Dezessete em ponto



Caros alvinegros, hoje se completam 17 anos daquela conquista histórica lá em São Paulo. Campeões brasileiros! Em cima de um Santos que já se considerava o melhor time do campeonato. Mas esqueçamos isso. As coincidências dessa data são bacanas e, supersticiosos que somos todos, não podíamos deixar de lembrar, hoje, do quanto aquilo nos fez felizes.

17 de dezembro foi o dia de nossa conquista. Há exatos 17 anos. Eu estava no Pacaembu naquele dia, nunca esqueço – vestindo não a 17, mas a 7 de São Garrincha. Às 17h, a bola ainda não tinha rolado, o jogo só começou duas horas depois, mas eu já estava ao redor do estádio esperando por aquele momento.

Ninguém em campo naquela noite usava o número 17. Mas bastava só parte do número. O místico 7 que eu vestia, também Túlio usava. E foi dele o primeiro gol. Ilegal? O deles no segundo tempo também foi! Não tinha erro, já era tudo nosso.

Mas, como esse Botafogo sempre testa nosso coração, nosso herói Wágner teve ue garantir. Faltando 17 minutos para o fim do jogo, uma defesaça no ângulo – uma das várias que fez naquele segundo tempo – me deram a certeza de que a taça seria nossa. Lembro do quanto ele foi desacreditado naquele ano, e de como deu a volta por cima.

No fim, foi só festa. Invasão de campo, alegria, gritos, cantos… E levamos nossos heróis nos braços. Juro que seria capaz de fazer a carreata de lá até o Rio a pé. Foram 27 – não 17 – anos sem um troféu de campeão brasileiro. Tomamos o Pacaembu, a Paulista e o aeroporto, chegamos de madrugada em General, mas como valeu a pena.

E vejam vocês: meu neto nasceu em 1995. Menino Túlio Humberto também tem 17 anos, santo número. Ele não viu aquela conquista, mas não importa. Ainda aguardo o dia em que isso volta a acontecer, com ou sem números, mas apenas guiados por nossa Estrela Solitária e com o espírito que mostramos naquele ano e naquela noite, há 17 anos.



  • tao pedendo 2 grandes jogadores, buenoche e pabon jogam muito, bem melhor que gastar dinheiro com caneludo grafite, sem falar que dagoberto seria otima opçao precisamos de bons nomes chega de pegar jogador renegado

  • sergio lima da costa

    O corinthians foi campeão do mundo ontem ao derrotar o poderoso chelsea. E enquanto isso, o Botafogo vai vivendo de passado e musel. Ninguém quer saber de aniversário de título de 1995 não. Queremos título agora e nada de carioca pelo amor de Deus. Saudações alvinegras!!!

  • Paulino

    O que mudou depois de 17 anos sem uma conquista nacional?

    Saudações Paulistanas

  • Peter Pot@mus

    Isto é pra você ver Severiano o quanto o Botafogo está se apequenando. Nestes 17 anos muitos clubes conquistaram muitas coisas e o Botafogo nada, a não ser um carioquinha aqui ou outro ali. Tivemos muito mais motivos para nos envergonharmos do que nos orgulharmos. O momento do Botafogo é deveras triste. As perspectivas não são das melhores, vez que vamos entrar o ano novo com o mesmo time que nada fez nos últimos dois anos.

  • Flaavio

    Acho muito bom lembrar que o gol do Santos foi irregular! Pena que vamos ter que esperar pelo menos mais 01 ano…O.O renovando contrato??? Porque essa teimosia??? Ninguem gosta da empafia e da petulancia desse treinador. Vale lembrar que o O.O nos disse que ainda iriamos aplaudir o Rafael Marques! Soh se o fraquengo o contratar…

  • Jose Ricardo

    Qual técnico presta para o Fogão? Nenhum servirá se o time não for remexido para melhor.

  • marcia regina

    Este técnico não tem nada a haver com a torcida muito menos com o Clube.Presidente e diretoria treinador para mim são todos farinha do mesmo saco. ele não conhece a torcida do Botafogo coitado nem ele nem o RM nós nunca vamos aplaudir ele não é treinador de Sul Americana Copa do Brasil muito menos do campeonato brasileiro.

  • Nilton o presidente era Montenegro que diferenca para este que temos atualmente como tambem tinhamos um tecnico paulo autuori outra grande diferenca do atual e naquela epoca a torcida era respeitada e agora ,presidente,tecnico ,vice todos incopententes um termo muito pouco para estes o que nos da impressao que o botafogo so pertence a eles e outra grande diferenca nosso atacamte era o Tulio eo indicado pelo tecnico atual Rafael Marques entao Nilton muitas diferencas ,competencia ,amor ao botafogo ,respeito a torcida ,honestidade ……….

  • Paulino

    Eu gostaria de saber o que mudou depois de 17 anos sem uma conquista nacional?

    Saudações Paulistanas.

  • Goiásfogo

    SOMENTE 17 ANOS!!! E A TORCIDA JÁ ESTA RECLAMANDO??? RECLAMANDO DE QUE???
    POR ESSES MALACAFENTOS E INCOMPETENTES DIRIGENTES FDPS DO BFR, O CLUBE VAI FICAR O RESTO DE SUA EXISTÊNCIA SEM GANHAR NADA.
    AINDA BEM QUE ESSA CAMBADA DE BAGAÇAS FICARÁ SOMENTE ATÉ 2014, E QUEM SABE ATÉ LÁ SURGEM NOVOS DIRIGENTES COM OUTRA MENTALIDADE, COMPROMISSADOS COM VITÓRIAS E CONQUISTAS.
    PENSANDO GRANDE, EM MONTAR UM TIME DE ATLETAS DE QUALIDADE, VENCEDORES COM GARRA E TAMBÉM COMPROMISSADOS COM UM BOTAFOGO GLORIOSO.
    MAS ATÉ LÁ VAI SER MUITO RUIM, TER DE AGUENTAR PELO MENOS MAIS DOIS ANOS DE PRESIDENTISTA OMISSÃO E SUA QUADRILHA DE JABAZEIROS.
    2013 SERÁ MAIS UM ANO DE DERROTAS, FRUSTRAÇÕES, VEXAMES, PIXOTADAS, NADA PARA COMEMORAR, E AINDA TEREMOS DE AGUENTAR OS RETORNOS DO POSTE DOIDO ABREU, DO OUTRO MALUCO DO SOMÁLIA, E QUEM SABE OUTRAS INVENÇÕES DO TIPO RAFAEL NULIDADE RUINDADE MARQUES.
    DEPOIS DE UNS ONZE MESES O OMISSÃO DECLARA QUE INFELIZMENTE ACREDITOU NAS INDICAÇÕES ERRADAS DE SEUS COLABORADORES JABAZEIROS, E SE EQUIVOCARAM NAS POUCAS CONTRATAÇÕES QUE MAIS UMA VEZ FIZERAM E FUDERAM COM O BFR.
    ESSA É A REALIDADE DO FOGÃO INFELIZMENTE, E ENTRA ANO SAI ANO AS COISAS NÃO MUDAM, SÓ SE REPETEM QUANDO NÃO PIORAM MAIS UM POUCO.
    PELO VISTO LENNON, FÁBIO FERREIRA, ANTONIO CARLOS, ANDREZINHO, FELIPE GABRIEL, LUCAS ZEN, E OUTROS MENOS VOTADOS CONTINUARÃO NO BOTAFOGO. E DEVEMOS FICAR MUITO FELIZES PORQUE O AMARAL E O VITOR JUNIOR NÃO FICARÃO, E MESMO ASSIM PORQUE NÃO PERTENCEM AO BFR, E TERIAM QUE DESEMBOLSAR UMA GRANA DE RESPONSA PARA FICAREM COM ESSAS DUAS DRAGAS.
    MAS CONTRATAÇÕES DE ATLETAS DE QUALIDADE PODEMOS ESQUECER MAIS UMA VEZ.
    ENTÃO A TORCIDA CONTINUA SOMENTE COM UMA CHANCE DE SER FELIZ, OU SEJA, QUANDO 2014 TERMINAR E ESSES DIRIGENTES DO CARALHO FOREM FINALMENTE DEFENESTRADOS DO BFR.

  • Raphael Rodrigues

    Rapaz, o alto número de estrangeiros que está sendo usado como desculpa não cola!!! Seedorf é craque mas com 36 não jogará todas as partidas, Lodeiro serve o Uruguai em todas as convocações e o Loco não sabemos se ficará, mas pode servir a seleção tbm. Logo haveria um rodizio sem forçar e deixar alguém insatisfeito, já que o Pabón é chamado só as vezes e o Buonanotte nem convocado é, desculpinha de merda de uma direção na mão de empresários como o FDP do Eduardo Uram, que pra colocar jogadores medianos no Botafogo empurram umas merdas como O Rafael “poste merda” Marques!!!!

  • luciano p da silva

    EU TAMBÈM ESTAVA LÁ. FANTÁSTICO!!!!!!!

  • Renato “O Russo” Velloso

    O zagueirão Lúcio está no mercado! O que os homens do Botafogo estão esperando? Vamos lá buscá-lo! Formaria com Dória uma zaga de respeito.

  • José Carlos Monteiro

    O botafogo enfiou na cabeça e certamente orientado pelo treineiro e uram que o time precisa mesclar experiencia com juventude. e os incopetentes ou ignorantes dirigentes passaram a correr em busca de jogadores com mais de trinta e em fim de carreira, por isso parta eles não serve trazer jovens e com experiencia como o Darlon e buonanotte que são jovens mais tem bagagem. Então investem uma fortuna em Grafite 30 e porrada e Nene 31 no minimo. E como bem disse um amigo ai em cima o Seedorf não jogará todas as partidas e lodeiro está sempre sendo chamado a servir seu país e Locco ninguem sabe, logo teriamos vaga para mais dos estrangeiros sem problemas. E se trocerem dagogoberto tambem pode ser um boa opção e o ataque estaria completissimo e é correr para busta zageiro com experiencia e se possivel juventudo tambem assim a média de idade do time diminue e não perde qualidade. Será que ele são capazes de ver isso?

  • Caro Nilton o numero cabalistico do Botafogo e 21, entao so faltam 4 anos para voltarmos a ganhar qualquer coisa. Com essa diretoria acho dificil, A.Carlos e F.Ferreira na zaga de novo e desesperador. Feliz natal a toda a familia alvinegra e um ano novo repleto de vitorias. Denis = Candangos Fogo – DF

MaisRecentes

Os outros que reclamem de Godger!



Continue Lendo

Confio no Roger



Continue Lendo

O maior será o primeiro



Continue Lendo