquele campeonato, o que é bem possível” porque eles sabem que bem improvável que o Botafogo chegue numa final e seja considerado favorito a vencer.

      • Seu Du, se o senhor quer um dia vir a ser um flamenguista, é um direito seu! Mas, pare de ficar aqui a fazer loas ao clube para o qual o senhor mostra ser simpático, tá? Como nunca vamos ver flamenguista dizer isso ou aquilo se o senhor estar a fazer, vai negar?

  • Paulo Couto Teixeira

    Do jeito que está e que vem se repetindo desde o jogo com o Cruzeiro, não ganharemos mais nada.

    • Agora que o Cruzeiro já se sagrou campeão, de direito e de fato, acho que daqui para frente o Jeferson vai nos deixar ganhar alguns jogos! Não haveria mais qualquer razão para ele insistir em fazer com que não ganhássemos mais nada, né mesmo! Percebeu que começamos a nossa queda em direção à saída do G-4 desde àquele jogo contra o Cruzeiro, em que perdemos por 3×0? Pois, é… Desde ali o Jeferson só fez nos manter afastado a qualquer custo de qualquer possibilidade de nos aproximarmos do seu ex-Cruzeiro, por que, hein?

      • não insista nessa babozeira, vc está se enganando porque quer. O problema é outro, é estrutural, é de cabeça, é de conscientização. Tá batido essa porra de má vontade como o
        Jéfferson.

        • Mesmo assim o senhor não explica a razão de um goleiro pretensamente de Seleção conseguir tomar em uma competição como o Brasileirão tantos gols ou mais quanto os que todo time conseguiu fazer, vai negar? Ele é quem tem tido má vontade comigo sendo o principal responsável pelo meu mau humor e por minha baixa estima desde que entregou o nosso jogo para o Cruzeiro, caro Dudu!

  • Marcio

    Está faltando ao time do Fogão a vontade de ganhar, saudades do Louco Abreu aquele jogador tinha CULHÃO… Até hoje que não lembra da cavadinha, ou dele no Figueirense beijando o escudo do Fogão na Segunda pele pra provocar os Mulambos…. tinha que ter uns 3 iguais a ele, ai sim o time ganharia.

  • saufogo

    General, você tem total razão. Não é hora de desespero, ess momento já passou. Agora é hora de relaxar e pensar Cariocão/2014 que será patrocinado pelo Guaraviton. Se perder este campeonato, aí sim será desesperador para o Omissão. Como este cara gosta deste torneiozinho!

    • Que cínico, o senhor, seu Semsau? Será que eu terei que manda-lo fazer o seu curso A para que o senhor tome jeito, é? Será que eu vou mesmo ter que mostrar ao senhor com quantos candangos e pernambucanos foram necessário para construir Brasília, é? Saiba que ainda me dói muito a sua feia participação contra minha pessoa lá no Ninguém Fala, tá?

  • felipefv

    Depois reclamam que a torcida não comparece, que tem poucos torcedores etc.. porra todo ano é a mesma vergonha, querem o que?? perdem para o maior rival de forma humilhante por 4×0 na copa do Brasil. Vão tomar no cu. os caras não estão se movimentando em campo, que percam com dignidade, correndo, jogando bola.

    • Não peça as nossas galinhas o que elas não podem nos dar, seu FelipeFV! Pedir aos nossos mariquinhas e eunucos dignidade, vergonha, raça, vontade e desejo de vencer é o mesmo que pedir às mariposas que ajam com águias! É um prazer vê-lo no pedaço novamente depois de tanto tempo de ausência, viu?

  • GIL FOGÃO

    “MARCELO MATTOS RECEBE O TERCEIRO CARTÃO AMARELO E DESFALCA………………………………. O ADVERSÁRIO”
    PQP VAI SER RUÍM ASSIM NA CHINA ( OU NO JAPÃO SE O OBO O LEVAR PRA LÁ )

    COMO DIZ O SAUFOGO…. O CARIOCÃO VEM AÍ, NINGUÉM SEGURA O FOGÃO!

    FALANDO SÉRIO AGORA. SEGURARIA O DORIA, GABRIEL, SEEDERF, YURI, LODEIRO , BRUNO MENDES E TODO PESSOAL DA BASE, E COLOCARIA PARA JOGAR O ESTADUAL, QUEM NÃO VINGAR, DISPENSA E FAZ CONTRATAÇÕES PONTUAIS PARA AS COMPETIÇÕES NACIONAIS.

    • JAIRO GUIMARAES

      como voce ouza dizer mal do marcelo matos
      o pior volante do futebol brasileiro ( perna dura )
      se enrola com a bola em toda jogada .
      ja foi mandado embora de varios times . so serve mesmo
      pro oo ( teimoso ) . dede volante joga para 3 mm .

      • Dedé joga muito e todos o elogiam muito,só não sei como se sairia entrando numa ‘boca podre’ dessas..Mas pensando por outro lado tanto Lucas mocorongo Zen quanto Renato marca ninguém seria um teste para cardíaco,então que entre o garoto,vai que..
        Esse burraldo com sua teimosia nas escalações adora acabar com a carreira de certos jogadores (naquele fatídico jogo deixou Gilberto sozinho em um meio de campo cheio de idosos que não marcam ninguém),mais tomara que se esse garoto Dedé se for escalado aproveite bem a oportunidade.
        E para isso o que não pode é ficar um buraco enorme no meio campo e o adversario vir tocando a bola e envolvendo como quiser nossos atabolhados jogadores.

  • ZERODRIGAO

    CAROS E VERDADEIROS BOTAFOGUENSES:

    NÃO SEI PORQUE UMA PEQUENA PARTE DA TORCIDA, AINDA INSISTE EM ASSISTIR UM JOGO DO BOTAFOGO, É GOSTAR DE SOFRER NÃO ? PRA QUE INSISTIR EM UMA COISA QUE NÃO DÁ CERTO, PIOR QUE NÃO É A PRIMEIRA VEZ TODO ANO A HISTÓRIA SE REPETE, E TOME CHACOTAS, ZOMBARIAS E HUMILAÇÕES, QUANDO TUDO PARECIA QUE IA BEM, EIS QUE O CASTELO DE AREIA SE DESMORONA COMO SEMPRE, NÃO É MAIS NOVIDADE ALGUMA. TENHO COMIGO UMA CAMISA “SEVEN UP ” Nº 07 DA CONQUISTA DE 1995, QUE VEZ EM QUANDO VESTIA COM ORGULHO, VOU GUARDÁ-LA COMO LEMBRANÇA DE QUE NO RIO DE JANEIRO EXISTIA UM TIME QUE SE CHAMAVA BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS

    • É COMO QUERER CASAR COM PROSTITUTAS, COM CERTEZA VÃO SER CHIFRADOS

  • Sylvio

    No meu intimo, sinceramente já esperava esse desfecho, tento acreditar todo ano, mas no final nada de bom acontece. Por que? não sei……..

  • Ricardo

    “TORCER PARA O BOTAFOGO É UMA QUESTÃO DE FÉ E IRRACIONALIDADE”-é exatamente assim que eu me sinto WS,é exatamente isto que corrói a alma,e ressaltao que não sou masoquista,longe disto,sou feliz e tranquilo em relação à vida,este sentimento de ser botafoguense foi herdado de meus avós,que apaixonaram-se pelo Botafogo em meados da primeira metade do século passado,não sei se fiz bem, mas meus filhos,digo, só meu filho mais velho “lembra-se” de 1995,hoje não posso exaltar o meu time,mas não levo desaforos de adversários.Em relação à culpa pelo desperdício de 2013,ano jogado fora,concordo plenamente com o D2, a diretoria desmontou o que havia de promissor e o que poderiavser um grande ano.SAN

    • …todo torcedor, amigo, é o fiel de um Deus (ou não seria de um clube?) de quem sabemos sermos meros cativos, posto que, só o que Ele nos faz, prevalecerá, independentemente do que queiramos ou quisermos, né mesmo?! Ser torcedor do Botafogo de Futebol e Regatas, enfim, é aceitar que o clube seja o ditador das nossas próprias vidas, dores e sorrisos como o próprio Deus tem sido para todos nós, quem me nega?!

  • REALMENTE ESTA FOI A PIADA DA SEMANA,O BOTAFOGO ESTÁ AGONIZANDO ,É UM DOENTE
    EM FASE TERMINAL NAS MÃOS INCOMPETENTES DESTE TREINEIRO F.D.P. DE M.,DIZER QUE
    NÃO É HORA PARA DESESPERO(PARECE ATÉ FRASE DE CONVERSA MOLE DE OSWALBURRO E
    SEUS JOGADORES AMARELÕES,SÓ FALTOU COMPLETAR NO PRÓXIMO JOGO REAGIREMOS
    É SEMPRE O MESMO BLA-BLÁ,SÓ PAPO PARA BOI DORMIR,ESTAMOS DE SACO CHEIO).
    ONDE ESTÁ O LARANJA DO A.BAR,CH.FONS. E O PRES.OMISSO QUE NÃO FAZEM NADA,PORQUE
    NÃO DEMITIRAM ESTE TREINEIRO DE M. QUE SÓ TRAZ PORCARIAS À PESO DE OURO PARA O
    BOTAFOGO,CLARO ESTÃO DE RABO PRESO E MAMANDO JUNTOS NAS COSTAS DO BOTAFOGO.
    COMO PODE ESTE TREINEIRO QUE EM 2 ANOS GANHOU APENAS UM C.CARIOCA E TOMOU DE
    4 DOS MULAMBOS GANHAR 650 MIL E O VERME R.MARQUES GANHAR 300 MIL POR MÊS?
    ESTE TREINEIRO NÃO TEM VISÃO NENHUMA,CONTRATOU APENAS JOGADORES DO RIO,
    ENQUANTO ISTO OS MULAMBOS FALIDOS TRAZIAM À PREÇO DE BANANA E EMPRESTADOS,
    PAULINHO E HERNANE,QUE SERÃO VENDIDOS POR UMA FORTUNA PARA O EXTERIOR EM
    MUITO BREVE.MANDOU EMBORA HERRERA,LOCO ABREU E SÓ FICOU COM SEUS PROTEGIDOS.
    TREINEIRO PANELEIRO, APÁTICO,INCOMPETENTE,JÁ ENTREGOU A C.DO BRASIL AOS MULAM-
    BOS,NOS DEIXOU FORA DA LIBERTADORES(OU SERÁ QUE ALGUÉM ACREDITA EM PAPAI NOEL)
    ENTÃO AGORA PEGUE SUAS TROUCHAS E SUMA DO BOTAFOGO,ENQUANTO É TEMPO,ESTAMOS
    AVISANDO,A PACIÊNCIA ACABOU…VAZE LOGO F.D.P.
    OLÊ-OLÊ-OLÊ-OLÁ_CUCA-CUCA…

  • gilberto

    Concordo, desesperar para que? ou por que ? já estamos acostumados a show de vexames dados por este clube ao longo dos ultimos 40 anos, é uma triste rotina, e como diz a quele refrão de nosso hino, ” humilhações aos milhões tem também tu es o horroroso, não consegues ganhar, ganhar de ninguém”. E tem mais! aquela outra parte que diz ” em outros esportes teus vexames estão presentes” perdeu na copa sub 20, futebol de areia, futebol de 07, e agora tem o OPG sub 20 contra a molambada, já se imagina o resultado. No brasileirão, escrevam aí, já disse a 04 rodadas passadas, o Bota não vencerá mais nenhum jogo até o final do campeonato e para fechar, deveremos ser ultrapassados pelo São Paulo que no início do segundo turno era o vice lanterna. haja saco.

  • SÓCRATES CACHAÇA

    JOGA BOSTA NA GENI.

    • Jamais faremos isso ao senhor, caro Sócrates Cachaça! Mesmo sendo a Geni que é, o senhor não merece pedras ou bosta, só chutes e pontapés!

  • ZUZAFOGO

    ENQUETE DO LANCE
    De quem é a culpa pela má fase do Botafogo no segundo turno do Brasileirão?
    1- Da diretoria. Vendeu jogadores fundamentais
    2- Da torcida, que não compareceu em peso quando o time estava bem
    3-De Oswaldo de Oliveira. Passou a escolher os jogadores errados
    4- Dos jogadores. São eles que entram em campo e resolvem

    Óbvio que o jornalista que elaborou essa enquete superficializou demais a questão.
    Sem dúvida foi a associação dos itens: 1 e 4 e do OO que não teve sensibilidade para mudar a estratégia de jogo, já que havia perdido vários jogadores que faziam acontecer com o esquema original.

  • ENQUANTO ESTES MERDAS FICAM FALANDO ASNEIRA NOS BLOGS O BOTAFOGO VAI AFUNDANDO, AFUNDANDO, E PARECE QUE TODOS DISCUTEM COMO SERÁ O SALVAMENTO,
    MAS NINGUEM SE MOVE PARA SALVAR.

    • Que tal o senhor começar fazendo a sua parte? Será que o senhor é dos tais que só se moverá quando todos fizerem? Não se exclua entre os que vivem a falar asneiras pelos blogs porque o senhor é um deles, viu, seu Du?

      • FLAPENTATRIHEXA

        Maria, será que o seu clube ainda tem salvação para a Libertadores?

        E pensar que teve muita gente daqui acreditando em título Brasileiro, acho que vo6 sonham muito; não seria melhor consultar um “pai de santo” antes, pra saber se pelo menos não iriam deixar os seus torcedores neste estado lamentável de agressões, ovadas, etc; que situação ridícula né Maria cri-cri?kkk

        • A única coisa que eu lamento, caro Gilson, foi o nosso bravo Manx não ter lhe aplicado a retidão com o tamanho que o senhor fazia merecer! O senhor abusa do direito de ser sarcástico e irônico com a nossa sorte! Isto não se faz a um coirmão, seu cínico! Por conta do seu desfrute com o nosso sofrer, exigirei do Manx a mais rígida aplicação de sua retidão aos seus exames quando o senhor resolver novamente fazer o seu curso A, em sua academia, viu? Agpra eu sei que o Manx tem razão quando diz que o senhor antes de ser um urubu foi um gamo, é verdade, é?

          • FLAPENTATRIHEXA

            Maria, a Lusa foi garfada ou não?

            vo6 sabia que esses 2 pontinhos surrupiados dela, poderá fazer falta no final, não é?

          • Garfada, eu não diria porque, erros fortuitos acontecem! A considerarmos um erro não intencional do árbitro uma garfada, teríamos que considerar mais do que isso àquele Carioca que deixamos de ganhar em cima dos senhores, por conta do gol do Dodô anulado de forma injustificada e totalmente intencional, vai negar? O seu mau, caro Gilson, é pensar que sua língua é o seu cérebro! Pare de lhe dar asas e aja como um responsável, cara! Pare de fica levantando suspeitas que não cabem no atual processo que estamos passando, amigo!

  • Luiz Henrique

    Fato concreto: o time do Botafogo desandou, como nos anos anteriores. Há uma causa maior por trás disso que está na má direção e no péssimo planejamento.

    Mas, como opinião pessoal, acho que seria hora do Oswaldo de Oliveira sair. Primeiro, que não gosto da figura muito menos do treinador. Apenas o aturo, como muitos outros. Aliás, depois que gente da família vem falar do trabalho do sujeito, perdeu de vez meu respeito.

    Em segundo lugar, ele não consegue variações de jogo novas, não surpreende. A torcida(parte mais radical ou não) está revoltada, xingando, jogando ovos no õnibus, detonando o holandês(também não gosto dele, no caso, principalmente do futebol atual dele), correndo atrás do carro de zagueiro, pressionando o time no Engenhão….eles sabem muito bem o que pensa a maior parte da torcida: um bando de amarelões, “sem cujones”.

    E, pra mim, Marcelo Mattos não vestiria mais a camisa do Botafogo. Como já falei, no fundo, quem paga os salarios do jogador é a torcida, seja através dos ingressos, dos patrocinadores que tem retorno através dela, etc…então, agredir a torcida, como este jogador fez, é agredir quem lhe paga. E a quem deve respeito. Não joga nada. Só marca. Marcador se encontram outros por aí. É mais fácil destruir do que construir. Este sujeito nunca acertou um chute no gol adversário.

    Como tanta revolta, é bom se usar este jogo de sábado para desabafar toda a ira da torcida, pacificamente, diga-se. A torcida deve chamar quem quiser de burro, do que quiser…mesmo que vença, aliás(o que acho difícil) OO é para lá de burro. É arrogante, inerte, burro e mal intencionado. Pior que ele só Presidente do clube.

    SAN

    • ZUZAFOGO

      L.H., não é só o M.Matos não.
      Todos nossos volantes são limitadíssimos. Gabriel, Renato, L.Zen…sabe quantos chutes eles deram a gol nesse campeonato? Sabia que desses chutes, mais ou menos 99% nem em direção do gol foram.
      Se um deles tivesse um mínimo lampejo do Paulinho(volante, ex Corínthians), com certeza seria o craque do time. SAN

      • antonio henrique gov. valadares

        Cadê a oposição?

        • Botafogo quer contratar Jorge Wagner para 2014

          – + UM JOGADOR JAPONA NO BOTAFOGO + UM JOGADOR NO COME, DORME E ACORDA NUMA BOA”” E O BOTAFOGO F. R. E SUA APAIXONADA TORCIDA + UM ANO SENDO SACANEADA PELO NOSSO MALDITO E AMALDIÇOADO PRESIDENTE “MAURÍCIO ASSUMPÃO!”

          Empresário do jogador confirmou contato do Glorioso para repatriar o meia
          Por Fernando Morani e Ítalo Oliveira | Yahoo Esporte Interativo – 3 horas atrás..

          – QUAL EMPRESSÁRIO NÃO QUER FICAR RICO ÀS CUSTAS DO POBRE BOTAFOGO F.R. E DE SUA SOFRIDA E ETERNAMENTE APAIXONADA TORCIDA?

          Yahoo Esporte Interativo/Site Oficial do Kashiwa Reysol – Contrato de Jorge Wagner com o Kashiwa Reysol termina em janeiro

          – ESTAMOS SENDO SACANEDOS DESCARADAMENTE POR ESSA CORJA QUE ESTÃO TERMINANDO DE ACABAR COM O BOTAFOGO F.R E SUA ETERNA, APAIXONADA E TÃO SOFRIDA TORCIDA BOTAFOGUENSE.

          Reproduzir vídeo.
          Torcida joga ovo em ônibus do Botafogo

          – EM VEZ DE JOGARMOS OVOS DEVERÍAMOS ERA JOGAR “PEDRÃO” NA CARA DESSES DESSES DESSES DESSES DESSES DESSES……………………………….JÁ NEM SEI DO QUE CHAMAR ESSA GANG DE MOTOQUEIROS SEM VERGONHAS QUE ESTÁO MATANDO O BOTAFOGO F.R. E SUA APAIXONADA TORCIDA. OBS: ESSA CORJA NÃO RESPEITA O BOTAFOGO F.R. E A NAÇÃO BOTAFOGUENSE.

          Yahoo Esporte Interativo (Vídeo) 0:56

          .Exibir galeria.
          Relembre as baixas no elenco do Botafogo na temporada

          Veja também: Oswaldo rechaça ‘tom de velório’ depois de deixar o G-4
          Gazeta Press – 12 horas atrás

          – OSVALDO DE OLIVEIRA E PRESIDENTE MAURÍCIO ASSUMPÇÃO TODOS VCS DEVERIAM …………………………………………………………………………………..DEIXA OS FAMÍLIARES DELES RESPONDEREM!!!

          O Botafogo ainda não sabe qual será o desfecho de 2013. Por hora, o clube ocupa a quinta colocação do Campeonato Brasileiro e segue na briga por uma vaga na Copa Libertadores. No entanto, a diretoria alvinegra já começa a se planejar para a próxima temporada. Visando reforçar seu elenco, que sofreu com baixas ao longo deste ano, o Glorioso está bem próximo de acertar com o meia Jorge Wagner, atualmente no Kashiwa Reysol.

          – A COMPETENTE DIRETORIA DO CORINTHIANS JA FALOU QUE NÃO VAI RENOVAR O CONTRADO DO TITE ATUAL TÉCNICO DO CORINTHIANS E TODO ANO A NOSSA GANG DE MOTOQUEIROS SAFADOS FALA NESSA “PORRA” DE PLANEJAMENTO PARA A PRÓXIMA TEMPORADA TODO ANO ESSES FDPTS VENDE NOSSOS JOGADORES PARA TRANSBORDAREM SEUS BOLSOS DE $$$$$$$$$$$$$$$$$$ PARA DEPOIS FALAREM QUE O ELENCO SOFREU “BAIXA!”

          Veja também:
          – Torcedores cercam ônibus do Bota e voltam a jogar ovos
          – Gerente nega pedido de demissão de Oswaldo de Oliveira
          – Oswaldo rebate botafoguenses: ‘Gritem o que quiser’

          Quem confirmou a informação foi o empresário do próprio jogador, Antonio Gustavo. A equipe de reportagem do Yahoo Esporte Interativo entrou em contato com o agente para saber sobre um possível interesse do Vitória, todavia, Antonio negou qualquer contato com o clube baiano e afirmou que o Alvinegro é o principal interessado no meia.

          Jorge Wagner atua no futebol japonês desde 2011. No Brasil, passou por Bahia, Cruzeiro, Corinthians, Internacional e São Paulo. Além disso, jogou no Lokomotiv Moscou, da Rússia, e no Real Betis, da Espanha.

          OSVALDO DE OLIVEIRA, TE SUPLICO VAI EMBORA DO BOTAFOGO F. R., VAI SEU ……………………………………………………..CHUPA SANGUE!!!

          MAURÍCIO ASSUMPÇÃO VOLTA PARA A TUA VERDADEIRA PROFISSÃO DE DENTISTA SEU@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@….

          Antonio Henrique Gov. Valadadares,

          CADÊ A OPOSIÇÃO?

        • Tomou doril e sumiu! Ela, hoje, é a mais pura Situação no poder! O único presidente que, nos últimos anos, enfrentou uma oposição baseada na inveja e no despeito, pelas suas realizações em prol do Botafogo, foi o Bebeto de Freitas! E esta Oposição é a atual Situação que hoje tudo faz para destruir o legado deixado pelo mesmo, seu Toninho!

        • ZUZAFOGO

          Toninho, sejamos realistas. Qual objetivo de alguém em assumir a presidência de um clube?
          Possibilidades:
          1-Vaidade pessoal
          2-Abnegação/Paixão
          3-Trambicagem, negociata

          Temos que ser extremamente seletos nas nossas escolhas. Não é qualquer oposição que nos serve. Não basta apenas ser da oposição para ter nossa preferencia.Não é só porque é da oposição que será merecedor de nossa confiança.

          • antonio henrique gov. valadares

            já que a diretoria não ouve o torcedor vou me sentir no direito de suspender até segunda ordem o pagamento do sócio torcedor, se quiserem renovar com o osvaldo tudo bem, mas ele tem que arcar com as consequencias.

  • Luiz Henrique

    Texto imperdível que saiu na globo.com, que reproduzo aqui. A fonte está na última linha do texto…acho que esclarece quase tudo sobre as mentiras que falam sobre a “culpa e as razões” da torcida do Botafogo. Seria muito bom que diretoria/comissão técnica/jogadores lessem isso:

    “VERDADE UNIVERSAL SEGUNDA: A torcida do Botafogo não comparece e por isso o time não consegue bons resultados

    Poucas vezes uma torcida foi tão criticada – e vilanizada – de forma tão absurda e injusta como a torcida do Botafogo vem sendo. O massacre dos achocratas foi tamanho que os torcedores partiram para a ironia em fórums e redes sociais. Depois da derrota para o Inter, no último domingo, um site torcedor publicou a manchete: “Torcida joga mal e Botafogo perde para o Inter”.

    Dez mil alvinegros foram ver o Botafogo empatar contra a Portuguesa no Maracanã – e ver, pela quarta vez em cinco anos, o “projeto” Libertadores do time bastante ameaçado. Levando em conta que a torcida do Botafogo é ao menos quatro vezes menor do que do Flamengo no Rio, por exemplo, a aritmética sugere que esses 10 mil equivaleriam a 40 mil rubro-negros – média de público do time campeão brasileiro em 2009. Seria tão pouco assim?

    Essa “verdade” não virou universal de graça. Ela começou com a chegada do Engenhão – um estádio ruim de entrar e sair – em que a média de todas as torcidas despencou. Mas como o estádio é do Botafogo – a pecha grudou no clube – apesar da torcida ter lotado o estádio várias vezes desde 2007. Isso com com três esparsos títulos estaduais no milênio. Com a premissa na mesa, os achocratas se esbaldam. Qualquer jogo que a torcida não encha vira um prato cheio.

    Parte da lenda foi comprada em parte até por Seedorf e pelo presidente do clube (que disse que iria buscar uma agência de publicidade para entender seu torcedor). O craque holandês criticou a presença das torcidas nos estádios brasileiros em geral – mas comentou que a torcida do Cruzeiro fez diferença no Brasileiro – numa alfinetada leve nos alvinegros.

    Nesse particular caso, Seedorf não viu uma data. Na 17a rodada, o Botafogo, que vinha de uma derrota para o Atlético-PR, recebeu o São Paulo no Maracanã. O alvinegro estava dois pontos atrás do líder Cruzeiro na tabela (31 a 29) – e ainda assim teve público de 28.581 pessoas (o jogo foi às 16h). O Cruzeiro, no mesmo dia, vindo de vitória fora de casa contra a Ponte Preta, teve um público de 18.608 pessoas no Mineirão (o jogo foi às 18h30m).O Botafogo empatou com o São Paulo (0 a 0). O Cruzeiro venceu o Vasco (5 a 3) e abriu quatro pontos.

    A partir daí, o time mineiro arrancou para o título – e passou a ter média de público acima de 30 mil pessoas (no campeonato ficou com média de 28,5 mil – a maior de um campeão até hoje). E o Botafogo tentou acompanhar – mas depois perdeu para o futuro campeão – e ainda assim ainda levou 25 mil pessoas na derrota para o Bahia. A média do clube no Maracanã em 2013 está acima de 15 mil presentes.

    É pouco? Bom – você ouviu alguém criticar a torcida do Fluminense em 2012? Os tricolores fizeram 13 jogos no Engenhão – e só tiveram três públicos acima de 20 mil presentes. No primeiro turno, só ficou acima de 10 mil presentes duas vezes (contra o Santos e no clássico contra o Flamengo). A média do clube no estádio ficou em 15,3 mil presentes. Você ouviu algum opinoteca achando algo sobre isso? Não? É porque a torcida tricolor se livrou dessa pecha.

    O achocrata se alimenta de repercussão e tem certa alergia à informação. Ele não quer ter trabalho, levantar números, checar, comprovar, avaliar. É mais fácil pegar algo que “vai dar assunto”, lustrar, passar um verniz e lançar no ar – como se propagando um minuto de sabedoria. O importante é aparecer e ecoar – mesmo que seja falando uma asneira siderúrgica. Se agradar um grupinho, soar bacana e receberretweets e compartilhamentos… – oba, valeu.

    (P.S. O twitter, aliás, produziu uma preciosa excrescência: o a tercerização do auto-elogio. O sujeito te elogia e você retuita isso. Muita humildade)

    Na melhor fase do time, no início do campeonato, o Botafogo quase não atuou no Maracanã. Ou seja – entrou no estádio depois que perdeu boa parte do time – em especial Vitinho (que fez apenas duas partidas no estádio pelo certame) – e começou a despencar na tabela. No segundo turno, o clube fez 18 pontos em 15 jogos – campanha de time rebaixável. Em suma, pela quarta vez em cinco anos o time prometeu mais do que cumpriu num Brasileiro – fazendo uma campanha que começou boa e caiu na reta final. E a culpa, segundo os deformadores de opinião, é da torcida. Quando a torcida pôs 28 mil contra 18 mil do Cruzeiro, os achocratas não viram – porque isso e desmente o clichê e vai contra a maré.

    Vai contra a maré, por exemplo, analisar o impacto do preço dos ingressos. O ticket médio pago pelo torcedor do Botafogo foi de R$ 44,15 – o quarto maior do Brasileiro – abaixo apenas de Cruzeiro (que aumentou preços na reta final), Santos e Flamengo. E o Santos e Flamengo tem médias distorcidas pelo alto preço dos ingressos cobrados quando jogaram como mandantes em Brasília. Compare-se com o São Paulo – que encheu o Morumbi na base das promoções – e só ganha em ticket médio da Ponte Preta (13,54 contra 8,71).

    Ou seja – em alguns momentos – talvez compreensivelmente – a diretoria do Botafogo optou por receita. Será que ela estava errada? Vejam o exemplo: a renda do Botafogo 0 x 0 São Paulo ali em cima mencionado (na 17a rodada) – com 23 mil pagantes – foi de R$ 1 milhão. O Botafogo levou para casa R$ 490 mil. O ingresso custava R$ 60 (ou R$ 30 para meia-entrada) e teve 5 mil gratuidades. A renda de Vasco 0 x 0 Santos da 32a rodada (com 50 mil pagantes) foi de R$ 767 mil. O Vasco levou para casa R$ 76 mil. O jogo teve 11 mil gratuidades. Você não leu errado:
    – O Vasco com 50 mil pagantes embolsou R$ 76 mil.
    – O Botafogo com 23 mil pagantes embolsou R$ 490 mil.

    Com o segundo turno tétrico, a diretoria alvinegra enfim baixou a guarda e reduziu os ingressos para os jogos contra Portuguesa e Atlético-PR. ”

    fonte: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/coluna-dois/1.html

  • Luiz Henrique

    E este texto quase perfeito é de Gustavo Henrique, aqui do Lancenet, que completa muito bem o anterior. Acho que não se precisa dizer mais nada. Talvez apenas a falta de gana, de vontade de vencer, percebida pela torcida alvinegra nestes últimos 6 anos:

    “Antes de qualquer explicação lógica, certifico o quão difícil é descrever o momento vivido pelo Botafogo sem torcer para o clube. Nos programas esportivos da TV e do rádio, pude acompanhar dezenas de jornalistas criticar a torcida, primordialmente, pelo fracasso do time, a 5 rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, sem, sequer, analisar com frieza todos os fatos recentes que o clube passou. O torcedor é o símbolo máximo de um clube. Se ele não se mantem presente nos estádios é porque algo de grave está acontecendo.
    Voltamos ao ano de 2007 e vemos que o Botafogo montava ali, um dos times mais competitivos e empolgantes desde 1995, quando venceu o Brasileiro. Jogadores renomados, outros meros conhecidos e algumas apostas, compunham o elenco comandado por Cuca. Defendia o título do Carioca. Enfrentou o maior rival – Flamengo – na decisão. Perdeu nas penalidades máximas com um parêntese: nos acréscimos do segundo tempo, Djalma Beltrami – árbitro da final – , junto ao seu auxiliar, Hilton Moutinho, anularam o gol legítimo de Dodô, que daria ao Botafogo o bicampeonato. Nos pênaltis, o rival levou a melhor. Na Copa do Brasil, caso semelhante. No segundo duelo das semifinais entre Botafogo x Figueirense, a bandeirinha Ana Paula de Oliveira, anulou dois gols legalíssimos, o que impediu o Glorioso de avançar à final. Na Sul-Americana daquele ano, o Botafogo voltava a um duelo internacional – contra o River Plate – , o que não acontecia desde a Libertadores de 96. Após 1 a 0 no primeiro jogo, no Engenhão, o Bota vencia por 2 a 1 até cerca de 15 minutos para o término do jogo. Somente 3 gols sofridos selariam a eliminação. E, inacreditavelmente, eles saíram. 4 a 2 River Plate. Botafogo, de forma humilhante, estava eliminado. Restava o Brasileiro como única esperança. O São Paulo disparava e se consolidava, cada vez mais, em busca do título. O Botafogo, após eliminação na Sula, se perdeu completamente no Brasileiro e deu adeus, aos poucos, à chance de título.
    Quando não era o árbitro e auxiliares, o Botafogo se apequenava e entregava o jogo no fim.
    A torcida, a partir deste ano, passou a criar falsas perspectivas com o time e não foi correspondida.
    Desde que passei a acompanhar fidedignamente o futebol, nos primeiros anos nos estádios, ainda muito jovem, via times medíocres que não tinham nenhuma projeção de se tornar vencedores.
    Por curiosidade, uma das poucas oportunidades em que tive o prazer de acompanhar meu time ser campeão nacional, não veio. Final da Copa do Brasil de 99, todos já sabem o desfecho, porém, aquela foi a última vez que o Maracanã comportou mais de 100 mil torcedores. Logo a torcida do Botafogo, tão cobrada ultimamente, consegue um feito desse.
    A injustiça com a torcida do Botafogo começa a ser respondida no ano de 2007, como já citado, em que o time se apequenou, e passou a se acovardar em momentos decisivos.
    No ano de 2008, nova derrota no Carioca para o Flamengo, nova eliminação nas semifinais da Copa do Brasil, nova utopia da torcida em achar que poderíamos alcançar algo de relevância no Brasileiro. Mais uma vez, de modo seguido, o Botafogo iludia o seu torcedor.
    Em 2009, como de praxe, mais um vice para o maior rival, eliminação na segunda fase da Copa do Brasil para o poderosíssimo Americano, além de brigar contra o rebaixamento durante todo o Campeonato Brasileiro.
    Talvez seja algo pessoal, mas sempre achei que o Botafogo, quando briga contra o descenso, joga com muito mais gana, há muito mais entrega em campo do que nesses últimos anos que vem almejando, mas não buscando a vaga na Libertadores.
    No ano de 2010, nada de diferente. Nesse ano, começou uma série de sagas fracassadas para atingir o objetivo de ir à Libertadores da América. O alvinegro levou o Carioca com a famosa cavadinha. Só isso! O ano acabava ali. Na Copa do Brasil, derrota no último minuto para o Santa Cruz, que então jogava a Série D, em pleno Engenhão. Brigou até as últimas rodadas pela Libertadores. No último duelo, contra o Grêmio, no Olímpico, caso vencesse estaria na pré-libertadores, ficando com a quarta colocação. Perdeu por 3 a 0 e cedeu a vaga ao tricolor gaúcho.
    Surpreendentemente, mais um ano fracassado.
    A cada ano que começava, a torcida se renovava, cheia de esperança para que o Botafogo apagasse os vexames atuais e, enfim, desse alegria aos torcedores.
    Em 2011, eliminação para o todo poderoso Avaí, na Copa do Brasil, com gol de pênalti sofrido nos últimos minutos do jogo. Brigou até as últimas rodadas pelo título e, conseguiu, mais uma vez, sequer disputar a Libertadores. Perdeu praticamente todos os duelos finais, empatando, somente, contra o Fluminense, no último jogo, em que não tinha mais nenhuma pretensão.
    Durante a campanha que culminou em mais um Vice-Campeonato Estadual, em 2012, o Botafogo se manteve bastante tempo sem ser derrotado. No entanto, sofreu duro golpe na decisão contra o Fluminense, chegando a ser goleado por 4 a 1, no primeiro jogo. Foi eliminado, em casa, para o Vitória, na Copa do Brasil. No Brasileiro, assim como nos 2 anos anteriores, brigou na parte de cima da tabela durante todo o campeonato. Seedorf, grande ídolo mundial, estreava no clube, mas a sequência de fracassos não parou. Mais uma vez não alcançou a meta e ficou de fora da Libertadores.
    Com a chegada de 2013, coisas boas pareciam estar destinadas ao Botafogo. Porém, após a conquista do Carioca, alguns atletas que faziam a diferença no elenco, foram negociados. Derrota massacrante para o Flamengo na Copa do Brasil. E o Brasileiro???
    É o ponto em questão!
    É MUITO FÁCIL DEZENAS DE JORNALISTAS, COMENTARISTAS, RADIALISTAS, SEJA LÁ O QUE FOR, CRITICAR A PRESENÇA DA TORCIDA E IGNORAR TODA ESSA DESPREZÍVEL HISTÓRIA RECENTE QUE O BOTAFOGO ESCREVEU.
    OS TORCEDORES, NÃO SE AUSENTARAM POR CAUSA DA ATUAL CAMPANHA, COMO TAMBÉM NÃO É RECENTE O DESLEIXO DA EQUIPE EM JOGOS DECISIVOS.
    O BOTAFOGUENSE, JAMAIS, ESTÁ DISTANTE DO CLUBE POR RESULTADOS INEXPRESSIVOS NESTA TEMPORADA. A FALTA DE ASSIDUIDADE É DEVIDA AOS FRACASSOS CORRIQUEIROS.
    PASSA, SEM DÚVIDA NENHUMA, UM FILME NA CABEÇA DE CADA TORCEDOR, SOBRE AS FATÍDICAS PARTICIPAÇÕES DO BOTAFOGO NOS ÚLTIMOS BRASILEIROS E COPA DO BRASIL.
    NINGUÉM AGUENTA MAIS SER LEMBRADO COMO O TIME DO QUASE. QUASE NA LIBERTADORES, QUASE CAMPEÃO.
    FALTA IMPULSO DA DIRETORIA PARA COBRAR, COMO DEVE, CADA JOGADOR. NÃO QUE SEJAM OMISSOS, MAS A TORCIDA NÃO VÊ NINGUÉM SE MANIFESTAR PELO BOTAFOGO.
    TUDO PARECE MUITO NORMAL!
    SE NÃO TIVER QUEM COBRE, NÃO HAVERÁ QUEM QUEIRA LUTAR POR NÓS. OS JOGADORES, QUASE EM TOTALIDADE, ENTRAM EM CAMPO COMO SE ESTIVESSEM EM JOGOS FESTIVOS, COM UMA DISPLICÊNCIA QUE BEIRA O INACREDITÁVEL.
    A LIBERTADORES É O DIVISOR DE ÁGUAS NO BOTAFOGO. SE CONSEGUIR A CLASSIFICAÇÃO, PODEM SE CERTIFICAR QUE A TORCIDA VOLTARÁ MACIÇAMENTE AOS ESTÁDIOS.
    QUE BOTAFOGO HONRE ESSA ESTRELA E SANGRE POR SEUS OBJETIVOS. A TORCIDA SEMPRE HÁ DE APOIAR, PORÉM, NINGUÉM AGUENTA MAIS TAMANHA FALTA DE AMBIÇÃO!”

    • paulo cesar oliveira

      Luiz Henrique, ainda bem que tem jornalistas checando dados e expondo essas distorções de informações, mas perdi a conta das vezes em que nosso clube foi insultado sem defesa, sem contestação. Em todas as situações negativas só quem entra em campo pode reverter a onda ruim de noticias, salarios atrasados, textos manipulados, fofoquinhas, e até corrida pelo título. Só os jogadores podem mudar situações adversas pois são eles que defendem o clube. Me lembrei outro dia da estupefação da imprensa, quando o Botafogo derrotou o Corinthians e foi para a final contra o Palmeiras, sendo que nosso presidente estava num baile, revelando toda a bagunça administrativa em que nos encontrávamos. Mas tinhamos um TIME, que ajudou em muito a aumentar nossa torcida. Aquilo era jogo de futebol, não era esse festival de pixotadas que não deveria estar nem na segunda divisão do país pentacampeão do mundo. O Brasil precisa acordar pois uma de suas mais fortes identificações culturais no exterior está caindo de nivel assustadoramente, a ponto de um bando de fracassados e inuteis pleitearem jogar um torneio internacional representando o Brasil junto a outros clubes que não passam de medianos, e isso é uma afronta a nossa gloriosa história.

    • ZERODRIGAO

      ACHO QUE ESSE É O SENTIMENTO DE TODO BOTAFOGUENSE.

  • paulo cesar oliveira

    Não sei de que desespero o general está falando. Não há motivo mesmo, não temos time, desespero é para quem está lutando e tentando atingir algum objetivo difícil. Não é o caso aqui, o nivel do campeonato é ruim demais, e mesmo todo mundo jogando uma pedrinha ruim pra dedéu, pelo menos estão lutando para não cair, lutando para chegar no G4, lutando para preparar o time para sulamericana ou mundial de clubes, enfim, até o rebaixado Nautico está lutando para cair com dignidade. Só o Botafogo parou de jogar e não dá sinais de luta, não se empenha pra fazer as coisas direito. Observem que já estão falando em reforços do Japão, para mim mais uma jabazada do OO, o que indica que esse cara pode ficar. Por mim nem isso importa mais pois se um clube com a historia do Botafogo fica se cercando de inúteis jabazeiros é porque a gestão tb é suspeita e não merece o nosso stress por classificação. Como ontem, não vou ver nem pela TV. Quando o OO for embora e o time começar a ganhar eu voltarei a apoiar. Não tem desespero nenhum , general, não há motivo já que não temos mais um time. Talvez no ano que vem a torcida volte. SAN

  • Parece que o Atlético PR vai entrar com os reservas, se não ganhar é a prova concreta que não querem libertadores.
    Parece que os reforços já vem chegando pra 2014, Jorge Wagner,hahahahaha,,,essa diretoria ta de sacanagem mesmo, o cara já esta beirando o fim da carreira, sem comentários para vcs comandantes do Botafogo.

    Começo ZERO no Botafogo já!!!!!!!!!!!!

    • Se nesse clube existisse oposição, a gente não leria que o grande reforço para 2014 é um cara em final de carreira, com 35 anos. É sacanagem! Quem são os mentores dessa bosta??
      Imaginem: Seedorf com 38, Renato com 36 e o tal atacante com 35. Deveriam colocar uma placa: Aceitamos ex-jogadores em atividade desde que venham gratuitamente, sendo que pagamos um alto salário mensal.
      Vão todos se fuder nessa administração larápia; To torcendo para que não fiquemos no G4 pois assim o idiota defasado – mor será demitido.

  • FLAPENTATRIHEXA

    SEGUNDO A BOCA MALDITA: TUDO QUE TEM “ESTRELA” TÁ RUIM!..SENÃO VEJAMOS:

    BOTAFOGO… BRINQUEDO ESTRELA…PARTIDO DOS TRAÍRAS(PT)

    • Mauro

      FLAPENTA FALTOU O XERIFE, KKKKKKKKKKKK

      • Idiotas! O Cruzeiro tá cheio de estrelas e não está se queixando de nada! Vazem do pedaço, seus molambos imprestáveis!

        • FLAPENTATRIHEXA

          Paulinho cucuricica pq estás tão nervosinha?..será que tá pegando a doença da estrelinha que brilha linDILMA lá no céu, será?kkk

          • O senhor deveria tomar uma dose de semancol para ver que já está sujo na roda e na fita, seu Gilson! Nem o seu ex-amigo o Manx tem levado o senhor em conta, vai negar?

          • FLAPENTATRIHEXA

            É burretinho, assim fica difícil o nosso convívio, pq vo6 bota gasolina no fogo, tentamos apagá-lo, vo6 está ficando a deriva por aí, Eu tentando melhorar o blog, escrevendo coisas legais, um aboa brincadeira para espairecer; aí vo6 me manda “teus ovos podres”, e aí vo6 diz que estou “sujo na roda”, pode isso Maria sapatão?
            poxa vida, nem estou perturbando muito o choro de vo6; estou deixando-os chorar a vontade, e vo6 me vem com essa, né Ex-carpideiro do Bacen?..sorry!bye..bye..

  • Renato “O Russo” Velloso

    Gente!!!!!!! TITE está no Mercado seria lindo vê-lo treinando o “Fogão!!!!!!!! Que tal galera? Vamos iniciar a campanha Tite Já?

  • RS

    Aqui nós não vamos arrumar nada.
    O mais certo seria levar faixa para
    o estádio ai,eles iriam ver.O OO
    esta querendo trazer outro museu
    para galeria do fogão.Jorge wagner de
    35 anos.Vai pra pqp.

  • LIMA

    Se o Botafogo não conseguiu permanecer no G4 quando tinha uma boa “gordura”, como vou acreditar que será capaz de ato heróico (piada) e que retornará ao grupo que esteve desde a 5ª rodada. Esse time, e toda a cúpula, sem exceção, está mais para bravatas que heroísmo. Vamos encarar a realidade…depois do “esculacho” que levamos dos “mulambos”, esse time está completamente DESMOROLIZADO…ESSE É O SENTIMENTO…JORGE VAGNER, outro ex-jogador á vista…DIAS MELHORES VIRÃO PARA O BOTAFOGO! COMO DIZ A MÚSICA: MAS QUANDO SERÁ O DIA DA MINHA SORTE, SEI QUE ANTES DA MORTE, EU SEI QUE ESSE DIA CHEGARÁ! S.O.S. FOGÃO! Como torcedor seguirem acreditado que em algum momento haverá pessoas com vontade e competência para levar o nosso time a trajetória vitoriosa. Saudações Alvinegras!

MaisRecentes

Os outros que reclamem de Godger!



Continue Lendo

Confio no Roger



Continue Lendo

O maior será o primeiro



Continue Lendo